-
Essa questão vai gerar polêmica, entendi como errada, mas pelo que pesquisei está correta.
A questão fala da Teoria da Burocracia de Max Weber.
Autoridade racional-legal: baseada em atingir objetivos especificos estabelecidos e baseados no direito legal da pessoa ocupante do cargo.(Livro Administração para Concursos).
Segundo Weber (1946 apud Chiavenato, 2003), a autoridade racional-legal prevalece nas sociedades ocidentais e apresenta o modelo para todas as sociedades. Também chamado modelo burocrático (...)
Weber concebeu a Teoria da Burocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos e discriminações; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos. A burocracia busca amenizar as consequencias das influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.
A questão até parece ter saido de monografia... é só copiar o endereço e colar no google...
http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K203974.pdf
Na página 20. As Características...
-
Que a atuoridade legal-racional é característica da burocracia todo mundo já sabe.
Agora, que disparate desta questão afirmar que todas as organizações formais modernas são burocracias...
Afirmação no mínimo absurda. Claro que a burocracia está presente na maioria das organizações, contudo, a tendência das organizações modernas é a Adhocracia (simplificação de processos e adaptação a situações diversas. Onde ao invés da autoridade legal-racional temos os "grupos tarefas")
Só acredito vendo o gabarito definitivo!
Abraços!
-
Segundo Max Weber (2001), a Burocracia indica uma forma de organização baseada na racionalidade das leis e que a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas e leis impessoais, que regem o comportamento das pessoas. Para o autor, todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis).
-
Discordo do gabarito da questão, pois para mim ele está errado. Existem vários tipos de autoridade - retirados da internet:
Tradicional: Quando os subordinados acatam as ordens dos superiores como justificativas "sempre foi assim"; e
Carismáticas: Ocorre quando os subordinados aceitaram as ordens do superior pela identificação e influência da personalidade e liderança do superior; e
Legal: Os subordinados aceitam as ordens, pois concordam com certos preceitos e normas escritos ou formais.
Acredito não serem todas as organizações formais modernas burocracias, que possuem autoridade legal. Existem, por exemplo, organizações formais familiares que se baseam na autoridade tradicional do pai da família.
-
Marquei errado e continuo achando que este item não pode ser considerado correto. Talvez ainda hoje verifiquemos elementos burocráticos em diversas empresas, desde pequenas até mesmo em grandes corporações, mas com as modernas tecnologias, empresas virtuais, teletrabalho, web offices dentre outras não podem ser consideradas burocracias no sentido original da palavra ou como a questão arbitrária e simplesmente colocou.
-
O gabarito não foi alterado. CESPE tirou essa afirmação deste link:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Comandante-Fred/173224.html
A BUROCRACIA POR MAX WEBER
O cientista alemão Max Weber na década de 20, realizou os primeiros estudos sobre Burocracia. Para Weber Burocracia: indica uma forma de organização baseada na racionalidade das leis.
Segundo Weber, a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas e leis impessoais, que regem o comportamento das pessoas.
Todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis).
-
Eu marquei como sendo certo e acredito que o é pelo fato de que embora atualmente seja utilizado o modelo gerencial, a burocracia ainda faz parte do sistema e se alia ao modelo gerencial, baseada na autoridade racional - legal para dar mais segurança as atividades do Estado. Tanto que um dos princípios da Administração Pública é o da legalidade.
-
CESPE tá de sacanagem... virando FCC.. Usando monografia pra justificar item. Agora AS ORGANIZAÇÕES FORMAIS SÃO BUROCRACIAS...
Olha que o comando da questão deixou bem claro: considerando " o desenvolvimento da administração pública no Brasil."
Gerencialismo não existe mais, pode jogar o PDRAE no LIXO!!!
Valeu então!!!
-
Eu marquei errado porque: As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias...
E na verdade elas não "são", elas fazem uso das burocracias, que existem desde o período de Weber. As organizações modernas são gerenciais, embora não tenham se desvencilhado totalmente da burocracia e nem do patrimonialismo, como ocorre em empresas privadas e orgãos públicos.
Ex. de patrimonialismo: Eike Batista pondo seu filho como diretor; cargos comissionados.
-
Esta correto o item. A banca quiz dizer que a organizacao formal moderna, ou seja, ela ja disse que as organizacoes FORMAIS e BUROCRATICAS sao autoridade racional lega. Corretissimo.
-
Acho que o maior fator que nos fez errar , é o fato de , quando se fala em burocracia , lembramos de quê ???
De suas disfunções .
Quando na verdade a burocracia não é exatamente o excesso de filas , procedimentos lentos e etc..
-
No Brasil, o Modelo Gerencial é predominante, mas a Burocracia ainda existe em muitos processos.
Eu errei a questão, mas acredito que o gabarito está como "certo" visto que o enunciado não diz que há predominância da Burocracia, mas que em relação à autoridade o modelo é burocrático (meritocracia, competência, impessoalidade, profissionalização do servidor, carreira pública, hierarquia funcional etc).
-
Essa confusão surge porque o termo burocracia possui diferentes significados. Podemos citar pelo menos quatro.
- Forma de governo
- Conjunto de funcionários públicos
- Racionalidade
- Ineficiência.
Fonte: Ponto dos concursos.
-
Também marquei a questão como errada e, mesmo lendo todos os argumentos dos comentários, não mudei de ideia, apesar de entender o que a banca pretendia. Apenas acredito que a questão deveria ser melhor formulada, exemplo, acrescentando-se "Segundo Weber (...)", ou sendo mais específica: "Há organizações formais modernas, (...)", enfim...
Seria também mais adequado citar que "as organizações modernas, contemporâneas a Max Weber" e não as atuais!
CESPE vacilou feio nessa aí.
-
Discordo da afirmativa, pois a maioria das pequenas empresas são informais e possuem praticamente zero de burocracia. Além disso, uma organização moderna não tenderia a ser burocrática. Enfim, as provas de administração elaboradas para concurso não existe uma resposta baseada na teoria, a maioria fica a critério da banca. Afinal, cada um administra como quer e a banca define a resposta que lhe achar mais conveniente. Entrar com recurso para esse tipo de questão adianta em quê? Existe algum papado de administração? ou um grupo de empresas(gestores) que definem qual é a melhor ''teoria'' para se administrar? Qual é o doutrinador em Administração que tem culhão para argumentar com a banca que tal afirmativa está equivocada?
Se possível leiam esse texto '' Pai da administração não era administrador'' http://cocofilosfico.blogspot.com.br/2012/04/pai-da-administracao-nao-era.html
-
Na minha opinião a questão está ERRADA. Esse tipo de questão é polêmica e mal formulada. Tem elementos certos, errados e outros que são os dois. O problema é que o candidato não pode dizer "depende", tem que escolher entre estar certo e errado. Nessas ficamos à mercê do examinador.
Este questão foi tirada deste sitehttp://www.trabalhosfeitos.com/ensai...ed/173224.html que está desta forma=> “Todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis)”. Observem que não cita a palavra MODERNA, mesmo sem esta citação, acredito que a questão esteja ERRADA, alem desta (questão) me parecer muito generalizada.
Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=332763
-
Transcrevo a seguir fragmento retirado do livro "Administração Pública", de Augustinho Paludo, falando sobre "Burocracia, Sistemas Sociais e Tipos de Dominação". O fragmento foi retirado da segunda edição, página 54.
"Existem muitos sistemas sociais, mas três espécies desses sistemas se destacam: sistemas sociais praticamente desorganizados, como a multidão, os diversos públicos, e as classes sociais, como os grupos de idade, a região etc; sistemas sociais semiorganizados, como a família, a tribo, o clã, o feudo, a pequena empresa familiar etc; e organizações ou burocracias, organizações formais e organizadas (Wilson Granjeiro, 2006)".
"Em seus estudos, Weber também vincula a burocracia (ou poder burocrático) às grandes organizações capitalistas privadas, ou ao Estado administrativo público, enquanto 'aparelho administrativo do poder público'. Organização formal para Max Weber (1996) é 'qualquer grupo social empenhado na construção de objetivos explícitos e declarados, através de esforços manifestamente coordenados'. Assim, também é possível entender a burocracia como organização formal pública ou privada".
Acredito que o Cespe cobrou esse entendimento.
-
Acredito que CESPE se equivocou!
"Com o mundo em gradativa mudança, as organizações bem-sucedidas passaram a apresentar um crescimento de tal envergadura que os princípios clássicos já não conseguiam acompanhar. A divulgação dos escritos de Max Weber (1963-1920) na língua inglesa em meados da década de 1940 trouxe como consequência imediata um movimento que culminou no aparecimento da Teoria da Burocracia como uma resposta teórica ao problema das organizações grandes e complexas. Weber descreveu minuciosamente o modelo burocrático de organização que, na sua época, estava se consolidando fortemente no mundo todo. Weber mostrava as principais características das grandes corporações. Dava-lhes o nome de burocracia: o governo do funcionário"
CHIAVENATO, Idalberto; Comportamento Organizacional; segunda edição; p. 68
Porem a justificativa pode estar no conceito de Organizaçao Formal que usualmente assume elementos da burocracia. Mesmo assim considero esta questão um erro da CESPE!
-
Bom, acredito que a justificativa para o gabarito está na frase "organizações formais modernas", pois me parece que se estivesse escrito organizações formais contemporâneas, ai sim a questão poderia estar errada. Está ai a minha humilde opnião. :)
RUMO AO SUCESSO!
-
A questão está "CERTA", pois o que está sendo enfatizado, não é a Burocracia no todo, somente na autoridade legal-racional que, de fato, nas oraganizações modernas, se comportam de acordo com o esse tipo de autoridade, como explica Maximano em "introdução à Administração", segundo a análise de Weber a autoridade legal-racional: baseia-se em normas impessoais e racionais; cria figuras de autoridade e cria direitos e obrigações.
As relações de trabalho, hoje, no Brasil se pautam nos interesses de patrão de um lado e empregado do outro, balisados pela legislação, convenções e acordos coletivos e normas internas, tendo como principais referências a CF/88, Direitos Sociais, art. 7º e incisos e a CLT.
-
Que questão mais vagabunda,só podia ser do CESPE mesmo,antes passava na prova do CESPE quem estudava, hoje passa quem tem sorte,o CESPE não tem mais o que inventar para fazer inclusive quem estuda e muito, errar.Agora se tem algum ser humano que realmente estuda e que marcou certo entendendo, por favor mostre-me o caminho, pois eu não sei mais o que fazer quando aparece questões como essas.
-
questão CERTA
As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
> PORQUE EU MARQUEI COMO CERTA...
Eu pensei na questão com o contexto de que a Burocracia é essencial para qualquer organização. Não estamos pensando nas DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA - que até mesmo Webber já alertava >
"No sentido popular, burocracia significa papelada, número excessivo de tramitações, apego excessivo aos regulamentos, ineficiência". Numa conceituação mais completa, podemos defini-la como: sistema social em que a divisão do trabalho é sistemática e coerentemente realizada, tendo em vista os fins visados; é o sistema social em que há procura deliberada de economizar os meios para se atingir os objetivos.
Em linhas gerais, podemos definir Organização Racional Legal como aquela em que uma autoridade é legitimada pelo cargo e pela pessoa. Assim, as burocracias têm sua fonte de legitimidade no poder racional-legal. São três as características básicas que traduzem seu caráter racional: são sistemas sociais formais, impessoais, dirigidos por administradores profissionais. Sua administração é formalmente planejada, organizada, e sua execução se realiza através de documentos escritos.
( FONTE: A ORGANIZAÇÃO RACIONAL LEGAR DE MAX WEBER - JOÃO PAULO TEIXEIRA)
Enfim, a questão não estava se referindo aos estilos : PATRIMONIALISTA,BUROCRÁTICA,GERENCIAL .... É CLARO QUE O EXTERMINADOR, DIGO, O EXAMINADOR QUIS CONFUNDIR...
abraço
Alessandra
-
Eu ia marcar errado, aí vi o número de comentários e marquei correta...deu certo! kkkkkk
-
Eu entendi de forma mais simples: "Posso está errado"
"As organizações formais modernas são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional."
Retirei o aposto da sentença e notei que existe burocracia nas organizações modernas fundamentadas nas partes legais e racionais.
Legal porque está na lei, não tem como ser flexível
Racional porque é senso comum.
Espero ter ajudado alguém.
-
O CESPE está sofrendo de transtorno bipolar: mais uma questão para o meu caderno de Questões Controversas. Digo isso porque a Banca não tem estabelecido um padrão para as questões que não prevêem exceções. Embora as questões sejam de disciplinas diferentes, vejamos a incoerência:
Q290818 As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
Gabarito oficial: Certo
Ok. Se considerarmos a regra, a questão está certa.
Q301104 O recurso administrativo não tem efeito suspensivo.
Ok. Se considerarmos a regra, o recursos administrativo não tem efeito suspensivo.
O problema, neste caso é que o gabarito oficial é Errado.
Assim fica difícil.
-
Nenhuma abordagem foi implementada por completo, e nenhuma delas deixou de existir por completo, então temos um pouco da administração patrimonialista, da buracracia e gerencial.
acho que foi isso que o terror do examinador do cespe pensou.
-
Pessoal, sou formado em Ciências Sociais, então vou tentar ajudar.
Acredito que a questão NÃO trata das características das organizações (se patrimonialistas, burocráticas ou gerenciais), mas sim do fundamento da AUTORIDADE dessas organizações.
Segundo Max weber ("Economia e sociedade"), a autoridade pode ser de 3 tipos:
"1) A autoridade tradicional Baseia-se nos costumes e tradições culturais de um determinado grupo ou sociedade, sendo melhor representada pelas figuras de patriarcas, anciãos, clãs em sociedades antigas, ou pelo senhor feudal na Idade Média ou mesmo pela família. A legitimação deste tipo de autoridade decorre dos mitos, costumes, hábitos e tradições, que passam de geração para geração ou é delegado, dependente da crença na santidade dos hábitos. A principal característica é o patrimonialismo.
2) A autoridade carismática
Sua fonte decorre dos traços pessoais de um indivíduo, ou seja, é algo personalístico, místico, arbitrário, baseado no carisma. Não é racional, herdada ou delegável, já que própria de alguém. Quem melhor representa este tipo de autoridade são profetas, heróis, líderes, guerreiros, que acabam por se manifestar em grupos revolucionários, partidos políticos, nações em revolução. Devido à essas características, não é uma autoridade estável ou constante, pois a lealdade decorre da devoção ou reconhecimento de que os traços pessoais são legítimos e, não propriamente as qualificações do indivíduo. Tão logo essas características não sejam mais reconhecidas como legítimas, a autoridade é perdida.
3) A autoridade racional-legal
Esta é a única autoridade considerada racional por Weber, sendo fundamentada nas regras e normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito por uma determinada comunidade, grupo ou sociedade. É a base do Estado moderno, assumindo características impessoais, formais e meritocráticas. Sua legitimidade decorre da lei, da justiça. Toda organização formal (Estado, empresas, exércitos, etc) tem como base este tipo de autoridade, que cria "figuras de autoridade" com direitos e obrigações."
http://www.ideiapublica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1438:max-weber-os-03-tipos-de-autoridade&catid=24:conceitos
ocorre, portanto, um predomínio em TODAS as organizações modernas de uma AUTORIDADE baseada em características racionais-legais.
Abraços.
-
Segundo Max Weber (2001), a Burocracia indica uma forma de organização baseada na racionalidade das leis e que a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas e leis impessoais, que regem o comportamento das pessoas. Para o autor, todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis).
Fonte: http://www.tecconcursos.com.br/artigos/administracao-geral-para-mpu-parte-5
-
As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
Questão baseada na teoria de Mintzberg:
Organizações formais (organizações burocráticas ou organizações mecanicistas)
Os desenhos mecanicistas são formas burocráticas de organização que operam com autoridade centralizada no topo, muitas regras e procedimentos, uma minuciosa divisaõ do trabalho, amplitudes admisnitrativas estritas e meios formais de coordenação. Mintzberg identifica 3 formas de organizações mecanicistas, a saber:
- Burocracia de máquina
- Burocracia profissionalizada
- Burocracia Divisionada
Organizações Adaptativas:
O caminho do sucesso aponta para organizações adaptativas, ou seja, aquelas que operam com um mínimo possível de característivas burocráticas e com culturas que encorajam a participação das pessoas e o empoderamento. Desenhos orgânicos podem apresentar-se de formas distintas, a saber
:
- Estrutura simples
- Adhocracia
-
Também marquei como errada primeiramente. Estive olhando o gabarito desta prova. A questão não foi anulada nem o gabarito corrigido. Depois de pensar um pouco e reler a questão, cheguei na seguinte conclusão:
Creio que a maioria que marcou ERRADA acredita que a questão falha quando afirma que as pequenas empresas também são burocracias com autoridade legal-racional. Ora, sabemos muito bem que existem várias empresas pequenas privadas onde a autoridade é, por exemplo, herdada de pai para filho. Logo não se configura autoridade legal-racional.
MAS...
A questão deixa claro que nosso raciocínio deve considerar apenas "...a evolução da administração, suas principais abordagens e o desenvolvimento da administração pública no Brasil..."
Ou seja: estamos tratando de administração pública!
Logo, a questão está CERTA.
-
Olha, como a maioria ainda acho que a banca errou feio no gabarito. Típica questão do Cespe, que só tendo uma telepatia e pedindo ajuda para Chiquinho para acertar.
Minhas justificativas:
Primeiro: Em MOMENTO NENHUM a questão diz se tratar da abordagem burocrática especificamente. Se a questão fizesse alusão a tal abordagem ou até citando seu principal autor, Max Weber, a questão estaria certa, mas não o fez! Portanto, não é razoável pedir que o candidato raciocine pela adminstração burocrática, principalmente pelo trecho: "As organizações formais modernas".
Segundo: Sim, no Brasil ainda existe a burocracia, e até muito arraizada, porém a Administração Gerencial está ganhando muita força - principalmente de 2005 para cá, devido ao GesPública. Então - novamente fazendo o uso do termo "as organizações formais modernas -, ao meu ver, deveríamos considerar os pensamentos da Administração Gerencial, sobretudo sua última concepção, tornando a alternativa errada.
O problema que vejo no CESPE é que, devido ao seu estilo de prova (C e E - Normalmente 120 questões), ele precisa incluir questões que não vai medir conhecimento e, sim, desqualificar candidatos. O que acho muito errado. Alias, infelizmente o modelo de ingresso ao serviço público é muito precario quando exige apenas ser aprovado em concurso. Acho necessário a avaliação de títulos para todooosss os concursos de nível superior, pois ser aprovado em uma prova não quer dizer que você domine mais o conteúde ou a função do que a outra pessoa. Pelo contrário, significa apenas que você estudou a metodologia de cobrança da banca, estudou o essencial PARA passar e logrou êxito.
Enfim, desabafo a parte. Acho que a questão deveria ser no mínimo anulada.
-
Está CORRETA!
Primeiro devemos destrinchar a questão:
As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
1.Organizações FORMAIS modernas (....)
Tanto as organizações grandes quanto as pequenas, quando se formalizam (deixam de ser informais), precisam de uma serie de adequações que respeitem a legislação tributária, previdenciária, trabalhistas. Iniciam alguns registros de informações básicas para seu controle de caixa, de pessoas, vendas, compras isso é utilizado no seu planejamento organizacional. Isso é manuseio de dados, informações e conhecimento organizacional. Logo são burocracias.
2. (...) são burocracias (...)
Se são formais, então, já desenvolveu sua própria burocracia. A questão vai alem e diz que são ORGANIZAÇÕES FORMAIS "MODERNAS". Ser moderna não quer dizer, ser livre de toda a burocracia, pelo contrário, praticamente obriga a presença da BUROCRACIA PURA, pois ajuda nas atividades de controle e planejamento da organização.
3. Se fundamenta na autoridade RACIONAL LEGAL:
Autoridade racional legal é a base do Estado moderno, assumindo características impessoais, formais e meritocráticas. Sua legitimidade decorre da lei, da justiça. "Toda organização formal" (Estado, empresas, exércitos, etc) tem como base este tipo de autoridade, que cria "figuras de autoridade" com direitos e obrigações.
OBRIGADO!
-
Aproveito o comentário feito por Rodusa:
BUROCRACIA POR MAX WEBER
O cientista alemão Max Weber na década de 20, realizou os primeiros estudos sobre Burocracia. Para Weber Burocracia: indica uma forma de organização baseada na racionalidade das leis.
Segundo Weber, a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas e leis impessoais, que regem o comportamento das pessoas. Todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis).
O início do segundo parágrafo é chave para entendermos que a questão está incoerente. Segundo Weber - à época em que desenvolveu a teoria - as empresas modernas apresentavam as características descritas na questão. A partir do momento em que o CESPE redige uma assertiva utilizando o termo "empresa moderna", sem citar Weber, o candidato tende a imaginar os dias de hoje. Certo é o entendimento que algumas características da burocracia ainda permanecem embutidos no atual modelo de gestão gerencial, mas não se pode afirmar que todas as organizações modernas (século XXI) adotam tais princípios. O grande problema que temos, em verdade, é falta de uma legislação para regular os concursos públicos porque as Bancas fazem o que bem entendem. O próprio CESPE já fez questões similares em concursos distintos cujas respostas às mesmas questões foram consideradas de forma distinta para a revolta de muitos concurseiros.
-
Apesar de tantos comentários, fica, em resumo, a lição que: "organizações formais modernas" são organizações burocráticas.
Se o CESPE copiou e colou, então pra ele tá certo! Fazer oq...
-
complicado..estamos no século XXI..planejamento estratégico em alta, achei mal formulada, podia ao menos ter frisado 'de acordo com a teoria burocratica'..
-
Doutrina criada pela Cespe: "...organizações formais modernas..." é sinônimo de organizações burocráticas! Tinha que ser essa banca surreal para inventar isso!
-
O problema desta questão tá no termo "modernidade". A modernidade ficou obsoleta há muitos anos. Há quem diga que até a pós-modernidade já era. A modernidade compreende justamente o período em que a burocracia esteve em voga no Brasil.
-
complementando alguns colegas, deixo uma dica:
Nao encarar a burocracia como um fator negativo na administração, ela é de grande valia p as corporações quando exercida de acordo c a legalidade e a racionalização como diz a questão.
Apesar de imediatamente associarmos burocracia a um modelo antigo, façamos a diferenciação, fixando q a burocracia NÃO É negativa quando utilizada de maneira eficiente e coerente.
-
Errei a questão nessa parte "desde as pequenas empresas ".
-
organizações formais modernas, FORMAIS= FORMALISMO (NORMAS, REGRAS)
-
Na sociedade moderna nem todas as empresas utilizam a burocracia como forma de gestão. Não entendi essa do cespe.
-
A questão quis dizer que as pequenas e grandes empresas que são formais modernas, são burocracias. Observe que a pegadinha está no trecho "desde as pequenas empresas até as grandes corporações" que na verdade é um aposto, uma explicação do trecho inicial " as organizações formais modernas".
Em outras palavras poderia ser assim: "as organizações formais modernas que podem ser pequenas ou grandes corporações..."
-
Autoridade Legal-Racional: Normas impessoais e racionais, cria "figuras de autoridade". Prevalece a racionalidade. Cria direitos e obrigações.
Gabarito: Certo.
-
Em sociologia das organizações, burocracia
é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e
procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e
especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.1
Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização -
empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Burocracia
-
Não tem nada de errado na questão, como alegam alguns colegas, o que "resolve" a questão como certa está em apenas uma palavra- formal-,ou seja, essa define como uma estrutura rígida e burocrática, independentemente se ocorre em pequena ou grande empresa, o controle é rígido, atente-se para a racionalidade e burocracia, defendidas pelo "weberianismo".
-
Gab.: Certo
De qualquer forma até hj a burocracia esta presente na maioria das organizações, exemplo disso é a departamentalização. Legal racional é palavra chave da teoria burocratica.
-
Item certo.
Segundo Max Weber (2001), a Burocracia indica uma forma de organização baseada na racionalidade das leis e que a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas e leis impessoais, que regem o comportamento das pessoas. Para o autor, todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis).
FONTE: TEC CONCURSOS
-
Essa questão é um absurdo, deveria ter sido anulada.
-
QUESTÃO CERTA !!! As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
*AUTORIDADE LEGAL-RACIONAL= LEIS E NORMAS
FORMAL= BUROCRACIA(PEGADINHA DO MALANDRO)
ORGANIZAÇÕES MORDENAS = INFORMAL (SOCIAL) + FORMAL ( ABRODAGEM CLÁSSICA - BUROCRACIA + TAYLOR +FAYOL)
-
Questão, no mínimo, mal formulada, que levou o candidato a interpretações diversas. Uma organização "moderna" não deixa de ser formal, mesmo tendo relações mais flexíveis ou dinâmicas. A empresa Google (sobretudo em seu setor de desenvolvimento), por exemplo, com toda a fluidez e flexibilidade em sua estrutura não deixa de ser uma baita organização formal.
-
Apesar de estamos em um periodo gerencial, a burocracia nunca foi deixada de lado e o carater legal-racional é essencial em uma organizaçao, ou alguem imagina uma empresa sem um responsavel para quem reportar?
Ja outros fatores da Burocracia nao convem mais,como controle a priori; excesso de formalismo; rigidez nos processos.
CERTA
-
Não vejo nada demais.
Formais - Burocracia - Autoridades Legais Racionais. :P
-
As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal-racional.
Pensem no monte de papeladas que temos que ter ao abrir e manter uma empresa. Quanta burocracia há nesses procedimentos? Por isso que diz que as organizações formais se fundamentam na autoridade legal-racional.
Fundamentar: basear, apoiar, amparar, firmar, respaldar
Logo: item correto.
-
A burocracia, que é a organização eficiente por excelência, consiste no uso da racionalidade para a busca da eficiência máxima na organização. É possível dizer que, em alguma medida, todas as organizações formais são verdadeiras burocracias. Assim, na burocracia tudo é previsto, planejado e executado conforme regras e regulamentos, de forma impessoal e racional.
Fonte: Material Prof. Carlos Xavier (Estratégia Concursos)
-
Poxa eu nunca acerto esta questão, quero ver com os comentarios da Adrina e Esther se eu ainda vou errar.
-
Mais uma pra lista "eu odeio estudar adm"
-
Essas questões "filosóficas" da Cespe rs...
-
Na minha opinião ERRADA!
Se estivesse no enunciado "Segundo Weber..." ou "De acordo com as concepções burocráticas..." aí sim estaria CORRETA
-
Segundo Max Weber (2001), a Burocracia indica uma forma de organização baseada na racionalidade das leis e que a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas e leis impessoais, que regem o comportamento das pessoas. Para o autor, todas as organizações formais, desde as pequenas empresas até as grandes corporações são burocracias, que se fundamentam na autoridade legal-racional (autoridade das leis).
-
-
Organizações modernas, querendo abranger todas as instituições???
Pode isso Arnaldo?
-
Essas generalizações sempre confundem, mas de fato a autoridade em organizações formais é legal-racional. Essa autoridade é hierárquica, por função da estrutura organizacional e consequentemente suas habilidades. Correta afirmativa.
-
Ano: 2012Banca: CESPEÓrgão: TJ-ROProva: Analista Judiciário - Administração
De acordo com a teoria da burocracia,
a)o aspecto sociológico deve ser enfatizado nas organizações.
b)a gerência deve ter natureza democrática e participativa.
c)o processo produtivo deve ser o foco central de uma organização.
d)a autoridade deve ser exercida de forma racional-legal.
e)a organização é um sistema social.
Letra D correta.
-
ANO: 2013 BANCA: CESPE ÓRGÃO: TRT
A burocracia nos moldes weberianos é definida como o tipo ideal de organização que aplica, em sua forma mais pura, a autoridade racional-legal.
Gab: CERTO
-
Questão de 2012 este conceito de moderno desta questão hoje esta desatualizado, hoje teria que vir de acordo com teoria Burocratica de Weber, até concordo que esta teoria seja pautada no conceito racional-legal, mas daí dizer que desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam neste conceito racional-legal, tenho minhas dúvidas se está correta pelo modelo atual moderno de gestão
-
Vejam o comentário do Rodrigo Luenemberg.
Retirar informações de "links" na internet e aplicar em prova é complicado...
-
3 TIPOS DE AUTORIDADES (MAX WEBER):
1. TRADICIONAL (UTILIZA-SE DE COSTUMES E TRADIÇÕES) EX: PATRIARCADO, SENHORES FEUDAIS,...
2. CARISMÁTICA (UTILIZA-SE DE TRAÇOS PESSOAIS DOS INDIVÍDUOS) EX: PROFETAS, POLÍTICOS,....
3. RACIONAL-LEGAL (UTILIZA-SE DE UM CONJUNTO DE REGRAS E NORMAS ACEITAS PELOS GRUPOS).
Fonte: Estratégia Concursos. Prof Carlos Xavier.
-
Pessoal, errei esta questão por entender que o CESPE, ao falar Organizações modernas, se referia às empresas atuais que seguem um modelo gerencial
De qualquer forma, o resto da questão estaria correta
Alguem poderia me ajudar nessa?
-
autoridade legal-racional = aquela baseda em normas e regras, assim são as organizações modernas, há definições aceitas pelo grupo
-
CERTO
Concordo plenamente com o colega Alan Nina, tambem entendo que a questão não está se referindo à burocracia como sendo esta um dos 3 modelos de administraçao (patrimonialistas, burocráticas ou gerenciais), na verdade, a questão trada da AUTORIDADE existente nas organizações, que podem ser de 3 tipos: tradicional, carismático e racional-legal.
O modelo tradicional, por exemplo, é baseado nos costumes, nas tradiçoes, no respeito que o dedentor do poder possui (senhores feudais, patriarcas, etc)
Nas organizações formais modernas (desde as pequenas empresas até as grandes corporações) o poder é baseado em normas! ou seja, de fato essas organizaçoes ESTAO FUNDAMENTADAS no PODER da autoridade legal-racional, sendo portanto (em relação ao PODER) verdadeiras burocracias.
-
A gente até entende a explicação, mas daí concordar com a afirmação do cespe já é demais. A verdade é que, ou a questão ficou muito mal redigida, ou o examinador viajou na maionese e não conseguiue ser claro no conceito que quis demonstrar na assertiva.
-
Errei ao ler "MODERNA".
-
Não acredito muito que uma pessoa na pressão da prova veja essa palavra MODERNA e consiga acertar essa questão
DEPOIS DE UM ANO PASSANDO PELA MESMA QUESTÃO ERRO D NOVO E AINDA CONTINUO PENSANDO COMO PODE ESSA QUESTÃO ESTAR CORRETA?!
-
vamos atirar o modelo gerencial no lixo, já q modernamente ninguem usa.
-
eu deixaria em branco
-
Será que isso ainda é aceito em 2020? Hahahahah...
-
Tomara que não caia uma assim na minha prova #chat=/
-
Isso é aquele tipo de questão que vc acha que tanto pode estar certo como errado.
-
CERTO