-
ERRADA, no modelo burocrático privilegia-se o mérito e a competência técnica e não o alinhamento com a chefia, conforme afirma a questão.
Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:
Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências.
Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.
Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.
Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9-8AF/teoria-burocracia
-
COMPETÊNCIA TÉCNICA E MERITOCRACIA => A burocracia utiliza critérios universais onde a escolha das pessoas se dá de acordo com o mérito e a competência técnica e não por preferências pessoais. Contratação por critérios racionais de competência ou classificação em concursos, não por critérios pessoais. A promoção é por mérito baseada no desempenho.
Em uma definição de Duarte (2005, p. 365), meritocracia é a "fórmula utilizada por organizações, como estímulo profissional, oferecendo recompensas aos seus integrantes que proporcionem melhorias importantes para elas ou para sua clientela".
Baseando-se na visão de Barbosa (2003), cabe afirmar que a meritocracia profissional pode ser definida como um conjunto de valores que demanda que as posições ocupadas pelos sujeitos na organização devem ser derivadas do mérito de cada um, isto é, das suas realizações individuais.
-
A questão está errada, pois é justamente o contrário, outras questões podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - Polícia Federal - Agente da Polícia Federal
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Burocrática e Administração Gerencial; Se adotar a abordagem burocrática, o gestor, com o objetivo de definir as futuras promoções na organização, avaliará seus subordinados considerando aspectos relacionados ao mérito.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - MI - Analista Técnico - Administrativo
Disciplina: Administração Pública
Na área de administração de recursos humanos, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) inspirou-se no princípio do mérito profissional para estruturar a burocracia.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Analista Técnico - Administrativo
Disciplina: Administração Geral
Uma organização que valoriza seus colaboradores mediante a promoção daqueles mais competentes, avaliados em função do desempenho ou da titulação acadêmica, adota os pressupostos da teoria burocrática.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Área Judiciária
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Burocrática e Administração Gerencial; Abordagens de Administração; Uma organização pública que se estruture de modo a privilegiar o aspecto organizacional, a meritocracia e a formalidade dos processos, objetivando a previsibilidade, sem oferecer remuneração variável ou se preocupar muito com o ambiente onde está inserida, é identificada como administração
b) burocrática.
GABARITO: LETRA "B".
-
ERRADO
-----------------------
Burocracia → Meritocracia → Promoção de funcionários com base no mérito → Profissionalismo.
------------------------
-
A Adm Burocrática prima pela impessoalidade (Meritocracia) e não privilégios pessoais dados a funcionários.
-
UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA:
MERITOCRACIA, ESPECIFICAÇÃO, HIERARQUIA.
-
Complementando...
Uma das características da Burocracia:
Competência técnica e meritocracia: a escolha das pessoas (seleção, promoção, transferência) é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. ERRADO]
bons estudos
-
E a meritocracia entra a onde. EEEEE
-
É o contrário, rs.
-
Meritocracia é uma característica da Teoria da Burocracia.
-
Nãaaooo! Meritocracia!
-
GAB: ERRADO
Muito pelo contrário, a teoria burocrática visava enfatizar a promoção com base no mérito e competências técnicas.
-
SE FIZER ISSO, ESTARÁ ADOTANDO UM TIPO DE LIDERANÇA TRADICIONAL, E NÃO RACIONAL/REGAL/BUROCRÁTICA.
LIDERANÇA TRADICIONAL: PATRIMONIAL OU PATRIARCAL, SÃO HEREDITÁRIAS, DELEGÁVEIS, PESSOAIS. NÃO SE SEPARA O PATRIMÔNIO PRIVADO DO EMPRESARIAL.
LIDERAÇA LEGAL/RACIONAL/BUROCRÁTICA: É IMPESSOAL, POIS PREVALECE O INTERESSE GERAL. É FORMAL, POIS É BASEADO EM NORMAS E REGRAS. É MERITOCRÁTICA, POIS DEPENDE DE COMPETÊNCIAS TÉCNICO-PROFISSIONAIS.
GABARITO ERRADO
-
GABARITO:E
A Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. A Teoria da Burocracia como proposta para Weber, inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.
Meritocracia (do latim meritum, "mérito" e do sufixo grego antigo κρατία (-cracía), "poder") é um sistema de gestão que considera o mérito como a razão principal para se atingir posições de topo. Segundo a meritocracia, as posições hierárquicas devem ser conquistadas com base no merecimento, considerando valores como educação, moral e aptidão específica para determinada atividade. Constitui-se numa forma ou método de seleção e, num sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologiagovernativa.
A meritocracia está associada, por exemplo, ao estado burocrático, sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo). Ou ainda – associação mais comum – aos exames de ingresso ou avaliação nas escolas, nos quais não há discriminação entre os alunos quanto ao conteúdo das perguntas ou temas propostos. Assim, meritocracia também indica posições ou colocações conseguidas por mérito pessoal.
-
T da Burocracia - valorização das pessoas através da MERITROCRACIA
-
T Burocrática =WEBER
- impessoalidade
- meritocracia
- hierarquia
- norma = legal
- autoridade racional-legal: normas e regas
- HOMEM ORGANIZACIONAL
-
Burocrática - meritocracia
Patrimonialista - Indicação de colaboradores mais alinhados à chefia - Apadrinhamentos.
-
Doutrina do cespe: Promoção é feita exclusivamente no mérito.
-
Errada
Burocracia visa a promoção por méritos do trabalhador, não com base em indicações ou preferência pessoais.
A burocracia busca agir de modo impessoal.
Agindo diferetemente da administração patrimonial, na qual a promoção de agentes se dava com base nas preferências de quem possuia o poder
-
Meritocracia é uma característica básica e fundamental da Teoria da Burocracia e jamais deve ser desprezada.
-
TOTALMENTE ERRADA
Tripé que sustenta esta escola adminsitrativa: FIP ou RIP
FORMALISMO
IMPESSOALIDADE
PROFISSIONALISMO:
Características: ... MERITOCRACIA para SELEÇÃO e PROMOÇÃO dos trabalhadores.
Onde já se viu uma organização ser profissional e SELECIONAR ou PROMOVER os indivíduo de forma PESSOAL e não através da MERITOCRACIA e COMPETÊNCIA TÉCNICA
-
GABARITO – ERRADO
Uma das características da burocracia é a competência técnica e meritocracia: Em organizações burocráticas as pessoas são escolhidas com base em sua competência técnica e meritocracia, e não com base em referencias pessoais. Assim a seleção, admissão, transferência e promoção de pessoas ocorrem por meio de critérios técnicos racionais, sem qualquer tipo de preferencia. Daí a necessidade de provas, provas de títulos, testes e concursos públicos.
Assim a empresa que opte pela burocracia deverá adotar a competência técnica e meritocracia como forma de promover seus colaboradores.
-
ERRADA
A BUROCRACIA BUSCA CRIAR UMA ORGANIZAÇÃO EFICIENTE, CONSISTINDO NO ATINGIMENTO DOS RESULTADOS ORGANIZACIONAIS COM O USO RACIONAL DOS RECURSOS.
BUROCRACIA = FORMALISMO + PROFISSIONALISMO + IMPESSOALIDADE.
-
Se uma empresa adotar um modelo burocrático, deverá enfatizar a promoção de seus colaboradores com base no mérito e evitar a indicação dos colaboradores mais alinhados com a chefia. (CERTO)
-
Max Weber: Com o tamanho e a complexidade crescentes das organizações (que não mais eram somente fábricas), era necessária a elaboração de um modelo de organização extremamente racional, caracterizada por cargos formalmente bem definidos, com hierarquia, autoridade e responsabilidades claras e delimitadas. A esta modelo denominou-se organização burocrática.
Destaca-se que, no sentido original, assim concebido por Weber, burocracia está intimamente relacionada com eficiência. O sentido pejorativo de "burocracia" ao qual estamos acostumados referem-se às disfunções (= mau funcionamento) da concepção original.
CARACTERÍSTICAS
1. Caráter legal das normas e regulamentos.
2. Caráter formal das comunicações.
3. Caráter racional e divisão do trabalho.
4. Impessoalidade nas relações.
5. Hierarquia de autoridade.
6. Rotinas e procedimentos padronizados.
7. Competência técnica e meritocracia.
8. Especialização da administração.
9. Profissionalização dos participantes.
10. Completa previsibilidade do funcionamento.
-
BUROCRACIA
2º/MODELO ADOTADO NO BRASIL
OBS:A BUROCRACIA NÃO VEIO PARA ACABAR COM O NEPOTISMO(PATRIMONIALISTA).
MAIOR RIGIDEZ
CENTRALIZADA
RESISTÊNCIA A MUDANÇAS
HIERARQUIA
IMPESSOAL
PROFISSIONALISMO
MERITOCRACIA
BENEFICIO = FORMALIDADE
MALEFICIO = EXCESSO DO FORMALIDADE E PAPELADA
-
Teoria da Burocracia ---- >meritocracia ( recompensas por mérito)
-
BUROCRACIA - MAX WEBER.
BUROCRACIA = FORMALISMO + PROFISSIONALISMO + IMPESSOALIDADE.
CARÁTER= EXPLICATIVO + DESCRITIVO
HOMEM ORGANIZACIONAL , FOCA NA ESTRUTURA E EFICIÊNCIA .
VALORIZA A MERITOCRACIA, (MERECIMENTO) DAÍ O ACESSO A CARGOS PÚBLICOS VIA DE REGRA PASSAM A SER POR CONCURSOS E ANÁLISE DE TÍTULOS, COMBATENDO O NEPOTISMO E A CORRUPÇÃO.
AS NORMAS E REGRAS SÃO MUITO BEM DEFINIDAS, TUDO É PREVISÍVEL, BUSCA O CONTROLE ABSOLUTO.
TEM CONTROLE A PRIORI DOS PROCESSOS E NÃO TEM CONTROLE POSTERIOR.
-
BUROCRACIA - MAX WEBER.
BUROCRACIA = FORMALISMO + PROFISSIONALISMO + IMPESSOALIDADE.
CARÁTER= EXPLICATIVO + DESCRITIVO
HOMEM ORGANIZACIONAL , FOCA NA ESTRUTURA E EFICIÊNCIA .
VALORIZA A MERITOCRACIA, (MERECIMENTO) DAÍ O ACESSO A CARGOS PÚBLICOS VIA DE REGRA PASSAM A SER POR CONCURSOS E ANÁLISE DE TÍTULOS, COMBATENDO O NEPOTISMO E A CORRUPÇÃO.
AS NORMAS E REGRAS SÃO MUITO BEM DEFINIDAS, TUDO É PREVISÍVEL, BUSCA O CONTROLE ABSOLUTO.
TEM CONTROLE A PRIORI DOS PROCESSOS E NÃO TEM CONTROLE POSTERIOR.
-
Uma dessas não cai nas minhas provas!
-
O item aborda características da Burocracia e afirma que ao adotar a burocracia deverá evitar a promoção de seus colaboradores com base no mérito. Desta forma, o item é ERRADO porque uma das características dessa teoria é competência técnica e meritocracia. Logo, é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. Esses critérios universais são racionais e leva em conta a competência, o mérito e a capacidade do funcionamento da relação ao cargo ou função considerada. Portanto, a necessidade de exames, concursos, testes e titulações para a admissão para funcionários.