- ID
- 2584
- Banca
- NCE-UFRJ
- Órgão
- MPE-RJ
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Direito Constitucional
- Assuntos
Quanto à organização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro/TJERJ, é correto afirmar que:
Quanto à organização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro/TJERJ, é correto afirmar que:
Nos termos do artigo 21 da Constituição do Estado de São Paulo, o processo legislativo no âmbito estadual compreende a elaboração de emenda à Constituição, lei complementar, lei ordinária, decreto legislativo e resolução. Eventual emenda à Constituição do Estado que acrescesse a esse rol a medida provisória editada pelo Governador seria considerada
No que se refere à Constituição do Estado da Paraíba, assinale a opção correta.
O poder constituinte decorrente é próprio das federações. Nesta matéria, no Direito Constitucional brasileiro, e segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal,
Assinale a opção correta relativa à organização dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, o processo legislativo, a fi scalização contábil, fi nanceira e orçamentária, o controle externo e os sistemas de controle interno e o Ministério Público, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo.
Assinale a opção correta relativa ao sistema tributário, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo.
Assinale a opção correta relativa às fi nanças públicas, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo.
Assinale a opção correta relativamente à organização da administração pública, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo.
Assinale a opção correta relativa ao regime jurídico dos servidores públicos, de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo.
A defensoria pública é instituição essencial à função jurisdicional
do Estado e tem previsão expressa na CF e na CEES.
Considerando as referidas normas fundamentais, julgue os itens
que se seguem. 
A CEES, da mesma forma que o previsto expressamente pela CF com relação ao assunto, assegura a necessidade de designação de membro permanente da defensoria pública para prestar assistência integral e gratuita aos índios do estado, a suas comunidades e organizações.
A defensoria pública, prevista na CF e na CEES, vem
regulamentada, respectivamente, pela Lei Complementar Federal
n.º 80/1994 e pela Lei Complementar Estadual n.º 55/1994. Com
base nos referidos diplomas infraconstitucionais, julgue os itens
subsequentes. 
As legislações complementares asseguram aos defensores públicos o direito ao porte de arma. Em relação aos defensores públicos federais, após sua aprovação no estágio probatório, a concessão do porte de arma é de âmbito nacional, mediante ato do defensor público geral. O porte de arma dos defensores públicos estaduais fica restrito à circunscrição do estado-membro, e é conferido no ato da posse, com a expedição da carteira funcional, por decisão do defensor público geral.
A defensoria pública, prevista na CF e na CEES, vem
regulamentada, respectivamente, pela Lei Complementar Federal
n.º 80/1994 e pela Lei Complementar Estadual n.º 55/1994. Com
base nos referidos diplomas infraconstitucionais, julgue os itens
subsequentes. 
A atuação perante os tribunais superiores é prerrogativa assegurada, de forma expressa, na referida lei complementar federal, aos membros da Defensoria Pública da União de categoria especial. O defensor público geral da União atua junto ao STF.
Acerca dos princípios fundamentais da CF e das emendas à CF,
julgue os seguintes itens. 
O poder constituinte derivado decorrente consiste na possibilidade que os estados-membros têm, em virtude de sua autonomia político-administrativa, de se autoorganizarem por meio das respectivas constituições estaduais, sempre respeitando as regras estabelecidas pela CF.
Com base nas disposições da Constituição do Estado do Rio
Grande do Norte, julgue os seguintes itens, acerca dos
municípios 
A alienação, a qualquer título, de quaisquer espécies de bens dos municípios depende de prévia autorização legislativa e licitação, sendo dispensada a licitação quando o adquirente for pessoa jurídica de direito público interno ou entidade de sua administração indireta.
Com base nas disposições da Constituição do Estado do Rio
Grande do Norte, julgue os seguintes itens, acerca dos
municípios 
Os distritos são criados, organizados e suprimidos por decreto do prefeito municipal, a juízo discricionário deste. No caso da criação de distrito municipal, o chefe do Poder Executivo deverá submeter o decreto, com a respectiva justificação, à Câmara Municipal, que decidirá por maioria absoluta.
É CORRETO afirmar que, entre os órgãos de segunda instância do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, se inclui o
De acordo com a Constituição do Estado de Pará, o controle externo a cargo da Assembleia Legislativa, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado, ao qual compete, além de outras atribuições:
As alternativas a seguir constituem prerrogativas dos Deputados Estaduais do Estado do Pará, à exceção de uma. Assinale-a.
São órgãos auxiliares da administração da justiça no Tribunal de Justiça, EXCETO
Em caso de vacância do cargo de Governador do Estado de São Paulo e diante do impedimento do vice-Governador, será chamado para governar o Presidente
É órgão do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, conforme estabelece a Constituição Estadual, o Tribunal
Assinale a alternativa que está de acordo com a Constituição do Estado de São Paulo.
Com base na Portaria MPS n.º 173/2008, julgue os itens de
106 a 120.
 
À Consultoria Jurídica, órgão setorial da Advocacia-Geral da União, compete fixar a interpretação da Constituição Federal de 1988, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos a ser uniformemente seguida em sua área de atuação e coordenação, quando não houver orientação normativa do advogado-geral da União.
Decreto do Governador do Estado de São Paulo que disponha sobre organização e funcionamento da administração estadual será
Suponha que, a fim de atender a despesa decorrente de calamidade pública, o Governador do Estado de São Paulo editasse medida provisória para abertura de crédito extraordinário, para vigorar por um prazo de sessenta dias, prorrogáveis por mais sessenta. Referida medida provisória seria
Em relação aos Poderes Legislativo e Executivo, à luz do que dispõem a CF e a Constituição do Estado de Sergipe, assinale a opção correta.
Considerando a organização dos municípios e as competências do TJ/SE, de acordo com a Constituição do Estado de Sergipe, assinale a opção correta.
De acordo com a Constituição do Estado de Roraima, a iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe, dentre outros legitimados,
No âmbito estadual, a Polícia Civil do Estado da Paraíba
O Poder Constituinte que consiste na possibilidade dos Estados-membros terem, em virtude de sua autonomia político-administrativa, de se auto-organizarem por meio de suas respectivas constituições estaduais é chamado pela doutrina de:
Prevê o art. 54 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição do Estado de Sergipe que "a revisão da Constituição estadual será realizada pelo voto da maioria absoluta dos membros da Assembléia Legislativa, imediatamente após a revisão de que trata o art. 3o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal". A revisão, na Constituição federal, está prevista, nos termos deste dispositivo, para ocorrer 5 anos após sua promulgação. 
A revisão prevista no art. 54 do ADCT da Constituição estadual é
Considerando o papel do TCE/BA e o papel do MPE junto ao
TCE/BA, conforme previsto na CF e na Constituição do Estado da
Bahia, julgue os itens a seguir.
 
Aos membros do MPE junto ao TCE/BA devem ser aplicados os direitos, as vedações e a forma de investidura aplicados aos demais membros do MP.
Julgue os próximos itens, concernentes a ações constitucionais e
exercício da cidadania.
 
A Constituição do Estado da Bahia prevê que qualquer cidadão é parte legítima para denunciar irregularidades ou ilegalidades ao TCE/BA, garantindo, textualmente, o direito ao anonimato e a preservação da identidade do denunciante.
De acordo com a Constituição do Estado do Mato Grosso: 
Acerca da organização do Poder Judiciário do Estado de Alagoas, assinale a opção correta.
Com base na Constituição do Estado de Alagoas e no COJEA, assinale a opção correta.
No  âmbito  do  controle  estadual  de  constitucionalidade,  estruturado  nos  termos  da  Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que: 
De acordo com a Constituição do Estado de Minas Gerais, a competência para processar  e  julgar mandado  de  segurança  contra  ato  da Presidência  de Câmara Municipal  ou  de  suas  comissões,  quando  se  tratar  de  processo  de  perda  de  mandato  de  Prefeito,  é  atribuída: 
Além dos direitos e garantias fundamentais que a Constituição da República confere aos  brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a Constituição do Estado de Minas Gerais  assegura que será penalizado com a destituição de mandato administrativo ou de cargo ou  função de direção, em órgão da administração direta ou entidade da administração indireta, o  agente público que:  
A Constituição do Estado de Minas Gerais inova, relativamente à Constituição da República,  quando expressamente: 
Acerca da Constituição do Estado do Piauí e de sua interpretação pelos tribunais superiores, assinale a opção incorreta.
Relativamente às emendas à Constituição do Estado do Paraná, é incorreto afirmar: 
 
De acordo com a Constituição do Estado de Alagoas,  compete ao Tribunal de Contas do Estado 
 
É parte legítima para propor ação direta de inconstitucionalidade e lei ou ato normativo estadual ou municipal  conforme a Constituição do Estado do Mato Grosso: 
  
Considere as seguintes afirmações a respeito do exercício  de jurisdição constitucional pelo Tribunal de Justiça do  Estado de Mato Grasso: 
I.  A Constituição do Estado prevê que somente pelo  voto da maioria absoluta dos seus membros ou dos  membros do respectivo órgão especial poderá o  Tribunal de Justiça declarar a inconstitucionalidade  de lei ou ato normativo do Poder Público, o que é  compatível com a cláusula de reserva de plenário  contida na Constituição da República.    
II.  Quando o Tribunal de Justiça apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo estadual, citará, previamente, a Procuradoria Geral do Estado para defender o ato ou o texto  impugnado ou o Procurador Municipal, para o mesmo fim, quando se tratar de norma legal ou ato normativo municipal.    
III.  A disciplina sobre o controle de omissões inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça em face da Constituição estadual por meio de ação direta reproduz  para esta esfera o quanto previsto na Constituição  da República a respeito do controle das omissões  em âmbito federal. 
Está correto o que se afirma em   
 
I – Os Procuradores-Gerais de Justiça nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão  ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da  lei  complementar respectiva.  
II  –  São  de  iniciativa  privativa  do  Presidente  da  República  as  leis  que  disponham  sobre  organização  administrativa  e  judiciária,  matéria  tributária  e  orçamentária,  serviços  públicos e pessoal da administração dos Territórios.  
III  –  Segundo  a  Constituição  Federal,  aos  juízes,  quando  em  disponibilidade,  é  facultado  exercer qualquer outro cargo ou função.  
IV – A Constituição do Estado de Santa Catarina atribui à Polícia Civil, entre outras funções,  a execução dos serviços administrativos de  trânsito e o controle da propriedade e uso de  armas, munições, explosivos e outros produtos controlados.  
V – Compete ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina processar e julgar, originariamente, os  mandados de segurança contra atos ou omissões do próprio Tribunal ou de alguns de seus 
órgãos, segundo a Constituição Estadual.  
  
Considerando   a   Constituição   do   Estado   de  Goiás   e   o   Código   de   Organização  Judiciária do Estado de Goiás, marque a alternativa incorreta:
 
Sobre o regime jurídico da Defensoria Pública na Constituição da República Federativa do Brasil e na Constituição  do Estado de São Paulo, é correto afirmar: 
 
Nos termos da Constituição do Estado do Rio de Janeiro, não  se inclui no sistema de proteção ao consumidor a:
 
Pela definição da Constituição Estadual de Minas Gerais, são órgãos do Poder Judiciário todas as opções abaixo, EXCETO:
 
Nos dias atuais existe uma preocupação acendrada com a  integridade física das mulheres. Nesse sentido, a Constituição  do Estado do Rio de Janeiro já previa a instalação de Delegacias  Especiais de Atendimento à Mulher. Nos termos das normas cons- titucionais estaduais, é correto afirmar que:
 
Compete exclusivamente à Assembleia Legislativa do  Estado de Pernambuco 
 
ANALISE O ENUNCIADO DA QUESTÃO
ABAIXO E ASSINALE 
"CERTO" (C) OU "ERRADO" (E)
A Constituição  do Estado  de  Santa Catarina  prevê  que,  no  exercício  da  competência  de  fiscalização  de  projetos,  edificações  e  obras  nos  respectivos  territórios,  os  municípios  poderão,  nos  termos  de  lei  local,  celebrar  convênios  com  os  corpos  de  bombeiros  voluntários  legalmente  constituídos  até  maio  de  2012,  para  fins  de  verificação  e  certificação do atendimento às normais de segurança contra incêndio.  
 
Servidor titular de cargo efetivo na Administração direta estadual paulista, estável, pretende candidatar-se a Vereador do Município em que reside e está lotado. Considerando a disciplina da matéria na Constituição da República e na Constituição do Estado de São Paulo, o servidor em questão, se eleito, 
 
Julgue as afirmativas que seguem:   
I.  De  acordo  com  a  Jurisprudência  do  Supremo  Tribunal  Federal,  as  normas  constitucionais  estaduais  de  caráter  remissivo,  inseridas  pelo  poder  constituinte  derivado,  que  remetam  à  disciplina  de  determinada  matéria  na  Constituição Federal, não podem servir de  parâmetro  de  controle  de  constitucionalidade  perante  o  Tribunal  de  Justiça Estadual.   
II.  O  poder  constituinte  derivado  decorrente  inicial  intervém  sempre  que  se  dá  a  admissão de um Estado  independente em  uma federação.   
III.  De  acordo  com  a  Jurisprudência  do  Supremo  Tribunal  Federal,  as  normas  produzidas pelo poder reformador têm sua  validez  e  eficácia  condicionadas  à  legitimação  que  recebam  da  ordem  constitucional.   
IV.  A  fonte  ou  fundamento  do  poder  constituinte  decorrente  de  revisão  estadual  extraordinário  é  a  Constituição  Federal  ou  o  constituinte  originário,  e  a  Constituição Estadual.   
Das afirmativas acima estão corretas: 
 
Entre as prerrogativas institucionais asseguradas ao Governador do Estado da Bahia, encontra-se 
  
Acerca da disciplina constitucional e legal referente à composição dos cargos públicos, julgue o seguinte item.
Em razão do princípio da simetria, a Constituição estadual deve reproduzir a CF em relação à norma que rege a composição do Tribunal de Contas da União.   
Perfeito da Silva é Deputado  Estadual, eleito para mandato  regular com expressivo número de votos. Por força da dedicação  ao cargo é convidado para ocupar a vaga de vice-governador na  eleição seguinte, sendo eleito em decorrência da vitória do  governador integrante do seu partido político. Após a posse é  convidado a assumir secretaria estadual de relevo na  Administração Pública estadual. 
Caso tal situação ocorresse no  âmbito do Estado do Maranhão,  consoante as regras constitucionais estaduais, 
São órgãos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro:
Compete privativamente à Assembleia Legislativa do Estado do Acre:
Os municípios do Estado do Acre podem instituir impostos sobre:
De acordo com a Constituição Estadual do Acre, assinale a alternativa correta.
Compete privativamente ao Governador do Estado do Acre:
No  tocante  ã  Segurança  Pública,  considere  as  seguintes  assertivas  de  acordo  com  a  Constituição  do  Estado  da  Bahia:
I .   Os  Municípios  poderão  constituir  guardas  municipais  destinadas  à  proteção  de  seus  bens,  serviços  e  instalações,  na  forma  da  lei, 
I I .   O  cargo  de  delegado,  para  o  qual  é  exigida  esco laridade  em  nível  superior,  será  estruturado  em  carreira,  dependendo  a  investidura  de  concurso  de  provas,  com  a  participação  facultativa  do  Ministério  Público e da Ordem dos Advogados do  Brasil. 
I I I .   À  Polícia  Militar  compete,  entre  outras  funções,  a  garantia  ao  exercício  do  poder  de  polícia  dos  ór gãos  públicos,  especialmente  os  da  área  fazendária,  sanitária,  de  proteção  ambiental,  de  uso  e  ocu pação do  solo e do  patrimônio  cultural. 
IV .   A Polícia Militar,  força  auxiliar e  reserva do Exército,  será  comandada  por  oficial  da  ativa  da  corporação,  do  último  posto  do  quadro  de  oficiais  policiais  militares,  nomeado  pelo governador. 
Está correto  o que  se afirma SOMENTE  em 
Considere  as  seguintes  assertivas  a  respeito  da  Assembléia  Legislativa,  nos  termos da Constituição  do  Estado  da Bahia:
I.   O  número  de deputados corresponderá  ao dobro  da  representação  do  Estado  na  Câmara  dos  Deputa dos devendo atingir o número máximo de  trinta. 
II .  Não poderá ser  realizada mais de  uma  sessão  ordinária por dia.   
III .   A  alteração  do  número  de  deputados  vigorará  na  Legislatura  em que  for fixada.
 IV.   A  sessão  legislativa  não  será  interrompida  sem  a  aprovação  dos  projetos  de  lei  relativos  às  diretrizes  orçamentárias  e  ao orçamento anual.
 Está correto o que se afirma SOMENTE  em  
De acordo com a Constituição do Estado da Bahia, a Justiça Militar é exercida em primeiro grau
Com base no artigo 29 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul vigente, os itens abaixo relacionados são direitos dos servidores públicos civis, EXCETO
Deputado estadual apresentou projeto de lei dispondo sobre o aumento da alíquota de um imposto estadual, como meio de auxiliar as finanças do Estado. Considerando a proximidade do recesso parlamentar de final do ano e, de outro lado, a necessidade de que o projeto seja rapidamente aprovado para que a nova alíquota seja aplicada no ano seguinte, o Presidente da Assembleia Legislativa e o Governador do Estado debatem sobre a possibilidade de ser convocada sessão extraordinária para que o referido projeto seja colocado em votação. Considerando a Constituição do Estado de Pernambuco,
Projeto de lei de iniciativa de Deputado Estadual, já aprovado pela Assembleia Legislativa, foi encaminhado para sanção do Governador, que, no entanto, decidiu vetar integralmente o projeto, por motivo de inconstitucionalidade, sob o fundamento de que somente o Chefe do Poder Executivo poderia propor projeto de lei sobre a matéria. Nessa situação e de acordo com a Constituição do Estado de Pernambuco,
O Tribunal de Justiça de Pernambuco, considerando o crescente número de processos que lhe são submetidos e tendo em vista  a necessidade de que sejam concluídos com celeridade, editou Resolução pela qual:      
I.  Criou 100 cargos de juiz de direito, a serem providos no ano subsequente.      
II.  Aumentou os vencimentos dos servidores dos serviços auxiliares.      
III.  Decidiu abrir concurso público para provimento dos cargos necessários à Administração da justiça, exceto os de  confiança, assim definidos em lei.      
A Resolução do Tribunal de Justiça é compatível com a Constituição do Estado de Pernambuco no tocante em  
Considerando o contido na Constituição do Estado do Paraná, é correto afirmar:
No que tange ao controle de constitucionalidade previsto na Constituição do Estado do Paraná, analise  as seguintes assertivas e indique a alternativa: 
I. São partes  legítimas para propor a ação direta de  inconstitucionalidade de  lei ou ato normativo  federal,  estadual ou municipal, o Governador do Estado, a Mesa da Assembleia Legislativa, o Procurador-Geral de  Justiça e o Defensor Geral do Estado;
 II. Somente pelo voto da maioria absoluta dos seus membros ou dos membros do órgão especial, poderá o  Tribunal de Justiça declarar administrativamente a  inconstitucionalidade de  lei ou ato normativo do Poder  Público; 
III. Poderão propor,  igualmente, a ação direta de  inconstitucionalidade de  lei ou ato normativo estadual o  Prefeito e a Mesa da Câmara do respectivo Município quando inserido em região metropolitana; 
 IV. Reconhecida a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma da Constituição  Estadual, a decisão será comunicada ao poder competente para adoção das providências necessárias à  prática do ato ou início do processo legislativo, e, em se tratando de órgão administrativo, para emiti-lo em  trinta dias, sob pena de responsabilidade. 
 
Em relação ao tratamento dado pela Constituição do  Estado de Pernambuco ao Poder Legislativo, considere:      
I.  O processo legislativo de emendas à Constituição  do Estado pode ser desencadeado por iniciativa  popular.      
II.  Não serão objeto de deliberação propostas de  emenda à Constituição estadual tendentes a modificar o próprio processo legislativo de emenda à  Constituição.      
III.  O Governador do Estado e o Presidente do Tribunal  de Justiça, sempre que manifestarem o propósito  de expor assunto de interesse público, deverão ser  recebidos na Assembleia Legislativa.      
IV.  São objeto de lei complementar as normas relacionadas com a organização judiciária, entidades  descentralizadas e regiões metropolitanas.       
V.  A sede da Assembleia Legislativa é no Recife, mas  pode ser alterada, por tempo determinado, por votação de dois terços dos parlamentares estaduais.      
Está correto o que se afirma APENAS em  
A  Constituição  do  Estado  do  Maranhão  estabelece  regras  de  relacionamento entre o  Estado  e as Igrejas. 
Nessa  linha,  pode  ocorrer 
Nos termos da Constituição do Estado do Maranhão é considerado de competência comum com a União e os municípios
É  tradicional  a  previsão  nos  textos  constitucionais  de  hipóteses  em  que é  possível  a  intervenção  dos Estados  nos municípios. 
Nos  termos  da  Constituição  do  Estado  do Maranhão,  uma  dessas  hipóteses está vinculada  a 
Tendo  em  vista  a  proteção  ao  patrimônio  público,  a  Constituição  do  Estado do Maranhão  não  permite a  alienação de bens  públicos  em  período  anterior à  eleição  para Governador. 
Esse  período é  determinado  como  sendo de 
A  Constituição  do  Estado  do  Maranhão,  em  consonância  com  as  normas  constitucionais  federais,  possui  inúmeras  regras  que  regem a  atuação do  servidor público. 
No  caso  de  assunção  do  cargo  eletivo  de  Prefeito,  por  parte  do  servidor público  estadual, 
Os militares  estaduais,  assim  como  os  federais,  possuem  diversas  restrições  nas  suas  atividades.  Uma  delas  está  relacionada  à  assunção de  cargo  civil  de forma  permanente. 
Nesse  caso,  consoante  às  regras  inscritas  na  Constituição  do  Estado do Maranhão,  o militar será 
É  comum  a  organização  dos  Estados  em  regiões metropolitanas,  para  facilitar  as  políticas  públicas,  a  obtenção  de  financiamentos  nacionais e  internacionais,  bem  como o  planejamento  urbano.  
Nos termos da Constituição  do  Estado do Maranhão,  com  relação  às  regiões metropolitanas,  a exige-se 
As  sessões da Assembleia  Legislativa  do  Estado  do Maranhão  têm  início  aos  02  de  fevereiro  e  término  a  17 de  julho;  recomeçam  a  1° de  agosto  e terminam  a 22  de dezembro. 
Uma  das  regras basilares da Constituição  do  Estado do Maranhão  é que  a  sessão  não  se  interrompe  sem  a  aprovação  do  projeto  de  lei de 
O  Deputado  Santiago  é  acometido  de  doença  grave  que  não  lhe  permite  o  exercício  dos  seus  deveres  de  parlamentar,  o  que  acarreta  o  seu  requerimento  de  licença  para  tratamento  de  saúde.  Retornado,  requer  licença,  sem  remuneração,  para  tratamento de  interesses particulares. 
Nos termos da  Constituição  do  Estado  do Maranhão,  a  licença  para  tratamento  de  interesses  particulares  não  pode  ultrapassar,  por  sessão  legislativa,  sob pena  de perda do mandato, o período de 
As  Constituições  estaduais  seguem  a  tradição  democrática  instaurada  pela  Constituição  Federal,  admitindo  participação  popular em  diversas oportunidades. 
Nos  termos  da  Constituição  do  Estado  do  Maranhão,  dentre  outros  requisitos  o  projeto  de  lei  de  iniciativa  popular  depende  de  subscrição  de  pelo menos 
A  participação  popular  abrange  as  consultas  plebiscitárias  e  referendárias. 
Nos  termos  da  Constituição  do  Estado  do Maranhão,  o  plebiscito  e  o  referendum  serão  convocados  mediante  Decreto  Legislativo  editado  por meio  de  proposta  de  um 
Nos  termos  da  Constituição  do  Estado  do  Maranhão,  a  fiscalização  contábil,  financeira,  orçamentária,  operacional  e  patrimonial  do  Estado  e  das  entidades  da  administração  direta  e  indireta,  quanto  à  legalidade,  legitimidade,  economicidade,  aplicações  das  subvenções  e  renúncia  de  receitas,  será  exercida  pela  Assembleia  Legislativa,  mediante  controle  externo  e  pelo  sistema  de  controle  interno  de  cada  Poder.
Sobre  a  composição  do  Tribunal  de  Contas  do  Estado  do  Maranhão,  nos  termos  da  Constituição  estadual,  assinale  a  afirmativa  correta. 
O  Chefe  do  Poder  Executivo  Estadual  possui  inúmeras  prerrogativas estabelecidas nas  leis e  na  Constituição do  Estado.  
No  Estado  do  Maranhão,  consoante  as  normas  constitucionais  locais,  o  Defensor-Geral  do  Estado  será  escolhido  dentre  integrantes da  carreira,  apresentados em  lista 
Nos termos da Constituição do Estado do Maranhão, assinale a alternativa que indica as partes legítimas para propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, confrontados com a própria Constituição estadual.
X,  Governador  do  Estado  do  Maranhão,  é  surpreendido  com  a  edição  de  lei  votada  pela  Assembleia  Legislativa  que  invadiu  a  competência  do  Chefe  do  Executivo.  Por  questões  políticas,  em  término  de mandato,  não  exerce o  seu  poder de veto. 
Após  a  eleição,  consagra-se  nas  urnas,  Y,  candidato  da  oposição  que  passa  ao  exercício  do  mandato.  Um  dos  pleitos  que  logo  surge,  decorre  do  cumprimento  da  referida  lei,  geradora  de  ônus  financeiro  para o  Estado.
Preocupado  com  as  finanças  públicas,  o  novo  Governador  apresenta  consulta  à  sua assessoria jurídica que determina 
De acordo com a Constituição do Estado de Goiás, os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Goiás serão escolhidos:
Considere as seguintes assertivas:  
I.  É vedado ao Governador do Estado de Pernambuco  delegar aos Secretários de Estado, entre outras, as  seguintes atribuições: nomear e exonerar dirigentes  de autarquias e fundações mantidas pelo Estado e  enviar mensagem à Assembleia Legislativa, por  ocasião da abertura da sessão legislativa, expondo a  situação do Estado e solicitando as providências que  julgar necessárias.  
II.  Compete exclusivamente à Assembleia Legislativa do  Estado de Pernambuco ordenar a sustação de  contrato impugnado pelo Tribunal de Contas, bem  assim apreciar o relatório e a prestação de contas de  interventor em Município, remetidos por intermédio do  Governador.  
III.  Compete exclusivamente à Assembleia Legislativa do  Estado de Pernambuco julgar as contas do Tribunal  de Contas do Estado, do Tribunal de Justiça e dos  que vierem a ser criados, bem assim aprovar ou  suspender a intervenção nos Municípios, salvo  quando decorrente de decisão judicial.
  IV.  Em face da Constituição do Estado de Pernambuco,  são aplicáveis aos Secretários de Estado os mesmos  impedimentos estabelecidos aos Deputados Estaduais.   
Está correto o que se afirma APENAS em 
O processo legislativo na Constituição do Estado de Roraima compreende a elaboração dos seguintes atos normativos primários:
Determinada Constituição Estadual, com o objetivo de assegurar padrões mínimos de eficiência na organização político-administrativa dos municípios situados no respectivo território, dispõe que:
I - as secretarias municipais devem ter a sua eficiência aferida junto à população e, no caso de pontuação insuficiente por três anos consecutivos, a respectiva secretaria será extinta;
II - as leis orçamentárias municipais devem destinar 5% (cinco por cento) da receita corrente líquida a programas sociais voltados ao amparo dos moradores de rua;
III - a convocação de Secretário Municipal, para prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo Municipal, somente pode ser aprovada pelo Plenário, não pelas comissões, efetivas ou temporárias.
Considerando o teor desses comandos e a funcionalidade da
Constituição Estadual, é correto afirmar que:
Tome em consideração as seguintes afirmativas:
I. Compete ao Tribunal de Justiça do Estado de Santa
Catarina processar e julgar, nos crimes comuns e de
responsabilidade, os juízes e os membros do Ministério Público, os Prefeitos, bem como os titulares de
Fundações, Autarquias e Empresas Públicas, nos
crimes de responsabilidade, ressalvada a competência
da Justiça Eleitoral.
II. O Prefeito e um quarto dos Vereadores têm legitimidade
para propor, perante o Tribunal de Justiça do
Estado de Santa Catarina, ação direta de inconstitucionalidade
em face da Constituição do Estado, desde
que seu objeto seja lei ou ato normativo municipal.
III. Compete exclusivamente à Assembleia Legislativa do
Estado de Santa Catarina processar e julgar o Governador
e o Vice-Governador do Estado nos crimes de
responsabilidade, bem como os Secretários de Estado
nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles.
IV. Ocorrendo a vacância dos cargos de Governador e
Vice-Governador nos últimos dois anos do período
governamental, a eleição para ambos os cargos será
feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembleia
Legislativa, por maioria absoluta, observado que,
caso o primeiro escrutínio não enseje a obtenção
dessa maioria por qualquer dos candidatos, a eleição
se fará em segundo escrutínio por maioria relativa,
considerando-se eleito o mais idoso, no caso de
empate.
 Está correto o que se afirma APENAS em 
Considerando as disposições da Constituição Federal Brasileira de 1988 e da Constituição Estadual de Mato Grosso de 1989, cabe aos municípios
São princípios da administração pública, insculpidos no artigo 111 da Constituição do Estado de São Paulo: