-
Errado.
Cavalo de troia
Tipo de código malicioso. Programa normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc.) que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.
-
A definição da questão se refere a WORM (VERME).
GABARITO ERRADO.
DICA: Worm a propagação será sempre pelas REDES DE COMPUTADORES. Já os virus a propagação é através de PROGRAMAS E ARQUIVOS.
-
ERRADO. OS trojans ão se propnagam automaticamente, pois não são autorreplicantes
-
Existe outra questão da cespe que coloca a definição de Keylogger como trojan e o gabarito é certo. Afinal Keylog também pode ser um trojan, ASSIM COMO WORM. Cespe sendo Cespe...vai entender.
-
ERRADO
Programa que "abre" o celular/pc para outros vírus e ameaças.
MALWARE
Eles são conhecidos por responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais e têm como objetivo manter-se ocultos enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em dispositivos. Entenda aqui o que é Trojan (também conhecido como Cavalo de Troia), como ele ataca e proteja agora seu celular.
Ao contrário dos vírus e worms, os trojans (cavalos de troia) não se propagam sozinhos; ele podem vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, que se aproveitam de vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no aparelho.
É um programa malicioso baixado pela vítima se passando por um software legítimo, que tem como função abrir portas e brechas para a entrada de outros malwares – por isso o nome sugestivo relacionado à Guerra de Troia.
Os cavalos de troia vêm acompanhados de backdoors e ladrões de senhas e não precisam infectar outros programas, por isso, são de difícil detecção. Eles circulam na internet como programas úteis ao usuário ou através de mensagens de e-mail que procuram usar da curiosidade dos internautas, levando-os a baixar anexos maliciosos.
-
umas questões ela entende como se propagam automaticamente.
vá la eu adinvinhar se coloco o certo ou o errado para ser certo
-
ERRADO
Cavalo de Tróia – Trojan Horse: são softwares projetados para serem recebidos como “presentes”, um cartão virtual, por exemplo. Porém, além de executar as funções para as quais foram programados, eles executam outras sem o conhecimento do usuário;
-
Trojan Horse (Cavalo de Troia)
É um programa aparentemente inofensivo que entra em seu computador na forma de cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc., e que, quando executado (com a sua autorização), parece lhe divertir, mas, por trás abre portas de comunicação do seu computador para que ele possa ser invadido. Cavalo de Troia distingue-se de um vírus ou de um worm por NÃO infectar outros arquivos, NEM propagar cópias de si mesmo automaticamente. Uma das características do Cavalo de Troia (trojan horse) é que ele facilita ação de outros ataques !!!!!
-
errado não se autorreplica nem se auto distribui.
-
Definição de Worm
-
o Trojan, cavalo de troia, não propaga cópias de si mesmo automaticamente.
-
autopropagável.
ERRADO
-
ERRADA
-
Minha contribuição.
Trojan Horse (Cavalo de Troia): É um arquivo que é enviado se passando por um aplicativo útil (mascaramento), como um ''presente de grego'', mas que na verdade possui funcionalidades maliciosas escondidas. Ao contrário do vírus, o trojan não se replica automaticamente. É preciso que o arquivo seja preparado como tal para que, após o arquivo ser necessariamente executado, a máquina torne-se infectada.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
SIMPLES:
a definição da questão não é sobre trojan, mas sim sobre o WORM. ESSE SIM SE PROPAGA POR MEIO DA INTERNET SEM PRECISAR SER EXECUTADO PELO USUÁRIO.
-
Não se replica automaticamente Gab.: Erro
-
Gabarito: Errado
Cavalo de Troia - é um tipo de programa de computador, geralmente enviado por e-mail, que, quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede.
-
automaticamente = worm
-
Não! O Trojan não é autopropagável!
-
CAVALO DE TROIA, TROJAN-HORSE OU TROJAN
➥ É um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
➥ Em outras palavras, são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.
[...]
► SUA HISTÓRIA:
O termo é derivado da história grega antiga do cavalo de Troia enganoso que levou à queda da cidade de Troia.
[...]
TIPOS DE TROJANS
Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.
Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.
Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.
Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.
Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.
Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.
Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.
Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.
- Ou seja, ele é capaz de registrar em um arquivo todas as teclas digitadas e depois enviar a quem tiver interesse (Keylogger e Screenlogger)
Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.
[...]
► Entre as principais ações desenvolvidas pelos Cavalos de Troia, estão as de modificar e compartilhar arquivos.
MAS ATENÇÃO!
➥ Diferentemente dos vírus e worms, os cavalos de Troia não conseguem se autorreplicar.
[...]
☛ QUESTÕES:
Cavalo de troia é um software legítimo que o usuário utiliza normalmente, mas, ao mesmo tempo, executa outras funções ilegais, como enviar mensagens e arquivos para o hacker ou abrir portas de entrada para futuras invasões. CERTO ☑
RESUMO
✓ Pode acessar os arquivos em drives locais e compartilhados;
✓ Não precisa de qualquer hospedeiro para efetuar suas ações;
✓ Capaz de modificar as chaves de registro do Windows;
✓ Capaz de reinicializar sistemas; e
✓ Pode até mesmo agir como um servidor.
[...]
☛ PRA FIXAR!!!
Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO
____________
Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.
-
Difernete dos vírus e worms, os cavalos de troia não conseguem se autoreplicar!
-
os WORMS são os únicos autopropagáveis e que não precisam de um hospedeiro.
-
Uma distinção importante entre vírus e worms de computador é que o vírus precisa de um programa host ativo ou de um sistema operacional ativo já infectado para ser executado, causar danos e infectar outros documentos ou arquivos executáveis, enquanto os worms são programas maliciosos autônomos que se replicam e se propagam por redes de computadores, sem a ajuda das pessoas.
Gab (e)
O conceito utilizado é para Worms
Se você chegou até aqui, não desanime, a sua vitória está próxima!
-
Propagam-se:
Não se propagam:
- Trojan
- Spyware
- Backdoor
- Rootkit
-
Errado.
Gênero -> Malware.
Espécie -> Trojan -> geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.
Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. (cartilha cert)
A luta continua !
-
CAVALO DE TROIA
PRECISA SER EXECUTADO,NORMALMENTE, É ENVIADO POR EMAILS ETC
ENTENDIMENTO CESPIANO PODE SER CONSIDERADO UM VIRUS
PMAL 2031
-
O Trojan Horse – também chamado de Cavalo de Troia – é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
Ele é enviado se fazendo passar por um aplicativo útil, mas é capaz de abrir portas de comunicação de um computador para que a máquina possa ser invadida ou monitorada através da Internet.
Trojan Horse – também chamado de Cavalo de Troia , Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.
Ao contrário dos vírus, ele não se replica automaticamente. O Cavalo de Troia trabalha com um modo de infecção que envolve despertar a curiosidade do usuário para que este o execute e, assim, possa infectar e comprometer o sistema.
Eles podem ser considerados um tipo de vírus!
Trojan Downloader
Instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.
Trojan Dropper
Instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.
Trojan Backdoor
Inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.
Trojan DoS
Instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.
Trojan Destrutivo
Altera ou apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.
Trojan Clicker
Redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.
Trojan Proxy
Instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.
Trojan Spy
Instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.
Trojan Banker
Coleta dados bancários do usuário através da instalação spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados – similar ao Trojan Spy, mas com objetivos específicos.
-
Malwares que se propagam:
-
A questão se refere ao Worm.
-
Phishing --> PESCA Informações
Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE
Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO
Spyware --> MONITORA atividades --> depois ENVIA
Keylogger --> Teclas digitadas
Screenlogger --> Cursor/tela
Adware --> Propaganda
Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acessoFUTURO --> Pelas PORTAS
Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução
Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática
Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente
Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC
Cookies --> PEQUENOS ARQUIVOS --> IDENTIFICAM o visitante --> VIOLAM privacidade. NÃO SÃO MALWARES
-
⚡A de definição da questão se trata de WORMS (VERMES)
É um programa independente do tipo malware que se replica com objetivo de se espalhar para outros computadores.
Geralmente usa uma rede de computadores para se espalhar ou até mesmo um USB com falhas de segurança.
PMAL 2021⚡
-
Trojan Horse - Cavalo de Tróia: Programa que além de executar as funções nas quais aparentemente foi projetado realiza também realiza funções maliciosas.
- Precisa ser explicitamente executado para que seja instalado
- Pode ser considerado um vírus
- Sua atuação maliciosa é extremamente versátil, podendo realizar atividades típicas de outros malwares
-
GAB. ERRADO
Propagam-se:
Não se propagam:
- Trojan
- Spyware
- Backdoor
- Rootkit