SóProvas



Prova CESPE - 2004 - TJ-AP - Analista Judiciário - Área Administrativa


ID
534352
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o seguinte  item.


A teoria da expectativa auxilia, significativamente, na explicação da motivação ao separar os diversos eventos no trabalho, como o reconhecimento e o salário, em dois grupos: fatores de higiene e fatores motivacionais. Essa teoria fornece ao gerente parâmetros para que ele detecte quais eventos podem gerar ou não insatisfação e motivação, atendendo, dessa forma, às expectativas de seus subordinados.

Alternativas
Comentários
  • O que o examinador fez aqui? Salada de frutas. Tentou misturar os conceitos de Herzberg com a teoria do VROM:


    Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:

      • atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;

      • acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;

      • acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-l


    Já Herzberg: 

    • Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação.

      • Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo.

      Os fatores de higiene são os necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas, por outro lado, não são suficientes para provocar satisfação


  • TEORIA DAS EXPECTATIVAS NÃO SE CONFUNDE COM A TEORIA DOS DOIS FATORES.

     

     

     

    TEORIA DAS EXPECTATIVAS - VROOM

    SEGUNDO VROOM, A MOTIVAÇÃO É FRUTO DE: EXPECTATIVAS , RECOMPENSAS, RELAÇÕES ENTRE EXPECTATIVAS E RECOMPENSAS.

         - VALÊNCIA: VALOR DE UMA RECOMPENSA ESPECÍFICA.

         - EXPECTÂNCIA: CRENÇA DE QUE O ESFORÇO VALERÁ AO DESEMPENHO DESEJADO.

         - INSTRUMENTALIDADE: CRENÇA DE QUE O DESEMPENHO ESTÁ RELACIONADO COM AS RECOMPENSAS DESEJADAS.

     

     

     

     

    TEORIA DOS DOIS FATORES – FREDERICK HERZBERG

    SEGUNDO A TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG A NOSSA MOTIVAÇÃO É DIVIDA ENTRE 2 FATORES:

         - FATORES MOTIVACIONAIS - INTERNOS (INTRÍNSECO) - TEM ORIGEM EM NECESSIDADES E FATORES INTERNOS AO INDIVÍDUO, TRAZ A MOTIVAÇÃO MAIS PROFUNDA, O DESEJO DE CONTINUAR, DE MELHORAR, DE SEGUIR PROGREDINDO. ESTE TIPO DE MOTIVAÇÃO É CONSTANTE E DURADOURA, VISTO QUE DEPENDE UNICAMENTE DO SUJEITO E NÃO DE FATORES EXTERNOS. A TAREFA DEIXA DE SER UMA OBRIGAÇÃO E PASSA A SER UMA SATISFAÇÃO. EX.: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO, REALIZAÇÃO. SÃO FATORES INTERNOS QUES ESTÃO SOB O CONTROLE DO INDIVÍDUO.

     

         - FATORES HIGIÊNICOS - EXTERNO (EXTRINSECO) - É A RECOMPENSA POR DESPENDER ESFORÇO E TEMPO POR UMA ATIVIDADE, O FATOR É O COMBUSTÍVEL PARA SUA CONTINUAÇÃO, MELHOR EXEMPLO É O DINHEIRO. MUITAS PESSOAS FAZEM ALGUMA ATIVIDADE UNICAMENTE PELO DINHEIRO, RECOMPENSA QUE FOI PROMETIDO.  (SUA PRESENÇA NÃO TRAZ DESMOTIVAÇÃO E SUA AUSÊNCIA TRAZ A DESMOTIVAÇÃO) EX.: POLÍTICA DA EMPRESA, CONDIÇÕES DO AMBIENTE DE TRABALHO, RELACIONAMENTO COM FUNCIONÁRIOS, BENEFÍCIOS, REMUNERAÇÃO, SEGURANÇA, TRABALHO. SÃO FATORES QUE ESTÃO FORA DO CONTROLE DAS PESSOAS. 
     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • "Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. Os três principais fatores (de motivação) nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa". (já explicados pelos colegas). 

    Ribas e Salim (2013)

  •  ERRADO

     

    Teoria da expectativa (ou expectância)

    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento

    humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.

     

    VALÊNCIA

    É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma

    medida de atração que um resultado (recompensa) exerce

    sobre um indivíduo.

     

    INSTRUMENTALIDADE

    Relação desempenho-resultado (recompensa). É o

    grau em que o indivíduo acredita que determinado

    nível de desempenho levará ao resultado desejado.

     

    EXPECTATIVA

    Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida

    pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço

    levará ao desempenho

     

    Ribas e Salim 

     

  • TEORIA DOS DOIS FATORES (de Hezberg): trabalham com fatores de HIGIENE (FATORES HIGIÊNICOS) e FATORES MOTIVACIONAIS.


ID
534355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o  seguinte  item.


Na abordagem de Fiedler, a liderança eficaz está relacionada com a combinação entre o estilo de liderança e a situação existente na organização, em termos de controle e influência do líder, ou seja, como o poder e as relações líder-membro.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Segundo Rennó apud Fiedler:     A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.14

      Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que dariam mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que dariam mais importância às pessoas do que ao alcance das metas).

      As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Esses elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável à mais desfavorável.

      O que Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

      A importância de seu trabalho foi não ter se baseado apenas nos estilos de liderança, mas estudado a integração desses estilos de liderança com as diversas situações que os líderes enfrentam nas organizações


    Fonte: Administração Geral para Concursos. P. 133

  • Q327091   Prova: CESPE - 2013 - MPOG - Analista - Negócios - Categoria Profissional 1

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Liderança

    A respeito de liderança, motivação e desempenho, julgue os itens a seguir.
    Segundo o modelo de liderança proposto por Fiedler, o desempenho eficaz das equipes é o resultado da combinação entre o estilo de interagir do líder com os membros da equipe e o controle e influência do líder sobre a organização.

    GABARITO: CERTO

  • FIEDLER:

     

    melhor relação lider-liderado

    mais elevada tarefa

    mais elevado poder (lider)

    maior controle / influencia

  • PARA FIEDLER NÃO EXISTE UM ESTILO ÚNICO E MELHOR DE LIDERANÇA PARA TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. PARA ELE, HÁ TRÊS DIMENSÕES SITUACIONAIS QUE INFLUENCIAM A LIDERANÇA EFICAZ:


    1. RELAÇÕES LÍDER-MEMBROS: REFERE-SE AO SENTIMENTO DE ACEITAÇÃO DO LÍDER PELOS MEMBROS DO GRUPO E VICE-VERSA. AS RELAÇÕES PODEM SER BOAS OU POBRES. É UMA DIMENSÃO MAIS IMPORTANTE DO QUE O PODER DA POSIÇÃO DO LÍDER.

     

    2. ESTRUTURA DA TAREFA: REFERE-SE AO GRAU DE ESTRUTURAÇÃO DA TAREFA, OU SEJA, AO GRAU EM QUE O TRABALHO DOS SUBORDINADOS É ROTINEIRO E PROGRAMADO (ESTRUTURADO) OU VAGO E INDEFINÍVEL (NÃO-ESTRUTURADO) NOS EXTREMOS. 

     

    3. PODER DA POSIÇÃO DO LÍDER: REFERE-SE À DIMENSÃO DE AUTORIDADE FORMAL ATRIBUÍDA AO LÍDER, INDEPENDENTEMENTE DO SEU PODER PESSOAL.

     

     

     

    GABARTIO CERTO
     

  • Eu e a CESPE (só Deus na mediação)!!!

  • Modelo de Liderança de Fiedler

    Sua obra deu início à era da contingência situacional em meados da década de 60. Essa teoria afirma que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada entre o estilo do líder e a exigência da situação (Fielder também enxerga o estilo de liderança orientado para relacionamento ou para a tarefa).

    A noção básica do modelo de Fiedler é a de que se deve identificar o estilo do líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança.

    Fiedler distingue os estilos de liderança em dois: os lideres focados na tarefa (que daria mais importância aos resultados e metas do que às pessoas) e os líderes focados no relacionamento pessoal (que daria mais importância às pessoas do que no alcance das metas).

    As situações, pelo autor, teriam três principais elementos: a relação entre o líder e seus subordinados, a estrutura da tarefa (tarefas estruturadas são mais rotineiras e tarefas menos estruturadas são mais ligadas a atividades inovadoras e criativas) e o poder de autoridade do líder. Estes elementos combinados formariam oito dimensões, da mais favorável a mais desfavorável.

    O que Fiedler descobriu foi que os líderes focados nas tarefas eram mais eficazes tanto nas situações mais favoráveis quanto nas mais desfavoráveis, enquanto os líderes focados nos relacionamentos eram mais eficazes apenas nas situações intermediárias.

    A importância do trabalho dele foi de não ter se baseado apenas nos estilos de liderança, mas estudado a integração destes estilos de liderança com as diversas situações que estes líderes enfrentam nas organizações.

    Neste modelo, a liderança eficaz depende da combinação de estilos e situações. Fiedler concentra-se em três dimensões contingenciais para definir os fatores situacionais básicos para a eficácia na liderança: a relação líder-liderados, o grau de estruturação da tarefa e o poder de posição do líder (ROBBINS, 2002, p. 385).

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online


ID
534358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o  seguinte  item.


A cultura de uma organização, em que seus fundadores não têm um impacto importante sobre ela, pode ser compreendida como um instrumento do poder político, que está presente nas relações existentes na organização e que une indivíduos em torno de valores e convicções fundamentais para ela.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, POIS HÁ IMPACTO SIM.

    A cultura de uma organização, em que seus fundadores não têm um impacto importante sobre ela, pode ser compreendida como um instrumento do poder político, que está presente nas relações existentes na organização e que une indivíduos em torno de valores e convicções fundamentais para ela. (ERRADA)


  • A CULTURA ORGANIZACIONAL NASCE DAS CRENÇAS E VALORES DOS SEUS FUNDADORES E DIRIGENTES; ORIENTA SEUS FUNCIONÁRIOS; APONTA A MANEIRA DE SE FAZER AS COISAS; RESOLVE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO EXTERNA E INTEGRAÇÃO INTERNA. A CULTURA ORGANIZACIONAL ENVOLVE VALORES, CRENÇAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO. MUITAS VEZES A CULTURA ORGANIZACIONAL É GUIADA POR NORMAS INFORMAIS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A cultura de uma organização, em que seus fundadores não têm um impacto importante sobre ela, pode ser compreendida como um instrumento do poder político, que está presente nas relações existentes na organização e que une indivíduos em torno de valores e convicções fundamentais para ela. Resposta: Errado.

    A cultura nasce a partir da ideia de seus fundadores e vai se modelando de acordo com o tempo (pressupostos básicos).


ID
534361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o  seguinte  item.


A comunicação auxilia o processo de controle dos indivíduos na organização e na facilitação do processo de tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Correto.


    Dessa forma, a comunicação é considerada um processo de mão dupla, pois não depende exclusivamente da pessoa que envia, mas também da pessoa que recebe. Assim, requer a ida (o envio da mensagem) e a volta (o retorno do recebedor, confirmando o entendimento). De acordo com Marchiori,5

      Comunicação é essencialmente uma ponte de significados que cria compreensão mútua e confiança, já que compreensão leva à aceitação ou não da mensagem, e a uma ação para quem recebe a mensagem.


  • Isso mesmo! Vimos na teoria que há 4 (quatro) funções da comunicação: controle das pessoas, fornecer motivação, prestar informações para a tomada de decisões e para a expressão emocional. Logo, a questão cita duas dessas funções. Correta.

  • De acordo com Chiavenato, a comunicação apresenta 04 funções básicas

    Controle: A comunicação funciona com um tipo de controle no comportamento das

    pessoas. Isso acontece, por exemplo, quando os funcionários seguem normas ou

    regulamentos (comunicação escrita), ou então quando comunicam qualquer problema aos

    seus superiores (comunicação verbal/oral).

    Motivação: A comunicação funciona como uma fonte de motivação. Por exemplo: através

    da orientação dos funcionários em relação aos objetivos organizacionais, feedbacks,

    avaliação de desempenho, reforço do comportamento desejável, etc.

    Expressão emocional: É através da comunicação que os indivíduos expressam seus

    sentimentos de satisfação ou insatisfação.

    Informação: A comunicação proporciona informação aos indivíduos, que os auxilia no

    processo de tomada de decisões.


ID
534364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a dinâmica das organizações, julgue o  seguinte  item.

A descentralização está cada dia mais sendo implementada nas organizações, pela necessidade de responder mais rapidamente às condições locais. A descentralização horizontal permite que o poder fique menos presente nas assessorias fora de linha.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, A descentralização está cada dia mais sendo implementada nas organizações, pela necessidade de responder mais rapidamente às condições locais. (certa até aqui) A descentralização horizontal permite que o poder fique menos presente nas assessorias fora de linha. (errada, é justamente o contrário)

    Segundo Mintzberg (1995), a descentralização ocorre porque nem todas asdecisões podem ser tomadas no centro devido a sutilezas de seu conteúdo e a correspondentedificuldade em transmiti-las. Em certas situações, somente a estrutura local pode compreenderaspectos intrínsecos da demanda e decidir pelo curso de ação adequado para atendê-la.Segundo o autor, a descentralização permite a organização responder mais rapidamente àscondições locais. Transmitir informações para a tomada de decisões de um centro para outrodemanda tempo na estrutura centralizada. Na estrutura descentralizada, esse processo pode setornar mais ágil e exigir menor fluxo entre níveis hierárquicos, estimulando a motivação nosmembros que a compõe.  

    https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/11481/DISSERTACAO%20Descentralizacao%20Unidades%20Tecnico%20Cientifica%20Policia%20Federal%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    De maneira generalizada, a descentralização vertical diz respeito à delegação do poder de tomada de decisão aos escalões inferiores da cadeia de autoridade, da cúpula estratégica para a linha intermediaria. Enquanto que a descentralização horizontal se dá pela transferência de poder dos gerentes aos não-gerentes (gerentes de assessoria, analistas, especialistas de apoio e operadores).

    https://www.passeidireto.com/arquivo/1200178/criando-organizacoes-eficazes---mitzberg/5

  • NA DESCENTRALIZAÇÃO AS TOMADAS DE DECISÕES ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DA OCORRÊNCIA DOS FATOS. OU SEJA, ESTÃO MAIS PRESENTES NAS ASSESSORIAS FORA DE LINHA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A descentralização está cada dia mais sendo implementada nas organizações, pela necessidade de responder mais rapidamente às condições locais. A descentralização horizontal permite que o poder fique menos presente nas assessorias fora de linha. Resposta: Errado.

  • "A organização linha-staff é uma combinação da organização linear e funcional, maximizando as vantagens de ambas e reduzindo as suas desvantagens, mas predominando as características lineares. Existem órgãos de linha (de execução ou de operação) e órgãos de staff (de consultoria, assessoria ou prestação de serviços especializados).

    As suas características principais são: fusão da estrutura linear com a estrutura funcional permitindo coexistência de linhas formais de comunicação com a prestação de assessoria funcional, separação entre órgãos operacionais (de linha) e órgãos de apoio (staff ou assessoria), permitindo a coexistência da hierarquia de comando e da especialização técnica." (Chiavenato; 2013)

  • Esta questao nao é direito administrativo

  • Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões, enquanto a gestão vertical é baseada na hierarquia.

    GAB E

  • A descentralização administrativa se divide em vertical e horizontal? Ou somente a Descentralização política?


ID
534367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações atuais estão utilizando grupos de trabalho, a fimde aumentar o desempenho das atividades na organização. Sãocriados a todo momento forças-tarefa, comissões permanentes eequipes de trabalho, fazendo que a organização se torne maiseficiente, inovadora e eficaz nas atividades que realiza.Com relação a esse assunto, julgue o  item  a seguir.

O aumento das equipes de trabalho se justifica, fundamentalmente, para elevar o nível de desempenho na organização. Um dos principais tipos de equipes existentes refere-se à equipe de trabalho autogerenciada. Em suas atividades, pode-se incluir o controle dos andamentos dos trabalhos realizados e a tomada de decisões operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente nessas equipes o controle é baixo - mas podemos levar controle dos andamentos como um BSC

  • ÊNFASE NAS EQUIPES DE TRABALHO. OS ANTIGOS DEPARTAMENTOS E DIVISÕES ESTÃO CEDENDO LUGAR A EQUIPES DE TRABALHO, DEFINITIVAS OU TRANSITÓRIAS. ESSA APARENTE "DESORGANIZAÇÃO" DO TRABALHO SIGNIFICA UMA ORIENTAÇÃO RUMO À FLEXIBILIDADE, À AGILIDADE, À MUDANÇA E À INOVAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Certíssimo. As equipes autogerenciadas possuem autonomia para gerenciar todo o processo de trabalho (sem qualquer chefia externa), e implementar soluções e assumem responsabilidade total pelos seus atos.

    Esse processo de levar a tomada de decisão para o nível operacional é chamado de empowerment.

    De acordo com Ribas, empowerment significa delegar o controle para que os colaboradores tenham responsabilidade sobre o seu trabalho e sobre as decisões que tomam.

    Gabarito: CERTO

  • Grupo de trabalho = Equipe para o CESPE?


ID
534370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações atuais estão utilizando grupos de trabalho, a fimde aumentar o desempenho das atividades na organização. Sãocriados a todo momento forças-tarefa, comissões permanentes eequipes de trabalho, fazendo que a organização se torne maiseficiente, inovadora e eficaz nas atividades que realiza.Com relação a esse assunto, julgue o  item a seguir.


Um grupo, tendo em vista sua sobrevivência e crescimento, deve buscar mecanismos que atendam às necessidades sociais de seus membros, objetivando a coesão de seus elementos e o alcance do pensamento grupal, o que, conseqüentemente, aumenta a capacidade de tomada de decisão do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto. Questão versa a clássica dicotomia "Grupo VS Equipe de Trabalho".

    CONSTRUINDO EQUIPES BEM-SUCEDIDAS

    Equipes bem-sucedidas apresentam as seguintes características:

    1. Compromisso com objetivos compartilhados;

    2. Consenso na tomada de decisões.

    3. Comunicação aberta e honesta,

    4. Liderança compartilhada.

    5. Clima de cooperação, colaboração, confiança e apoio. •

    8. Valorização dos indivíduos peia sua diversidade;

    7.. Reconhecimento do conflito e sua resolução positiva;



    Fonte: CHIAVENATO (2010: pág. 284)

  • Lá vai eu chorar.... rsrsr...

    Mas, falando sério! Esse tipo de questão é complicada, porque, embora, de fato, haja essa dicotomia entre grupo e equipe, há autores que tratam os dois termos como sinônimos. 

    Fiquei ainda mais confuso pelo texto que introduz a questão... vejam que ele utiliza inicialmente o termo grupo de trabalho, depois informa que são criadas equipes de trabalhos... ou seja, dá uma misturada nos termos, o que me levou a pensar que não estivesse tratando da diferença entre grupo e equipe. 

    Sei não... será que, em vez da dicotomia, o erro não seja outro? 

  • A questão descreve uma equipe.

    Um grupo de trabalho é a união de um determinado número de pessoas que trabalham em conjunto interagindo uns com os outros e dividindo algumas tarefas, tendo em vista objetivos inter-relacionados.

    Não há que se falar em sobrevivência e crescimento, pois há até mesmo grupos temporários de trabalho. Também não háque se falar em pensamento grupal, nem em tomada de decisão do grupo.

    No grupo de trabaho, cada membro recebe uma tarefa e a responsabilidade é individual. O trabalho final do grupo é a mera soma dos trabalhos individuais. Isso não ocorre na equipe. Nela, o trabalho da equipe é maior que a soma de trabalhos individuais e a responsabilidade é da equipe.

    Gabarito: ERRADA.
  • Um grupo, tendo em vista sua sobrevivência e crescimento, deve buscar mecanismos que atendam às necessidades sociais de seus membros, objetivando a coesão de seus elementos e o alcance do pensamento grupal, o que, conseqüentemente, aumenta a capacidade de tomada de decisão do grupo. Resposta: Errado.

    O grupo foi criado para atender uma finalidade específica de trabalho da organização, portanto, não deve haver qualquer pretensão para atender as necessidades desse grupo. Outro ponto é que agindo dessa forma não resulta do aumento da capacidade de tomada de decisão.

  • Errada

    Essa parte da questão está incorreta: "objetivando a coesão de seus elementos e o alcance do pensamento grupal, o que, conseqüentemente, aumenta a capacidade de tomada de decisão do grupo."

    Pensamento de grupo = medo de confrontar o grupo - Maria vai com as outras: membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. 

    O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo. O termo é freqüentemente usado em sentido pejorativo.

  • O enunciado descreve uma equipe de trabalho, questão errada.

    Grupos são formados para atender uma tarefa específica de trabalho, cada um trabalhando de forma individual, portanto não há como falar sobre atender as necessidades sociais dos membros, nem alcançar o pensamento grupal, nem aumentar a capacidade de tomada de decisão em grupo.

    Gabarito: ERRADO


ID
534373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A reengenharia e a qualidade são importantes modelos utilizadospelas organizações para o aumento de suas atividades e para amelhoria de suas relações com os clientes externos. Neste sentido,tendo em vista os dois modelos acima citados, julgue o item subseqüente.


Análise de Pareto, conhecida também como diagrama de Ishikawa, constitui ferramenta fundamental da qualidade que auxilia o gerente na classificação e na priorização dos problemas enfrentados nos processos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Erro grosseiro: Análise de Pareto, conhecida também como diagrama de Ishikawa, 

  • Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe. É um gráfico com a finalidade de organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. É uma das sete ferramentas da qualidade.
  • ERRADO

    ''...auxilia o gerente na classificação e na priorização dos problemas enfrentados nos processos organizacionais.''

    Outro erro: a questão menciona a funcionalidade da matriz GUT.

    ''A matriz GUT é uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar problemas.'' (Rennó-2015)

    Ademais, os problemas serão priorizados de acordo com a sua:

    Gravidade: Se o problema pode afetar muito os resultados da organização;

    Urgência: Se problema ocorrerá de forma rápida ou não; ou, se precisa ser resolvido rapidamente;

    Tendência: Se o problema acontece com certo grau de incidência; é como o problema impacta a organização com o passar do tempo devido a sua incidência contínua ou esporádica.

    Espero ter ajudado.

  • Análise de Pareto, conhecida também como diagrama de Ishikawa, constitui ferramenta fundamental da qualidade que auxilia o gerente na classificação e na priorização dos problemas enfrentados nos processos organizacionais. Resposta: Errado.

    Apenas por isso está errada a questão.


ID
534376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A reengenharia e a qualidade são importantes modelos utilizadospelas organizações para o aumento de suas atividades e para amelhoria de suas relações com os clientes externos. Neste sentido,tendo em vista os dois modelos acima citados, julgue o item subseqüente.


A dependência da inspeção em massa e a eliminação das barreiras entre os departamentos constituem princípios fundamentais definidos no método Deming na busca da qualidade nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Deming preconiza: 

    3º princípio: Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio


    9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço;


    Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.

  • Errado

    Sendo objeto!

    A dependência da inspeção em massa (Busca da qualidade deve ser contínua, não deve depender da inspeção em massa) e a eliminação das barreiras entre os departamentos constituem princípios fundamentais definidos no método Deming na busca da qualidade nas organizações.

  • A dependência da inspeção em massa e a eliminação das barreiras entre os departamentos constituem princípios fundamentais definidos no método Deming na busca da qualidade nas organizações. Resposta: Errado.

    É exatamente o contrário!


ID
534379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A reengenharia e a qualidade são importantes modelos utilizadospelas organizações para o aumento de suas atividades e para amelhoria de suas relações com os clientes externos. Neste sentido,tendo em vista os dois modelos acima citados, julgue o item subseqüente.


A combinação de vários processos em apenas um e a execução de um trabalho onde faz mais sentido fazê-lo são algumas das características dos processos que passaram por reengenharia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como certo. Penso o contrário e se alguém puder esclarecer por inbox (serei muito agradecida). Vejam o tópico 3. 


    CHIAVENATO (2009):  A reengenharia se fundamenta em quatro palavras-chave:

    1. Fundamental. Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental. As questões: por que fazemos o que fazemos? E por que fazemos dessa maneira? 

    2. Radical. Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

    3. Drástica. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Não aproveita nada do que existe. 

    4. Processos. A reengenharia reorienta o foco para os processos e não mais para as tarefas ou serviços, nem para pessoas ou para a estrutura organizacional. Busca entender o “quê” e o “porquê” e não o “como” do processo.


  • HAMMER APRESENTA ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA REENGENHARIA:


    1. ORGANIZAR O TRABALHO EM FUNÇÃO DE RESULTADOS E NÃO DE TAREFAS. (execução de um trabalho onde faz mais sentido fazê-lo)
    2. RECOLHER DADOS APENAS UMA VEZ: QUANDO SÃO GERADOS.
    3. INCLUIR PONTOS DE DECISÃO NO LUGAR ONDE O TRABALHO É EXECUTADO.
    4. INTRODUZIR CONTROLES NO PROCESSO DE INFORMAÇÃO.
    5. FAZER COM QUE AS PESSOAS QUE USAM O PROCESSO EXECUTEM O TRABALHO.

    6. TRATAR RECURSOS GEOGRAFICAMENTE DISPERSOS DE FORMA INTEGRADA.
    7. TRABALHAR EM PARALELO EM VEZ DE SEQUENCIALMENTE E, DEPOIS, INTEGRAR OS RESULTADOS. (combinação de vários processos em apenas um).

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Questão muito "aberta" gabarito pode ser certo ou errado


ID
534382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A reengenharia e a qualidade são importantes modelos utilizadospelas organizações para o aumento de suas atividades e para amelhoria de suas relações com os clientes externos. Neste sentido,tendo em vista os dois modelos acima citados, julgue o item subseqüente.


O estoque e as operações desnecessárias no processo de manufatura podem ser considerados como desperdícios, em virtude de não agregarem valor ao produto.

Alternativas
Comentários
  • A banca considerou o item como correto. Se modificarmos a estrutura, o candidato consegue chegar à conclusão:

    Em virtude de não agregarem valor ao produto, o estoque e as operações desnecessárias no processo de manufatura podem ser considerados como desperdícios


  • A CESPE forçou a barra: estoque = desperdício ?
    Ou o português dá questão está errada ou o gabarito da banca está. Não vejo outra alternativa.

  • Como que o estoque pode ser considerado algo que não agrega valor ao produto?

  • Acredito que a estocagem agrega valor ao produto sim, uma vez que o mesmo estará  menos propenso a avarias, limpo, embalado, em temperatura ambiente. Logo produto não estocado maior risco de danificação, arranhões, avarias, conservação etc. 

  • POODE SER DESPERDÍCIO DE TEMPO E ENERGIA PARA A OPERAÇÃO E POODE SER DESPERDÍCIO DE ESPAÇO PARA O ESTOQUE, PORQUE NÃO AGREGA VALOR AO PRODUTO.

     

    OU SEJA: SE NÃO AGREGA VALOR AO PRODUTO, ENTÃO PARA QUE EXECUTAR E PARA QUE ESTOCAR.

     

     

    GABARITO CERTO

  • Complicado essa questão: dizer que o estoque não agrega valor ao produto é tranquilo, mas daí concluir que é um desperdício?

    Bola pra frente, segue o jogo...


ID
534385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A área de recursos humanos tem recebido atenção especial nas  organizações atuais, buscando alcançar melhores resultados e desenvolver relações de compromisso entre o indivíduo e a organização. Nesse sentido, as organizações investem, entre  outros elementos, em treinamentos e nas avaliações de  desempenho. Com relação à administração de recursos humanos  e aos processos de avaliação, julgue o  seguinte  item.


O efeito de halo pode ser considerado como um fator que pode colocar em risco determinada entrevista de avaliação de desempenho, em virtude do fato de que uma característica específica pode influenciar a avaliação global do indivíduo, ocultando suas demais características.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_halo

  • O Efeito Halo é um erro de generalização. Foca-se em uma característica e ignora as demais.

    Exemplo o funcionário é bem relacionado, mas lento; o efeito Halo tenderá a ignorar a lentidão.

     

    Fonte: Carlos Xavier, Estratégia Concursos

  • CORRETA!

    Efeito Halo é a tendência que uma pessoa pode ter de generalizar avaliações positivas com base em poucos fatores observados. Há autores que dizem que ele é efeito de generalização (em geral!), desconsiderando o Efeito Horn. Tenha atenção!

    Prof. Carlos Xavier


ID
534388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A área de recursos humanos tem recebido atenção especial nas  organizações atuais, buscando alcançar melhores resultados e desenvolver relações de compromisso entre o indivíduo e a organização. Nesse sentido, as organizações investem, entre  outros elementos, em treinamentos e nas avaliações de  desempenho. Com relação à administração de recursos humanos  e aos processos de avaliação, julgue o  seguinte  item.


A avaliação de desempenho vem enfatizando cada vez mais os resultados e os objetivos alcançados pelos empregados da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Avaliação de desempenho "É um instrumento que, quando aplicado, determina se o desempenho de cada um satisfaz as necessidades pré-estabelecidas pela instituição e se atinge os objetivos e resultados esperados".

    http://www.ouvidoriageral.ba.gov.br/2011/09/26/orientacao-avaliacao-de-desempenho-motivacao-e-resultados/

  • CORRETA!

    A avaliação de desempenho busca medir o desempenho que as pessoas têm no exercício de suas atribuições na organização em relação aos padrões estabelecidos, metas e resultados esperados, competências e seu potencial de desenvolvimento.

    Ela julga o desempenho das pessoas buscando relacioná-lo com os objetivos da própria organização. Deste modo, é importante que a avaliação considere qual a contribuição que o trabalho de cada funcionário dá à organização como um todo.

    Robbins (2010) afirma que os principais elementos medidos em uma avaliação de desempenho são os resultados individuais da tarefa, os comportamentos e os traços individuais - sendo este último o menos importante.

    Prof. Carlos Xavier


ID
534391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de recursos humanos tem recebido atenção especial nas  organizações atuais, buscando alcançar melhores resultados e desenvolver relações de compromisso entre o indivíduo e a organização. Nesse sentido, as organizações investem, entre  outros elementos, em treinamentos e nas avaliações de  desempenho. Com relação à administração de recursos humanos  e aos processos de avaliação, julgue o  seguinte  item.


Em uma entrevista de seleção de pessoal, o entrevistador deve ouvir atentamente o candidato e encorajá-lo a fazer perguntas sobre a organização e sobre o trabalho que está pleiteando.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Entrevista de Seleção

    Para que haja um grau mais de confiabilidade nos resultados é necessário que duas providências sejam tomadas:

    1 - Treinamento dos Entrevistadores: Para alcançar os objetivos da entrevista todo entrevistador deve observar os seguintes aspectos: 1 Examinar seus preconceitos pessoais e dar-lhes o devido desconto. 2 Evitar perguntas do tipo “armadilha”. 3 Ouvir atentamente o entrevistado e demonstrar interesse por ele. 4 Fazer perguntas que proporcionem respostas narrativas. 5 Evitar emitir opiniões pessoais. 6 Encorajar o entrevistado a fazer perguntas sobre a organização e o emprego. 7 Evitar a tendência de classificar globalmente o candidato como apenas bom, regular ou péssimo. 8 Evitar tomar muitas anotações e registros durante a entrevista para poder dedicar-se mais atentamente ao candidato e não às anotações. 9 Ter em mãos, antes da entrevista, todas as características do cargo a ser preenchido, tais como: título do cargo, do superior hierárquico, uma descrição detalhada das tarefas que compõem o cargo, máquinas e equipamentos a serem utilizados no exercício do cargo, requisitos mentais exigidos, nível de instrução, responsabilidades inerentes ao cargo e outras informações concernentes. As empresas bem-sucedidas estão descentralizando totalmente as atividades de seleção de pessoal. Nelas o processo de seleção não está mais nas mãos de uma única pessoa e sim sob responsabilidade da equipe com que o candidato selecionado vai trabalhar. Casa equipe entrevista e escolhe seus futuros participantes. Nada melhor para a consolidação do espírito de equipe.

    2 – Construção do Processo de Entrevista: Dependendo das habilidades do entrevistador, pode-se lhe dar menor ou maior liberdade na condução da entrevista. Assim as entrevistas podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas em cinco tipos, a saber: 1 Entrevista totalmente padronizada – É a entrevista estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido. Ela pode assumir uma variedade de formas, como escolha múltipla, verdadeiro ou falso, sim ou não etc. As perguntas e as respostas são fechadas. O candidato deve escolher entre as respostas apresentadas. 2 Entrevista padronizada apenas quanto às perguntas ou questões – As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas ou livres. 3 Entrevista diretiva – Não especifica as questões mas o tipo de resposta desejada. 4 Entrevista não diretiva – Não específicas nem as questões nem as respostas. São as entrevistas informais, totalmente livres e cuja seqüência e orientação fica a cargo do entrevistador. O único problema deste tipo de entrevista é o que entrevistador pode despercebidamente esquecer ou omitir alguns assuntos ou informações.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjtYAH/administracao-rh?part=5


ID
534394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de recursos humanos tem recebido atenção especial nas  organizações atuais, buscando alcançar melhores resultados e desenvolver relações de compromisso entre o indivíduo e a organização. Nesse sentido, as organizações investem, entre  outros elementos, em treinamentos e nas avaliações de  desempenho. Com relação à administração de recursos humanos  e aos processos de avaliação, julgue o  seguinte  item.

No que se refere à administração de cargos e salários, pode- se dizer que responsabilidades envolvidas, condições de trabalho, requisitos mentais e requisitos físicos não são fatores válidos no método de avaliação por pontos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Método de avaliação por pontos, criado pelo americano Merrill R. Lott, rapidamente se tornou o método de avaliação de cargos mais usado nas empresas. É o mais aperfeiçoamento e utilizado dos métodos. A técnica é analítica: cargos são comparados através de fatores de avaliação em suas partes componentes. É também uma técnica quantitativa: são atribuídos valores numéricos (pontos) para cada elemento ou aspecto do cargo e um valor total é obtido pela soma dos valores numéricos (contagem de pontos). O método de avaliação por pontos se fundamenta em um trabalho prévio de análise de cargos e exige as seguintes etapas: escolha dos fatores de avaliação (requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho); ponderação dos fatores de avaliação; montagem da escala de pontos; montagem do manual de avaliação dos cargos através do manual de avaliação; delineamento da curva salarial.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABhUAAC/estrutura-analise-cargos-salarios


ID
534397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A área de recursos humanos tem recebido atenção especial nas  organizações atuais, buscando alcançar melhores resultados e desenvolver relações de compromisso entre o indivíduo e a organização. Nesse sentido, as organizações investem, entre  outros elementos, em treinamentos e nas avaliações de  desempenho. Com relação à administração de recursos humanos  e aos processos de avaliação, julgue o  seguinte  item.


A avaliação de desempenho, diferentemente dos relatórios periódicos de cada setor da empresa e da própria solicitação de gerentes, não constitui mecanismo válido para o levantamento de necessidades de treinamento na organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado.  RIBAS e SALIM ponderam:

    Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho consiste na possibilidade de fornecer feedback para a melhoria do desempenho dos servidores. Por esse motivo é necessário que se configure como um processo claro, sistemático e constante.

              Questão de Concurso

           

              (Cespe/Anac/Analista Administrativo/2012) A forma mais adequada de avaliar os desempenhos individuais e coletivos nas organizações públicas é realizar mensurações anuais com base em indicadores quantitativos.

              Gabarito: errado. A avaliação deve ser sistemática e constante, não sendo indicada apenas aplicação anual. Da mesma forma, os indicadores nem sempre serão quantitativos, podendo ser utilizados itens qualitativos.

      Outra importante função deste sistema caracteriza-se pela possibilidade de o empregado saber o que o chefe pensa sobre o trabalho executado, permitindo a possibilidade de melhoria.

      Além de proporcionar feedback aos funcionários, a avaliação de desempenho também serve:

      • como base na distribuição e alocação de recompensas, uma vez que as recompensas diretas e indiretas, além de promoções e movimentações, podem ser atreladas ao resultado da avaliação de desempenho;

      • como auxílio na tomada de decisões gerenciais, uma vez que a avaliação demonstra pontos de melhorias e pontos de destaque no desempenho dos funcionários;

      • como input no processo de identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento, tendo em vista que os resultados negativos apresentados na avaliação de desempenho demonstram a necessidade de melhoria do resultado dos funcionários por meio de ações de capacitação;

      • como validação do processo de seleção de pessoal, tendo em vista que, se o funcionário foi bem avaliado alguns meses após a contratação, significa que a seleção, e posterior escolha por ele, foi correta



ID
534400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


A abordagem prospectiva de cenários leva em consideração, entre outras coisas, a explicação do futuro pelo passado, a utilização de modelos deterministas e quantitativos e o fato de restringir-se a variáveis quantitativas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, ABORDOU O CONCEITO DA PROJETIVA. TROCOU OS CONCEITOS.

     Há duas abordagens básicas de previsão ambiental

    Abordagem projetiva: consiste em projetar os dados atuais para o futuro utilizando modelos deterministas e quantitativos. Em geral, essa abordagem explica o futuro usando a projeção do passado e considera um futuro único e certo de maneira determinista. Assim, costuma restringir-se a fatores e variáveis quantitativos, objetivos e já conhecidos. É a abordagem utilizada para situações em que as mudanças são previsíveis e gradativas. 

    Abordagem prospectiva: consiste em'prospectar o futuro usando uma visão global e holística, utilizando modelos de julgamento, probabilidades subjetivas, pareceres de profissionais e opinião de executivos como o método de análise estrutural- Delphi, impactos cruzados etc. Em geral, essa abordagem trata do futuro múltiplo e incerto por meio de variações qualitativas, quantificáveis ou não, subjetivas ou não, conhecidas ou não. A abordagem prospectiva mostra o futuro atuando como determinado pela ação presente.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAF6wAE/resumao-planejamento-estrategico

  • QUANDO FALAR DE CENÁRIOS, A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ DEVE TER EM MENTE É QUE NÃO SE TRATA DE UMA PREVISÃO DO FUTURO!

     

    TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO NOSSAS DECISÕES ATUAIS (HODIERNAS) PODERIAM IMPACTAR NA ORGANIZAÇÃO NO FUTURO. OU SEJA, UMA PREVISÃO PROBABILÍSTICA, E NÃO DETERMINÍSTICA.

     

    QUANTO À RELAÇÃO COM O PASSADO, A  ANÁLISE POR CENÁRIOS PRESSUPÕE QUE SITUAÇÕES PASSADAS SE REPETIRÃO NO FUTURO. OU SEJA, REALMENTE A EXPLICAÇÃO DO FUTURO É COM BASE NO PASSADO.

     

     

    TIPO DE ABORDAGEM                                         -                                      TIPO DE PLANEJAMENTO

    ABORDAGEM REATIVA (desconhece o futuro)------------------------------------- PLANEJAMENTO CONSERVADOR (estável)

    ABORDAGEM PROJETIVA (prepara-se para UM futuro) -------------------------- PLANEJAMENTO OTIMIZANTE (mutável)

    ABORDAGEM PROSPECTIVA (prepara-se para MULTIPLUS futuros)------------ PLANEJAMENTO ADAPTATIVO (altamente mutável e dinâmico)

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A abordagem prospectiva parte do presente para a criação de cenários futuros.

    A abordagem projetiva projeta o passado em um único cenário futuro.

    A abordagem reativa desconhece o futuro e estabelece um cenário conservador.

  • Abordagem projetiva:

    Por meio desta abordagem você consegue projetar um único cenário futuro. Por exemplo, cenário 1.

                         PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA ABORDAGEM PROJETISTA SÃO:

    Restringe-se a fatores e variáveis quantitativos, objetivos e conhecidos. Explica o futuro através do passado, por meio de um futuro único e certo

    Abordagens prospectivas:

    Por meio desta abordagem você consegue gerar múltiplos e incertos cenários. Por exemplo, cenário 1, cenário 2, cenário 3.

                        

    PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA ABORDAGEM PROSPECTIVAS SÃO:

    Ter uma visão global, sistêmica, holística;

    Possui variações (quantificáveis ou não, subjetiva ou não, conhecida ou não);

    Aqui você consegue criar múltiplos e incertos cenários para o futuro.  

  • Esse tema está dentro de alguma matéria específica?

  • A abordagem projetiva busca projetar o futuro baseando-se em experiências reais passadas. Essa abordagem cria um único cenário futuro e certo. Para tanto, utiliza-se de variáveis quantitativas, objetivas e conhecidas.

    A abordagem prospectiva, por sua vez, baseia-se nas ações atuais para criar diversos cenários futuros e incertos. A abordagem prospectiva utiliza variáveis qualitativas, quantificáveis ou não quantificáveis, objetivas ou subjetivas e conhecidas ou desconhecidas.

  • ERRADO!

    É o contrário.

    Projetiva se baseia no passado.

    Prospectiva se baseia no agora para futuros incertos!


ID
534403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


Algumas das vantagens do planejamento estratégico estão relacionadas às diretrizes para a implementação das atividades da organização, ao auxílio no processo de tomada de decisão e à minimização da probabilidade de erros e de outras surpresas negativas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.  Como bem definiu CHIAVENATO (2009, P. 343):  

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, que ela-faz e como faz. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos. O planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais.

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação âa organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do futuro do que daqueles de hoje.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta

    estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

    4. 0 planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Dada a diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha a todos.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.  

  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UM NORTE PARA O PLANEJAMENTO TÁTICO (para implantação das diretrizes) QUE, POR SUA VEZ, DA UM NORTE PARA O PLANEJAMENTO OPERACIONAL (para implantação das atividades).

     

     

    OU SEJA, UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO; FORMANDO, PORTANTO, UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA. MELHOR DIZENDO, NÃO EXISTE O TÁTICO SEM O ESTRATÉGICO E NÃO EXISTE O OPERACIONAL SEM O TÁTICO.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
534406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


A identificação das oportunidades que possam surgir a partir do ambiente externo é um dos principais elementos do planejamento estratégico e deve ser realizada por meio do mapeamento das diversas dimensões sociais e econômicas presentes no ambiente externo. Essas oportunidades deverão ser identificadas logo após a definição das estratégias e antes da definição das metas específicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Como você vai definir uma estratégia sem conhecer antes o seu ambiente externo?

    ERRO: Essas oportunidades deverão ser identificadas logo após a definição das estratégias e antes da definição das metas específicas.

  • Para Djalma Oliveira: o Planejamento Estratégico se inicia com o Diagnóstico Estratégico (CESPE):

    Fase I - diagnóstico estratégico

    Fase II - Missão da empresa

    Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos

    Fase IV - Controle e avaliação.


  • O MELHOR CAMINHO É EXAMINAR O AMBIENTE PRIMEIRO PARA DEPOIS DEFINIR AS ESTRATÉGIAS. QUANTO ÀS METAS, NÃO HÁ UM CONSENSO ENTRE OS DOUTRINADORES; LOGO PODE VIR ANTES OU DEPOIS DA ANÁLISE.

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • trocou a ordem : Fase I - diagnóstico; Fase II - Missão ; Fase III - Ferramentas ; Fase IV - Controle e avaliação ou fedback também estaria correto.

  • Não há consenso quanto a ordem das etapas do planejamento estrategico.


ID
534409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista o planejamento, julgue o  item  subseqüente.


A função de controle e avaliação pode ser utilizada como instrumento para corrigir determinado desempenho alcançado, garantir a eficiência no alcance das metas estabelecidas e informar se os recursos estão sendo utilizados da melhor maneira possível.

Alternativas
Comentários
  • Não deveria ser alcançar a eficácia das metas? 

  • GARANTIR a eficiência???? 

     

    Essa CESPE... 

  • CORRETO

    EFICIÊNCIA (NESSE CONTEXTO) = FAZER MAIS COM MESMA "QUANTIDADE DE RECURSO"

     

    CONTROLE/AVALIAÇÃO: Ajuda a garantir que meta estabelecida seja alcançada com EFICIÊNCIA.

     

    Nem sempre GARANTIR = Vai estar errado em ADM, quase sempre vai estar em INFORMÁTICA.

     

  • Função Controle

    Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.

    Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.

    O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.

    O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;

    2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;

    3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e

    4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.

    Controlar

    “Assegurar a realização de objetivos”

    Definir padrões de desempenho.

    Monitorar o desempenho.

    Comparar resultados com previsões – avaliar.

    Corrigir falhas e melhorar

    Fontes: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Em Administração, toda vez que fala em garantir alguma coisa eu fico com medo de marcar...

  • garantir.... joguei na regra, fechei o olho e marquei certo.


ID
534412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com base no conceito de empregado e empregador, julgue o  item  a seguir.  


Considere a seguinte situação hipotética.
Como sociólogo em uma organização não-governamental (ONG) voltada ao combate da discriminação no mercado de trabalho, Júlio César coordenava uma equipe de cinco pesquisadores. Recebia mensalmente valores fixos a título de ajuda de custo, sendo obrigado a prestar contas semanais de suas atividades diariamente desenvolvidas.

Nessa situação, pelo fato de a instituição referida não explorar atividade econômica, Júlio César não tem direito ao FGTS.

Alternativas
Comentários
  • Júlio César NÃO TEM DIREITO ao FGTS, mas, A RAZÃO DISSO NÃO DECORRE DO FATO DE A EMPRESA NÃO explorar atividade econômica, MAS, SIM, PORQUE ELE RECEBIA AJUDA DE CUSTO, QUE, POR NÃO INTEGRAR O SALÁRIO (CLT, ART. 457, § 2º), NÃO INTEGRA A REMUNERAÇÃO (CLT, ART. 457, caput); consequentemente, não sofre incidência do percentual a título de FGTS.

  • LEI 8036/90

    Art. 15. Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei nº. 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei nº. 4.749, de 12 de agosto de 1965.



  • ONG = Adm Indireta então tem que pagar fgts

  • "Como sociólogo em uma organização não-governamental (ONG) voltada ao combate da discriminação no mercado de trabalho, Júlio César coordenava (PESSOA FÍSICA/PESSOALIDADE) uma equipe de cinco pesquisadores. Recebia mensalmente valores fixos a título de ajuda de custo(ONEROSIDADE/CONTRAPRESTAÇÃO SALARIAL), sendo obrigado a prestar contas semanais de suas atividades (SUBORDINAÇÃO JURÍDICA/CONTRATO) diariamente (HABITUALIDADE/NÃO EVENTUAL/CONTÍNUO) desenvolvidas."

     

    Considerando a presença de todos os requisitos da relação de emprego, por força do contrato de trabalho, o funcionário possui direito aos depósitos de FGTS. Art 15 da LEI 8036/90 .

     

     
  • Ong não é Adm Indireta!

    Se eu estiver Boladamente enganado, favor mandar inbox.

     

    abs

     

    Gab Errado

  • Júlio não terá direito ao FGTS, pois a verba recebida (ajuda de custo) não tem natureza salarial e, portanto, não enseja o recolhimento de FGTS.

    O erro da questão está em afirmar que não há depósitos do FGTS porque se trata de instituição que não explora atividade econômica. Na verdade, ainda que explore atividade econômica, se admitir trabalhadores como empregados, deverá recolher o FGTS.

    Art. 2º, CLT - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. § 1º - Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

    Gabarito: Errado


ID
534415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com base no conceito de empregado e empregador, julgue o  item  a seguir.  


Considera-se empregado o motorista que presta serviços habituais a determinada empresa, em duas ou três ocasiões semanais, quando convocado, percebendo valores mensais, ainda que se faça substituir, em impedimentos ocasionais, por um de seus filhos, habilitados para essa função.

Alternativas
Comentários
  • Caracteriza-se vínculo de emprego quando há HABITUALIDADE E PESSOALIDADE! Não podendo o indivíduo mandar outro em seu lugar para exercer a função. Macete: S.O.P.A NÃO. PF

  • Afirmativa ERRADA. Observemos o que dispõe o art. 3º, da CLT:

    Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

     O dispositivo em tela estabelece os principais requisitos cuja presença, conjunta, se faz obrigatória, para a configuração do vínculo empregatício. Tais requisitos são: pessoalidade, não-eventualidade, onerosidade e subordinação. 

    No caso sob análise, percebe-se que faltam pelo menos dois desses requisitos: a pessoalidade e a não-eventualidade. Isso porque, restou consignado que o trabalhador, motorista, se faz substituir sempre que necessário, pelos seus filhos, sendo certo que o vínculo empregatício tem caráter personalíssimo.

    Segundo Godinho, a prestação é infungível, de modo que "a relação jurídica pactuada - ou efetivamente cumprida - deve ser, desse modo, intuitu personae com respetio ao prestador de serviços, que não poderá, assim, fazer-se substituir intermitentemente por outro trabalhador ao longo da concretização dos serviços pactuados". (DELGADO, Maurício Godinho, 2009, pág. 271)

    Além disso, o trabalho realizado na questão não denota natureza não-eventual, pois embora o motorista seja chamado a trabalhar duas a três vezes por semana - e veja-se que não importa, propriamente, a quantidade de dias trabalhados para caracterizar a não-eventualidade, mas sim a continuidade - ficou estabelecido que pode ele vir ou não a ser chamado ao serviço.

    Logo, percebe-se que poderá haver semanas, por exemplo, nas quais ele não será chamado. Portanto, tal dinâmica, efetivamente, descaracteriza a prestação de serviços não-eventual, pois a prestação dos serviços se vincula a evento certo, no caso, às corridas para as quais o trabalhador pode ou não vir a ser chamado.

    RESPOSTA: ERRADO




  • CLT - Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

    Não pode haver substituição. Para que haja pessoalidade, a pessoa física deve fazer ela mesma o serviço.

    E sem pessoalidade, não há vínculo empregatício.

  • Errado

     

    O trabalhador eventual é aquele que não está inserido nas atividades normais da empresa, prestando serviços esporadicamente e de curta duração.

  • Tudo bem, está correta. O grande problema, é que em uma outra questão, a CESPE afirma que o elemento da pessoalidade está atrelado ao contrato de trabalho e não ao trabalho propriamente dito. Daí fica difícil né?

  • Requisitos

     

     

    Pessoa física: empregado é sempre uma pessoa física, jamais será uma pessoa jurídica.

     

    Não eventualidade: há uma expectativa de continuação permanente da relação de emprego.

     

    Pessoalidade: o empregado deve prestar pessoalmente os serviços,ou seja, ele não poderá ser substituído. Lembre-se que a pessoalidade é em relação ao empregado e não em relação ao empregador.

     

    Subordinação jurídica: o empregado deve subordinar-se às ordens lícitas de seu empregador. Lembre-se que a subordinação é JURÍDICA.

     

    Onerosidade: há uma expectativa por parte do empregado no que se refere ao recebimento de salários. 

     

    Alteridade (para alguns doutrinadores é também requisito): o empregador assume os riscos da relação de emprego, não pode transferir os riscos do negócio para o empregado.

    ______________________________________

    OBS: Comentário copiado de um colega, o cara é bom, e eu copiei E COLEI NO WORD mesmo.

    Eu não lembro o nome dele. Mas tmj!

  • A substituição eventual descaracteriza a pessoalidade, que retrata justamente o caráter infungível, intuitu personae, da prestação de serviço laboral, o que impede a formação do vínculo.


    Resposta Errada.

  • Não confundir, assim como eu, com a doutrina de Mauricio Godinho Delgado: há situações de substituição do trabalhador sem que ocorra a supressão da pessoalidade, a exemplo do que ocorre com as substituições normativamente autorizadas (férias, licenças etc); caso esses substitutos sejam empregados da mesma empresa o substituto não eventual deverá ser beneficiado pelas vantagens inerentes ao cargo ocupado (art. 450 da CLT e Súmula 159 (item I, do TST).


ID
534418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com base no conceito de empregado e empregador, julgue o  item  a seguir.  


O médico que presta serviços na sede de uma grande indústria de alimentos, nos horários por ela definidos durante três dias da semana, percebendo valor mensal fixo, independentemente do número de trabalhadores atendidos, é considerado empregado, ainda que sua jornada não alcance oito horas diárias de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Correto. CLT. rt. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

  • A questão tenta nos induzir ao erro, usando a HABITUALIDADEnos horários por ela definidos -, porém são três dias na semana, caracterizando a não habitualidade e o trabalho é realizado mediante Contrapartida, como podemos ver no trecho; percebendo valor mensal fixo, havendo Onerosidade.

    CLT. rt. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

     

  • O (pessoalidade - artigo definido - pessoa específica) médico (pessoa física) que presta serviços na sede de uma grande indústria de alimentos, nos horários por ela definidos (subordinação) durante três dias da semana (não eventualidade), percebendo valor mensal fixo (onerosidade).

    Preenchidos os requisitos do artigo 3º da CLT, resposta correta.

  • O enunciado revela que estão presentes os requisitos da relação de emprego, o que se pode concluir a partir dos seguintes trechos: ✓ “O médico que presta serviços” = pessoalidade, pessoa física ✓ “nos horários por ela definidos” = subordinação jurídica ✓ “durante três dias da semana” = não eventualidade ✓ “percebendo valor mensal fixo” = onerosidade ✓ “independentemente do número de trabalhadores atendidos” = alteridade Importante ressaltar que o requisito “não eventualidade” não exige que a prestação laboral seja diária. Basta que haja previsão de repetibilidade, como é o caso.

    Gabarito: Certo 


ID
534421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com base no conceito de empregado e empregador, julgue o  item  a seguir.  


O trabalhador contratado para a reforma dos banheiros de uma residência familiar, em um determinado prazo, mediante valor fixo adiantado em parcelas semanais, deve ser considerado empregado, ainda que conte com o auxílio de um ajudante.

Alternativas
Comentários
  • Observemos o que dispõe o art. 3º, da CLT:
    Afirmativa ERRADA. 

    Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

     O dispositivo em tela estabelece os principais requisitos cuja presença, conjunta, se faz obrigatória, para a configuração do vínculo empregatício. Tais requisitos são: pessoalidade, não-eventualidade, onerosidade e subordinação. 

    No caso sob análise, percebe-se que faltam pelo menos um desses requisitos: a não-eventualidade. Ocorre que a prestação de serviços que se dá para um único e certo evento, previamente estabelecido e contratado denota, em verdade, a prestação de trabalho eventual. Para deixar mais claro o que ora se consigna, vejamos o que afirma, a este respeito, Maurício Godinho:

    "Pode-se formular a seguinte a seguinte caracterização do trabalho de natureza eventual: a) descontinuidade da prestação do trabalho, entendida como a não-permanência em uma organização com ânimo definitivo; b) não-fixação jurídica a uma única fonte de trabalho, com pluralidade variável de tomadores de serviços; c) curta duração do trabalho prestado; d) natureza do trabalho tende a ser concernente a evento certo, determinado e episódico no tocante à regular dinâmica do empreendimento tomador dos serviços; e) em consequência, a natureza do trabalho prestado tenderá a não corresponder, ao padrão dos fins normais do empreendimento". (DELGADO, Maurício Godinho, 2009, pág. 276)

    Portanto, sendo certo que a caracterização da relação empregatícia imprescinde da presença conjunta de todos os elementos previstos no dispositivo celetista, e sendo certo, ainda, que claramente a relação de trabalho estabelecida na hipótese da questão tem caráter eventual, não há de se falar, portanto, em relação de emprego. Cumpre ressaltar, apenas, e por fim, que o fato de o trabalhador contar com o auxílio de um ajudante, não descaracterizaria a relação de emprego, se esta estivesse configurada.

    RESPOSTA: ERRADO
  • Gabarito ERRADO

    Trata-se de um trabalhador eventual, cuja principal característica é a ausência do elemento da não-eventualidade

    Caracterização do trabalho de natureza eventual

    » Descontinuidade da prestação do trabalho, entendida como a não permanência do empregado em uma organização com ânimo definitivo.

    » Não fixação jurídica a uma única fonte de trabalho, com pluralidade variável de tomadores de serviços.

    » Curta duração do trabalho prestado.

    » Natureza do trabalho tende a ser concernente a evento certo, determinado e episódico no tocante à regular dinâmica do empreendimento tomador de serviços.

    » A natureza do trabalho prestado tenderá a não corresponder, também, ao padrão dos fins normais do empreendimento.

    bons estudos

  • Errado! Será trabalhador eventual, pois não a presença do elemento fático jurídico "não eventualidade" para caracterizar um empregado.

  • ELE É EVENTUAL

  • Errado

     

    Outra questão que ajuda a responder:

     

    Ano: 2004

    Banca: CESPE

    Órgão: TJ-AP

    Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

     

    Considera-se empregado o motorista que presta serviços habituais a determinada empresa, em duas ou três ocasiões semanais, quando convocado, percebendo valores mensais, ainda que se faça substituir, em impedimentos ocasionais, por um de seus filhos, habilitados para essa função.

     

    Errado.

     

    Fundamentação:

     

    O trabalhador eventual é aquele que não está inserido nas atividades normais da empresa, prestando serviços esporadicamente e de curta duração.

  • TRABALHADOR EVENTUAL

     

    Há prestação de serviços de forma ocasional, esporádica. Há atuação em atividades não permanentes na empresa.

  • QUESTÕES CESPE "ERRADAS", MAS POR MOTIVOS DIFERENTES


    O trabalhador contratado para a reforma dos banheiros de uma residência familiar, em um determinado prazo, mediante valor fixo adiantado em parcelas semanais, deve ser considerado empregado, ainda que conte com o auxílio de um ajudante. -> NÃO HÁ HABITUALIDADE (contratado para certo e único evento)


    Considera-se empregado o motorista que presta serviços habituais a determinada empresa, em duas ou três ocasiões semanais, quando convocado, percebendo valores mensais, ainda que se faça substituir, em impedimentos ocasionais, por um de seus filhos, habilitados para essa função. -> NÃO HÁ PESSOALIDADE (há "habitualidade" ainda que não exerça diariamente)

  • O enunciado revela que se trata de trabalho eventual, pois o serviço é esporádico, de curta duração e não há permanência. Além disso, o fato de contratar um ajudante denota certa autonomia do trabalhador, o que também poderia ensejar sua classificação como autônomo.

    Gabarito: Errado


ID
534424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com relação ao contrato de trabalho, julgue o  item  que se  segue.


As cláusulas que integram o contrato de trabalho podem ser livremente estabelecidas entre empregado e empregador, caso sejam respeitadas as disposições mínimas de proteção ao trabalho, as decisões das autoridades competentes e os ajustes coletivos pactuados no âmbito das categorias envolvidas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    Consolidação das Leis do Trabalho - CLT


    Art. 444 - As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

  • Certo

     

    Em complementação de acordo com a Reforma Trabalhista que entrará em vigor em 15.11.17

     

    Art. 444, Parágrafo único.  A livre estipulação a que se refere o caput deste artigo aplica-se às hipóteses previstas no art. 611-A desta Consolidação, com a mesma eficácia legal e preponderância sobre os instrumentos coletivos, no caso de empregado portador de diploma de nível superior e que perceba salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.”

     

    -> Autonomia da vontade

  • Questão desatualizada! Conforme redação da Reforma Trabalhista de 2017, o contrato faz lei entre as partes e pode contrariar o disposto em acordo ou convenção coletiva.
  • gabarito certo.

    atualizando conforme reforma do ano 2017:

    CLT Art. 444 - As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

    Parágrafo único. A livre estipulação a que se refere o caput deste artigo aplica-se às hipóteses previstas no art. 611-A desta Consolidação, com a mesma eficácia legal e preponderância sobre os instrumentos coletivos, no caso de empregado portador de diploma de nível superior e que perceba salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. (redação do ano 2017)   (PREVISÃO DO EMPREGADO HIPERSUFICIENTE)                    


ID
534427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com relação ao contrato de trabalho, julgue o  item  que se  segue.


Durante os finais de semana, período em que não há labor prestado, ocorre a suspensão do contrato de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Interrupção

  • Gabarito ERRADO

    O descanso semanal remunerado (DSR), também conhecido como repouso semanal remunerado (RSR) é hipótese de interrupção, pois é o dia em que o empregado não labora, mas, regra geral18, continua a receber o salário:

    CF/88, art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    (...)
    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    bons estudos

  • ERRADO CORRETO SERIA INTERRUPÇÃO

    *   Interrupção 

    ->nclui trabalho

    -> nclui renda


    * Suspençao

    -> em trabalho

    -> em renda


  • INTERRUPÇÃO.

  • CASO DE INTERRUÇÃO DO C.T.

  • Basta saber que o Descanso/Repouso Semanal é remunerado. Sendo Remunerado, trata-se de interrupção e não suspensão.

    O repouso semanal é regido pela lei 605/49.

  • ESQUEMA DO CASSIANO MESSIAS ..... 

     

    INTERRUPÇÃO

     → Férias ,

    → Descanso semanal remunerado ,

    → intervalos intrajornadas REMUNERADOS,

    → Faltas justificadas (abonadas),

    → Auxílio-doença nos 15 primeiros dias

    → Representação no CNPS , no Conselho curador do FGTS e CCP ,

    → Licença maternidade

    → Redução da jornada no curso do aviso prévio ,

    → Aborto não criminoso ,

    → Representante de entidade sindical que estiver participando de reunião oficial de organismo internacional compreendendo o tempo de ida e volta .

     

     

    SUSPENSÃO

     Faltas não justificadas

    Intervalos não remunerados ( ex : refeição e descanso → INTERJORNADA)

    Greve ( se houver pagamento durante a greve → interrupção )

    Afastamento previdenciário por doença ou acidente maior que 15 dias

    Aposentadoria por invalidez (durante o prazo para a efetivação do benefício art. 475 CLT).

    Suspensão disciplinar (Sanção disciplinar até 30 dias)

    Prisão provisória (aguardando ser julgado)

    Afastamento para inquérito de apuração de falta grave ( caso considerado inocente , receberá pelo período do afastamento → interrupção)

    Afastamento para participação em curso ou programa de qualificação (2 a 5 meses)

    Empregado Diretor de Sociedade Anônima (súmula 269 TST, lembrar que o tempo de serviço NÃO é computado, salvo se permanecer a subordinação jurídica)

    Empregado eleito para representação profissional ou sindical (regra)

    Violência doméstica contra a empregada por até 6 meses.

    - Encargo Público (§1º art. 483 CLT);

     


ID
534430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com relação ao contrato de trabalho, julgue o  item  que se  segue.


Afastado o trabalhador por dez dias, em razão de doença, ocorre a interrupção do contrato de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Afastamento previdenciário por doença ou acidente ATÉ 15 dias Quando o empregado fica afastado (por até 15 dias consecutivos) em virtude de incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual a Lei 8.213/91 (Plano de Benefícios da Previdência Social) prevê que a empresa deverá pagar o salário do empregado, e por isso configura-se a interrupção contratual:

    Lei 8.213/91, art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.
    (...)
    § 3º Durante os primeiros quinze dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

    bons estudos

  • resumindoooo


    0-15 ----> interrupcao ( aqui a empresa pagagagagagagagaggagagagag)

    15- .... > suspensão (aqui a empresa nao oooaoaoaoaoao paga o salario )

  • Questão desatualizada:

    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

    Subseção V

    Do Auxílio-Doença

    Art. 60. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz. (Redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

    § 3º Durante os primeiros trinta dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença ou de acidente de trabalho ou de qualquer natureza, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário integral.

  • 15 primeiros dias de afastamento --> Auxilio- doença OU aposentadoria por invalidez --> Empresa paga = INTERRUPÇÃO

    A partir do 16 dia de afastamento --> Auxílio doença OU aposentadoria por invalidez --> Previdencia paga = SUSPENSÃO

     

    InterrupÇão -> Com salário

    → O empregado não trabalha, mas recebe salário.

    → Há contagem de tempo de serviço

    → Há recolhimento do FGTS

     

     Suspensão ->  $em salário

    → O empregado não trabalha e não recebe.

    → Sem contagem de tempo de serviço

     Em regra, sem recolhimento do FGTS (Exceção: I - Prestação de serviço militar; II - Acidente de Trabalho).

     

    Súm. 440. Auxílio-doença acidentárioAposentadoria por invalidez. Suspensão do contrato de trabalho. Reconhecimento do direito à manutenção de plano de saúde ou de assistência médica – Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012

     

     

     Gabarito: CERTO

  • Teve uma emenda e os 30 dias cairam por terra continuou 15, Mas a emenda de autoria do deputado federal Laércio Oliveira garantiu a manutenção da regra dos 15 dias.

  • Desconsiderem o comentário do Aloir. Realmente, em razão de MP houve um período em que a empresa ficaria responsável pelos primeiros 30 dias de afastamento, no entanto, quanto a este particular a referida norma não permaneceu em vigor, voltando a valer a redação citada pelo Renato. Dessa forma, a questão não se encontra desatualizada.

  • ESQUEMA DO CASSIANO MESSIAS ..... 

     

    INTERRUPÇÃO

     → Férias ,

    → Descanso semanal remunerado ,

    → intervalos intrajornadas REMUNERADOS,

    → Faltas justificadas (abonadas),

    → Auxílio-doença nos 15 primeiros dias

    → Representação no CNPS , no Conselho curador do FGTS e CCP ,

    → Licença maternidade

    → Redução da jornada no curso do aviso prévio ,

    → Aborto não criminoso ,

    → Representante de entidade sindical que estiver participando de reunião oficial de organismo internacional compreendendo o tempo de ida e volta .

     

     

    SUSPENSÃO

     Faltas não justificadas

    Intervalos não remunerados ( ex : refeição e descanso → INTERJORNADA)

    Greve ( se houver pagamento durante a greve → interrupção )

    Afastamento previdenciário por doença ou acidente maior que 15 dias

    Aposentadoria por invalidez (durante o prazo para a efetivação do benefício art. 475 CLT).

    Suspensão disciplinar (Sanção disciplinar até 30 dias)

    Prisão provisória (aguardando ser julgado)

    Afastamento para inquérito de apuração de falta grave ( caso considerado inocente , receberá pelo período do afastamento → interrupção)

    Afastamento para participação em curso ou programa de qualificação (2 a 5 meses)

    Empregado Diretor de Sociedade Anônima (súmula 269 TST, lembrar que o tempo de serviço NÃO é computado, salvo se permanecer a subordinação jurídica)

    Empregado eleito para representação profissional ou sindical (regra)

    Violência doméstica contra a empregada por até 6 meses.

    - Encargo Público (§1º art. 483 CLT);


ID
534433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Com relação ao contrato de trabalho, julgue o  item  que se  segue.


A suspensão do trabalhador por 45 dias, em razão de infração contratual grave por ele praticada, acarreta a extinção do contrato de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 474 - A suspensão do empregado por mais de 30 (trinta) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.

  • Entendo que essa questão deveria ter sido anulada, pois a suspensão, acima de 30 dias feita pelo empregador, acarreta rescisão injusta do contrato de trabalho, o que não foi abordado na questão. Sendo assim, entendo que a faltou clareza nessa assertiva ao ocultar a palavra "injusta".

  • CERTA.

  • Gregory, pra CESPE nem sempre o incompleto é o errado

ID
534436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito da jornada de trabalho e do trabalho noturno, julgue  o  item  subseqüente.


Mediante acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho, pode a jornada de 8 horas diárias, ou 44 horas de trabalho semanal, ser majorada, independentemente de qualquer acréscimo salarial.

Alternativas
Comentários
  • Art. 413, I, da CLT:

    art. 413. É vedado prorrogar a duração normal diária do trabalho do menor, salvo: I – até mais 2 (duas) horas, independentemente de acréscimo salarial, mediante convenção ou acordo coletivo nos termos do Título VI desta Consolidação, desde que o excesso de horas em um dia seja compensado pela diminuição em outro, de modo a ser observado o limite máximo de 48 (quarenta e oito) horas semanais ou outro inferior legalmente fixado; 

  • esse independente ME PEGOUUUUUU  


    UYASHUSAHUASHASUHASUHSUHASUAHSUS


    SO EU ?????

  • Poxa vida, ficou faltando a condição essencial para essa possibilidade que é "desde que o excesso de horas em um dia seja compensado pela diminuição em outro..." (art. 413, I, CLT). Questão mal feita do caramba!!!

  • Boa questão, tem semana espanhola e hora extra de um dia compensada em outro...

  • Acho que a justificativa da questão não está no art. 413, que trata do trabalho do menor, mas no art. 59:

     

    Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo
    individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
    [...]

    § 2o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso
    de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia
    , de maneira que não exceda, no período
    máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas
    diárias
    .
     

    A questão fala em prorrogação da jornada diária ou da semanal, de maneira que não desatende ao requisito de não exceder à soma das jornadas semanais ao longo do ano.

  • Resposta: Certo.

    Colega Virgo Shaka, creio que você resolveu o mistério! Os outros artigos juntados falam do trabalho do menor.

  • GABARITO : CERTO

    É a hipótese do banco de horas: a jornada é majorada em até 2 horas por dia e fica "dispensado o acréscimo de salário", pois se compensa o serviço extraordinário.

    CLT. Art. 59. § 2.º Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.

    Assim também a semana espanhola, em que a jornada é majorada para 48 horas semanais, compensando-se o que excede ao limite constitucional na semana seguinte.

    TST. OJ SDI-I nº 323. É válido o sistema de compensação de horário quando a jornada adotada é a denominada "semana espanhola", que alterna a prestação de 48 horas em uma semana e 40 horas em outra, não violando os arts. 59, § 2º, da CLT e 7º, XIII, da CF/1988 o seu ajuste mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.


ID
534439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito da jornada de trabalho e do trabalho noturno, julgue o  item  subseqüente.


O labor desenvolvido em turnos ininterruptos de revezamento deve ter a duração máxima de oito horas diárias, salvo previsão contrária em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º:

    XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva

  • ERRADO

    SUM-360  TURNOS  ININTERRUPTOS  DE  REVEZAMENTO.  INTERVALOS INTRAJORNADA  E  SEMANAL  (mantida)  -  Res.  121/2003,  DJ  19,  20  e 21.11.2003.

    A interrupção do trabalho destinada a repouso e alimentação, dentro de cada tur-no,  ou  o  intervalo  para  repouso  semanal,  não  descaracteriza  o  turno  de  revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7º, XIV, da CF/1988.


  • VAMOS LEMBRAR que se for turno ININTERRUPTO DE 6 HORAS...  6--8... essas duas horas entre eles nao SERAO PAGAS COMO HORAS EXTRAORDINARIASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS


    TENDEU


    TEM UMA SUMULAAA SO QUE ESQUECI O NUMERO HAUSHASUHSUHASUHASUSH


    FACA MUITAS QUESTOES POIS A CESPE SEMPRE REPETE... ESSE EH O CASSO


    BONS ESUTODS

  • RUMO AO TRT. fiz todas as qustôes (122)

  • Gabarito: ERRADO

     

    TURNOS ININTERRUPTOS DE REVESAMENTO (TIR): Base constitucional -> Art. 7º, XIV, CF

       > Para ser caracterizado o TIR É IMPRESCINDÍVEL (indispensável) que haja significativa ALTERNÂNCIA DE HORÁRIOS DE TRABALHO  e que compreenda dia e noite, não sendo suficiente para sua caracterização a mera jornada de 06 horas.

     

    OJ-SDI1-360 TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO. DOIS TURNOS. HORÁRIO DIURNO E NOTURNO. CARACTERIZAÇÃO
    Faz jus à jornada especial prevista no art. 7º, XIV, da CF/1988 o trabalhador que exerce suas atividades em sistema de alternância de turnosainda que em dois turnos de trabalho, que compreendam, no todo ou em parte, o horário diurno e o noturno, pois submetido à alternância de horário prejudicial à saúde, sendo irrelevante que a atividade da empresa se desenvolva de forma ininterrupta.

     

    Qualquer equívoco informar inbox.

  • Gabarito:"Errado"

    CF, Art. 7º, XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.


ID
534442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito da jornada de trabalho e do trabalho noturno, julgue o  item  subseqüente.

Mediante previsão em acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho, pode ser adotado o regime de prorrogação e compensação de jornada, desde que respeitado o limite diário máximo de dez horas e o limite temporal máximo de doze meses para apuração de eventual saldo horário não-compensado e que deverá ser remunerado.

Alternativas
Comentários
  • CLT, art. 59, § 2o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.

  • GAB OFICIAL: CERTO


    GAB PÓS REFORMA: CERTO

    Art. 59. § 2o  Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias. 

  • Gabarito:"Certo"

    Complementando...

    TST, OJ nº 323 SBDI-I. É válido o sistema de compensação de horário quando a jornada adotada é a denominada "semana espanhola", que alterna a prestação de 48 horas em uma semana e 40 horas em outra, não violando os arts. 59, § 2º, da CLT e 7º, XIII, da CF/1988 o seu ajuste mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.


ID
534445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito da jornada de trabalho e do trabalho noturno, julgue o  item  subseqüente.


O labor noturno, assim compreendido aquele prestado entre 22 h e 5 h do dia seguinte, gera direito à percepção de adicional de 25%, salvo havendo acordo coletivo ou convenção coletivas dispondo em contrário.

Alternativas
Comentários
  • CF, art. 7º, IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    CLT, Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.

    § 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos. 

    § 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte

  • ERRADO. 25% é para Trabalhador Rural.

    ADICIONAL NOTURNO. TRABALHADOR RURAL.

    Considera-se noturno o trabalho agrícola desenvolvido entre as 21 horas de um dia e 05 horas de outro, com um acréscimo de 25%, levando em consideração a hora como sendo de 60 minutos, força da Lei nº 5.589/73.

    FONTE: http://trt-4.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/3907298/recurso-ordinario-ro-952871-rs-00952871

  • Gabarito ERRADO

    Trabalhador urbano
    = 20% de adicional noturno
    22h ~> 5h   (possui hora ficta = 52m 30s)

    Trabalhador rural = 25% de adicional noturno
    Lavoura:   21h ~> 5h    (Não possui hora ficta)
    Pecuária: 20h ~> 4h

    bons estudos

  • Gabarito:"Errado"

    CLT, art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.

  • Adicional noturno

    -Urbano = 20%

    -Rural = 25%


ID
534448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito dos direitos sociais previstos na Constituição da República, julgue o  item  seguinte.


O repouso semanal não deve ser concedido ao trabalhador que houver faltado injustificadamente ao trabalho no decorrer da semana.

Alternativas
Comentários
  • Deverá ser concedido, mas não deverá ser pago. 

  • Gabarito ERRADO

    Lei 605 que disciplina o DSR

    Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local

    Art. 6º Não será devida a remuneração quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho

    bons estudos

  • O repouso semanal não deve ser concedido ao trabalhador que houver faltado injustificadamente ao trabalho no decorrer da semana. --- NA VDD, A CESPE FOI FDP.... O CERTO EH REPOUSO SEMANAL REMUNERADOOODODODODODODODODOD



    BONS ESTUDOSSSSS

  • O que não é concedida é a remuneração, com base no artigo 6º da Lei 605/1949. Gabarito Errado.

  • O REPOUSO DEVE, A REMUNERAÇÃO É QUE NÃO SERÁ CONCEDIDA

  • O repouso sempre será concedido, o que pode ser perdido é a remuneração relativa ao respectivo repouso.


ID
534451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito dos direitos sociais previstos na Constituição da República, julgue o  item  seguinte.


A gratificação natalina — integral ou proporcional — apenas não é devida quando rescindido o contrato por justa causa praticada pelo empregado.

Alternativas
Comentários
  • O artigo 3º da lei 4.090/62 traz disciplina sobre o pagamento da gratificação natalina proporcional, dispondo que é devida quando a dispensa do empregado ocorrer sem justa causa. No entanto, a gratificação natalina integral é devida mesmo que haja justa causa.  

  • Gabarito CERTO

    Dispensa com justa causa. (despedida motivada por justa causa obreira, dispensa por justa causa).


    O empregado faz jus ao:

    1) +1 ano de trabalho:

    Saldo dos dias trabalhados

    Férias vencidas, se houver.

    Salário-Família


    2) -1 ano de trabalho:

    Saldo dos dias trabalhados

    Salário-Família


    Empregado perderá:

    ·  Aviso prévio

    ·  13.º salário proporcional (gratificação natalina)

    ·  Férias proporcionais

    ·  Movimentação e multa de 40% do FGTS

    ·  Seguro Desemprego


    bons estudos

  • Discordo do gabarito da questão, pois não é devido apenas o 13º proporcional, já o integral é devido.

  • Tbem acho que o 13º integral é devido mesmo havendo justa causa

  • Questão errada: SÓ O PROPORCIONAL NÃO É DEVIDO, já o integral sim, porque já compõe o patrimônio do trabalhador, mesmo que dispensado motivadamente (por justa causa).

    "Sonhar é acordar para dentro!!" - Mário Quintana

  • Gabarito:"Passível de anulação"

    A Constituição da República, em seu artigo 7º, inciso VIII, prevê o 13º salário entre os direitos sociais dos trabalhadores. Já o artigo 60 informa que os direitos e garantias individuais não podem ser extintos ou alterados por emenda constitucional. Seriam, assim, chamadas de cláusulas pétreas, que só podem ser ampliadas, nunca reduzidas. Assim, o 13º salário estaria garantido para sempre.

    Todavia, a questão é controvertida, e há quem entenda que é possível alterar os direitos garantidos aos trabalhadores na Constituição por não se tratarem de direitos individuais. Enquanto o artigo 5º está inserido no capítulo dos direitos e deveres individuais e coletivos, o artigo 7º, que trata dos direitos dos trabalhadores, está no capítulo seguinte, dos direitos sociais. Logo, segundo essa corrente, caberia emenda à Constituição para suprimir ou reduzir o direito ao 13º.


ID
534454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A propósito dos direitos sociais previstos na Constituição da República, julgue o  item  seguinte.


O direito ao gozo de férias deve ser concedido pelo empregador nos doze meses seguintes à sua aquisição, podendo o trabalhador, caso não haja prejuízo para sua saúde, converter em abono a metade do período a que tiver direito.

Alternativas
Comentários
  • Art. 143 - É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

  • GABARITO ERRADO

     

    -APENAS 1/3 

     

    OBS:LEMBRANDO QUE ATÉ 20 DIAS É PARCELA INDENIZATÓRIA.

  • ABONO PECUNIÁRIO DE FÉRIAS

    Art. 143 - É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

     

    VÁ E VENÇA! SEMPRE!

  • 1/3.

  • Apenas para fins de estudos, o prazo para se requerer a conversão de 1/3 dos dias de férias em abono pecuniário é de até 15 (quinze) dias antes do término do período aquisitivo.


ID
534457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item  abaixo.


A posse e o exercício de qualquer funcionário público estão condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores de seu patrimônio privado, a ser arquivada no serviço de pessoal competente

Alternativas
Comentários
  • Correto.


    § 5o No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

      § 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.


  • Sinceramente, entendo que essa questão está ERRADA, pois, segundo a legislação, não há referência - como citado pela Vanessa IPD - de que o exercício está condicionado a apresentação dessa declaração.  Diz-se: No ato da posse, o servidor...

    A não ser que seja uma questão envolvendo também raciocínio lógico.  Fala sério!!!

  • A Lei 8.112/90 não traz esta condição para a entrada em exercício, mas tão somente à posse (Art.13 parágrafo 5).

  • A Lei não menciona exercício, mas se você entrou em exercício foi porque cumpriu os requisitos da posse. Eu marquei como correta.

  • GABARITO: CERTO

    Lei n° 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa)

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.
  • GABARITO: CERTO.

     

    A Lei 8.112/90 no art. 13, § 5º, menciona apresentar tal declaração  no ato da POSSE  (TÃO SOMENTE).

     

    Já a Lei n° 8.429/92 ( LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), no art. 13, menciona o seguinte: A POSSE e o EXERCÍCIO de agente público FICAM CONDICIONADOS à apresentação de declaração  dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

     

    Resumindo:      Pelo Estatuto - No ato da POSSE

                                 Pela Lei de Improbidade Administrativa -  No ato da POSSE, bem como ao entrar em EXERCÍCIO.

     

  • Funcionário público o que é isso ????????

  • DECRETO-LEI No 1.713, DE 28 DE OUTUBRO DE 1939.

     Art. 2º Funcionário público é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Essas divergencias de nomeclaturas arrebentam.

     

  • "funcionário público"

  • Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, é correto afirmar que: A posse e o exercício de qualquer funcionário público estão condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores de seu patrimônio privado, a ser arquivada no serviço de pessoal competente


ID
534460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item  abaixo.


O funcionário público que realizar operação financeira, aceitando garantia insuficiente ou sem a devida idoneidade, pratica ato de improbidade administrativa atentatório aos princípios da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

      VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

  • Deve ser lembrada uma coisa importante: A unica que admite a forma culposa é a improbidade que causam prejuízo ao Erário. Então, todas as afirmativas que contenham expressões do tipo: "sem observância das formalidades"; "sem observância das normas legais e regulamentares" "agir negligentemente"; "sem estrita observância das normas pertinentes" farão parte necessariamente desse tipo de improbidade, porque todas essas ações exprimem descuido e negligência no tocante à observação de certa formalidade legal ou regulamentar, que em outras palavras, quer dizer uma ação culposa. Repito, estas condutas jamais poderão ser decorrentes de "improbidade que importam enriquecimento ilícito"  e muito menos "atos de improbidade que atentam contra os princípios da Administração pública, haja vista que estes são frutos de uma ação necessariamente dolosa. 

  • Agir ou deixar de agir (no caso específico) em contra-partida ao recebimento indevido por parte de outrem não atenta contra os princípios da Administração Pública. E devidamente PROBO lesar o erário. E o que a questão está dizendo. Estupidamente mal formulada. Questões assim acabam com o sonho de quem estuda sério pra passar em concurso.

  • Errado.

    O erro está em afirmar que será atentatório aos princípios da administração pública, mas o correto é atentatório ao prejuízo ao erário. 
  • Garantia insuficiente ou inidônea:  Prejuízo ao Erário.

  • Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa LESÃO AO ERÁRIO qualquer AÇÃO ou OMISSÃO, DOLOSA ou CULPOSA, QUE ENSEJE PERDA PATRIMONIAL, DESVIO, APROPRIAÇÃO, MALBARATAMENTO ou DILAPIDAÇÃO dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    VI - REALIZAR operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou ACEITAR garantia insuficiente ou inidônea;

    ERRADA

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 
     
    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

  • ERRADO

    Causa LESÃO AO ERÁRIO

  • O funcionário público que realizar operação financeira, aceitando garantia insuficiente ou sem a devida idoneidade, pratica ato de improbidade administrativa atentatório aos princípios da administração pública.(errado)

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

     VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

    Bendito serás!!


ID
534463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item  abaixo.


O serventuário que negar publicidade aos atos oficiais estará praticando ato de improbidade administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Correto.


    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

     I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;

      II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;

      III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

      IV - negar publicidade aos atos oficiais;


  • Significado de Serventuário

    s.m. Aquele que serve em emprego ou ofício.
    Funcionário da justiça (escrivães, oficiais de registros públicos etc.).


  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    ...

    IV - negar publicidade aos atos oficiais;

  • Uma das situações improbidade administrativa: iv-negar publicidade aos atos oficiais Bendito serás!!

ID
534466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item  abaixo.


O funcionário da fazenda pública pode permitir, em caráter de urgência e relevância, que haja concessão de benefício fiscal para determinadas empresas sem a necessária observância das formalidades legais ou regulamentares.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


     Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

      Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.


  • Se, como a questão mesma diz, a  observância das formalidades legais ou regulamentares é NECESSÁRIA, o funcionário da fazenda pública NÃO pode permitir concessão de benefício fiscal sem cumprí-las, mesmo quando se tratar de urgência e relevância. A própria questão já nos diz que, mesmo em casos de urgência e relevância, essa observância é premente.

  • Gabarito: errado

    --

    Lei 8429. Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    VII - conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    VII - conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;
     

  • ART 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário

     

    VII - conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;


ID
534469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


A responsabilidade civil do servidor público decorre de atos comissivos ou omissivos, dolosos ou culposos, que resultem em prejuízos ao erário, cabendo ação regressiva, em caso de prejuízos causados a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    A responsabilidade civil do servidor público pela prática, no exercício de suas funções, de ato que acarrete prejuízo ao erário ou a terceiros pode decorrer tanto de ato omissivo quanto de ato comissivo, doloso ou culposo.

    GABARITO: CERTA.

  • apenas complementando:


    lei 8.112

      Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

      § 1o A indenização de prejuízo dolosamente causado ao erário somente será liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execução do débito pela via judicial.

      § 2o Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.


  • Prejuízo ao erário: exige dolo ou culpa

    Enriquecimento ilícito: apenas dolo

    Violação aos principios da Adm: apenas dolo

  • Nada mais é que a responsabilidade subjetiva. Parem elocubrar.

  • Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, é correto afirmar que:  A responsabilidade civil do servidor público decorre de atos comissivos ou omissivos, dolosos ou culposos, que resultem em prejuízos ao erário, cabendo ação regressiva, em caso de prejuízos causados a terceiros.


ID
534472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


O servidor que for responsabilizado civil e administrativamente poderá cumular essa responsabilização com as sanções penais, uma vez que tais sanções são interdependentes.

Alternativas
Comentários
  • Olhos de águia para perceber o erro da questão INTERDEPENDENTES (o certo seria independentes).

    Não sou de mimimi, mas isso lá é questão de boa-fé :S

  • Sacanagem... todo cuidado é pouco. 

  • in·ter·de·pen·den·te 

    adjetivo de dois gêneros

    Diz-se das coisas que dependem umas das outras.


    "interdependentes", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/interdependentes [consultado em 19-11-2014].

  • Obrigado Cespe, nunca mais errarei !

  • SÃO INDEPENDENTES.

    interdependentes> dependem uma das outros!

  • Caí como um rato!
  • Que pegadinha escrota!

     

  • Gab. Errada.

    INDEPENDENTES, criatura!!!!

    Puts!

    Li no automático.

  • Depois que vi o gráfico com o percentual de erros e acertos minha conciência maneirou mais um pouco em ter errado essa questão.

     

    INTERDEPENDENTES      INDEPENDENTES

    INTERDEPENDENTES      INDEPENDENTES

    INTERDEPENDENTES      INDEPENDENTES

    INTERDEPENDENTES      INDEPENDENTES

  • O correto seria: O servidor que for responsabilizado civil e administrativamente poderá cumular essa responsabilização com as sanções penais, uma vez que tais sanções são INDEPENDENTES.

  • esse foi de lascar 

  • AS SANÇÕES CIVIL,PENAL e ADMINISTRATIVA são cumulativas ,mas independentes.

  • CASCA DE BANANA!

    Leia devagar

    Leia devagar

    Leia devagar

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa tá boa para um psicoteste!! Atenção Concentrada!! Para julgar conhecimento é um lixo!

  • Isso é emboscada, crime premeditado sua Cespe.KKKKKKKKKk

  • É cilada bino...kkkk

    eu até ri quando eu li interdependente kkk

  • INTERDEPENDÊNCIA = Diz-se das coisas que dependem umas das outras.Que apresenta interdependência, dependência mútua, relação de dependência entre uma coisa e outra.

    Na Lei = INDEPENDENTES .

  • Em 30/09/20 às 10:35, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 12/06/16 às 13:22, você respondeu a opção C.!

    Mesmo após 4 anos, nunca esqueci essa palavra rs

  • interdependência, dependência mútua, relação de dependência entre uma coisa e outra. Logo, a questão está errada pois as esferas são independentes entre si.

  • caí na armadilha de satanás. q ódios!

  • Eu li independente rsrsrs
  • O servidor que for responsabilizado civil e administrativamente poderá cumular essa responsabilização com as sanções penais, uma vez que tais sanções são interdependentes.(errado)

    Independentes não é igual a interdependentes

    Bendito serás!!


ID
534475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


O servidor submetido a suspensão pode ter sua penalidade convertida em multa, de acordo com a conveniência do serviço e na base de valor relativa ao dia de vencimento.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 


    Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

      § 1o Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

     § 2o Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.


  • O servidor submetido a suspensão pode ter sua penalidade convertida em multa, de acordo com a conveniência do serviço e na base de valor relativa ao dia de vencimento. 

    A lei fala que é na base de 50% por dia de vencimento.

    entendi que a questão fala na base de 1 dia ou seja 100% do dia.


  • Priscila, concordo com você. Achei a questão mal formulada, dá a entender que a base de valor é de 1 dia inteiro de vencimento e não à 50% como diz a lei.

    Essa é a nossa CESPE! rsrs

  • 8112. Art. 130


    § 2o Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.


    A questão devia ser anulada!!!


  • Certo

    Entendo os reclamas dos colegas, mas a despeito da redação do item ser confusa, se olharmos com muita atenção, de fato está correto.

    O item diz: (...) de acordo com a conveniência do serviço e na base de valor relativa ao dia de vencimento. Notem que ele não fala "relativa a um dia de vencimento", mas numa base de valor que tem como referência um dia de vencimento, tanto que ele usa "ao" e não "o". Só pra registrar que também errei, fiquei p... rsrs, mas depois ao ler com calma, vi que apesar de danadinha, a questão está mesmo certa, tanto que não foi anulada, aposto que à época muita gente deve ter entrado com recurso!

     




  • Quem errou essa questão e ficou puto como eu, é só ler o comentário do colega Klaus Serra, abaixo. Questãozinha escrota essa. 

  • Gab. Certa.

     

    Art. 130, §2°- Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% do dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço. 

     

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.


    Gabarito Certo!

  • Direto ao ponto:

    Gab. CERTO

    8112 - Art. 130

    § 2 Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

  • Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, é correto afirmar que: O servidor submetido a suspensão pode ter sua penalidade convertida em multa, de acordo com a conveniência do serviço e na base de valor relativa ao dia de vencimento.


ID
534478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


O servidor será demitido quando praticar conduta delituosa contra a administração pública e simplesmente advertido, em caso de inassiduidade habitual.

Alternativas
Comentários
  • Gente, ele inverteu, portanto o gabarito está incorreto. 

  • Demissão - Lei 8.112/90, art. 132, III


  • Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:
    I - crime(CONDUTA DELITUOSA) contra a administração pública; III - inassiduidade habitual;
    A segunda parte está errada:  ...e simplesmente ADVERTIDO, em caso de inassiduidade habitual.


  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - DPU - Assistente Social Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; Responsabilidades do servidor ; 

    De acordo com o disposto na Lei n.º 8.112/1990, na hipótese de inassiduidade habitual, a penalidade disciplinar a ser aplicada ao servidor público é de

     d) demissão.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Gab. Errada.

    A banca quis induzir ao erro colocando a expressão "simplesmente", mas que também é demissão no caso de inassiduidade habitual, como consta no art. 132, III.

  • Servidor não é demitido. Apenas isso resolve a questão

  • LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo;

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa;

    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

    XI - corrupção;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.


    Gabarito Errado!

  • inaSSiduidade HABITUAL (já vi a Cespe colocar "eventual") -> demiSSão.

  • inassiduidade habitual é uma hipótese de demissão.

  • inassiduidade habitual é uma hipótese de demissão.


ID
534481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


Em virtude de se tratar de sanção administrativa e atentar para os princípios da conveniência e oportunidade, a destituição de cargo em comissão pode ser aplicada sem menção a sua causa

Alternativas
Comentários
  • Art. 146. Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.


    ERRADO.

  • Erro: 
    1-"a destituição de cargo em comissão pode ser aplicada sem menção a sua causa"
    Errata:
    1-"a exoneração de cargo em comissão pode ser aplicada sem menção a sua causa"
    Abraço

  • ASSERTIVA INCORRETA.

     

    Lei 9.784/99 (Processo Administrativo):

     

    “Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:”

    “II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções”.

     

    Ora, a destituição de cargo em comissão é uma sanção (penalidade). Portanto, deve ser, obrigatoriamente, motivada.

  • sobrei

     

  • Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

            Parágrafo único.  O ato de imposição da penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar.                         

  • Comissionado fez besteira = destituição

     

    Efetivo fez besteira = demissão

  • -"a exoneração de cargo em comissão pode ser aplicada sem menção a sua causa"

  • Em virtude de se tratar de sanção administrativa e atentar para os princípios da conveniência e oportunidade, a destituição de cargo em comissão pode ser aplicada sem menção a sua causa(errado)

    “Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:”

    II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções”.

    Bendito serás!!

  • Em virtude de se tratar de sanção administrativa e atentar para os princípios da conveniência e oportunidade, a destituição de cargo em comissão pode ser aplicada sem menção a sua causa(errado)

    “Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:”

    “II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções”.

    Bendito serás!!

     


ID
534484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a legislação administrativa e o regime dos servidores públicos federais, julgue o  item abaixo.


No processo licitatório, a comissão está subordinada ao princípio de que os seus julgamentos são de natureza objetiva, mas não necessariamente vinculados aos documentos apresentados pelos licitantes.

Alternativas
Comentários
  • Não tenho acesso ao gabarito, mas se isso estiver correto é MUITA sacanagem. Dae não é objetivo, é subjetivo. Nem sentido faz essa coisa. Imagina, apresenta uma CPD e o administrador fala.. é... tá devendo mas... ahh, não vou considerar isso, TÁ CONTRATADO. '-'


    Portanto, acredito, estar errado.

  • Caro amigo Diego, o gabarito da questão está errado.
    Obviamente que a comissão da licitação estara vinculada aos documentos dos licitantes, se não fosse assim haveria uma discricionariedade absurda nos processos de licitacao, ferindo assim, o principio da impessoalidade.
    Claro que isso é somente minha humilde opinião e estudos, se existir algum erro ou algum complemento, completem o meu comentario.
    Grato.
    Bons estudos.
    "Foco e Persistencia, só assim alcanremos os tão desejados objetivos."

  • Lei 8666/93

    Art. 44. No julgamento das propostas, a Comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos
    no edital ou convite, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta Lei.

    Art. 45. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo
    convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato
    convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição
    pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

  • 14 – ERRADO. "EMENTA: ADMINISTRATIVO. LICITAÇÃO. TELEFONIA CELULAR. LEGALIDADE. 1. No processo licitatório a Comissão está subordinada ao princípio de que os seus julgamentos são de natureza objetiva, vinculados aos documentos apresentados pelos licitantes e subordinados a critérios de rigorosa imparcialidade. 2. O Judiciário do final do séculoXX, mais do que o Judiciário do anos que já se passaram, encontra­se voltadopara fenômenos que estão alterando o atual ordenamento jurídico brasileiro, onde a vontade dos que atuam como agentes públicos há de ser subordinada, com mais intensidade, à lei interpretada sua função de valorizar os direitos subjetivos dos cidadãos e das entidades coletivas que se envolvem com serviços concedidos ou permitidos a serem prestados à sociedade. Não deve ser, portanto, ancoradouro para prestigiar desvios comportamentais que, por via de atos administrativos, importem em distorção absoluta da realidade. 3. Posição da Comissão de Licitação, apoiada pela autoridade apontada como coatora, que entende existir uma terceira empresa envolvida em consórcio formado, sem qualquer prova documental existente nos autos. Ficção. 4. Não há como se prestigiar, em um regime democrático, solução administrativa que acena para imposição da vontade pessoal do agente público e que se apresenta com desvirtuadora dos princípios da legalidade, da impessoalidade, da igualdade, da transparência eda verdade. 5.Mandadode Segurança concedido, à unanimidade." (STJ, MS nº 5287/DF, 1ª S., Rel. Min. JoséDelgado) 

  • DUAS QUESTÕES PARA CORROBORAR O GABARITO.

     

    CESPE: Segundo o princípio do julgamento objetivo, o julgamento das propostas deve estar de acordo com os critérios e os fatores seletivos previstos no ato convocatório, o que permite que os licitantes e os órgãos de controle afiram a licitude e a imparcialidade do certame licitatório. (CERTO)

     

    CESPE: O instrumento convocatório, edital ou convite, cristaliza a competência discricionária da administração, que se vincula a seus termos. (CERTO)

     

     

    LOGO, "No processo licitatório, a comissão está subordinada ao princípio de que os seus julgamentos são de natureza objetiva, ASSIM COMO ESTÁ necessariamente vinculada aos documentos apresentados pelos licitantes."

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Errado. Deve estar presente tanto princípio do julgamento objetivo quanto da vinculação ao objeto do contrato .


ID
534487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


A Base de Dados de Empresas Certificadas ISO 9000 foi desenvolvida por iniciativa do INMETRO e da ABNT, que disponibilizam de forma mais eficiente as informações de empresas certificadas por organismos de certificação, credenciados pelo INMETRO na área de Gestão de Sistemas da Qualidade. A consulta aos dados estatísticos está disponível gratuitamente e a consulta às informações das empresas e suas unidades de negócio pode ser realizada por meio de senha e não é gratuita.

Alternativas
Comentários
  • A Base de Dados de Empresas Certificadas ISO 9000 foi desenvolvida por iniciativa do Inmetro e do Comitê Brasileiro da Qualidade (CB-25) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela abriga todas as informações sobre as certificações ISO 9000 no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação - SBC. Os dados estatísticos, cujo acesso é gratuito, incluem também informações sobre certificados da Família ISO 9000 emitidos no mundo (consulta por continente e por país) segundo publicação da própria ISO.

    Só constam da base de dados as informações validadas pelas respectivas organizações credenciadas pelo Inmetro. A consulta às informações das empresas e suas unidades de negócio só pode ser feita mediante assinatura e através de senha de acesso. A assinatura pode ser realizada por e-mail ao CB-25 (catalogo@abntcb25.com.br).

     

    http://ftp.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/260.asp

     

    Resposta: Certo

  • Gabarito Certo:

     

    Atenção à pegadinha: A BASE DE DADOS de empresas que possuem certificação ISO foi desenvolvida por iniciativa do IMETRO e da ABNT, com objetivo de facilitar a identificação de empresas que possuem o certificado, mas o CERTIFICADO ISO é fruto da International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), localizada em Genebra, Suíça. 

     

    Bons estudos!


ID
534490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


As normas ISO da série 9000 dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por ela. Assim, o fato de um produto ser fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 significa que ele apresenta maior qualidade que outro produto similar não certificado.

Alternativas
Comentários
  • Errado. I"SO 9000 significa que ele apresenta maior qualidade que outro produto similar não certificado." Não necessariamente.

  • Errado.

    O fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentarão as mesmas características e o mesmo padrão de qualidade.

    Portanto, as normas ISO não conferem qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características. Os princípios básicos das normas de ISO 9000 são uma organização com documentação acessível, ágil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. Mas um dos aspectos mais importantes é o da auditoria interna. A empresa deve ser constantemente auditada, estar sempre se auto-averigüando, para descobrir defeitos e promover as ações preventivas e corretivas para que eles não se repitam. Enfim, vai montar um sistema de qualidade que faça com que o empregado não se perca dentro da sua própria função. Agindo assim, tem condições de atender à demanda, sabe onde estão as coisas, tem tudo documentado e, acima de tudo, tem uma administração que está comprometida com a qualidade.

    http://www.coladaweb.com/administracao/iso-9000

  • A EMPRESA QUE SIGUE AS NORMAS NÃO ESTÁ “ISENTA” DE PROBLEMAS. AS NORMAS ISO NÃO GARANTEM POR SI SÓS A QUALIDADE, MAS SÃO NORMAS QUE BUSCAM UMA GESTÃO DA QUALIDADE. OU SEJA, DEFINEM OS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA QUE UMA EMPRESA POSSA OBTER UM NÍVEL DE QUALIDADE DESEJADO PARA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO


ID
534493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo formal, independentemente da esfera da administração pública em que ele seja praticado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Lei 8666 Art. 4o Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

    Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

  • Gabarito CERTO

    Lei 8666 Art. 4o Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

    Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

  • Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais consolidada. Acerca desse tema, é correto afirmar que: O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo formal, independentemente da esfera da administração pública em que ele seja praticado.


ID
534496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


A empresa de prestação de serviços técnicos especializados que apresente relação de integrantes de seu corpo técnico em procedimento licitatório ou como elemento de justificação de dispensa ou inexigibilidade de licitação fica obrigada a garantir que ao menos 75% dos referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os serviços objeto do contrato.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13.

    § 3o A empresa de prestação de serviços técnicos especializados que apresente relação de integrantes de seu corpo técnico em procedimento licitatório ou como elemento de justificação de dispensa ou inexigibilidade de licitação, ficará obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os serviços objeto do contrato.

    Ou seja... não tem nada de 75%.

    Lei 8.666

  • BASTA LEMBRAR QUE O SIMPLES ATRASO JÁ CAUSA MOTIVO PARA A RESCISÃO DO CONTRATO, QUEM DIRÁ O NÃO CUMPRIMENTO DE PARTE DO OBJETO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

     

     

         O § 3o do Artigo 13 não dispõe de um número mínimo de integrantes para realizar serviços de um contrato.

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Lei 8.666/93 - Lei de Licitações e Contratos

    | Capítulo I - Das Disposições Gerais

    | Seção IV - Dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    | Artigo 13

    | § 3o

     

         "A empresa de prestação de serviços técnicos especializados que apresente relação de integrantes de seu corpo técnico em procedimento licitatório ou como elemento de justificação de dispensa ou inexigibilidade de licitação, ficará obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os serviços objeto do contrato."


ID
534499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


Processos críticos são todos aqueles processos de trabalho que dão suporte (apoio) a alguma atividade-fim da organização. Por isso, são denominados atividades-meio e, em geral, concentram-se nos setores responsáveis pela gestão interna do órgão ou entidade.

Alternativas
Comentários
  • PROCESSOS CRÍTICOS: aqueles que mais impactam os negócios e afetam os clientes;

    Fonte: http://www.p2he.com.br/serv_gest_processos.asp

    Gabarito: Errado

  • OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO SÃO OS PONTOS CHAVE QUE DEFINEM O SUCESSO OU O FRACASSO DE UM OBJETIVO DEFINIDO POR UM PLANEJAMENTO DE DETERMINADA ORGANIZAÇÃO. ESTES FATORES PRECISAM SER ENCONTRADOS PELO ESTUDO SOBRE OS PRÓPRIOS OBJETIVOS, DERIVADOS DELES, E TOMADOS COMO CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS A SEREM CUMPRIDAS PARA QUE A INSTITUIÇÃO SOBREVIVA E TENHA SUCESSO NA SUA ÁREA. QUANDO BEM DEFINIDOS, OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO SE TORNAM UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA TODA A ORGANIZAÇÃO EM SUAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A SUA MISSÃO.

     

    A QUESTÃO TENTA CONFUNDIR OS FATORES CRÍTICOS DE PROCESSO COM AS ATIVIDADES QUE COMPÕEM O PROCESSO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Processos críticos são todos aqueles processos de trabalho que dão suporte (apoio) a alguma atividade-fim da organização. Por isso, são denominados atividades-meio e, em geral, concentram-se nos setores responsáveis pela gestão interna do órgão ou entidade. Resposta: Errado.

    Processos primários (principais, chaves, essenciais ou finalístico);

    Processos de suporte (secundário, auxiliar ou meio); e

    Processos gerenciais (tomada de decisão)


ID
534502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


Indicadores de processos são formas de representação objetiva de características do processo que devem ser acompanhadas ao longo do tempo para avaliar e melhorar o seu desempenho. Medem o esforço realizado nas atividades do processo.

Alternativas
Comentários
  • Indicadores podem ser quantitativos, qualitativos ou mistos, porém fica claro a tendência para o emprego de indicadores mistos (quantitativos e qualitativos), mesmo o uso de indicadores econômico-financeiro sendo ainda amplamente utilizado pelas organizações. Os indicadores de desempenho são abstrações, reduções e representações de uma dada realidade, sendo suscetíveis a diversos vieses. Entre os requisitos para a escolha de indicadores, incluem-se disponibilidade, estabilidade, simplicidade, rastreabilidade, baixo custo de obtenção e representatividade.


  • GAB. CERTO

     

    Dentre a infinidade de indicadores existentes, segue a classificiação quanto a natureza.

     

    1. INDICADORES DE PROCESSO =>  são indicadores úteis para monitorar o funcionamento dos processos organizacionais;

     

    2. INDICADORES DE RESULTADO => possuem foco nos resultados obtidos, não na qualidade do processo executado;

     

    3. INDICADORES DE IMPACTO =>  estão focados nos impactos exercidos pelo produto/resultado produzido, estando ligado ao conceito de efetividade.

     

    Fonte: Aulas do Estratégia - Prof.: Carlos Xavier

  • Certo:

     

    Indicadores:

    Indicadores de PROCESSO _____________Eficiência _____PRODUTIVIDADE/DESEMPENHO

    Indicadores de RESULTADO ____________Eficácia ______ATINGIMENTO DE METAS

    Indicadores de IMPACTO ______________Efetividade ____MUDANÇA DA REALIDADE

     

    Bons estudos!

  • CERTO


ID
534505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


Uma entidade de direito público não pode cobrar uma taxa constante na competência de outra entidade; porém, pode, satisfeitas as condições constitucionais e legais, arrecadar impostos, mesmo que outra entidade de direito público já o faça.

Alternativas
Comentários
  • gabarito---errado....O exercício, por um ente político, de competência reservada a outro implica invasão de competência. De fato, a Constituição delimita rigidamente o poder de tributar de União, Estados, Distrito Federal e Municípios, não podendo eles extrapolar o que lhes foi outorgado.segundo-Leandro Pausen...

  • Isso afrontaria o pacto federativo.

  • Arrecadar impostos pode. É o caso do IPTU, é de competência da União, mas o município pode arrecadar se assim optar.

    Acho que o erro da questão está no trecho: "...mesmo que outra entidade de direito público já o faça".

  • O erro da questão é o trecho "mesmo que outra entidade de direito público já o faça". Embora seja possível a delegação da capacidade tributária a pessoa jurídica de direito público, segundo Ricardo Alexandre (2015, p. 296) "... a rígida repartição de competência tributária impede a existência de solidariedade ativa nesta espécie de relação jurídica", ou seja, não é possível que dois entes públicos sejam simultaneamente sujeitos ativos da relação jurídico-tributária.

  • Essa do IPTU ser de competência da União e com três joinhas me fez pensar.... que (*&*%$%#IYU# é essa??????

     

    Ademais, cobrar tributo, outra entidade pode sim! Ela não pode instituir! Trata-se de delegação de capacidade tributária. Por meio de tal capacidade, a única coisa possível é cobrar, e não instituir.

  • A Questão NÃO fala de ENTE PÚBLICO (U/E/DF/M) se refere às ENTIDADES PÚBLICAS

    Imagine uma autarquia federal não podendo cobrar uma taxa de uma SEM Estadual, mas poderia aquela receber arrecadar o que cabe a uma fundação pública.

  • Acredito que o defeito da questão está apenas neste trecho "mesmo que outra entidade já o faça"..calma! Pode outra arrecadar, mas não vamos bagunçar tanto...

  • No caso do ITR a União tem competência para instituir, porém o município A, através da capacidade tributária, pode arrecadar o imposto. Neste caso a União mantém a competência e pode arrecadar em municípios diversos que não exerceram a vontade de arrecadar.

    Eu interpretei dessa maneira. Estando errado me informem. Obrigado.

  • A CAPACIDADE ATIVA PODE SER DELEGADA A OUTRA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO.

    ENTENDE-SE POR CAPACIDADE ATIVA: Arrecada, fiscalizar e executar leis, atos.

    OBSERVAÇÃO: A instituição de tributos não pode ser delegada.

    GABARITO ERRADO

  • A questão desconsiderou a possibilidade de a união instituir impostos extraordinários, podendo, com isso, instituir impostos com fato gerador e base de cálculo idênticos aos de competência de outros entes… assim, a união poderia instituir um ICMS extraordinário, por exemplo.

    quando a questão fala “atendidas as condições constitucionais”, pra mim, contemplaria essa possibilidade dos impostos extraordinário. Enfim, as vezes estudar demais, te prejudica


ID
534508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


Contribuição social é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte

      Já a contribuição social é um tributo destinado a custear atividades estatais específicas que não são inerentes ao Estado. Tem, como destino, a intervenção no domínio econômico (exemplo: fundo de garantia do tempo de serviço), o interesse das categorias econômicas ou profissionais (exemplo: contribuição sindical) e o custeio do sistema da seguridade social (exemplo: previdência social).

    bons estudos

  • TEMA: CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS ESPECIAIS

    9788573501575b.html

    relativamente a um determinado grupo de contribuintes. Não se trata de uma ação geral, a ser custeada por impostos, tampouco de uma situação específica e divisível, a ser custeada por taxa, mas de uma ação voltada a finalidades específicas, constitucionalmente destacadas como autorizadoras de tributação, que se refere a determinado grupo de contribuintes, de modo que se busca, destes, o seu custeio através de tributo que se denomina de contribuições. Não pressupondo nenhuma atividade direta, específica e divisível, as contribuições não são dimensionadas por critérios comutativos, mas por critérios distributivos, podendo variar conforme a capacidade contributiva de cada um.

    – A contribuição constitui uma categoria intermediária entre o imposto e a taxa. É o que pensa José Maurício Conti, amparado na lição de Vincenzo Tangorra: “Para este autor, as contribuições surgem da necessidade especial que, não obstante seja uma necessidade de toda a sociedade, o Estado, ao satisfazê-la, beneficia de modo especial os integrantes de determinado grupo ou categoria de pessoas. E este grupo é quem vai pagar os custos desta atuação estatal. Portanto, o pagamento da contribuição estará sempre vinculado a uma atuação estatal em benefício do contribuinte. É importante destacar que, na contribuição especial, ‘o benefício não é individual no sentido de isolado ou destacado, é benefício do contribuinte enquanto membro do grupo’”. (CONTI, José Maurício. Sistema Constitucional Tributário. Ed. Oliveira Mendes, 1997, p. 58)

    – “Contribuição é categoria distinta dos tributos cujas leis instituidoras estão validadas condicionalmente. Contribuição não é imposto nem taxa. É categoria à parte, sujeita a critério distinto de validação e a disciplina inconfundível. Pretender reduzir a contribuição a um imposto ou a uma taxa é negar a qualificação constitucionalmente adotada; é confundir o que a Constituição distingue. Quando a Constituição quis prever um imposto de escopo, ela o fez expressamente (impostos extraordinários), vinculando explicitamente a figura do imposto, que se tipifica por ser caracterizado em função da materialidade do seu fato gerador, a uma determinalidade constitucionalmente consagrada. A contribuição é caracterizada pela inerência da finalidade à sua essência, mas não pode ser reconduzida à figura do imposto, pois a própria Constituição não atrela nenhuma materialidade à respectiva norma atributiva de competência instituidora, além de claramente, não incluir a figura na categoria dos impostos.” (GRECO, Marco Aurélio. Contribuições (uma figura sui generis). Dialética, 2000, p. 144)


ID
534511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


De acordo com a legislação trabalhista brasileira, entre 2 jornadas consecutivas de trabalho, deve haver um período mínimo de 5 horas para descanso.

Alternativas
Comentários

  • Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

  • GABARITO ERRADO

     

    CLT

     


    Art. 66  Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

     

    E SE NÃO HOUVER?

     

    OJ.355 SDI-I TST

    O desrespeito ao intervalo mínimo interjornadas previsto no art. 66 da CLT acarreta, por analogia, os mesmos efeitos previstos no § 4º do art. 71 da CLT e na Súmula nº 110 do TST, devendo-se pagar a integralidade das horas que foram subtraídas do intervalo, acrescidas do respectivo adicional. 

  • ENTRE DUAS EXTRAJORNADA = 11 horas de descanso no minimo.

     

    ACRESCANTANDO A SABRINA E O ILUSTRE MURILO: Tem que lembrar que se o cara trabalhar demais no sabado ( as 24 horas do domingo é folga) ai vc tem que ver o quanto de fato ele vai ter de descanso na segunda para saber se ele tem ou nao direito a hora extra.

    EXEMPLO= trabalhei até as 22 horas do sabado.

    DOMINGO 24 horas são folgas. Então  tu conta: sabado= 23,24, segunda, 1,2,3,4,5,6,7,8,9. O cara tem que voltar a trabalhar 9 horas da segunda. caso comece antes terá direito a horas extras.

     

    Erros, avise-me.

    GABARITO ''ERRADO''

     


ID
534514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


Quando uma empresa publica suas demonstrações contábeis, geralmente são incluídas notas explicativas, que fornecem maiores esclarecimentos sobre os métodos contábeis empregados e a condição financeira da empresa. Não raramente, essas informações são muito relevantes para o entendimento da situação financeiro-patrimonial da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    CPC 26 (R1) Apresentação das Demonstrações Contábeis

    7. Notas explicativas contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis. As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

    bons estudos


ID
534517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


O objetivo precípuo da administração financeira é a maximização de lucro.

Alternativas
Comentários
  • o objetivo final de toda organização é a maximização de riqueza. Porem a administração financeira possui as seguintes áreas: investimento; instituição financeira e finanças corporativas.

    vestcon concursos

  • O objetivo principal (precípuo) da administração financeira é o gerenciamento das finanças de uma organização, sendo ela pública ou privada. No caso da privada esse gerenciamento visa a maximização dos lucros, enquanto na pública a perspectiva é fiduciária, ou seja, na melhor aplicação dos recursos.


    Vale ressaltar que o enunciado da questão trata da Administração Pública, no entanto, o objetivo é o gerenciamento das finanças.


    Fonte: Curso do Prof José Wesley - Grancursosonline


ID
534520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas de suas mutações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios. As administrações públicas encontram-se perante o desafio de melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos seus serviços. No entanto, todos esses desafios têm de ser vencidos com orçamentos inalterados ou mesmo reduzidos.

    bons estudos

  • Gab. C

    Esta questão se encontra insculpida na Resolução 774/94 do Conselho Federal de Contabilidade.
    Segundo tal norma:
    “A existência de objetivos específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra, tão-somente, no seu objeto. Aliás, na própria área contábil, encontramos muitos pesquisadores cuja obra não apresenta qualquer escopo pragmático, concentrando-se na Contabilidade como ciência. De qualquer forma, como já vimos, não há qualquer dificuldade na delimitação dos objetivos da Contabilidade no terreno científico, a partir do seu objeto, que é o Patrimônio, por estarem concentrados na correta representação deste e nas causas das suas mutações.

     

    O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma Entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do Patrimônio da Entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas, e outros meios”.

     

    Prof. Gabriel Rabelo - Estratégia Concursos.

  • O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do Patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. 

    Já sob ótica pragmática, a aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada, busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos,expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.  

  • Objeto da ContabilidadeO Patrimônio.  

    Objetivo da Contabilidade: Fornecer informações aos usuários para tomada de decisão

    Objetivo Científico da Contabilidade: Análise das causas que promovem as mutações do patrimônio

    Campo de Aplicação da Contabilidade: São as entidades econômico-administrativas (aziendas), com ou sem fins lucatrivos.   

    Aplicação da Contabilidade a uma Entidade Particularizada, sob a forma pragmática: Fornecer informações aos usuários dos aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade, bem como suas mutações. 


ID
534523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


As contas do ativo devem estar dispostas no plano de contas em ordem decrescente do grau de exigibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 6404

    Art. 178 § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de LIQUIDEZ dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos

    bons estudos

  • Gab: Errado

    .

    As contas do ativo devem estar dispostas no plano de contas em ordem decrescente do grau de liquidez.

    .

    As contas do passivo devem estar dispostas no plano de contas em ordem decrescente do grau de exigibilida

  • No ativo, as contas são agrupadas em ordem decrescente de grau de liquidez, ou seja, a expectativa de conversão em dinheiro.

    No ativo circulante encontramos as disponibilidades e direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente, além de aplicação de recursos em despesas do exercício seguinte.

    No ativo não circulante, ativo realizável a longo prazo (realizáveis após término do exercício social seguinte), investimentos (participações permanentes em outras sociedades), imobilizado (bens corpóreos destinados à manutenção da entidade) e intangível (bens incorpóreos também destinados à manutenção).

    No passivo, as contas são agrupadas em ordem decrescente de exigibilidade.

    No passivo circulante, as obrigações que vencem no exercício seguinte; no passivo não circulante, aquelas que têm vencimento em prazo maior. Por fim vem o patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

  • Em grau decrescente de liquidez!

  • conceito de passivo.

  • acredito que as contas no plano de contas não são organizadas por grau de exigibilidade, mas sim por códigos.

    EX:

    Ativo .......................1

    banco.......................1.1

    Banco do brasil....... 1.1.1

    banco Itaú................1.1.2

    o grau de exigibilidade/liquidez é utilizado quando se elabora o balanço patrimonial, o que é diferente do plano de contas, pois as contas neste são organizadas por códigos.

  • Gabarito: ERRADO.

    Apresentação das contas quanto ao grau de liquidez --:> Ativo;

    Apresentação das contas quanto ao grau de exigibilidade --> Passivo.

  • Liquidez não exigibilidade. Lembre-se de Bauman: "Se o amor é líquido, então bebe, p*rra!".


ID
534526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


O passivo deve ser composto das contas correspondentes às obrigações, evidenciando as origens dos recursos aplicados no ativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    O Balanço Patrimonial é constituído de duas partes. O lado esquerdo é denominado de ATIVO, e o lado direito é denominado de PASSIVO.

    ATIVO: é a aplicação de recursos em Bens e Direitos .

    PASSIVO:  é a origem dos recursos que foram aplicados no Ativo. Esses recursos podem ter sido provenientes de terceiros por meio das Obrigações (dívidas) contraídas e que serão cobradas ou exigidas pelos credores, constituindo o Passivo Exigível e/ou do Patrimônio Líquido por meio de recursos (capital) aplicados na empresa por seus sócios ou gerados de suas atividades (lucros).


    bons estudos

  • Passivo + pl = origens( exceto retificadoras)

    Ativo= aplicações( exceto retificadoras)

    credito---> origens

    debito-->aplicação de recursos

  • PASSIVO: compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

    É no ativo que se diz que é aplicação dos recursos

    Já o passivo + PL é dito como origens dos recursos

  • PassivO = Origem

    Ativo = Aplicações


ID
534529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Atualmente, o servidor de qualquer ramo da moderna administração pública deve ser portador de uma série de  conhecimentos de diversas áreas. No que tange à administração  das organizações públicas, essa verdade se torna ainda mais  consolidada. Acerca desse tema, julgue o  item  a seguir.


O saldo ótimo de caixa a ser mantido por uma empresa depende do custo de oportunidade da manutenção de caixa e da incerteza de entradas e saídas futuras de caixa.

Alternativas

ID
534532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a contabilidade é uma ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO


    Conforme Resolução CFC 750/93 em seu art. 2.

  • Gabarito CERTO

    Resolução 750 CFC

    CAPÍTULO II
    DA CONCEITUAÇÃO, DA AMPLITUDE E DA ENUMERAÇÃO


    Art. 2º. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades

    SEÇÃO I
    O PRINCÍPIO DA ENTIDADE


    Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

    bons estudos

  • CERTO

    O OBJETO DA CONTABILILDADE É O PATRIMÔNIO

     

  • 1. O objeto ou assunto do qual trata a contabilidade é o patrimônio das entidades, também denominadas "entidades econômico-administrativas" (uma empresa, por exemplo);

    2. A entidade econômico-administrativa pode ter ou não finalidade lucrativa;

    3. Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, avaliáveis em moeda, de uma entidade; um patrimônio é autônomo em relação aos demais. Exemplo: no caso de uma sociedade, o patrimônio da entidade não se confunde com o patrimônio dos sócios.


    Fonte: Ferreira, 2018, p. 4-5

  • Gab Certa

     

    Contabilidade: Ciência social

     

    Objeto de estudo: Patrimônio ( conjunto de bens, direitos e obrigações)

     

    Finalidade: Fornecer informações úteis para seus usuários

     

    Campo de aplicação: Aziendas

  • Gabarito: Certo

    CTRL+C & CTRL+V da resolução do conselho federal de contabilidade.

  • Contabilidade: Ciência social

     

    Objeto de estudo: Patrimônio ( conjunto de bens, direitos e obrigações)

     

    Finalidade: Fornecer informações úteis para seus usuários/Subsidiar a tomada de decisão.

     

    Campo de aplicação: Aziendas (entidades com ou sem fins lucrativos).

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Conceito: É a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.

    Objeto: Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade).

    Objetivo / Finalidade: Controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a contabilidade, por meio do controle do patrimônio, fornece informações úteis para a tomada de decisões.

    Funções: a) Função administrativa: controle do patrimônio da entidade mediante registro dos fatos contábeis em livros apropriados. Os principais livros são o Diário e o Razão. b) Função econômica: apuração do resultado líquido (rédito), o qual pode ser positivo (lucro líquido) ou negativo (prejuízo líquido).

    Técnicas Contábeis: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.

    a) Escrituração: utilizada para registro dos fatos contábeis;

    b) Demonstrações Contábeis: evidenciar os fatos contábeis escriturados;

    c) Análise das Demonstrações Contábeis: extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;

    d) Auditoria: examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.

    Usuários da informação contábil: Internos (administradores, acionistas / sócios controladores), externos (investidores, bancos, fornecedores, governo).

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • VISÃO GERAL DA CONTABILIDADE

    1) É uma ciência SOCIAL

    2) Objeto: Patrimônio

    3) Objetivo: Controle do patrimônio

    4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.

    5) Funções da Contabilidade:

    a) Administrativa: controle do patrimônio

    b) Econômica: Apuração do resultado líquido

    6) Campo de aplicação da contabilidade:

     Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)

    7) Usuários da informação:

    Acionistas, sócios ou proprietários

    Administradores

    Credores

    Órgãos do Governo

    8) Técnicas contábeis:

    Escrituração

    Demonstrações contábeis

    Auditoria

    Análise de balanço

    8.1) Técnicas contábeis (orientação controle e registro).

    1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.

    2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.

                   2.1) Balanço Patrimonial: demonstrativo estático patrimonial e financeira da empresa.

                   2.2) Demonstração do resultado de exercício (DRE): confronta receita com despesas (Dinâmico), confronta Receita com Despesa. É única para a empresa. Ela deve demonstrar o resultado de todas as suas atividades.

                   2.3) DLPA: demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

                   2.4) DFC demonstração de fluxo de caixa.

                   2.5) DVA demonstração de valor adicionado: obrigatório somente para empresas de capital aberto.

    3) Auditoria: técnica contábil para verificar a integridade dos registros contábeis.

    4) Análise de balanço: decomposição, comparação e interpretação dos itens do patrimônio.

    fonte: coleguinhas do qc

  • QUE VENHA ASSIM NA PROVA: LINDA!


ID
534535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Na aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade a situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Resolução 750 CFC

    CAPÍTULO I
    DOS PRINCÍPIOS E DE SUA OBSERVÂNCIA


    Art. 1º. Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução

    § 2º. Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais

    bons estudos

  • Essência sobre a forma!

  • GAB: C

    PRINCIPIO DA SOBRESSALENCIA DA ESSENCIA SOBRE A FORMA

  • KCT, tem uma gurizada que está em todas questões. Vocês não dormem, não?


ID
534538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Em contabilidade, presente seu objeto, os princípios fundamentais valem para todos os patrimônios, independentemente das entidades a que pertençam, das finalidades para as quais são usados, da forma jurídica de que estão revestidos, da sua localização, da expressividade e de quaisquer outros qualificativos, desde que gozem da condição de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes.

Alternativas
Comentários
  • O art. 4º da Resolução nº 750, do CFC, trata do Princípio da Entidade e,
    traz a seguinte redação:
    “O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Conta-
    bilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de
    um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independen-
    temente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade
    ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
    Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles
    dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
    Parágrafo único. O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é
    verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resul-
    ta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.”

    fonte: iob

  • Estranho essa parte '' da finalidade para as quais são usados''..


ID
534541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


A contabilidade objetiva prover seus usuários com informações acerca de aspectos de natureza estritamente financeira do patrimônio da entidade e suas mutações, compreendendo registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Alternativas
Comentários
  • Funções da contabilidade: Adm (Controlar o patrimonio) e Economica (Apurar o resultado)

  • GAB: ERRADO

  • O objetivo da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

    Os relatórios contábil-financeiros fornecem informações acerca da posição patrimonial e financeira da entidade que reporta a informação (informações sobre os recursos econômicos da entidade e reivindicações contra a entidade) e informações sobre os efeitos de transações e outros eventos que alteram os recursos econômicos da entidade.

    Fonte: Contabilidade Geral, José Jayme

  • Gabarito: Errado

    Objeto da contabilidade --- Patrimônio.

    Objetivo da contabilidade --- Controlar o patrimônio.

    Finalidade da contabilidade --- Fornecer informações a seus usuários.

    Cuidado!!! O objetivo e a finalidade da contabilidade possui conceitos relacionados. Quando a questão pedir o objetivo e não possuir o controle em nenhuma das alternativas (quando for uma assertiva de múltipla escolha), o certo será o fornecimento de informações.

  • Não são informações estritamente financeiras.

  • O erro está no " estritamente financeira"

  • ERRO "estritamente" (...)

    Bons estudos.

  • O erro está em "estritamente financeira", sendo que a contabilidade busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.


ID
534544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


O patrimônio pertence a uma entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas em uma unidade de natureza econômico-contábil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Resolução 750 CFC


    Art. 4º Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil

    bons estudos

  • GABARITO CORRETO

    A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil". Este princípio deixa bem claro que não se pode confundir o patrimônio de uma empresa com a de seus sócios, isto é: deve-se ter autonomia patrimonial, sendo fundado no princípio da entidade.

  • "mas a recíproca não é verdadeira" LW és tu?


ID
534547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Quantitativamente, o patrimônio é considerado como fundo de valores, representado pelo ativo (bens e direitos) e pelo passivo (obrigações).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Aspectos do Patrimônio

    ASPECTO QUANTITATIVO

    Neste aspecto os elementos patrimoniais são considerados sob um aspecto homogêneo, que é o da tradução monetária de seus valores, formando por assim dizer um fundo de valores, representados de um lado por valores positivos (ATIVO – bens e direitos) e de outro os valores negativos (PASSIVO - obrigações),

    FONTE: https://www.algosobre.com.br/contabilidade-geral/aspectos-do-patrimonio.html

    bons estudos

  • Gabarito: Certo

    Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações.

  • CORRETO

    Patrimônio:

    Quantitativo -> fundo de valores -> (quantificar valores de: bens, direitos e obrigações)

    Qualitativo --> natureza das contas-> qualificar ->( bens, direitos e obrigações)

    O objeto da contabilidade é o estudo do Patrimônio administrável considerado sob o ponto de vista econômico e jurídico e ainda seus aspectos quantitativos e qualitativos.

    1.1 ASPECTO QUANTITATIVO;

    Neste aspecto os elementos patrimoniais são considerados sob um aspecto homogêneo, que é o da tradução monetária de seus valores, formando por assim dizer um fundo de valores, representados de um lado por valores positivos (ATIVO – bens e direitos) e de outro os valores negativos (PASSIVO - obrigações).O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais e valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja “valor”, por que os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.

    1.2 ASPECTO QUALITATIVO ; Aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. (Ribeiro, 2010 p.9)


ID
534550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Só pode ser definido como ativo um elemento patrimonial que seja exclusivo da entidade e que apresente algum direito específico a benefícios futuros para a entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Achei meio estranho esse "exclusivo pela entidade", mas creio que se fundamente na parte grifada:

    CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil - Financeiro

    Posição patrimonial e financeira
    4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:
    (a) ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
    (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
    (c) patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    Ativos
    4.8. O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser

    bons estudos

  • Achei essa questão muito mal redigida, uma vez que, quando o examinador cita "...um elemento patrimonial que seja exclusivo da entidade..." dar a entender que só podemos considerar aquilo que realmente pertença a entidade, porém, se analisarmos o caso do arrendamento operacional, aquele que temos a posse do bem e o agente arrendatário que é proprietário, leasing de automóvel por exemplo, não se aplica 

  • Esse ''exclusivo'' é totalmente descabido. Basta lembra do caso do ARRENDAMENTO FINANCEIRO no qual o bem será reconhecido no ativo do ARRENDATÁRIO ainda que a posse jurídica do bem seja do ARRENDADOR.

  • fiquei com medo desse exclusivo

  • ....se esta questão cair de novo o gabarito vai ser ERRADO....

  • Se atentem para o ano da questão 2004 e legislação vigente a sua época no Brasil.

  • Exclusivo não. É preciso ser controlado pela entidade, mas o quesito propriedade é dispensável.

  • Quem estudou errou!

  • E o arrendamento mercantil????? o bem não é exclusivo da entidade, apesar dela deter o controle.

  • Conforme lei 6404, com alteração promovida em 2007, o art. 179, IV, passa a ter a seguinte redação:

    No ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;  

    Portanto, questão desatualizada. Gabarito: E

  • Questão que dá um cagaço de responder pelo fato do "exclusivo". De fato, isso é verdade, embora tenha sido escrito horrivelmente nessa questão. O que ela quis dizer é que, para ser um ativo, a empresa deve deter o direcionamento exclusivo dele para geração de benefícios futuros. Esse é o ponto, e não nos termos de exclusividade de propriedade, tanto é que, mesmo no arrendamento, esse direcionamento para gerar benefícios é do arrendatário, e de mais ninguém.

    Importante! Não estou defendendo a questão, já que está redigida de um modo péssimo, de modo que me fez tentar adivinhá-la. Eu deixaria em branco na prova sem remorso algum.

    Fora isso.. #PAS

  • Examinador comeu algo estragado:

    LOCATÁRIO-------------IMÓVEL-------------LOCADOR

    Proprietário---------------------------------------Não possui propriedade

    Não possui---------------------------------------Possui um Direito

    Direito

  • essa questão deveria ser anulada

  • Nessas questões não tem comentário, agora, nas questões "o que é um ativo?"..."o que é um passivo?" aí sempre tem.

  • Dica: pula a questão em finge que nem viu.

  • Quando o examinador usa crack, acontece essas coisas aí.

  • Corrijam-me caso esteja errado.

    Mas ativo é um conjunto de bens e direitos. A questão se restringiu apenas aos direitos!

    Marcaria novamente errada, ou melhor, deixaria em branco!

  • Tomar banho na soda! Difícil de engolir esse gabarito.

  • Galera, no comentário do Daniel Azevedo, o professor Samuel Baiano explicou a questão.

    Daniel, ainda hoje marcaria a questão como correta.

    Não se trata da diferença entre CONTROLE e PROPRIEDADE.

    Trata-se da presença do próprio controle para a definição do ativo.

    Vejamos o que diz o CPC 00 (r2)

    4.20 A entidade controla um recurso econômico se ela tem a capacidade presente de direcionar o uso do recurso econômico e obter os benefícios econômicos que podem fluir dele. Controle inclui a capacidade presente de impedir outras partes de direcionar o uso do recurso econômico e de obter os benefícios econômicos que podem fluir dele. Ocorre que, se uma parte controla um recurso econômico, nenhuma outra parte controla esse recurso.


ID
534553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


O ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e(ou) à luz de sua posse e controle; normalmente, as duas condições estão juntas.

Alternativas
Comentários
  • Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;

    P*@#%rra Cespe....nem a definição de ativo c tá respeitando mais!

    Onde que fala que o recursso tem que ser de PROPRIEDADE da entidade!

  • O ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e(ou) à luz de sua posse e controle; normalmente, as duas condições estão juntas.

    Normalmente.......

     

  • Arrendamento Mercantil Operacional é uma das condições em que a posse e controle não estão juntas.

     

    Iudícibus (2000:130) destaca três aspectos a serem observados na definição de ativos:

    "1. o ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e/ou à luz de sua posse e controle; normalmente as duas condições virão juntas;

    2. precisa estar incluído no ativo, em seu bojo, algum direito específico a benefícios futuros (...) ou, em sentido mais amplo, o elemento precisa apresentar uma potencialidade de serviços futuros (fluxos de caixa futuros) para a entidade;

    3. o direito precisa ser exclusivo da entidade; (...)".

     

    Vale a pena a leitura: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772002000100004

  • Um ativo mais completamente analisado então é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual a entidade espera obter futuros benefícios econômicos.

    Desta forma existem três termos que, em conjunto, são fundamentais para que o item seja considerado um ativo: o controle realizado pela entidade, ser resultante de um evento passado e a geração de benefício econômico futuro.

    O primeiro aspecto a ser considerado na definição de ativo refere-se ao fato de que o benefício deve ser controlado por uma entidade em particular.

    Apesar de muitos ativos estarem ligados a direitos legais, inclusive de propriedade, para determinação de um ativo isso [PROPRIEDADE] não é essencial.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-um-conceito-amplo.htm

    Ora Cespe diz que propriedade é essencial, ora Diz que não é. Vai entender essa banca, a mesma fere até a definição do Ativo, enfim, o que podemos fazer se ninguém recorre. Muitos acertam sem nem mesmo saber o assunto.

  • como assim essa questão está com gabarito correto? alguém sabe se teve recurso?

  • posse

    substantivo feminino

    1.ato ou efeito de se apossar de alguma coisa; propriedade.

    2.estado de quem possui uma coisa, de quem a detém como sua ou tem o gozo dela.

    propriedade

    substantivo feminino

    1.qualidade inerente aos seres.

    2.atributo especial; faculdade, caráter, característica.

  • Questão de 2004 pessoal, calma lá...

  • O ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e(ou) à luz de sua posse e controle; normalmente, as duas condições estão juntas.

    Basta prestar atenção no OU pra ver que a questão tá sendo honesta, tem nada de errado nela, considera ativo se tiver a propriedade e controle, OU só a posse e controle. Importante lembrar que quando se tem o controle, naturalmente nós já pensamos, se essa empresa tá controlando determinado ativo então ela é dona! No entanto nem sempre será a dona, simplesmente terá apenas o controle, e mesmo assim será ativo.

  • CORRETO

    NBC TSP - ESTRUTURA CONCEITUAL

    5.12. Para avaliar se a entidade controla o recurso no presente, observa-se a existência dos seguintes indicadores:

    • propriedade legal;
    • acesso ao recurso/capacidade de negar/restringir o acesso a esses;
    • meios que assegurem que o recurso seja utilizado para alcançar os seus objetivos; ou
    • existência de direito legítimo ao potencial de serviços/capacidade para gerar os benefícios econômicos advindos do recurso.

    Logo, a assertiva, de fato, dá margem para que seja possível levar em conta a propriedade e/ou o controle para o recurso ser considerado ativo.

    Espero ter ajudado, qualquer erro, CORRIJA!

  • É bem antiga essa questão. Nem existia o cpc com a definição de ativo nessa época. Deveria ser classificada como desatualizada.


ID
534556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


De acordo com a teoria da entidade, os passivos são reservas ou restrições aos ativos, derivantes de considerações legais, equitativas, econômicas ou gerenciais. A entidade continua sendo vista como um organismo com vida própria em que somente o patrimônio líquido pertence de fato e de direito aos proprietários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Creio que o erro esteja no final, pois o que pertence à entidade não é o PL, mas sim o PATRIMÔNIO, o qual representa bens, direitos e obrigações.

    Conforme a Resolução 750 CFC

    Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição

    Quanto ao passivo

    CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil - Financeiro

    4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:
    (b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;

    bons estudos

  • Complementando a resposta do Renato:

    Segundo a Teoria dos Fundos, passivos são “reservas ou restrições aos ativos, derivantes de considerações legais, equitativas, econômicas ou gerenciais”.

    Ou seja, essa primeira parte está de fato conforme a teoria. O erro está na segunda parte, conforme o Renato esclarece.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!


ID
534559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Pelo princípio do conservadorismo, o reconhecimento de uma exigibilidade independe totalmente do reconhecimento do outro lado da transação — a incorrência de uma despesa, o reconhecimento de uma perda ou o recebimento por parte da empresa de um ativo específico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A regra em tela pertence ao princípio da COMPETÊNCIA, já o princípio do conservadorismo nada mais é que o princípio da prudência, vejamos:

    Resolução 750 CFC


    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    bons estudos

  • A regra em tela pertence ao princípio da COMPETÊNCIA.

    Competência

    Refere-se basicamente ao momento do reconhecimento das despesas.

    Prudência ou Conservadorismo

    ➢ O Princípio da Prudência – ou Conservadorismo – estipula que as empresas, ao avaliarem seus estoques e darem tratamento aos custos de produção, devem fazê-lo com precaução.


ID
534562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


De acordo com a teoria contábil, a receita operacional de uma entidade deve englobar as parcelas provenientes das vendas do produto principal, dos co-produtos, dos subprodutos, e de sucatas, ou seja, consiste no montante auferido por quaisquer vendas oriundas da atividade produtiva da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal

    Gabarito E

    Sinteticamente, subprodutos e sucatas são acessórios do produto principal, com efeito, SERÃO CONTABILIZADOS NA RUBRICA "OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS".

    Bons Estudos.

  • Bem, gente boa, o fulcro da questão é o seguinte: a venda de subprodutos e sucata, que são acessórios do produto principal, não é atividade essencial da empresa, não podendo ser tida por receita operacional. Classificar-se-ia, portanto, como “outras receitas”, as quais - segundo José Jayme - “não estão diretamente ligada à atividade fim da empresa”.

  • Lembre: Na DRE consta OUTRAS RECEITAS E DESPESAS. Estas, afinal, vêm após a receita operacional. Logo, não é qualquer venda feita pela entidade que será reconhecida como receita operacional.


ID
534565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Receita é a expressão monetária, validada pelo mercado, do agregado de bens e serviços da entidade, em sentido amplo (em determinado período de tempo), e que provoca um acréscimo concomitante no ativo e no patrimônio líquido, considerado sempre conjunta e simultaneamente com a diminuição do ativo (ou acréscimo do passivo) e do patrimônio líquido provocados pelo esforço em produzir tal receita.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja na palavra "sempre".

  • Gab. E
    O ilustre Prof. Sérgio de Iudícibus define Receita como “a expressão monetária, validada pelo mercado, do agregado de bens e serviços da entidade, em sentido amplo (em determinado período de tempo), e que provoca um acréscimo concomitante no ativo e no patrimônio líquido, considerado separadamente da diminuição do ativo (ou do acréscimo do passivo) e do patrimônio líquido provocados pelo esforço em produzir tal receita.

    Dessa forma, a consideração do esforço para produzir tal receita deve ser feita de forma SEPARADA (não de forma conjunta e simultânea).
     

  • Eu ja entendo que nem toda receita resulta no aumento de um ativo.

    Ex: perdão de dívida

    D - fornecedores

    C - descontos obtidos (receita)

    como podem ver não houve aumento do ativo, mas mesmo assim uma receita foi realizada...


ID
534568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.


Despesa, em sentido estrito, representa a utilização ou o consumo de bens e(ou) serviços no processo de produzir receitas, podendo referir-se a gastos efetuados no passado, no presente ou que serão realizados no futuro

Alternativas
Comentários
  • As despesas estão intimamente ligadas aos decréscimos em benefícios econômicos futuros, como o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo. Serão reconhecidas na demonstração do resultado quando puderem ser mensuradas com confiabilidade. (cpc 00, 4.49)

    Confrontação entre despesas e receitas é o processo que envolve o reconhecimento simultâneo das receitas e despesas que resultem diretamente ou conjuntamente das mesmas transações ou outros eventos. (cpc 00, 4.50)

    Em síntese, alguns dos itens do cpc 00 que discorrem sobre despesas.

  • A parte que fala do PASSADO, PRESENTE e FUTURO.

    Está ligado ao fato das despesas obedecerem o regime de competência ? Eu entendi assim.

  • Questao totalmente sem sentido. Essa questão versa sobre o conceito de despesa, em oposição ao conceito de custo. O termo “despesa” pode ser encarado tanto no sentido restrito como no sentido amplo. Despesa em sentido restrito é o gasto com bens e serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Despesa em sentido amplo é qualquer renúncia patrimonial com a finalidade de obtenção de receitas. Dessa forma, há uma superposição do conceito despesa (em sentido amplo) com o conceito de custo (visto que a conta Custo dos Produtos Vendidos está na Demonstração dos Resultados do Exercício). Porém, em sentido estrito, as despesas são consideradas somente aquelas não relacionadas com a atividade de produção, como por exemplo: comissão de vendedores; propaganda; aluguel de escritórios da administração; e etc. No enunciado, é referido o gasto com salários, comissões sobre vendas e juros bancários. Ora, uma leitura inicial da referência a esses elementos indica que eles estariam todos fora do processo produtivo e, assim, o examinador - originalmente - os classificou todos como despesas, considerando a assertiva CORRETA. Acho q esta questao foi anulada.


ID
534571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.

De acordo com a filosofia limpa (current operating concept), devem ser atribuídas ao período, para fins de apuração do resultado líquido do exercício, todas as despesas e perdas reconhecidas no período corrente, ainda que incorridas em períodos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a filosofia limpa (current operating concept), devem ser atribuídas ao período, para fins de apuração do resultado líquido do exercício, todas as despesas e perdas reconhecidas no período corrente, ainda que incorridas em períodos anteriores.

    Entendo que o erro da questão está ao afirmar a parte destacada. A despesa incorrida em período anterior será reconhecida em período anterior, devendo respeitar o principio da competência.

  • Atribuir ao período todas as despesas e perdas reconhecidas no período corrente é uma propriedade do conceito globalizante.

    Já a propriedade da filosofia limpa (current operating concept) é excluir todas as perdas e despesas incorridas em períodos anteriores mas não reconhecidas até o período presente.

    A questão troca os conceitos. Por isso, está errada.


ID
534574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AP
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos  princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o  item  a  seguir.

No balanço de uma empresa comercial — um grande supermercado, por exemplo — as contas que tendem a ser mais relevantes e de maior peso em relação ao total do ativo estão no ativo imobilizado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    No balanço de uma empresa COMERCIAL as contas que tendem a ser mais relevantes e de maior peso em relação ao total do ativo estão no ativo circulante, mais especificamente no ESTOQUE, pois Ativo imobilizado não está disponível para a venda, ele é utilizado para manter as atividades da empresa, no caso de ser posto a venda é aplicado o CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada.

    bons estudos

  • GABARITO:ERRADO

     

    A questão safadamente tenta confudir o candidato induzindo-o a pensar que ESTOQUES é conta do ativo Ñ CIRCULANTE classificado como IMOBILIZADO.

  • as contas que tendem a ser mais relevantes são as que possui maior grau de liquidez, o que vira dinheiro mais rapido!!!

  • Questão antiga e perfeitamente boa

  • Nao Ruan Souza a questao aborda que s contas que tendem a ser mais relevantes e de maior peso em relação ao total do ativo estão no ativo imobilizado e nao se refere ao seu maior grau de liquidez. Por exemplo se eu pego uma empresa. Se fosse em uma mineradora a jazida é parte imobilizada e não  o pátio é o local de armazenagem sendo assim  é o que irá vender e, logicamente analisando não será a jazida e nem o pátio as mercadorias/produtos a serem vendidos. Portanto a parte mais relevante de uma mineradora estará no imobilizado já em uma empresa prestadora de servicos a maior parte do ativo estará tambem no imobilzado.