- ID
- 2467660
- Banca
- UERR
- Órgão
- SEJUC - RR
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Leia o texto que segue e assinale a alternativa correta.
Investimento
De acordo com as últimas estatísticas para fins didáticos, é profundamente errado, e antipedagógico, ensinar às crianças a não mentir. Está provado que vencer na vida depende essencialmente de uma boa cara-de-pau.
Os institutos Gallup e Poli, reunidos, mostram que a mentira aumenta na medida da importância do posto hierárquico ocupado pela pessoa e que um presidente da república de um grande país mente mais que o presidente da república de um pequeno país, na proporção direta da diferença de poderio econômico dos dois países.
Os famosos institutos de pesquisa acima citados foram mais além: mostraram que, só na guerra do Vietnam, os líderes americanos mentiram mais que outros líderes de todas as outras guerras conhecidas até hoje.
Millor Fernandes
Após a compreensão do texto, marque a alternativa incorreta.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professore do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Oswald de Andrade
Após a leitura, marque a alternativa incorreta.
Racismo
“Tenho certeza de que, contra algumas atitudes em relação a racismo contra os negros, bem como em relação à perseguição a homossexuais e outras pessoas, deveriam haver, sim, penas, mas penas diferentes. Por exemplo: fica o racista obrigado a ler mais, a ter aulas de biologia, a aprender geografia, a aprender sobre outros povos e costumes, a aprender sobre religiões (todas). O criminoso só será colocado em liberdade novamente se der palestras públicas e obter oito como média 8. Aí, então, o cidadão, ex-racista, estará apto a voltar à sociedade, pois o racismo, seja de quem for e contra quem for, só tem, a meu ver, um motivo: falta total de informação.”
Roberto Moreira da Silva, Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, São Paulo, 7 jul. 2001
A concordância é um mecanismo linguístico comum aos textos que se expressam no padrão culto e divide-se em verbal, concordância entre sujeito e predicado, e nominal, concordância em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes.
A partir das informações apresentadas, assinale a alternativa correta de acordo com a concordância verbal e nominal.
Leia o poema de Ferreira Gullar, em seguida, assinale a alternativa correta a respeito das regras de concordância.
NÃO HÁ VAGAS
O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão
O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras
- porque o poema, senhores,
está fechado:
"não há vagas"
Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço
O poema, senhores,
não fede
nem cheira
Gullar, Ferreira.In: Toda Poesia. Rio de Janeiro,
Civilização Brasileira, 1970
Leia o texto e marque a alternativa correta acerca dos pronomes e da coesão textual.
“O professor pergunta ao Pedrão:
- Diga ao menos quantos ossos tem o crânio humano.
- Não me recordo, professor, mas os tenho todos na minha cabeça ...”
(Donaldo Buchweitz, erg. Piadas para você morrer de rir.Belo Horizonte: Leitura, 2001. p. 81.)
Primeira redução de juros do governo Dilma foi motivada pelas incertezas na economia mundial, segundo o Banco Central.
O Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu boa parte dos analistas e decidiu reduzir a taxa SELIC em 0,50 ponto percentual, para 12% ao ano. A decisão não foi unânime, sendo que dois votos foram para a manutenção dos juros em 12,50%.
A autoridade monetária interrompe o ciclo de altas sucessivas que já acontecia há cinco reuniões. O primeiro aumento desta sequência ocorreu na primeira reunião do ano, em 19 de janeiro, quando a taxa passou de 10,75% a 11,25%.
Portal de Notícias Exame.com: 31.08.2011
Em atenção a taxa SELIC, marque a alternativa incorreta
Leia.
FOME NA ÁFRICA
Na Somália, problema atinge quase metade da população.
Seca, guerras civis, restrições à ajuda humanitária e caos político resultaram numa crise de fome que afeta 12,5 milhões de pessoas que vivem na região conhecida como Chifre da África.
A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou crise de fome no país em 20 de julho... A estiagem no Chifre da África é a mais severa dos últimos 60 anos... Estudos apontam que o aquecimento global teria agravado o período de seca, comum nessa região africana.
http://educacao. uol. com. br/atualidades/
Sobre o tema, marque o item incorreto.
Chuvas em Santa Catarina já atingiram 836 mil pessoas
Até o início da tarde de hoje (10), a Defesa Civil de Santa Catarina registrava 836.338 pessoas atingidas pela chuva dos últimos dias em 91 cidades. Segundo o último relatório da Defesa Civil, 36 municípios estão em estado de emergência. Brusque, Rio do Sul e Agronômica decretaram situação de calamidade pública.
São 57.481 desalojados e 8.220 desabrigados. O número de residências danificadas é de 10.105. O transporte foi o serviço que sofreu danos em praticamente todos os municípios.
A Defesa Civil está utilizando a base aérea no Aeroporto dos Navegantes e trabalha com oito helicópteros. Alimentos, água, colchões e roupas estão sendo encaminhados aos municípios atingidos.
Em áreas alagadas, a população deve evitar o contato com a água, que pode estar contaminada e provocar doenças. Também é aconselhável não dirigirem lugares alagados.
A GÊNC1A BRA SIL 10/09/201113h39
É correto afirmar:
Internet transformou a Al Qaeda em
McDonalds do terror’, diz especialista
A rede terrorista Al Qaeda sempre teve em mente uma guerra global, muito além das montanhas do Afeganistão ou das áreas tribais do Paquistão. Com a ajuda dos recursos da internet, o grupo de combatentes se transformou em uma franquia de terroristas que protagonizam ataques diários em várias partes do mundo.
Esta é a avaliação de Gabriel Weimann, que coordena um estudo sobre a p resen ça do terrorismo on-line, na Universidade de Haifa, em Israel, que disse em entrevista exclusiva à Folha.com que os ataques de 11 de Setembro não seriam possíveis sem a internet, com a qual os terroristas pesquisaram rotas de voos, compraram passagens e descobriram até quantos passageiros estariam em cada um dos quatro aviões sequestrados.
Isadora Brant/Folhapress
Sobre o tema:
I- A internet é usada pelos terroristas para falar com os mais diversos públicos.
II- A internet foi uma ferramenta importante para a organização dos ataques de 11 de Setembro.
III- Com a internet, a Al Qaeda mudou de uma pequena base de combatentes lutando nas montanhas, nas cavernas, para uma grande afiliação de redes de todo o mundo, como uma franquia.
IV- A AI Qaeda controla diretamente todos os grupos, os combatentes na Somália e no lêmen não lutam suas próprias guerras, por esse motivo, eles estão afiliados ao espírito da rede e se comunicam pela internet.
É incorreto apenas o que se afirma em
Leia o texto e marque a alternativa correta a respeito dos muçulmanos.
Mesquita próxima das antigas Torres Gêmeas
causa polêmica em Nova York
Um projeto inovador sairá do papel e vai mudar a paisagem de um dos locais mais tristes dos Estados Unidos. A poucas quadras do antigo World Trade Center, onde estavam as Torres Gêmeas, será construído um moderno centro comunitário que abrigará uma mesquita.
O templo causa polêmica por ser da mesma religião, o islamismo, dos terroristas que arquitetaram e executaram o 11 de Setembro. O projeto, desde o seu lançamento no ano passado, divide opiniões e gera muita polêmica. Enquanto uns afirmam que a construção é uma afronta à memória das vítimas dos ataques, outros defendem a tolerância religiosa.
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/mesquita-proxima-das-antigas-torres-gemeas-causa-polemica-em-nova-york-20I10907.html
Simplesmente chocante, porém muito esclarecedora a matéria publicada na revista Veja da semana passada abordando a situação atual da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, demarcada no ano de 2009 no estado de Roraima.
Para quem não se lembra do que aconteceu naquela ocasião, um pequeno resumo: Contrariando o bom senso e o apelo, inclusive do próprio estado de Roraima, representado pelo Governador e políticos locais, o Governo Federal resolveu pela demarcação contínua daquela imensidão de 1,7 milhões de hectares no norte do Brasil.
Parecissuperagro.com.br/noticias : 08.06.2011
Os Deputados Estaduais do Estado de Roraima buscam junto aos parlamentares Federais apoio para que seja revista a demarcação da Terra Indígena Raposa - Serra do Sol.
Em atenção a Demarcação da Terra Indígena Raposa - Serra do Soí, marque a alternativa correta:
I - O Conselho Indígena de Roraima, tem sido sempre favorável à demarcação contínua.
II - A Sociedade dos índios Unidos do Norte de Roraima tem sido sempre favorável à demarcação contínua
III - O Conselho Indígena de Roraima, tem sido sempre favorável à demarcação em ilhas
IV - A Sociedade dos índios Unidos do Norte de Roraima, sempre foram favoráveis a demarcação em ilhas
V - O Conselho Indígena de Roraima e a
Sociedade dos índios Unidos do Norte de
Roraima, mudaram de posição ao longo da
discussão da demarcação.
Acerca das entidades políticas e administrativas, assinale a opção correta:
I - entidades autárquicas são pessoas jurídicas de direito público, de natureza meramente administrativa, criadas por lei específica , para a realização de atividades, obras ou serviços descentralizados da entidade estatal que as criou;
II - entidades empresariais são pessoas jurídicas de direito privado, instituídas sob a forma de sociedade de economia mista ou empresa pública, com a finalidade de prestar serviço público que possa ser explorado de modo empresarial, ou de exercer atividade econôm ica de relevante interesse coletivo;
III - as entidades fundacionais são pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado, sendo que no primeiro caso são criadas por lei, e no segundo a lei apenas autoriza sua criação, devendo o poder executivo tomar as providências necessárias a sua instituição;
IV - as entidades paraestatais operam em regime da iniciativa particular, na forma de seus estatutos, mas não gozam de autonomia administrativa e financeira porque vinculam-se ao órgão da entidade estatal em virtude da supremacia do interesse público sobre o privado.
Assinale a alternativa correta, acerca das proposições a seguir:
I - No sistema federativo brasileiro, as entidades estatais são unicamente a União, os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municípios, e possuem autonomia política.
II - São órgãos autônomos da Administração Pública os Ministérios, as Secretarias de Estado e de Município, a Advocacia Geral da União e todos os demais órgãos subordinados diretamente aos Chefes de Poderes, aos quais prestam assistência e auxílio imediato;
III - Os agentes administrativos vinculamse ao Estado ou às suas entidades autárquicas e fundacionais por relações profissionais, e estão sujeitos à hierarquia funcional e ao regime jurídico determinado pela entidade estatal a que servem . Assim, os agentes administrativos são membros de Poder de Estado e o representam, exercendo atribuições políticas ou governamentais.
IV - Todo agente público vincula-se ao Estado por meio de ato ou procedimento legal a que se denomina investidura, variável na forma e nos efeitos, segundo a natureza do cargo, do emprego, da função ou do mandato que se atribui ao investido.
“Embora os direitos sociais, assim como os direitos e liberdades individuais, impliquem tanto direitos a prestações em sentido estrito (positivos) quanto direitos de defesa (negativos), e ambas as dimensões demandem o emprego de recursos públicos para a sua garantia, é a dimensão prestacional (positiva) dos direitos sociais o principal argum ento contrário à sua judicialização. A dependência de recursos econômicos para a efetivação dos direitos de caráter social leva parte da doutrina a defender as normas que consagram tais direitos assumem a feição de normas programáticas, dependentes, portanto, da formulação de políticas públicas para se tornar exigíveis.”
(MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 667-668).
Aportando no texto acima e na ordem constitucional vigente, sobre os direitos sociais marque a alternativa correta:
Analise o caso concreto hipotético abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta correspondente.
Hermanus Putman, nasceu na Áustria, é filho de pai dinamarquês e de mãe brasileira que trabalha como em presária do ramo imobiliário. Ao atingir a maioridade resolve vir residir no Brasil, com seus avós maternos. Visando a aquisição da nacionalidade brasileira ele:
A Constituição Federal assegura, expressamente, os seguintes direitos e garantias fundamentais:
I- em matéria criminal, á instransmitibilidade da pena de forma absoluta;
II- à individualização das penas de privação ou restritiva de liberdade, de prestação social alternativa, de multa e de suspensão ou interdição de direitos.
III- à liberdade do casal em decidir a respeito do planejamento familiar, fundada nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas
IV- a todos, o acesso universal igualitário aos serviços de saúde.
Pode-se afirmar que estão corretos os
itens:
Dentre as alternativas abaixo assinale a incorreta:
Marque a alternativa correta:
Marque a opção abaixo que configura a única hipótese permitida ao juiz determinar a fiscalização do preso por meio da monitoração eletrônica:
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto e regime fechado poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento.
II. A autorização para saída temporária será concedida por ato motivado do Juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária.
III. Constituem direitos dos presos, dentre outros, o chamamento nominal, audiência especial com o diretor do estabelecimento prisional, assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa; visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados; constituição de pecúlio; previdência social, etc.
IV. Na hipótese da suspensão condicional prevista na Lei de Execução Penal, o Juiz poderá suspender, pelo período de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, a execução da pena privativa de liberdade, não superior a 4 (quatro) anos, na forma prevista no Código Penal.