- ID
 - 43882
 - Banca
 - EJEF
 - Órgão
 - TJ-MG
 - Ano
 - 2009
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Processual Penal
 - Assuntos
 
Em se tratando de procedimento de rito ordinário ou sumário é INCORRETO afirmar:
Em se tratando de procedimento de rito ordinário ou sumário é INCORRETO afirmar:
Em se tratando de processo sumário, marque a opção CORRETA.
O procedimento previsto no Código de Processo Penal para apuração de infrações penais será
De acordo com Código de Processo Penal, aplicar-seá o procedimento sumário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima:
Nos moldes do art. 397 do CPP, o juiz deverá absolver sumariamente o acusado, quando se verificar
I. causa excludente de ilicitude;
II. causa excludente de culpabilidade;
III. extinção de punibilidade.
É correto o contido em
Quanto ao procedimento sumário: 
I. Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no Código de Processo Penal, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, aos debates. 
II. Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, proceder-se-á ao interrogatório do acusado, seguindo-se à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, em número de seis, respectivamente, nesta ordem, ressalvado o disposto no Código de Processo Penal, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, com alegações via memoriais. 
III. Na instrução, poderão ser inquiridas até cinco testemunhas arroladas pela acusação e cinco pela defesa. 
IV. As alegações finais serão orais, concedendose a palavra, respectivamente, à acusação e à defesa, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença. 
V. As alegações finais serão orais, concedendose a palavra, respectivamente, à acusação e à defesa, pelo prazo de 10 (dez) minutos, prorrogáveis por mais 5 (cinco), proferindo o juiz, a seguir, sentença.
Conforme preceitua o art. 396 do CPP, no procedimento comum sumário, o juiz, ao receber a denúncia ou queixa,
Analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
Acerca do processo comum e dos processos especiais, analise as questões e abaixo. 
I. No processo comum ordinário, recebida a denúncia ou queixa, o juiz designará dia e hora para a audiência, ordenando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público e, se for o caso, do querelante e do assistente. 
II. No processo de competência do Tribunal do Júri, o juiz, ao receber a denúncia ou a queixa, ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. Ao receber os autos, o presidente do Tribunal do Júri determinará a intimação do órgão do Ministério Público ou do querelante, no caso de queixa, e do defensor, para, no prazo de 5 (cinco) dias, apresentarem rol de testemunhas que irão depor em plenário, até o máximo de 5 (cinco), oportunidade em que poderão juntar documentos e requerer diligência. 
III. No processo dos crimes contra a propriedade imaterial, o juiz, ao prolatar a sentença condenatória, poderá determinar a destruição dos bens ilicitamente produzidos ou reproduzidos e o perdimento dos equipamentos apreendidos, desde que precipuamente destinados à produção e reprodução dos bens, em favor da Fazenda Nacional, que deverá destruí-los ou doá-los aos Estados, Municípios e Distrito Federal, a instituições públicas de ensino e pesquisa ou de assistência social, bem como incorporá-los, por economia ou interesse público, ao patrimônio da União, que não poderão retorná-los aos canais de comércio. 
IV. No processo sumário, a audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 30 (trinta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, se possível, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado a hipótese de a testemunha morar fora da jurisdição, bem como aos esclarecimentos dos peritos, às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se, finalmente, ao debate. 
Escolha a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa correta com relação à regra instituída pelo Código de Processo Penal no que concerne aos procedimentos comuns.
Assinale a alternativa em que consta aspecto que diferencia o procedimento comum ordinário do procedimento comum sumário.
Julgue os itens subsequentes, referentes a prisões, liberdade
provisória e procedimentos processuais penais.
 
O procedimento comum será ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou superior a quatro anos de pena privativa de liberdade; ou sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
Julgue os itens seguintes, referentes a prisões, liberdade provisória e procedimentos processuais penais.
O procedimento comum será ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou superior a quatro anos de pena privativa de liberdade; ou sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade.
 No   processo   Penal   adota-se   o  procedimento comum sumário quando:
 
 É certo afirmar:  
I.  Tratando-se de juizado especial criminal é possível que os atos  processuais se realizem em horário noturno e em qualquer dia da  semana.  
II. No procedimento ordinário é possível ser o réu absolvido  sumariamente.  
III. Recebida a denúncia ou queixa no procedimento ordinário,  deverá o juiz determinar a citação do réu para que em dia e hora  compareça em juízo para ser interrogado.  
IV. O procedimento será sumário quando tiver por objeto crime cuja  sanção máxima cominada seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos  de pena privativa de liberdade.    
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
 
É certo afirmar: 
I. Guia de recolhimento tem haver com a pena privativa de liberdade; guia de execução tem haver com a pena restritiva de direitos. 
II. Havendo conciliação civil na audiência preliminar prevista no juizado especial criminal, quando devidamente homologada, ocorrerá renúncia ao direito de queixa, tratando-se de ação exclusivamente privada. 
III. O processo sumário pode ser iniciado ex officio ou através de portaria da autoridade policial ou ainda pelo auto de prisão em flagrante. 
IV. Toda e qualquer contravenção admite a transação penal pouco importando estejam observados os requisitos da Lei 9.099/95. 
Analisando as proposições, pode-se afirmar: 
 A  respeito  dos  ritos  no  Processo  Penal,  indique  a  única alternativa CORRETA: 
 
Acerca  dos  procedimentos  estabelecidos  pela  legislação  processual penal, analise as afirmativas abaixo:
I -  A  Lei  nº  11.343/06  prevê  que  o  inquérito  policial  será  concluído  no  prazo  de  30  (trinta)  dias,  se  o  indiciado  estiver  preso,  e  de  90  (noventa)  dias,  quando  solto,  sendo  certo  que  ambos  poderão  ser  duplicados  pelo  juiz,  ouvido  o    Ministério  Público,  mediante  pedido  justificado da autoridade policial.  
II -  O  procedimento  será  sumário  quando  tiver  por  objeto  crime  cuja  sanção máxima  cominada  seja  inferior  a  4  (quatro)  anos,  bem  como  nas  infrações  penais  de menor  potencial  ofensivo,  quando  o  juizado  especial criminal encaminhar ao juízo comum as peças existentes para  a adoção de outro procedimento.  
III - Na audiência de  instrução e  julgamento do procedimento ordinário, o  Código  de  Processo  Penal  prevê,  como  regra,  o  oferecimento  de  alegações  finais  orais  por  20  (vinte) minutos,  respectivamente,  pela  acusação  e  pela  defesa,  prorrogáveis  por  mais  10  (dez)  minutos.  Admitindo, excepcionalmente, a apresentação de memoriais, no prazo  de 10 (dez) dias, na hipótese em que o juiz considerar a complexidade  do caso ou o número de acusados.  
IV  - O  Código  de  Processo  Penal  estabelece  a  seguinte  ordem  a  ser  observada na audiência de  instrução e  julgamento nos procedimentos  sumário e ordinário: tomada de declarações do ofendido, inquirição das  testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, bem  como  o  reconhecimento  de  pessoas  e  coisas,  acareações,  esclarecimentos dos peritos, interrogando-se, em seguida, o acusado. 
A esse respeito, pode-se concluir que: 
 
Em  relação  aos  procedimentos  previstos  atualmente  no  Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta. 
 
No âmbito do Código de Processo Penal o procedimento  comum é dividido segundo os seguintes critérios: 
  
Levando  em  consideração  as modificações  trazidas  pela  Lei  11.719/08, assinale a alternativa correta. 
 
Assinale a alternativa correta.
 
Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Processual Penal: 
 
Em relação à sentença penal desclassificatória, assinale a alternativa correta: 
 
No que se refere aos ritos e a outros elementos pertinentes ao direito processual penal, assinale a opção correta
 
No procedimento comum sumário a defesa poderá arrolar até
 
I – Cabe prisão temporária no crime de concussão.  
II  – Uma  das medidas  cautelares  diversas  da  prisão  é  a  suspensão  do  exercício  de  função  pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver  justo receio  de sua utilização para a prática de infrações penais.  
III  –  Nos  procedimentos  ordinário  e  sumário,  após  sua  resposta,  o  Juiz  deverá  absolver  sumariamente o acusado quando verificar que o fato narrado evidentemente não constitui  crime.  
IV – O  inquérito policial poderá ser concluído no prazo de 60 (sessenta) dias, se o  indiciado  estiver preso, e de 180 (cento e oitenta) dias, quando solto, por ordem do Juiz, ouvido o  Ministério Público, mediante pedido justificado da autoridade de polícia judiciária.  
V – São impedidos de servir no mesmo Conselho de Sentença, entre outros: tios e sobrinhos;  irmãos e irmãs; primos e primas. 
 
I – Durante os debates no Tribunal do Júri, as partes não poderão, sob pena de nulidade, fazer  referências  à  denúncia,  à  decisão  de  pronúncia,  às  decisões  posteriores  que  julgaram  admissível  a  acusação  ou  à  determinação  do  uso  de  algemas  como  argumento  de  autoridade  que  beneficiem  ou  prejudiquem  o  acusado;  ao  silêncio  do  acusado  ou  à  ausência de interrogatório por falta de requerimento, em seu prejuízo.   
II – Na instrução do procedimento sumário, poderão ser inquiridas até 5 (cinco) testemunhas  arroladas pela acusação e 5 (cinco) pela defesa.  
III – Nenhum ato será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para a acusação ou  para  a defesa. Tal  assertiva  é  a  consolidação no Código de Processo Penal do princípio  “pas de nullité sans grief”.   
IV – O investigado que estiver preso temporariamente por 40 (quarenta) dias, sempre deverá  ter ordenada  sua  soltura  em virtude  de habeas  corpus, diante da  coação  ilegal de  estar preso por mais tempo do que determina a lei. 
V  – A  graça,  o  indulto  e  a  anistia  são  causa  de  extinção  da  punibilidade  de  competência  exclusiva do Presidente da República. 
 
Em  relação  à  instrução  criminal  no  Código  de Processo  Penal, há  os  seguintes procedimentos:
 
No que concerne aos aspectos processuais das leis penais
extravagantes e às inovações legais havidas no sistema processual
penal, julgue o item a seguir. 
 
Nos procedimentos ordinário e sumário, após o interrogatório do réu em juízo, este deverá, por intermédio de seu advogado, apresentar defesa prévia, no prazo de 10 dias, ocasião em que poderão ser arguidas preliminares, teses defensivas, arrolar testemunhas e oferecer documentos.
 
Em relação aos procedimentos regulados pela legislação processual penal, assinale a opção correta.
 
Quanto  ao  processo  comum,  às  testemunhas  e  ao  arquivamento  de  inquérito  policial,  assinale  a  opção  correta. 
 
É certo afirmar:  
I.  Os crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo  processo e julgamento competirão aos juízes de direito, a queixa  ou a denúncia será instruída com documentos ou justificação que  façam presumir a existência do delito ou com declaração  fundamentada da impossibilidade de apresentação de qualquer  dessas provas.  
II.  A prisão temporária poderá ser decretada pelo juiz, mediante  representação, somente, da autoridade policial.  
III.  Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou  queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e  ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por  escrito, no prazo de 10 (dez) dias.  
IV.  A carta precatória itinerante somente é admitida no procedimento  sumário, visto o princípio da celeridade que agasalha esse rito.  
Analisando as proposições, pode-se afirmar: 
 
É certo afirmar:  
I.  O mandado de prisão será lavrado pelo escrivão e assinado pela  autoridade; designará a pessoa, que tiver de ser presa, por seu  nome, alcunha ou sinais característicos, mencionará a infração  penal que motivar a prisão, declarará o valor da fiança arbitrada,  quando afiançável a infração e será dirigido a quem tiver  qualidade para dar-lhe execução.  
II.  Tratando-se de procedimento sumaríssimo, no caso de citação  por edital, o prazo para a defesa começará a fluir a partir do  comparecimento pessoal do acusado ou do defensor constituído.  
III.  Na instrução do procedimento sumário, poderão ser inquiridas até  3 (três) testemunhas arroladas pela acusação e 3 (três) pela  defesa.  
IV. O procedimento a ser aplicado será o ordinário, quando tiver por  objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a  4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.  
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
 
É certo afirmar: 
I.  É irrecorrível a decisão que defere o arquivamento de termo  circunstanciado a requerimento do Ministério Público.  
II. Quando do rito sumário, as  alegações finais serão orais,  concedendo-se a palavra, respectivamente, à acusação e à  defesa, pelo prazo de 20 (vinte) minutos, prorrogáveis por mais  10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença. Havendo mais de  um acusado com mesmo procurador, o tempo previsto para a  defesa será entre eles dividido.  
III. No procedimento ordinário, produzidas as provas, ao final da  audiência, o Ministério Público, o querelante e o assistente e, a  seguir, o acusado poderão requerer diligências cuja necessidade  se origine de circunstâncias ou fatos apurados na instrução.  
IV. O Após o tríduo para a defesa, tratando-se de procedimento  sumário, os autos serão conclusos ao juiz, que, depois de  sanadas as nulidades, mandará  proceder às diligências  indispensáveis ao esclarecimento da verdade, quer tenham sido  requeridas, quer não, e marcará para um dos 8 (oito) dias  seguintes a audiência de julgamento, cientificados o Ministério  Público, o réu e seu defensor. 
Analisando as proposições, pode-se afirmar: 
 
Relativamente  ao  processo  comum,  disciplinado  pelo  Código  de  Processo  Penal,  assinale  a  alternativa correta: 
 
Um homem de vinte e um anos de idade responde a processo judicial sumário no qual lhe é imputada a participação na prática de crimes perpetrados havia três anos. O defensor público responsável por sua defesa alegou, em sede de resposta preliminar, que o rapaz era menor de idade à época da ocorrência dos fatos e que apresentava incapacidade mental absoluta superveniente. 
Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta acerca de questões prejudiciais, processos incidentes e procedimento sumário, com base no CPP e na interpretação doutrinária sobre esse código.
 
Com relação aos processos em espécie, é correto afirmar:
 
A respeito do procedimento comum, atribua V (verdadeira) ou F (falso) às afirmativas a seguir. 
( ) Será sumaríssimo para as infrações penais demenor potencial ofensivo, na forma da Lei nº 9.099/1995. 
( ) Será ordinário quando tiver por objeto crime cuja sansão máxima cominada for inferior a quatro anos de pena privativa de liberdade. 
( ) Será sumário quando tiver por objeto crime cuja sansão máxima cominada seja igual ou superior a quatro anos. 
( ) Aplica-se a todos os processos, salvo disposições em contrário do Código de Processo Penal ou de lei especial. 
( ) Aplicam-se as disposições do procedimento ordinário subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo. 
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
 
Sobre procedimento, é correto  afirmar:  
 
No que concerne ao recurso de apelação das decisões do tribunal do júri, aos procedimentos no processo penal e à transação penal, assinale a opção correta.
 
Acerca do procedimento comum e dos especiais no processo penal, assinale a opção correta.
 
De acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar que
Quanto aos procedimentos, assinale a alternativa correta:
No que toca aos procedimentos, o Código de Processo Penal estabelece que
Analise as afirmativas seguintes.   
I.    O parágrafo 4º do Artigo 394 CPP revogou  tacitamente as defesas preliminares ao  recebimento da denúncia, uma vez que estabelece que se aplicam os Artigos 395,  396, 396-A e 397 do CPP a todos os procedimentos penais de primeiro grau.
  II.    A  videoconferência  pode  ser  substitutiva  da  carta  precatória  e  da  carta  rogatória,  conforme previsão em nossa lei processual penal.  
III.    No procedimento sumário, as provas devem ser produzidas em uma só audiência,  podendo  o  juiz  indeferir  as  que  considerar  irrelevantes,  impertinentes  ou  protelatórias,  sendo  que  os  esclarecimentos  a  serem  prestados  pelos    peritos  sujeitam-se ao prévio requerimento das partes.
  IV.    O  réu poderá ser citado com hora certa, aplicando-se ao processo penal as regras  estabelecidas no Código de Processo Civil, no caso em que ele se oculte para não  ser citado.  
  A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS. 
  
Em relação aos procedimentos, avalie as afirmativas abaixo: 
I.  Procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo.  
II.  É  considerado  procedimento  ordinário,  quando  tiver  por  objeto  crime  cuja  sanção máxima cominada seja  inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de  liberdade.  
III. Procedimento  sumário  é  o  que  tiver  por  objeto  crime  cuja  sanção  máxima  cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.  
IV. Procedimento sumaríssimo destina-se a  infrações penais de menor potencial  ofensivo, na forma da lei.  
V.  Aplicam-se  subsidiariamente  aos  procedimentos  especial,  sumário  e  sumaríssimo  as  disposições  dos  procedimentos  previstos  em  legislação  extravagante. 
Pode-se afirmar que:  
No que concerne aos procedimentos em espécie, assinale a opção correta.
Considerando as disposições legais referentes à sentença, ao procedimento especial do tribunal do júri e ao processo sumário, assinale a opção correta.
Sobre o procedimento comum sumário, assinale a alternativa INCORRETA:
Ante  as  disposições  do  Código  de  Processo  Penal, analise as afirmações a seguir. 
l  O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo.       
 ll  O  procedimento  será  ordinário  quando  tiver  por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 3 (três) anos de pena  privativa de liberdade.        
lll  O procedimento será sumário sempre que tiver  por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 3 (três) anos de pena privativa de liberdade.       
 lV  O  procedimento  será  sumaríssimo  para  as  infrações penais de menor potencial ofensivo,  na forma da lei.   
Assinale a alternativa correta. 
 
Acerca dos procedimentos em espécie no processo penal, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação aos processos em espécie, de acordo com o Código de Processo Penal,
Sobre o processo sumário no CPP, analise as afirmativas abaixo: 
I.  Na  audiência  de  instrução  e  julgamento,  a  ser  realizada  no  prazo máximo  de  30  (trinta)  dias,  proceder -se-á  à  tomada  de  declarações  do  ofendido,  se  possível,  à  inquirição  das  testemunhas  arroladas  pela  acusação  e  pela  defesa, nessa ordem, ressalvado o disposto no art. 222 desse Código, bem como aos esclarecimentos dos peritos,  às acareações e ao reconhecimento de pessoas e coisas, interrogando-se, em seguida, o acusado e procedendo-se,  finalmente, ao debate. 
 II.  As alegações finais serão orais, concedendo-se a palavra, respectivamente, à acusação e à defesa, pelo prazo de 20  (vinte) minutos, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, a sentença.
  III.  A  testemunha  que  comparecer  será  inquirida,  independentemente  da  suspensão  da  audiência,  observada,  em  qualquer caso, a ordem estabelecida no art. 531 desse Código. 
  Assinale a alternativa CORRETA.    
Assinale a afirmação correta em relação ao procedi- mento comum, nos termos do Código de Processo Penal.
É INCORRETO afirmar:
ANTE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:
I  -  É  integralmente  correto  afirmar  que,  nos  procedimentos  sumário  e  ordinário,  o  juiz  pode  absolver sumariamente o  réu  se verificar:  a existência  de  manifesta  causa  que  exclui  a  ilicitude  do  fato;  a  existência  de  manifesta  causa  que  exclua  a  culpabilidade,  salvo  a  inimputabilidade;  que  não  há provas  do  crime  ou  que  o  fato  não  constitui  crime;  e  quando extinga a punibilidade do agente.
II  - Julgada  procedente ação  penal  por juiz  federal  de  primeiro  grau,  condenando  "Y"  por  crimes  previstos  na Lei  n.  8.666,  houve a  interposição de embargos de  declaração  pela  defesa.  Dois  dias  depois  da interposição do  recurso,  o  réu  foi diplomado deputado  federal.  Neste  caso,  e  correto  dizer que  devera  o juiz  de  primeiro  grau  julgar  os  embargos  de  declaração  integrativos a sentença.
III  -  É integralmente  correto  dizer  em  contrarrazões  do  Ministério  Público  Federal  em  primeiro  grau  ao  novo  apelo  da  defesa  que  o  Juízo  de  primeiro  grau  não  esta  circunscrito  ao  reexame  dos  motivos  da  sentença  anulada,  detendo  competência  para  reexaminar  a  causa  a  luz  da  nova  instrução  criminal,  podendo,  para  manter  a  mesma  pena  da  sentença penal  anulada,  substituir  por  outras  as  circunstâncias  judiciais  ou  legais  de  exasperação  a  que  a  decisão  anulada  tenha  relevado.
IV  -  Interposto  recurso  extraordinário  pela  defesa  contra  decisão  proferida  no  âmbito  dos  Juizados  Especiais  em  matéria  penal,  o  juiz  não  admite  a  irresignação  ante  a  ausência  de  requisito  legal.  Intimados  regularmente  advogado  e  réu,  com  inicio  de  prazo  no  dia  21.10.2014  (terça-feira),  a  defesa  interpõe  recurso  de  agravo  no  dia  31.10.2014  (dia  útil),  provando  cabalmente  no ato de  interposição que  no  décimo  dia  do  prazo  (30.10.2014)  era  feriado  na  localidade  do  juízo  ad  quem.  Neste  caso,  e  correto  afirmar  que  o  recurso  e  tempestivo,  devendo  ser  processado  regularmente.
É correto afirmar que:
Nos procedimentos  ___________ , oferecida a  denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente,  recebê-la-á e __________  (CPP,  art. 396)
Assinale a alternativa que preenche, adequada e  respectivamente, as lacunas. 
Nas infrações penais de menor potencial ofensivo, quando o juizado especial criminal encaminhar ao juízo comum as peças existentes para a adoção de outro procedimento, de acordo com o art. 538 do CPP, o rito adotado será
Considere as seguintes assertivas:
I. Umas das diferenças previstas no Código de Processo Penal entre o rito ordinário e o sumário é a previsão do prazo para a realização da audiência de instrução e julgamento.
II. O Ministério Público, o querelante, o assistente e o acusado poderão requerer diligências, desde que tal necessidade decorra de circunstâncias e fatos apurados na instrução.
III. O prazo para alegações finais após o deferimento de diligências será de 3 dias.
IV. Adotando o procedimento do júri o método de inquirição direta, acusação e defesa, mas não os jurados, poderão perguntar diretamente às testemunhas.
V. Conforme o STJ, a resposta preliminar prevista no artigo 514 do Código de Processo Penal para o julgamento de crimes praticados por funcionários públicos é corolário da ampla defesa e não pode ser afastada.
 Está correto o que se afirma APENAS em 
Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar
liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no
prazo de 10 (dez) dias. Após recebida a resposta, o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando
verificar:
I - extinta a punibilidade do agente.
II - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato.
III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime.
IV - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente.
Diante dessas informações, assinale a alternativa correta: 
Aplica-se ao processo penal o procedimento comum sumário quando
O procedimento comum, segundo o Código de Processo Penal, será
Acerca do processo comum previsto no Código de Processo Penal, analise as assertivas a seguir:
I. O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo.
II. O procedimento será ordinário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
III. O procedimento será sumário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
IV. O procedimento será sumaríssimo para as infrações penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei.
Estão CORRETAS
Nos termos do Código de Processo Penal, o procedimento será comum ou especial. O procedimento comum será ordinário,
Assinale a alternativa correta.
Acerca dos procedimentos processuais penais no Brasil, julgue os itens a seguir.
I Nos crimes contra a propriedade imaterial que deixem vestígios, o exame do corpo de delito será condição de procedibilidade para o exercício da ação penal.
II No procedimento sumário, o prazo para resposta à acusação é de cinco dias.
III Registro de depoimento tomado na audiência de instrução por meio audiovisual terá de ser encaminhado às partes, sendo obrigatória a transcrição.
IV No procedimento por crime funcional, em caso de ilícito afiançável, o réu será notificado para apresentar defesa preliminar por escrito no prazo de quinze dias.
Estão certos apenas os itens
Em relação aos procedimentos comum e especial, julgue os itens a seguir.
I As hipóteses de absolvição sumária previstas para o procedimento ordinário e sumário são aplicáveis a todos os processos penais desenvolvidos em primeiro grau de jurisdição, ainda que estes não sejam regulados pelo Código de Processo Penal.
II No procedimento comum ordinário, o juiz, logo após o recebimento da denúncia, determinará a citação do réu para comparecer à audiência de instrução do feito.
III No procedimento sumaríssimo, oferecida a denúncia e não sendo encontrado o autor do fato para ser citado, o juiz encaminhará o feito ao juízo comum, devendo, então, ser observado o rito sumário.
IV O procedimento comum sumário é cabível quando a ação penal tiver por objeto crime cuja pena máxima privativa de liberdade seja igual ou inferior a quatro anos.
Estão certos apenas os itens
Com relação a direito processual penal, julgue o próximo item.
Com relação a direito processual penal, julgue o próximo item.
Após envolvimento em infração penal de menor potencial ofensivo, Tício foi encaminhado ao juizado especial criminal, onde o promotor de justiça requereu a abertura de inquérito policial em face da complexidade do caso, o que impediu a formulação imediata da denúncia. Posteriormente, foi oferecida, perante o juízo criminal da comarca, denúncia, que tramitou pelo rito sumário, findando pela absolvição. O assistente de acusação recorreu, e o recurso foi distribuído à turma recursal, que lhe deu provimento e condenou Tício a dois meses de detenção, pena substituída por prestação pecuniária à vítima.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Se for impetrado habeas corpus contra a decisão condenatória,
a competência para conhecer da ordem será do STJ. 
Nas palavras de Aury Lopes Junior, “o processo penal admite distintas relações configuráveis entre os atos, fazendo com que o processo de conhecimento comporte diferentes ritos, em função da natureza do delito ou mesmo da pessoa envolvida (prerrogativa de função)”.
(LOPES JUNIOR, Aury. Direito processual penal. 16 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. p. 723.)
A respeito do procedimento comum (ritos ordinário, sumário e sumaríssimo), considere as seguintes afirmativas:
1. A partir da determinação expressa do art. 394-A do CPP (Os processos que apurem a prática de crime hediondo terão prioridade de tramitação em todas as instâncias), quando se tratar de crime hediondo, deverá ser aplicado o rito sumaríssimo, devido a sua maior celeridade.
2. Nos ritos ordinário e sumário, da decisão que recebe a denúncia ou queixa, como regra, não cabe recurso; mas caberá recurso sem sentido estrito da decisão que não as recebe.
3. A audiência de instrução e julgamento é o principal ato do procedimento comum (seja ele ordinário ou sumário), na medida em que é o momento de produção e coleta da prova, debates entre acusação e defesa, e no qual é proferida a decisão do caso penal.
4. O rito sumário destina-se ao processamento dos crimes cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade, mas somente será utilizado quando não for cabível o rito sumaríssimo.
Assinale a alternativa correta.