- ID
 - 67267
 - Banca
 - ESAF
 - Órgão
 - Receita Federal
 - Ano
 - 2009
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
Sobre a dívida ativa tributária, é incorreto afirmar que:
Sobre a dívida ativa tributária, é incorreto afirmar que:
No termo da inscrição da dívida ativa, não é necessário indicar:
É INCORRETO afirmar que a dívida ativa
Assinale a afirmativa incorreta.
Assinale a alternativa incorreta:
Em relação à administração tributária, é INCORRETO afirmar:
Depois de esgotado o prazo fixado (em lei ou decisão final proferida em processo administrativo fiscal) para o pagamento de determinado tributo, o crédito respectivo é inscrito em dívida ativa tributária, por meio de um termo de dívida ativa. Assinale, entre os itens a seguir, o único que não é de indicação obrigatória no respectivo termo para todos os tributos.
Julgue os próximos itens, relativos a garantias e privilégios do
crédito tributário e à dívida ativa da fazenda pública. 
Constituem dívida ativa da fazenda pública os créditos de natureza tributária, como os provenientes de impostos, e os créditos de natureza não-tributária, como os decorrentes das multas por infração a dispositivo da CLT.
Com relação à dívida ativa, analise as afirmativas a seguir.
I. O lançamento regularmente notificado ao contribuinte, porque dotado de exigibilidade, constitui dívida ativa tributária. 
II. A certidão de dívida ativa poderá ser emendada ou substituída até a decisão de primeira instância judicial, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos. 
III. A certidão negativa de débito expedida com dolo ou fraude, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora.
Assinale:
Acerca dos poderes da autoridade administrativa e sobre a certidão de dívida ativa, marque a única opção correta.
A dívida ativa, no Brasil, é regulada pelos arts. 201 a 204 do Código Tributário Nacional. O artigo 202 enumera os requisitos que devem conter o termo de inscrição da dívida ativa, autenticado pela autoridade administrativa competente. Entre os requisitos obrigatórios, não se inclui:
O fisco federal, em operação realizada em feira permanente, lavrou auto de infração contra determinado contribuinte e cobrou o tributo federal sonegado com juros de mora e penalidades, tendo estipulado prazo de quinze dias para esse contribuinte realizar o pagamento ou impugnar a cobrança. 
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta acerca da dívida ativa.
Assinale a opção correta com relação ao procedimento fiscal e à dívida ativa.
A fazenda pública de um estado da Federação, ao realizar a inscrição do crédito tributário na dívida ativa, não fez constar do termo de inscrição o domicílio conhecido do devedor. 
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da omissão de requisito legal no termo de inscrição mencionado.
O termo de inscrição da dívida ativa deverá conter, sob pena de nulidade, as seguintes informações, EXCETO:
Considere as seguintes afirmações sobre a Administração Tributária:
I. O intercâmbio de informação sigilosa, no âmbito da Administração Pública, será realizado mediante processo regular instaurado, e a entrega será feita pessoalmente à autoridade solicitante, mediante recibo. 
II. É vedada a divulgação de informações relativas a representações fiscais para fins penais. 
III. É vedada a divulgação por parte da Fazenda Pública de informação obtida em razão do ofício sobre a situação financeira ou econômica do sujeito passivo. 
IV. É vedada a divulgação de informação relativas a inscrições na dívida ativa. 
V. É permitida a divulgação de informações relativas a parcelamento ou moratória.
SOMENTE estão corretas as afirmações
Em relação à dívida ativa, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação à Administração Tributária e às Garantias e Privilégios do crédito tributário, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação ao crédito tributário, assinale a afirmativa incorreta.
A responsabilidade tributária pessoal de terceiros não alcança o inadimplemento do tributo sem a prova da prática de ato ilícito ou contrário ao estatuto social, independentemente de o sócio da pessoa jurídica constar, ou não, da certidão de dívida ativa.
Com relação ao estado, ao poder de tributar e ao Sistema Tributário
Nacional, julgue os itens a seguir.
 
Qualquer omissão de requisito legal previsto para constar no termo de inscrição de dívida ativa causa a sua nulidade absoluta, caso a omissão não seja sanada até a decisão de primeira instância.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a dívida ativa e certidão negativa tributária, é correto afirmar que
Determinado Município ajuizou execução fiscal em relação a certo contribuinte. A Certidão de Dívida Ativa (CDA), que instruiu a inicial da execução, continha erro quanto ao nome do sujeito passivo, consistente no fato de que a pessoa, cujo nome constava na CDA, como sujeito passivo, não era a devedora do crédito tributário em execução, o qual era devido por outra pessoa, diversa daquela nominada na CDA que instruiu a inicial. Houve embargos à execução e, antes da sentença, o juiz da execução possibilitou à Fazenda que substituísse a CDA, sanando-se assim a irregularidade. Dada vista ao antigo e ao novo sujeito passivo agora apontado na CDA que veio aos autos em substituição à originária, este sustentou que a substituição da CDA não era possível nesse caso. Considerando essas circunstâncias e a atual jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a substituição da CDA
A respeito da dívida ativa, assinale a alternativa correta.  
A pessoa jurídica Alfa teve seu nome inscrito em dívida ativa pela Receita Federal do Brasil em decorrência do não recolhimento, no prazo legal, do imposto sobre renda de pessoas jurídicas. A fazenda nacional, com base no termo de inscrição em dívida ativa, ajuizou execução fiscal, na qual incluiu o principal acrescido de juros de mora, na forma da lei. No entanto, no termo, não constava a data em que a dívida foi inscrita. 
Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
 
A Lei no  6.830/80, que dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, determina que, nas execuções fiscais, a(o)
 
Em relação à dívida ativa, assinale a alternativa INCORRETA.
 
I – O parcelamento é uma das formas de se suspender a exigibilidade do crédito tributário.  
II – O crédito tributário prefere a qualquer outro, seja qual for sua natureza ou o tempo de sua  constituição, ressalvados os créditos decorrentes da legislação do trabalho ou do acidente  de trabalho.  
III – Segundo entendimento sumular do Supremo Tribunal Federal a norma legal que altera o  prazo de recolhimento da obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade.  
IV – Segundo entendimento sumular do Superior Tribunal de Justiça, a Fazenda Pública pode  substituir  a  certidão  de  dívida  ativa  (CDA)  até  a  prolação  da  sentença  de  embargos,  quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito  passivo da execução.  
V – Compete privativamente  à  autoridade  administrativa  constituir o  crédito  tributário pelo  lançamento,  assim  entendido  o  procedimento  administrativo  tendente  a  verificar  a  ocorrência do  fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria  tributável,  calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a  aplicação  da  penalidade  cabível.    O  lançamento  é  ato  administrativo  vinculado  e  obrigatório. 
 
A cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda  Pública é feita com base na Lei n. 6.830/80.  
Com base nesta lei, julgue os itens a seguir, para  então assinalar a opção que corresponda às suas  respostas. 
I.  Se da decisão que ordenar o arquivamento dos  autos do processo de execução fiscal, seja por  não ter sido encontrado o devedor, seja pela  ausência de bens penhoráveis, tiver decorrido  o prazo prescricional, o juiz, depois de ouvida a  Fazenda Pública, poderá, de ofício, reconhecer a  prescrição intercorrente e decretá-la de imediato. 
II. Na  execução  fiscal, como regra, qualquer  intimação ao representante judicial da Fazenda  Pública será feita pessoalmente. 
III. A Fazenda Pública poderá adjudicar os bens  penhorados antes ou depois do respectivo  leilão, e seu representante legal será intimado  pessoalmente antes da realização deste.
IV. O processo administrativo correspondente à  inscrição de Dívida Ativa, à execução  fiscal  ou  à ação proposta contra a Fazenda Pública será  mantido na repartição competente, dele se extraindo as cópias autenticadas ou certidões, que  forem requeridas pelas partes ou requisitadas  pelo Juiz ou pelo Ministério Público. 
V. Se antes da decisão de primeira instância a  inscrição de Divida Ativa for, a qualquer título,  cancelada, a execução  fiscal será extinta, sem  qualquer ônus para as partes. 
Estão corretos apenas os itens:
 
Com relação à administração tributária, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):    
(   )  O  crédito  tributário não pago  será  inscrito  em dívida  ativa,  viabilizando a  execução  fiscal, após  a  notificação do  lançamento ao sujeito passivo, ainda que haja recurso administrativo pendente de julgamento.  
(   )  A  certidão  negativa  expedida  com  dolo  ou  fraude,  que  contenha  erro  contra  a  Fazenda  Pública,  responsabiliza  pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário e juros de mora acrescidos.  
(   )  As  fazendas  públicas  poderão  prestar  assistência mútua  para  a  fiscalização  dos  tributos  de  sua  competência,  devendo, contudo, adotar as medidas necessárias para resguardar o sigilo fiscal.  
(   )  Não é possível requisição de  força policial  federal pela Fazenda Pública estadual, mesmo quando esta entendê-la  necessária à efetivação de medida que lhe é atribuída pela legislação tributária.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
 
De acordo com aquilo que preceitua a Lei de Execuções Fiscais, assinale a alternativa correta.
 
A Lei Complementar 104, de 10/01/2001, alterou e incluiu alguns dispositivos do CTN relativos à divulgação pela Administração Tributária e por seus funcionários de informações obtidas em razão de suas atividades. Regra geral, o Código Tributário  Nacional veda a divulgação destas informações, havendo, no entanto, algumas exceções. De acordo com o CTN, é permitida a  divulgação de informações, dentre outros, em casos de:
  
Manoel Truco, conhecido jogador profissional do município de Cuiabá, é dono de diversos imóveis residenciais e estabelecimentos prestadores de serviços da região. Em débito de IPTU e de ISSQN com a Fazenda Pública municipal, ao ter contra si lavrados diversos autos de infração e verificando que seriam precários seus argumentos em eventual impugnação administrativa, apressou-se em alienar todos os seus imóveis e estabelecimentos, antes do crédito tributário constituído ser regularmente inscrito em dívida ativa. Em relação à atitude de Manoel Truco em face do disposto no Código Tributário Nacional, é correto afirmar:
Acerca da Dívida Ativa da Fazenda Pública e seu respectivo ordenamento jurídico, é CORRETA a seguinte afirmação:
Considerando o mecanismo jurídico-tributário,
No que se refere a crédito tributário, assinale a alternativa correta.
Em  se  tratando  da  Lei  Federal  nº  6.830/80,  que  dispõe sobre a  cobrança judicial da  dívida  ativa da  Fazenda  Pública, assinale a  alternativa  incorreta.
 
A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no termo de inscrição da dívida ativa autenticada pela autoridade competente, ou o erro a eles relativo, são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente. Mas a nulidade poderá ser sanada:
 Indique  a  opção  que  preenche  corretamente  as  lacunas das asserções abaixo.
1)  Decorre do CTN que a multa  tributária_______ , na  falência,  a mesma  preferência  dos  demais_____.
2)___________   a  dívida  inscrita  estar em  fase  de execução,  para  que  se  presuma  fraudulenta  a alienação  de  bem  efetuada  por___________ , em débito para com a Fazenda Pública. 
•   A  concessão  de  medida  cautelar  fiscal  contra  a  pessoa jurídica autoriza sua exclusão do REFIS.
•   Qualquer  valor  cuja  cobrança  seja  atribuída  por  lei  à  União  poderá  inscrever-se  como  Dívida Ativa  da  Fazenda  Pública  Federal,  para  fins de execução  fiscal.
•   A  atualização  monetária  e  os  juros  também  integram a dívida ativa 
Na execução fiscal, o executado será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, observada a seguinte norma:
Assinale a alternativa incorreta:
Sobre cobrança judicial da dívida ativa, assinale a alternativa correta.
De acordo com o CTN, é correto afirmar que:
Constitui dívida ativa tributária a proveniente de  crédito dessa natureza, regularmente inscrita na  repartição administrativa competente, depois de  esgotado o prazo fixado para pagamento, pela lei  ou decisão proferida em processo regular. Sobre a  dívida ativa, julgue os itens a seguir:
I.  o termo de inscrição da dívida ativa (CDA) tem  função precípua de materializar a dívida ativa  tributária regularmente inscrita na repartição  administrativa, instrumentalizando pela Fazenda  Pública, ação executória fiscal pertinente;
 II. a inscrição em dívida ativa pressupõe prévio  inadimplemento do contribuinte; entretanto,  é necessária a prévia notificação deste para  pagamento antes do ajuizamento da ação fiscal; 
III. tendo o contribuinte apurado e declarado o  montante do tributo devido e, portanto confessado  a obrigação correspondente, deveria ter efetuado  o pagamento no prazo estipulado pela legislação  fiscal. Não o realizando, o crédito tributário deve  ser inscrito na Dívida Ativa da União;
IV. a inscrição em dívida ativa (art. 201 do CTN),  enquanto ato interno da Administração (controle  de legalidade), não tem influência no curso do  prazo prescricional e só se faz necessária em  não havendo o adimplemento espontâneo da  obrigação tributária. 
Estão corretos: 
Assinale a alternativa correta.
Contribuinte faz pagamento de crédito tributário mediante cheque, que não é pago por insuficiência de fundos. Neste caso, o Fisco deverá
Quanto à administração tributária e à dívida ativa tributária, marque a alternativa CORRETA:
Constitui dívida ativa tributária a proveniente de crédito dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento, pela lei ou por decisão final proferida em processo regular. A dívida regularmente inscrita:
De acordo com o Código Tributário Nacional, assinalar a alternativa CORRETA:
Em  conformidade  com  a  Lei  nº  6.830/80,  marcar  C  para  as  afirmativas  Certas,  E  para  as  Erradas  e,  após,  assinalar  a  alternativa  que  apresenta  a  sequência  CORRETA:
(   ) Contrariamente à dívida ativa de natureza tributária, a  não  tributária  abrange  atualização monetária,  juros  e  multa de mora e demais encargos previstos em lei ou  contrato.  
(   )  À  dívida  ativa  da  Fazenda  Pública,  de  qualquer  natureza,  aplicam-se  as  normas  relativas  à  responsabilidade prevista na  legislação  tributária, civil  e comercial.
 (   ) Qualquer valor, cuja cobrança seja atribuída por  lei à  União,  aos  Estados,  ao  Distrito  Federal,  aos  Municípios  e  às  respectivas  autarquias,  será  considerado dívida ativa da Fazenda Pública.
Sobre crédito tributário, analise as afirmativas a seguir. 
I.  A inscrição do crédito tributário é decorrente da dívida ativa.  
II.  Todo crédito tributário é dívida ativa tributária.  
III.  A inscrição gera presunção de certeza e liquidez do crédito  tributário. 
IV.  A maneira de calcular juros de mora é requisito formal para  inscrição na dívida ativa.  
Assinale:  
Acerca da Dívida Ativa tributária, determina o Código Tributário Nacional que a omissão de quaisquer dos requisitos por ele estabelecidos, ou o erro a eles relativo, são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente. Referida nulidade, contudo, poderá ser sanada
Assinale a alternativa correta no que respeita à Dívida Ativa Tributária.
Considerando o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa correta no que respeita à Dívida Ativa
Um contribuinte deixou de recolher determinado tributo no prazo previsto em lei e, por isso, foi alvo de ação do fisco, que procedeu à lavratura de auto de infração cobrando o valor original do referido tributo com juros, correção monetária e multa pecuniária. No referido auto de infração, ficou concedido o prazo de vinte dias para que o contribuinte efetuasse o pagamento ou o impugnasse. 
Nessa situação hipotética,  
A respeito das Garantias e Privilégios do Crédito Tributário, é correto afirmar:
A omissão de quaisquer requisitos da Certidão de Dívida Ativa (CDA) previstos no artigo 202 do Código Tributário Nacional (CTN), assim como erro relativo a eles, ocasionará
Constitui dívida ativa tributária aquela proveniente de crédito dessa natureza regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo já fixado, para pagamento, pela lei ou por decisão final proferida em processo regular. Destarte, o exposto à Certidão da Dívida Ativa (CDA)
Ajuizada uma execução fiscal e tendo sido constatada pela Fazenda Pública a existência de um erro material na Certidão de Dívida Ativa - CDA, de acordo com entendimento consolidado do STJ,
A Certidão de Dívida Ativa – CDA do estado de Minas Gerais
O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível, é de ser entendido, nos termos do Código Tributário Nacional, como
A Dívida Ativa do ente público
Em relação à dívida ativa tributária, é correto afirmar que:
   Em 31/12/2009, o fisco de determinada unidade da
Federação, por meio dos seus auditores, efetuou lançamento de
ofício relativo ao tributo de ICMS e verificou inexatidão por parte
da empresa Y no recolhimento e na declaração do referido imposto.
O fisco intimou a contribuinte para que, no prazo de vinte dias,
pagasse o crédito tributário, cujo fato gerador ocorreu em 9/9/2009.
No entanto, por inadvertência, foi omitido, na intimação, o prazo
para a impugnação do lançamento. Após quatro anos e sete meses
da data do lançamento, houve a inscrição em dívida ativa do débito
da empresa Y. Posteriormente, o fisco propôs a ação de execução
fiscal do crédito, tendo o despacho que determinou a citação
ocorrido oito meses depois da inscrição do débito em dívida ativa.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
De acordo com o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta.
A Dívida Ativa da União é composta por todos os créditos desse ente, sejam eles de natureza tributária ou não-tributária, regularmente inscritos pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento, pela lei ou por decisão proferida em processo regular. No que diz respeito à inscrição de dívida ativa, é possível afirmar que:
Para a validade da Certidão da Dívida Ativa, NÃO é essencial:
Julgue as afirmativas abaixo:
I - A taxa cobrada exclusivamente em razão de serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis viola a Constituição por não se tratar de serviços públicos específicos e divisíveis.
II - É admissível que as Certidões de Dívida Ativa – CDA – sejam encaminhadas ao Tabelionato de Protesto.
III - É inconstitucional a incidência de ISS sobre a operação de bens móveis.
Estão CORRETAS as afirmativas
Em dezembro de 2015, a pessoa jurídica X efetuou a entrega da
declaração do imposto sobre a renda pessoa jurídica (IRPJ),
relativo a fatos geradores ocorridos no mês de julho de 2015, na
qual reconheceu o débito fiscal, na sua integralidade.
No entanto, a pessoa jurídica X não realizou o pagamento do
IRPJ, vencido em dezembro de 2015.
Sobre a hipótese, é correto afirmar que a União Federal deverá 
A Dívida Ativa da União será apurada e inscrita:
No que se refere ao termo de inscrição da dívida ativa, considere os conjuntos de informações abaixo.
I - Nome do devedor, número da carteira de identidade, domicílio e número do cadastro da pessoa física.
II - Nome do devedor, a quantia devida e a maneira de calcular os juros de mora acrescidos.
III - Nome do devedor, número da carteira de identidade, residência e número do cadastro da pessoa física.
IV - A origem e natureza do crédito, a data em que a dívida ativa foi inscrita e número do cadastro de pessoa física.
Quais possuem apenas itens obrigatórios ao termo de inscrição da dívida ativa?
São requisitos do termo de inscrição da dívida ativa previstos no Código Tributário Nacional, EXCETO:
Segundo o Código Tributário Nacional, em qualquer hipótese, presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, em razão de crédito tributário regularmente inscrito como dívida ativa.
No que se refere à Dívida Ativa, a omissão de quaisquer dos requisitos previstos em lei, ou o erro a eles relativo, são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente, mas a nulidade poderá ser sanada
Leia atentamente as afirmações abaixo e assinale “V" (verdadeiro) ou "F" (falso), considerando o conteúdo da Lei n° 6.830/1980, que trata da Cobrança Judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública:
( ) Qualquer valor cuja cobrança seja atribuída por lei à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e suas respectivas autarquias, será considerado Dívida Ativa da Fazenda Pública.
( ) A penhora ou arresto de bens do executado por Dívida Ativa recairá, em primeiro lugar, sobre a propriedade de veículos automotores.
( ) A Dívida Ativa, regularmente inscrita, possui presunção de certeza e liquidez, todavia, tal presunção é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem aproveite.
( ) A Dívida Ativa da Fazenda Pública compreende apenas dívidas classificadas como de natureza tributária.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Para as entidades que não cumprirem com as obrigações tributárias, fica estabelecida sua inscrição em dívida ativa. Marque e a opção CORRETA.
Analise as afirmativas relacionadas à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública.
I. Na execução fiscal, o executado oferecerá embargos, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da juntada do aviso de recebimento aos autos.
II. A Fazenda Pública poderá adjudicar os bens penhorados antes do leilão, pelo preço da avaliação, se a execução não for embargada ou se rejeitados os embargos.
III. A inscrição da dívida, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, será feita pelo órgão competente para apurar a liquidez e certeza do crédito e suspenderá a prescrição, para todos os efeitos de direito, por 120 dias, ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo.
IV. Em qualquer fase do processo, será deferida pelo Juiz à Fazenda Pública, a substituição dos bens penhorados por outros, independentemente da ordem da penhora ou arresto dos bens, bem como o reforço da penhora insuficiente.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
O CTN, em Capítulo próprio do Título referente à Administração Tributária, contém algumas regras atinentes à Dívida Ativa das pessoas jurídicas de direito público. De acordo com esse Código, a dívida
O termo de inscrição da dívida ativa, além de ter de ser autenticado pela autoridade competente, ainda deve conter, obrigatoriamente, várias outras informações relacionadas com o devedor e com o crédito tributário. De acordo com o CTN, a omissão de quaisquer dos requisitos, cuja presença seja obrigatória no referido termo, é causa de nulidade
Com relação à Certidão da Dívida Ativa, assinale a afirmativa correta.
Julgue o item subsequente, a respeito de regime constitucional dos precatórios, crédito público e dívida ativa.
Entende o STF que, em decorrência da autonomia tributária
municipal, uma lei estadual que dispense a cobrança de débitos
de pequeno valor inscritos em dívida ativa não deve vincular
os municípios. 
A respeito das normas gerais de direito tributário, julgue o seguinte item.
A fluência de juros de mora de dívida ativa regularmente
inscrita exclui a liquidez do crédito.
Analise as hipóteses a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Constitui dívida ativa tributária todo crédito da Fazenda Pública que tiver sido inscrito em repartição administrativa competente, esgotado o prazo em lei para pagamento.
( ) Certidão da Dívida Ativa é o título que habilita o Fisco a ingressar com a execução fiscal, contemplando valor líquido e certo, incabível sua alteração após iniciado o processo executivo.
( ) A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa até a decisão de 1ª instância, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.
Na sequência em que aparecem, as afirmativas são, respectivamente,
A empresa Delta possuía um débito tributário junto ao Estado Beta relativo à determinada exação lançada por homologação. Ocorre que o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o tributo que é objeto da dívida de Delta. Esta precisa obter uma certidão negativa, para poder concorrer a um procedimento licitatório.
Nessas circunstâncias,