- ID
 - 47257
 - Banca
 - CESPE / CEBRASPE
 - Órgão
 - TRF - 1ª REGIÃO
 - Ano
 - 2009
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
No que se refere aos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional (STN) e à elaboração legislativa, assinale a opção correta.
No que se refere aos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional (STN) e à elaboração legislativa, assinale a opção correta.
Afronta preceito constitucional:
Julgue os itens seguintes, que versam sobre as competências dos
entes federativos no Estado brasileiro. 
A CF atribui à União a competência tributária residual, permitindo-lhe instituir, mediante lei ordinária específica, outros impostos além dos arrolados em sua esfera de competência, desde que esses impostos não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos arrolados na CF e sejam não cumulativos.
Assinale a alternativa correta:
Com relação aos fatos, atos e negócios jurídicos, assinale a opção correta.
Os tributos são a forma de o Estado moderno viabilizar os seus fins, que se objetivam por intermédio da obrigação tributária, que, precipuamente, irá determinar o atingimento das políticas públicas e, por isso, regem-se por normas específicas. Nesse sentido, assinale a opção correta com relação à obrigação tributária.
Analise as afirmações. 
I. Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha. 
II. Somente a lei pode estabelecer a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo, posto que, nos termos do Código Tributário Nacional, constitui majoração de tributo. 
III. A legislação tributária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios vigora, no País, fora dos respectivos territórios, nos limites em que lhe reconheçam extraterritorialidade os convênios de que participem, ou do que disponham o Código Tributário Nacional ou outras leis de normas gerais expedidas pela União. 
Pode-se dizer que
Julgue os itens seguintes, que tratam do poder de tributar e de estabelecer
normas em matéria tributária.
 
Se, no corpo de uma lei complementar destinada ao estabelecimento de normas gerais em matéria tributária, a União inserir norma aplicável apenas a ela própria e que se destine a definir os contribuintes de certo imposto, poderá ela revogar aquela norma por meio de lei ordinária.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
A regulação das limitações constitucionais ao poder de tributar poderá ser feita por:
Em nosso sistema tributário, os impostos designados residuais
No  que  se  refere  às  fontes  do  direito  tributário,  assinale a alternativa INCORRETA. 
Considere que, com vistas a promover o controle da inflação, o Poder Executivo Federal deseje aumentar a alíquota do imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários (IOF). Tendo como referência essa situação, assinale a opção correta, com relação ao sistema constitucional tributário.
Sobre o Sistema Tributário Nacional, marque a alternativa INCORRETA: 
Sobre o Sistema Tributário Nacional, marque a alternativa INCORRETA:
Assinale a única afirmação correta:
Com  a  Emenda  Constitucional  n°32,  de  11  de  setembro  de  2001,  que  alterou  o  artigo  62  da  Constituição  Federal,  dentre  outros,  passou  a  ser  admitido,  em  caso  de  relevância  e  urgência,  que  o  Presidente  da  República  adote  medidas  provisórias  com  força  de  lei  ordinária,  devendo  submetê-las  de  imediato  ao  Congresso  Nacional,  onde  serão  convertidas em  lei até o  final do exercício  financeiro  em  que  foram  publicados.  Contudo,  há  medidas  provisórias que instituem ou majoram impostos e não  precisam  ser  convertidas  em  lei  para  ter  validade.  bastando apenas à medida provisória. Que  impostos  são esses? 
 
Em Direito Tributário, cumpre à lei ordinária:
 
Caso determinado município venha a atualizar o valor monetário da base de cálculo do IPTU, tal hipótese
 
De acordo com o princípio tributário da legalidade, a lei ordinária institui
 
Assinale a opção correta acerca do sistema tributário nacional.
 
Em  relação  ao  Sistema  Tributário  Nacional,  assinale  a  afirmativa incorreta.
 
Não constitui matéria tributária exclusiva de lei a
 
Segundo  o Código Tributário Nacional,  os  tratados  e  convenções  internacionais  revogam  ou modificam  a  legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha. Conforme a jurisprudência do Supremo  Tribunal Federal, os tratados internacionais que versem sobre matéria tributária 
  
Assinale a alternativa correta. 
 
É  possível  tratamento  diferenciado  e  favorecido  para  as microempresas  e  para  empresas  de  pequeno  porte,  inclusive  regimes  especiais  ou  simplificados  para  a  arrecadação de certos tributos.  
Com  relação  à  afirmativa  acima,  é  correto  afirmar  que:
 
Assinale a alternativa que completa a afirmativa abaixo.  
“As  Limitações  Constitucionais  se  constituem  um  ‘freio’  ao poder  de  tributar de  cada  ente político  e,  assim, podemos afirmar que abrangem”: 
 
Um município brasileiro criou, hipoteticamente, por meio de lei ordinária, uma nova taxa, de conformidade com as normas gerais  de direito tributário que disciplinam essa matéria, mas deixou para o decreto regulamentador a fixação de sua alíquota e de sua  base de cálculo.    
A lei em questão não poderia, todavia, ter atribuído ao decreto a competência para fixar alíquota e determinar a base de cálculo  da referida taxa, porque determinar a base de cálculo das taxas 
 
Um determinado município paulista, ao instituir o ISS, imposto de competência municipal, criou, na mesma lei ordinária, várias  obrigações acessórias, no interesse da arrecadação e fiscalização desse imposto.    
Com relação à referida lei ordinária, é correto afirmar que 
 
Considerando as fontes do direito tributário, assinale a opção correta.
 
Analise  as  proposições  que  complementam  a  frase  abaixo.    
“Desconsiderando as discussões envolvendo as medidas  provisórias, em relação ao tema princípio da  legalidade,  depreende-se  da  legislação  tributária  em  vigor  que  somente a lei pode estabelecer”:    
I.  a alteração de alíquota tributária.   
II.  a regulamentação de obrigação tributária acessória.  
III.  a extinção de tributo permanente.  
IV.  a instituição de tributo.    
A  frase  em  referência  fica  CORRETAMENTE  complementada: 
 
Assinale a alternativa correta.
 
Julgue os itens seguintes, a respeito do Sistema Tributário Nacional.
Lei genérica municipal, estadual ou federal pode determinar a concessão de subsídio ou isenção fiscal. 
Responda às perguntas abaixo e, em seguida, assinale a  opção correta. 
Os decretos que apenas em parte versem sobre tributos  compreendem-se na expressão “legislação tributária”? 
A cominação de penalidades para as ações ou omissões  contrárias a seus dispositivos, ou para outras infrações nela  definidas, relativa às obrigações principais ou acessórias,  somente se pode estabelecer mediante lei? 
Segundo o Código Tributário Nacional, a atualização do  valor monetário da base de cálculo, de que resulte maior  valor do tributo, pode ser feita por ato administrativo, em  vez de lei?
 
No que concerne ao sistema tributário nacional e aos orçamentos, assinale a opção correta.
 
Assinale a opção correta acerca da legislação tributária.
 
Com base nas normas constitucionais e legais sobre direito tributário, julgue os itens subsecutivos.
 
A CF previu que as normas gerais de direito tributário seriam objeto de lei complementar; todavia, até a presente data, essas normas gerais são as estabelecidas por meio de uma lei instituída como lei ordinária em sentido formal.
 
Por meio de lei ordinária, o Estado do Rio Grande do Norte instituiu isenção do ICMS exclusivamente para operações com  determinadas mercadorias a fim de incentivar o desenvolvimento econômico e social de determinada região, a qual possuía o  menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH estadual. 
Conforme previsto na Lei, este benefício seria concedido apenas aos  estabelecimentos que estivessem localizados na referida região e que previamente apresentassem requerimento. A empresa  Anaximandro Indústria e Comércio Ltda. requereu o direito de adotar esta isenção em suas operações, pois está estabelecida  dentro da região prevista.
Em face da situação hipotética apresentada e do ordenamento jurídico vigente, é correto afirmar:
A respeito da OrdemTributária, tal como estabelecida pela ConstituiçãoFederal daRepública, é INCORRETO afirmar que: 
 
É CORRETO AFIRMAR QUE:
 
A União poderá instituir, mediante Lei 
 
É matéria reservada à lei, salvo 
 
No que concerne aos princípios gerais do Sistema Tributário  Nacional inscritos na Constituição Federal, é correto afirmar que:
 
Os convênios que, celebrados entre os entes da Federação, estabelecem regras sobre a concessão de benefícios fiscais têm, de acordo com o CTN, natureza de:
 
De acordo com a Constituição Federal, mais especificamente com a matéria tratada em seu Título VI, intitulado “DA TRIBUTAÇÃO E DO ORÇAMENTO”, é correto afirmar:
É uma proposta que visa ao aumento da arrecadação municipal e que não afronta o disposto na Constituição Federal:
A Constituição  da  República  prevê  que  "cabe  à  lei complementar  estabelecer  normas  gerais  em  matéria  de  legislação  tributária,  especialmente  sobre  definição  de  tributos  e  suas  espécies,  bem  como,  em  relação  aos  impostos discriminados nesta Constituição,  a  dos  respectivos  fatos  geradores,  bases  de  cálculo  e  contribuintes"  (Art.  146,  inciso  III,  alínea  a).
O  Estado  do  Amazonas  institui,  por  meio  de  Lei  Complementar,  uma  determinada  taxa,  cujo  percentual  vem  a  ser,  depois,  majorado  por  Lei  Ordinária,  que  expressamente  observa  o  princípio  da  anterioridade  (tanto  em  relação  ao  exercício  financeiro quanto ao  decurso  do  prazo mínimo de 90 dias).  Assinale  a  alternativa  que  é  consentânea  com  o  entendimento  do  STF  sobre o  assunto 
Somente a lei pode estabelecer
Assinale a alternativa que contraria o disposto na Constituição Federal em relação aos Princípios Gerais do Sistema Tributário Nacional.
De acordo com o Sistema Constitucional Tributário Brasileiro, o estabelecimento de normas gerais em matéria de legislação tributária, que disponha, dentre outras hipóteses previstas na Constituição Federal, sobre o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas, é matéria que cabe
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
Visando a proteger a indústria de tecnologia da informação, o governo federal baixou medida, mediante decreto, em que majora de 15% para 20% a alíquota do Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros para monitores de vídeo procedentes do exterior, limites esses que foram previstos em lei.
Uma lei de determinado estado da Federação estabelece base de cálculo reduzida para produtos que compõem a cesta básica. A lei foi regulamentada por ato normativo do Executivo, que subordinou a aplicação da base legalmente reduzida ao cumprimento, pelo contribuinte, das obrigações acessórias.
A regulamentação da lei
Havendo necessidade de instituição ou exclusão de um tributo, essas ações deverão ser estabelecidas por
Em relação ao Sistema  Constitucional Tributário, analise as assertivas  abaixo: 
I. Os impostos são tributos não vinculados, ao  passo que as taxas são tributos vinculados no  que diz respeito à atuação estatal.  
II. Para a criação de qualquer tributo, o veículo  legislativo apropriado é a lei ordinária. 
 III. Admite-se a edição de medida provisória para a  instituição de empréstimos compulsórios para  atender a despesas extraordinárias, decorrentes  de guerra externa. 
 IV. A instituição de impostos extraordinários se faz  mediante lei ordinária. 
Após análise, pode-se dizer que:  
Acerca da legislação tributária, sua vigência e aplicação, julgue o item que se segue.
Caso uma lei ordinária que disciplina procedimentos tributários não indique explicitamente a data de sua vigência, essa lei entrará em vigor somente depois de noventa dias de sua publicação. 
Acerca da legislação tributária, sua vigência e aplicação, julgue o item que se segue.
Há hierarquia entre leis ordinárias tributárias federais, estaduais e municipais, quando cuidam de temas que não são de disciplina de normas gerais. 
Em decreto expedido pelo governador do DF, em 8/8/2012, a data do pagamento do ICMS, inicialmente estipulada para o dia cinco, foi antecipada para o dia primeiro do mês seguinte ao fato gerador do imposto. Pelo mesmo instrumento normativo, também foram alteradas a guia do recolhimento do imposto, que passou a ter novos códigos, conforme o tipo de mercadoria, e a multa de mora, que deixou de ser mensal, no percentual de 30% sobre o valor do tributo em atraso, e passou a ser diária  ― 1%, limitada a 30%. Sem atentar para tal alteração, um contribuinte recolheu, em 4/3/2013, por meio da guia antiga, o tributo relativo a fato gerador  ocorrido em fevereiro de 2013. 
Em relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
O DF promulgou lei ordinária, na qual se estabelecia que não estariam abrangidos pela imunidade tributária os serviços prestados, no DF, por instituição de educação ou de assistência social sem fins lucrativos a tomadores de serviços sediados fora do território nacional. O Hospital Beneficente X, sem fins lucrativos, celebrou contrato de R$ 1.000.000 para prestar assistência médica e hospitalar a funcionários credenciados pela FIFA, tendo sido autuado por não recolher o tributo.
Em relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
A expressão “ legislação tributária municipal” compreende:
A Constituição Federal estabelece o seguinte: “Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (...) b) a receita ou o faturamento”. Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta.
De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), a data de recolhimento de um tributo é tema reservado
  Siglas Utilizadas: 
 
CTN:  Código Tributário Nacional 
ISS ou ISSQN:  Imposto sobre serviços de qualquer natureza 
ITBI: Imposto sobre transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis 
IPTU:  Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana 
IR:  Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza 
IPVA:  Imposto sobre a propriedade de veículos automotores 
ICMS:  Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação 
ITR:  Imposto sobre propriedade territorial rural 
ITCMD ou ITCD ou ICD ou ITC:  Imposto sobre transmissão causa mortis e doação 
UFR/PI:  Unidades Fiscais de Referência do Piauí 
UFEPI:  Unidades fiscais do Estado do Piauí 
 
 
A Constituição Federal, em diversos de seus dispositivos, ora exige que normas versando sobre determinadas matérias sejam objeto de lei ordinária, ora exige que sejam objeto de lei complementar. O Código Tributário Nacional também exige, complementarmente, que determinadas matérias sejam disciplinadas por meio de lei. De acordo com o CTN, NÃO precisam ser disciplinadas por meio de lei as
 Nos  termos da Constituição Federal de 1988, a regulação das  limitações constitucionais  ao poder de tributar deve ser feita por: 
Assinale a alternativa CORRETA:  
Nos termos do Código Tributário Nacional, é CORRETO afirmar que:
Considere que uma Lei Ordinária  federal aumentou a alíquota e ampliou a base de  cálculo de um determinado tributo.    
 Acerca  da  situação  apresentada,  conforme  o  que  estabelece  a  Constituição  Federal, assinale a opção CORRETA.  
Considere as seguintes situações:  
I.  Definição da base de cálculo de taxa de poder de  polícia.  
II. Fixação das alíquotas máximas e mínimas do ISSQN. 
 III.  Aumento da alíquota do IPI, atendidas as condições  e os limites estabelecidos em lei.  
IV.  Estabelecimento das alíquotas do ICMS aplicáveis  às operações e prestações interestaduais. 
 V.  Definição de contribuinte de imposto. 
  Com base no que dispõem a Constituição Federal e o Có- digo Tributário Nacional, as situações acima descritas  podem ser criadas, correta e respectivamente, por meio de 
Diante da majoração da contribuição social sobre o lucro líquido das empresas através de decreto presidencial, para que tenha eficácia no mesmo exercício financeiro da sua publicação, é possível afirmar que é
As fontes do Direito Tributário encontram-se delineadas no art. 96, incluindo-se no conceito de "legislação tributária" as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que tratem, total ou parcialmente, dos tributos e das relações jurídicas a eles relacionadas. Assim, é correto afirmar que:
Está correto o que se afirma APENAS em:
Assinale a alternativa INCORRETA.
Marque a alternativa que traz a sequência cronológica e decorrência dos fatos tributários, no que concerne ao surgimento abstrato do tributo até a sua concreta formação. Considerando as etapas necessárias para instituição, constituição, cobrança e execução de um tributo.
Assinale a opção correta:
Uma lei ordinária federal que instituiu uma contribuição social contém os seguintes dispositivos.
Art. 2.° O direito da Fazenda Pública de apurar e constituir os créditos decorrentes das contribuições tratadas nesta Lei extingue-se após dez anos, contados da data do fato gerador.
Art. 3.° O superintendente da Receita Federal poderá perdoar os créditos tributários resultantes desta lei se o valor for inferior a R$ 100,00 (cem reais).
Acerca dessa lei hipotética, julgue o item seguinte.
Lei ordinária pode autorizar que a autoridade administrativa
conceda remissão total do crédito tributário de importância
diminuta, como o faz a lei hipotética em questão, no seu
art. 3.° , sendo essa uma medida de economia processual.
Sobre o tratamento de matéria tributária, é CORRETO afirmar que medida provisória
De acordo com as normas do Código Tributário Nacional atinentes à legislação tributária,
Sobre as fontes formais (legislação) do Direito Tributário, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
( ) As Leis Complementares são, como regra geral, o veículo normativo capaz de instituir, majorar ou mesmo extinguir tributos, a exemplo do Imposto de Renda (IR).
( ) As Leis Ordinárias dispõem sobre conflitos de competência e normas gerais de Direito Tributário. A Lei Ordinária só pode versar sobre assuntos expressamente discriminados pela Constituição Federal.
( ) A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece a repartição das Competências Tributárias aos entes políticos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e seus respectivos limites.
( ) As Emendas à Constituição podem alterar, dentro dos limites estabelecidos na CRF/88, princípios e regras que regularão o Sistema Tributário Nacional.
(   ) O conteúdo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em função das quais sejam expedidos, devendo observar as regras de interpretação estabelecidas no Código Tributário Nacional. 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
Julgue o próximo item, com base no disposto na Lei Orgânica do DF, na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional (CTN).
A majoração de qualquer tributo por medida provisória
somente produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte
se for convertida em lei até o último dia do exercício em
que tiver sido editada.
A Constituição Federal exige a edição de lei complementar para regular determinadas matérias. Quanto a esse assunto, julgue o item que segue.
No que se refere ao direito tributário, a criação de tributo
pode ser feita por lei complementar e, no que assim estiver
previsto, lei ordinária não pode fazê-lo.
A Constituição Federal exige a edição de lei complementar para regular determinadas matérias. Quanto a esse assunto, julgue o item que segue.
A definição dos fatos geradores e da base de cálculo das
contribuições sociais pode ser efetivada por lei ordinária.
Relativamente às fontes do Direito Tributário, é CORRETO afirmar que:
Analise as informações a seguir e identifique a alternativa correspondente:
I- O Código Tributário Nacional adota o princípio do non olet, de forma a possibilitar a tributação do produto da atividade ilícita.
II - As normas gerais de direito tributário contidas no Código Tributário Nacional foram votadas e aprovadas como lei ordinária (Lei nº 5.172/1966), de forma que, de acordo com o sistema constitucional agora vigente, revogações e alterações dessas normas gerais também serão tratadas por lei ordinária.
III - A circunstância de dado tributo estar sujeito às normas gerais em matéria de legislação tributária não quer significar que ele deva necessariamente ser instituído por lei complementar.