- ID
 - 3832
 - Banca
 - FCC
 - Órgão
 - TRF - 4ª REGIÃO
 - Ano
 - 2007
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
Dentre outras hipóteses, suspendem a exigibilidade do crédito tributário
Dentre outras hipóteses, suspendem a exigibilidade do crédito tributário
O artigo 151 do Código Tributário Nacional enumera as hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
Sobre estas, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas; em seguida, marque a opção correta.
( ) A moratória pode ser concedida em caráter geral ou em caráter individual, dependendo, em ambos os casos, da prévia existência de lei autorizativa.
( ) A consignação em pagamento do montante integral do débito constitui direito subjetivo do contribuinte, enquanto discute, na via administrativa ou judicial, a legalidade da cobrança que lhe é imputada.
( ) A concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, acarretam a suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
Em tema de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, é correto afirmar que
Tendo em vista o crédito tributário considere: 
I. Conversão de depósito em renda. 
II. Depósito de seu montante integral. 
III. Concessão de medida liminar em mandado de segurança. 
IV. Transação e a remissão. 
V. Isenção. 
VI. Dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei. 
Diante disso, observa-se que são modalidades de extinção do crédito tributário, APENAS as hipóteses indicadas em
Tendo em vista o crédito tributário considere: 
I. Depósito de seu montante integral. 
II. Moratória. 
III. Compensação. 
IV. Parcelamento do valor do tributo. 
V. Remissão. 
VI. Anistia. 
Diante disso, observa-se que são causas de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, APENAS as hipóteses indicadas em
De acordo com o Código Tributário Nacional, é caso de exclusão do crédito tributário:
Constituem modalidades de exclusão do crédito tributário a
A suspensão do crédito tributário não ocorre em casos de
No que se refere às hipóteses de suspensão da exigibilidade e à exclusão do crédito tributário, assinale a alternativa correta.
É correto afirmar que
A obrigação tributária principal:
Suspendem a exigibilidade do crédito tributário, propiciando-se ao interessado certidão positiva com efeitos de negativa, exceto:
Suspendem a exigibilidade do crédito tributário, propiciando-se ao interessado certidão positiva com efeitos de negativa, exceto:
Assinale a opção correta com referência à suspensão e extinção do crédito tributário.
Quanto à lei que regulamentou a possibilidade de o contribuinte inadimplente realizar o pagamento do valor devido ao fisco em parcelas, cobrando juros e multa, assinale a alternativa correta.
Julgue os itens a seguir, considerando o código tributário do
município do Ipojuca. 
O prefeito do município do Ipojuca, com base em parecer fundamentado do diretor geral de Administração Tributária, tem competência para autorizar o cancelamento de débitos fiscais que, pelo valor irrisório da dívida, tornem a cobrança notoriamente antieconômica.
O direito à repetição do indébito tributário extingue-se no prazo de _____ anos, a contar _____. Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas da frase acima.
Em relação a débito de tributo ainda não objeto de lançamento, o contribuinte pode: 
I. conseguir uma liminar em mandado de segurança. 
II. obter parcelamento. 
III. vê-lo abrangido por decadência. 
IV. alcançar êxito em ação de consignação de pagamento. 
Em tais hipóteses, o crédito tributário, respectivamente, terá sido objeto de:
No que respeita à moratória, conforme disciplinada no Código Tributário Nacional, é correto afirmar que
A respeito da obrigação e do crédito tributários, julgue os próximos
itens. 
À União é vedado conceder moratória em caráter geral quanto a tributos de competência dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.
A proposição de Ação Anulatória, estando em curso Execução Fiscal, é:
Com base no processo tributário, assinale a afirmativa correta.
Quanto à interpretação no direito tributário, assinale a alternativa que contempla um item NÃO sujeito, exclusivamente, à interpretação literal.
NÃO é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário
Assinale a afirmativa incorreta.
I - O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo pode ser modificado.
II - A suspensão do crédito tributário dispensa o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso, ou dela consequentes.
III - A extinção ou redução das isenções entram em vigor imediatamente após a publicação da lei respectiva, não se conformando a regra ao princípio da anterioridade.
IV - O novo proprietário não tem legitimidade para repetir valores indevidamente recolhidos a título de IPTU anteriormente à compra do imóvel.
V - O fornecimento de mercadorias com a simultânea prestação de serviços em bares, restaurantes e estabelecimentos similares constitui fato gerador do ICMS a incidir sobre o valor total da operação.
NÃO configura hipótese de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, entre outras,
O comércio de Santa Catarina, em virtude das enchentes e dos consequentes desastres ocorridos na região, está requerendo ao estado que prorrogue o prazo para pagamento do ICMS já vencido, parcelando o valor em determinado período sem cobrança de juros de mora. Nessa situação, o atendimento do pleito caracterizará o instituto
Lei sancionada em uma unidade da Federação autorizou a administração fazendária a conceder perdão sobre a parcela do principal do crédito tributário, constituído pela falta de pagamento no prazo correto, seguindo os requisitos legais. 
A situação acima descrita caracteriza o instituto da
É certo que o depósito do montante integral do crédito tributário
Quanto ao crédito tributário, é INCORRETO afirmar que
O contribuinte ou responsável não terá direito à restituição no caso de
Julgue os itens abaixo, a respeito da Lei nº 9.964, de 10 de abril de 2000, que instituiu o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), e, a seguir, marque a opção que apresenta resposta correta. 
I. As obrigações decorrentes dos débitos incluídos no Refis ou nos parcelamentos de que trata a Lei nº 9.964, de 2000, não serão consideradas para fins de determinação de índices econômicos vinculados a licitações promovidas pela administração pública direta ou indireta, bem assim a operações de financiamentos realizadas por instituições financeiras oficiais federais. 
II. A exclusão da pessoa jurídica do Refis implicará exigibilidade imediata da totalidade do crédito confessado e ainda não pago e automática execução da garantia prestada, restabelecendo- se, em relação ao montante não pago, os acréscimos legais na forma da legislação aplicável à época da ocorrência dos respectivos fatos geradores. 
III. Será excluída do Refis a pessoa jurídica por ele optante que, entre outras hipóteses de não-cumprimento de condições estabelecidas, suspender suas atividades relativas a seu objeto social, não auferir receita bruta por seis meses consecutivos ou compensar indevidamente prejuízo fiscal. 
IV. A opção pelo Refis impõe à pessoa jurídica optante, entre outras obrigações, o dever de autorizar acesso irrestrito, pela Secretaria da Receita Federal, às informações relativas à sua movimentação financeira, inclusive a ocorrida nos cinco anos imediatamente anteriores à data de opção.
As alternativas a seguir apresentam modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre a moratória, como causa de suspensão do crédito tributário, assinale a única opção incorreta.
Avalie o acerto das formulações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.
( ) É vedado conceder, mediante lei, moratória que abranja obrigação tributária cujo lançamento do respectivo crédito não tenha sido iniciado até a data de início de vigência da lei concessiva. 
( ) A concessão de moratória em caráter individual gera direito adquirido, vedada a sua revogação. 
( ) O Código Tributário Nacional permite que Lei Concessiva de Moratória circunscreva a sua aplicabilidade a determinada categoria de contribuintes.
Marque a opção correta.
No que se refere às causas de suspensão e extinção do crédito tributário, assinale a opção correta.
Caio Tulio, residente em Oiapoque-AP, é surpreendido pela cobrança do IPTU, na mesma guia da Taxa de Iluminação Pública, esta declarada inconstitucional por decisão transitada em julgado do Supremo Tribunal Federal. Postulou, administrativamente, o pagamento somente do IPTU, o que lhe foi negado, por decisão do chefe da fiscalização do município.
Inconformado, procura um advogado que o aconselha a propor ação de consignação em pagamento do valor que entende devido. Feito isto, deposita, integralmente, o valor do IPTU. O município, regularmente citado, apresenta defesa. Foi prolatada sentença julgando procedente o pedido. O município apresentou recurso, improvido.
Observadas as circunstâncias acima, analise as afirmativas a seguir:
I. a ação de consignação em pagamento em matéria fiscal foi adequadamente utilizada;
II. o depósito do valor integral do IPTU é necessário, não podendo o contribuinte requerer o pagamento em cotas;
III. a decisão administrativa indeferitória caracteriza a mora da fazenda municipal;
IV. o município poderá cobrar o IPTU, no caso concreto, em execução fiscal;
V. a sentença não tem efeitos imediatos, no caso concreto. 
Assinale:
Assinale a opção correta acerca do instituto tributário denominado parcelamento.
Considere as seguintes afirmações sobre a Administração Tributária:
I. O intercâmbio de informação sigilosa, no âmbito da Administração Pública, será realizado mediante processo regular instaurado, e a entrega será feita pessoalmente à autoridade solicitante, mediante recibo. 
II. É vedada a divulgação de informações relativas a representações fiscais para fins penais. 
III. É vedada a divulgação por parte da Fazenda Pública de informação obtida em razão do ofício sobre a situação financeira ou econômica do sujeito passivo. 
IV. É vedada a divulgação de informação relativas a inscrições na dívida ativa. 
V. É permitida a divulgação de informações relativas a parcelamento ou moratória.
SOMENTE estão corretas as afirmações
Um indivíduo, pessoa física, abriu um bar "de fundo
de quintal" sem se inscrever no cadastro fiscal da Receita e
vendeu mercadorias sem emitir regularmente nota fiscal
obrigatória e, com isso, suprimiu o tributo devido ao Estado.
Após algum tempo, essa mesma pessoa foi hospitalizada,
ficando impossibilitada de administrar o referido
estabelecimento, o que ficou a cargo de um empregado do bar.
Durante esse período, a fiscalização do fisco descobriu que os
impostos devidos à época em que o estabelecimento era
administrado pelo dono não foram pagos e lavrou auto de
infração contra a empresa, imputando a responsabilidade pelos
fatos ilícitos à pessoa hospitalizada, tendo sido o documento
desse auto assinado pelo empregado que administrava o local
na ausência do dono. O auto de infração estabeleceu o prazo
de vinte dias para contestar ou pagar o tributo devido, o qual
transcorreu sem manifestação do contribuinte.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
 
No caso de o contribuinte requerer o pagamento do débito, lavrado no auto de infração, por meio de parcelamento, o crédito deve ser extinto e, caso não seja pago integralmente, deve ser inscrito em dívida ativa.
A suspensão da exigibilidade do crédito tributário
I. autoriza a emissão de certidão positiva com efeito de negativa. 
II. autoriza a emissão de certidão negativa de débitos. 
III. dispensa o cumprimento das obrigações acessórias. 
IV. não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em matéria de lançamento e crédito tributário, assinale a alternativa correta.
Com relação ao crédito tributário, é correto afirmar que
Considere as seguintes proposições sobre crédito tributário: 
I. A constituição do crédito tributário, por intermédio do lançamento por declaração, não é ato privativo de autoridade administrativa. 
II. A tutela antecipada e a medida liminar concedidas em ação cautelar não são hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 
III. O pagamento de tributo, sujeito a lançamento por declaração, por si só já extingue o crédito tributário. 
Está correto o que se afirma em
Com relação ao crédito tributário, assinale a afirmativa incorreta.
Considerando que uma lei estadual tenha implantado programa de recuperação fiscal e estabelecido que o contribuinte devedor que pagar à vista o seu débito terá um desconto de 100% sobre o valor da penalidade pecuniária, aplicada em virtude de infrações cometidas, assinale a opção correta.
Diante das constantes enchentes que vêm assolando o município de São Paulo, se o governo municipal pretender prorrogar a data de vencimento do pagamento do IPTU 2010 e, ainda, perdoar o crédito já notificado aos contribuintes atingidos pela enchente deverá, respectivamente, conceder
Contribuinte "ABC" ingressa com medida judicial na qual obtém medida liminar para suspender a exigibilidade do crédito tributário. No decurso do processo, a medida liminar vem a ser cassada pelo referido Juízo. Nesse contexto,
Julgue os itens a seguir, que tratam de obrigação, de
responsabilidade e de crédito tributários, consoante o
Código Tributário Nacional.
 
Se, por meio de lei, a União estabelecer, cumprindo determinadas condições legais, moratória a ser concedida em caráter individual, esta poderá ser concedida simultaneamente a estados e municípios.
Um contribuinte inadimplente de determinado tributo requereu na secretaria de fazenda o pagamento integral do débito, incluindo os juros e multas, em parcelas mensais e iguais, o que foi aceito pelo fisco. 
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa correta.
Uma lei municipal determinou o cancelamento de débitos fiscais para com a Fazenda Municipal de valor inferior a R$ 250,00. Nesse caso, trata-se de
Não se inclui nas hipóteses de suspensão do crédito tributário:
A moratória
Sobre as causas de extinção do crédito tributário é correto afirmar que a
Sobre o crédito tributário, no regime do Código Tributário Nacional, é incorreto afirmar:
Assinale a alternativa correta:
A responsabilidade por infrações, em nosso sistema tributário, é excluída 
Julgue os itens seguintes, relativos à legislação tributária.
 
Lei municipal que disponha sobre o parcelamento do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) deve ser interpretada literalmente.
Julgue os itens a seguir, relativos a crédito tributário.
 
É vedado à União conceder moratória em caráter geral referente a tributos de competência dos municípios.
Não extinguem o crédito tributário
Julgue os itens que se seguem, relativos à suspensão da
exigibilidade do crédito tributário.
  
O parcelamento do crédito tributário não exclui a incidência de juros e multas, salvo disposição legislativa em sentido diverso.
Julgue os itens que se seguem, relativos à suspensão da
exigibilidade do crédito tributário.
  
Suspendem a exigibilidade do crédito tributário a moratória, o parcelamento, o pagamento e a anistia.
O crédito tributário extingue-se com a 
Em conformidade com a CF e com o Código Tributário Nacional,
julgue os próximos itens.
 
O contribuinte pode conseguir suspensão da exigibilidade do crédito tributário por medida liminar obtida tanto em mandado de segurança quanto em outras ações.
Considerando-se as disposições do CTN a  respeito das causas de EXTINÇÃO do crédito  tributário, é CORRETO afirmar que:
Marque a alternativa CORRETA: 
Acerca das normas gerais de direito tributário e da obrigação tributária, julgue os itens que se seguem.
Se determinado estado publicar lei que disponha sobre moratória, essa lei tributária estadual deverá ser interpretada literalmente.
No que se refere a capacidade, domicílio, responsabilidade e crédito tributários, julgue os itens subsequentes.
Se determinada pessoa jurídica obtiver o parcelamento de impostos municipais (IPTU e ISS) devidos desde  2008, tal parcelamento tributário suspenderá a exigibilidade do crédito tributário.
Considerando que o estado de Goiás pretenda conceder moratória
em caráter geral relativa ao pagamento do imposto sobre serviços
(ISS) a contribuintes com domicílio fiscal em certo município,
julgue os itens seguintes à luz da disciplina normativa do crédito
tributário.
 
A possibilidade de parcelamento do crédito tributário constitui concessão de moratória.
 
No que diz respeito à suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário, assinale a opção correta.
Suponha-se que determinada empresa, estando em débito com a fazenda pública municipal em razão do não recolhimento do imposto sobre serviços relativo ao último ano, promova o parcelamento do valor devido, de acordo e na forma das condições estabelecidas em lei própria. Nesse caso, o parcelamento
 
               Em 5/1/2006, a Central do Esporte Ltda., pessoa jurídica
que atua no ramo de compra e venda de artigos esportivos,
adquiriu o estabelecimento empresarial de Alfredo Mecânica de
Automóveis Ltda., sociedade com domicílio no estado de Minas
Gerais. Ocorre que a alienante está em débito com a fazenda
pública, quanto ao pagamento do ICMS, desde 2004. Em
setembro de 2006, a pessoa jurídica Alfredo Mecânica de
Automóveis Ltda. retomou suas atividades, no mesmo ramo de
atividade antes explorado.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens
seguintes, acerca da responsabilidade e do crédito tributários.
 
Se o estado de Minas Gerais conceder moratória individual, quanto ao ICMS devido por Alfredo Mecânica de Automóveis Ltda., considerar-se-á suspensa a exigibilidade do crédito tributário.
 
NÃO é forma de renúncia de receita 
 
Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.  
I.  O Código Tributário Nacional dispensa o crédito tributário  de sujeição a concurso de   credores ou a habilitação em falência,  mas admite concorrência de créditos  hierarquizando as pessoas de direito público.  
II.  A presunção de legitimidade do título fiscal, mesmo que emanada de processo onde  exercido o contraditório, é apenas relativa; sujeita, pois, a seu desfazimento mediante  prova inequívoca em contrário.    
III.  Embora alguns doutrinadores utilizem o termo “autolançamento”, a legislação tributária  reserva privativamente à autoridade administrativa a constituição do crédito tributário.   
IV. A União, mesmo que abranja na concessão de moratória tributos de sua própria  competência, não pode nela inserir tributos estaduais ou municipais.
 
São  modalidades  que  extinguem  o  crédito  tributário,  exceto: 
 
Em matéria de extinção do crédito tributário, analise:
I.  Ato pelo qual o credor, pela autoridade administrativa e autorizada por lei, dispensa graciosamente  o devedor de pagar a dívida, ou seja, o perdão total  ou parcial do débito.  
II.  Desaparecimento do direito de constituir o crédito  tributário; de fazer o lançamento, de formar o título  que autoriza a sua cobrança.  
III. Faculdade, concessões mútuas  que importe evitar  ou terminar um litígio com a conseqüente extinção  do crédito tributário. 
Essas situações dizem respeito, respectivamente, aos  institutos da 
 
Segundo o Código Tributário Nacional, o parcelamento do crédito tributário
 
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o prazo decadencial quanto aos tributos  sujeitos  a  lançamento  por  homologação,  quando  não  houver  pagamento  antecipado,  inicia  no  primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.  
II.  Conforme  firme  posicionamento  do  Superior  Tribunal  de  Justiça,  o  depósito  judicial  do  valor  integral  do  tributo  sujeito  a  lançamento  por  homologação  serve  como modo  de  constituição  do  crédito  tributário,  o  que,  entretanto,  não  desonera  a  autoridade  administrativa  de  seu  dever  de  promover  o  lançamento  de  ofício  do  tributo  dentro  do  prazo  decadencial  fixado  pelo  Código  Tributário Nacional.  
III. A  prescrição  em matéria  tributária  extingue  não  apenas  a  possibilidade  de  cobrança  (direito  de  ação), mas o próprio crédito tributário.  
No  que  diz  respeito  ao  parcelamento  disposto  no  Código  Tributário  Nacional,  assinale a opção CORRETA. 
 
A  respeito  das  causas  de  suspensão  do  crédito  tributário,  analise as afirmativas a seguir:  
I.  A moratória é um  favor  fiscal que o ente  tributante cede  ao contribuinte, sempre mediante lei.   
II.  O  depósito  prévio  é  requisito  de  admissibilidade  para  a  ação  judicial que pretenda discutir  a  exigibilidade do  crédito  tributário.  
III.  É cabível o requerimento de medida de natureza cautelar  na  via  judicial  para  obtenção  da  suspensão  do  crédito  tributário.   
IV. Na ocorrência de  causa de  suspensão da  exigibilidade do  crédito  tributário,  o  contribuinte  terá  direito  à  certidão  negativa de débito tributário.   
Assinale  
A empresa Petrofacil Ltda. deve recolher a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), instituída pela Lei no  10.168/2000, por ter firmado, com residente no exterior, contrato que implica transferência de tecnologia. No entanto, a Petrofacil Ltda. deixou de recolher a CIDE calculada sobre os pagamentos realizados à empresa estrangeira no âmbito do contrato e, por conta desse fato, foi sugerido por seus consultores formalizar pedido de parcelamento do débito não recolhido. 
Nesse caso, os créditos tributários em questão
  
Promove a extinção do crédito tributário relativo a imposto devido por contribuinte
 
Supondo que tenha sido deferido, pela secretaria de fazenda de um estado da Federação, a contribuinte devedor de tributo já vencido pedido de pagamento em parcelas do referido imposto, assinale a opção correta.
 
O parcelamento do pagamento de dívida tributária contraída por pessoa jurídica
 
As hipóteses previstas no CTN para suspensão da exigibilidade do crédito tributário, não incluem
O crédito tributário regularmente constituído, somente se modifica
 
Um determinado contribuinte obteve a remissão do crédito tributário representado pelo valor do imposto devido no exercício de 2002, foi isentado do pagamento desse imposto em 2003 e obteve o parcelamento do montante desse imposto devido em 2004. 
Em relação  à remissão,  à isenção e ao parcelamento houve, respectivamente,
 
 Sobre as causas que suspendem a exigibilidade do crédito tributário, assinale a assertiva correta. 
  
Assinale a alternativa que  indica modalidade(s) de exclusão do  crédito tributário. 
  
José  dos  Anjos  ajuíza  ação  anulatória  de  débito  fiscal  após  realizar depósito do montante integral do crédito que busca a  anulação. Nesse sentido, é correto afirmar que
 
 São causas de extinção do crédito tributário que dependem de lei específica do ente político competente para  serem aplicadas: 
 
Assinale a opção que lista, tão somente, formas de extinção  do crédito tributário. 
  
Assinale a opção correta quanto às modalidades de suspensão e extinção do crédito tributário.
 
Ainda  que  constituído,  o  crédito  tributário  pode  ter  sua  exigibilidade  suspensa, em razão de 
 
Analise as proposições nos termos do Código Tributário Nacional.    
I.  A  restituição  de  tributos  que  comportem  transferência  do  respectivo  encargo  financeiro  somente  será  feita  a  quem  provar  haver  assumido  referido  encargo  ou,  no  caso  de  tê-lo  transferido  a  terceiro,  estar  por  este  expressamente autorizado a recebê-la.    
II. Em caso de  revogação de moratória anteriormente concedida em caráter  individual,  o  tempo  decorrido  entre  a  concessão  e  a  revogação  não  se  computa para efeito da prescrição do direito à cobrança do crédito, se restar  configurado dolo ou simulação. 
III.  Há  dever  legal  de  conservação  dos  livros  obrigatórios  de  escrituração  comercial  e  fiscal,  bem  como  os  comprovantes  dos  lançamentos  neles  efetuados,  pelo  sujeito  passivo  das  respectivas  obrigações  tributárias,  independentemente de  já  ter ocorrido  a prescrição dos  créditos  tributários  decorrentes das operações a que se refiram.    
Quanto às proposições, pode-se afirmar que 
 
Sobre as formas de extinção do crédito tributário, é correto afirmar:
Contribuinte questiona a cobrança de um tributo e obtém liminar para não recolhê-lo. Durante a vigência da liminar,