-
Gabarito B.
. Teoria ERC (ou ERG) – Alderfer
Basicamente, essa é uma adaptação da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Alderfer procurou adequar os estudos de Maslow para que a teoria pudesse refletir os dados empíricos – os dados das pesquisas.9
A primeira diferença entre as duas teorias é o fato de que Alderfer “condensou” os níveis hierárquicos. Para ele, são apenas três os níveis de necessidades: de existência, de relacionamento e de crescimento.
FONTE: Robbins, Organizational Behavior, 2004.
-
A respeito da letra E:
A teoria de David McClelland, conhecida como Teoria das necessidades adquiridas, fala que as necessidades humanas influenciam a motivação. Ele identificou três necessidades motivacionais: necessidade de realização, necessidade de associação e necessidade de poder. Essas necessidades existem, em graus diferentes, em todos os indivíduos, de forma que a hierarquia das necessidades é individual. Assim, a forma de atuação de um indivíduo no trabalho será determinada pelo quanto o indivíduo é forte ou fraco em cada um desses três tipos de necessidades.
A questão tenta confundir essa teoria com a de Herzberg (Teoria dos dois fatores), que divide os fatores motivacionais e higiênicos. O primeiro influencia a satisfação (crescimento, reconhecimento, realização, responsabilidade, desenvolvimento); e o segundo provoca a insatisfação (ambiente de trabalho, salário, segurança).
-
A) Errada. Condições de trabalho são fatores higiênicos.
B) Correta. Na teoria ERC, p/ Alderfer, não existe uma hierarquia tão rígida entre os níveis de necessidades quanto Maslow acreditava. Vários níveis de necessidades podem estar sendo estimulados ao mesmo tempo. Ou seja, a satisfação de um nível anterior não seria um "pré-requisito/' para que o nível seguinte se manifestasse.
C) Errada. Equidade não é um instrumento da Teoria da Expectativa, e sim expectativa.
D) Errada. Tem um comentário da Amanda logo acima!
E) Errada. Acredito que a banca trocou o nome do teórico p/ confundir o candidato. Esse conceito deve ser classificado na Teoria de Herzberg.
-
Apenas uma observação no comentário do nosso colega Filipe Florio:
D) Errada. P/ Locke quanto mais difícil o objetivo (meta), melhor será o nosso desempenho.
Cuidado!Metas difíceis demais desmotivam.As metas devem ser desafiadores, para não ter efeito contrário.
As metas devem possuir algumas características:
• Grau de dificuldade: associado ao esforço exigido para que o desempenho atual seja transformado no desempenho desejado. Segundo o autor da teoria, metas mais difíceis, mas alcançáveis, tendem a ser mais motivadoras e por isso produzirem melhores desempenhos. Veja que se as metas forem demasiadamente difíceis, o efeito pode ser contrário, ou seja, as pessoas podem se desanimar antes mesmo de iniciarem sua caminhada em relação a elas.
• Temporalidade: as metas podem ser de longo prazo, médio prazo ou curto prazo. É importante observar que metas de longo prazo tendem a ser motivadores mais fracos do que as de curto prazo, pois exigem um nível maior de perseverança e maturidade por parte de quem as persegue. Assim, metas de longo prazo deveriam ser "quebradas" em metas menores que pudessem ser alcançadas em períodos mais curtos, fomentando o sentimento de realização e obtendo os reflexos daí decorrentes.
Coletividade: refere-se ao fato da meta ser definida para um grupo como um todo ou especificamente para uma pessoa. Entende-se, por essa teoria, que metas coletivas são focadas na melhora do desempenho do grupo e por isso podem favorecer a coesão e o trabalho colaborativo. O ideal é combinar metas coletivas com metas individuais.
• Especificidade: as metas devem ser objetivas, específicas, e isso se deve ao fato de que assim terão maior capacidade de orientar e regular comportamentos na direção correta, ou seja, o alcance dos objetivos e a melhora do desempenho (quando comparadas com metas vagas ou inexistentes).
Fonte: Cristiane Duran - Gestão de Pessoas Para Concursos
-
Letra: B
---------------------------------
"Teoria ERC de Clayton Alderfer
A Teoria ERC afirma que a motivação do trabalhador pode ser medida seguindo uma hierarquia de necessidades, porem, diferente da de Maslow, para esta teoria não é necessário subir progressivamente dentro da hierarquia das necessidades... Essa teoria adota o principio da frustração-regressão, ou seja, uma necessidade inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita..."
------------------------------------
Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassinao Salim, Pag. 343 - 344
-
ERG? o_O
-
ERG é o termo em inglês: existence (existência), relationship (relacionamento) e growth (crescimento).
-
ERG...
por isso um amigo queimou todas as apostilas depois que passou...a cada dia o entendo mais.
-
Partindo do desenvolvimento teórico de Maslow, Clayton Alderfer desenvolveu a teoria ERC (Existência-Relacionamento-Crescimento), também chamada de teoria ERG.
Diferentemente da hierarquia rígida das necessidades de Maslow, para a qual cada nível só poderia ser acionado após o outro estar satisfeito, a teoria de Alderfer acredita que as diferentes necessidades podem ser ativadas ao mesmo tempo.
Carlos Xavier (Estratégia)
GAB LETRA B
-
3.4 Teoria ERC – Clayton Alderfer
A Teoria ERC afirma que a motivação do trabalhador pode ser medida
seguindo uma hierarquia de necessidades, porém, diferente de
Maslow, para esta teoria não é necessário subir progressivamente dentro
da hierarquia das necessidades. O autor considera que as pessoas podem
subir ou descer dentro da hierarquia das necessidades e que existiam apenas
três fatores essenciais para a motivação:
• Necessidade existencial (existência): necessidades básicas de
Maslow, ou seja, necessidades de sobrevivência.
• Necessidades de relacionamento: o ser humano tem necessidade
de relacionamentos interpessoais, ou seja, sociabilidade e relacionamento
social.
• Necessidades de crescimento: necessidade que o ser humano tem
de criar, dar sugestões, participar e desenvolver o potencial
humano.
Esta teoria adota o princípio de frustração-regressão, ou seja, uma necessidade
inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada
não pode ser satisfeita e também salienta que mais de uma necessidade
pode ser focalizada de uma única vez, podendo surgir simultaneamente.
-
Eu sabia o que era a ERG, que não há hierarquia entre as necessidades, mas achei a letra B tão mal escrita, pra mim ela não fez muito sentido da forma como foi colocada. =/
-
a) ERRADO. Os fatores motivacionais são: crescimento pessoal, conteúdo do trabalho, exercício da responsabilidade, reconhecimento, realização, são fatores ligados à autorrealização, estima. As relações interpessoais e condições de trabalho são fatores de higiene/ambiental.
b) CORRETO. A teoria de ERG ou ERC é uma versão mais enxuta da Teoria de Maslow com apenas 3 requisitos na pirâmide de necessidades (existência, relacionamento e crescimento). E, ao contrário do que se pregava na teoria das necessidades, não havia hierarquia ou ordem entre essas necessidades, e caso não atingisse um nível, poderia suprir em outro.
c) ERRADO. Teoria da Expectativa ou expectância de Vroom consideram 3 fatores ao decidirem se devem exercer esforço em direção a ações: instrumentalidade, valência e expectativa.
d) ERRADO. Justamente o contrário, pela Teoria do Estabelecimento de Metas/objetivos, também chamada de Teoria de Fixação de Objetivos, a intenção de atingir uma meta é um grande fator motivacional.
e) ERRADO. A Teoria da Realização ou Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland busca explicar a motivação dos indivíduos em seu trabalho a partir da satisfação de suas necessidades. Segundo o autor, três tipos de necessidade merecem atenção: as necessidades de realização, as necessidades de poder e as necessidades de associação.
-
Teoria ERC - Numa reacção à famosa Hierarquia de Necessidades de Maslow, Alderfer condensou as cinco necessidades humanas de Maslow em apenas três categorias: Existência, Relação e Crescimento (ou Growth em inglês).
Para Alderfer, as três áreas ERG não estão hierarquizadas de nenhuma forma pois, ao contrário da ideia de Maslow, o acesso aos níveis mais elevados da sua pirâmide não precisa da satisfação das necessidades dos níveis inferiores.
-
Gab B
Erro da letra A
fatores motivacionais = intrínsecos = estão sob o controle do indivíduo = sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional.
fatores higiênicos = extrínsecos = estão FORA de controle do indivíduo = exemplo salário, condições de trabalho.
-
Comentário:
Outra questão que mistura várias teorias da motivação para que a gente possa revisar de uma forma geral. Vamos lá!
a) Errado, pois relações interpessoais e condições de trabalho são fatores higiênicos, ou insatisfacientes (aqueles que previnem a insatisfação).
b) Correto, pois a teoria de Alderfer, Teoria ERG, defende que, diferentemente da Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, as necessidades humanas não possuem hierarquia, podendo ser buscadas simultaneamente.
c) Errado, pois os 3 (três) aspectos da Teoria da Expectância são Valência (grau de importância dado à recompensa), Expectância (crença de que o esforço leva ao desempenho) e Instrumentalidade (crença de que o desempenho levará ao recebimento da recompensa).
d) Errado, pois a teoria de Edwin Locke, da Fixação de Objetivos, defende que funcionários que se guiam por metas são mais motivados que os demais e, consequentemente, alcançam um desempenho melhor no trabalho.
e) Errado, pois a Teoria de McClelland é a Teoria das Necessidades Adquiridas, que aborda somente as necessidades humanas que vão sendo construídas com as experiências de vida do ser humano, sendo elas necessidades de Realização, Poder e Afiliação.
Gabarito: B
-
GABARITO: "B"
A) errado -Os fatores motivacionais (ou motivadores), classificados na Teoria de Herzberg são: reconhecimento, oportunidade de progresso ou promoção, condições de trabalho e relações interpessoais;
A teoria dos dois fatores (Herzberg )aborda os conceitos de motivação e de satisfação a partir de dois grupos de fatores: higiênicos e motivacionais.
Fatores higiênicos- (insatisfacientes); Contexto do cargo (como a pessoa se sente em relação à empresa); ex. Condições de trabalho, salários e prêmios de produção, benefícios e serviços sociais, políticas da organização, relações com a chefia e colegas.
Fatores higiênicos- extrínsecos- não geram satisfação. Eles apenas geram insatisfação quando ausentes, ou impedem a insatisfação quando presentes.
Fatores motivacionais- (satisfacientes); Conteúdo do cargo (como a pessoa se sente em relação ao cargo); ex. o trabalho em si mesmo, realização pessoal, reconhecimento do trabalho, progresso profissional e responsabilidade.
Fatores motivacionais – intrínsecos- não geram insatisfação. Eles geram satisfação quando presentes, e impedem a satisfação quando ausentes.
B) correto.
C) errado- Na Teoria da Expectativa afirma-se que as pessoas consideram 3 fatores ao decidirem se devem exercer esforço em direção a ações: instrumentalidade, valência e equidade.
Para Vroom, a motivação é o resultado da seguinte equação:
Motivação= Expectância(expectativa) x instrumentalidade x valência.
Valência (grau de atração)- Ex.: grau de atração.
Instrumentalidade (visualização da relação entre a ação e a obtenção de resultado). Ex.: Estender o horário de trabalho (ação) é uma forma de obter a promoção (resultado almejado).
Expectativa (antecipação dos resultados) – probabilidade subjetiva. Ex.: se eu estender o horário de trabalho e me mostrar colaborativo (ações), conseguirei sensibilizar meu chefe e ser produtivo (resultado).
D) errado- Segundo a Teoria de Fixação de Objetivos, de Edwin Locke, os objetivos não reforçam o desempenho do ser humano.
Edwin Locke sustenta que objetivos específicos difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.
E) errado- A Teoria da Realização de David McClelland postula que os gerentes que querem prevenir insatisfações devem manter as condições de trabalho (está mais ligado aos fatores higiênicos de Herzberg) apropriadas.
O “Rap” do McClelland: necessidade de realização (competir, sucesso); necessidade de poder (influência, autoridade); necessidade de afiliação (associação, relacionamento).
Fonte: aulas do professor Rafael Ravazolo.