-
Não concordo com o gabarito apresentado pela FGV, alguém pode explicar?
-
Essa é a terceira questão dessa prova que não concordo com o gabarito.
-
Já me convenci de que é A BANCA da FGV que tem problemas com interpretação de texto.
-
Também não entendi. Acho até que teria mais de uma resposta. Alguém que entenda a interpretação da FGV poderia explicar?
-
Até poderia concordar com o gabarito se não fosse pela palavra "alguns" da expressão "em alguns países pobres". O texto fala que no crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água " que a dos países pobres", e não "alguns países"!
-
Também não concordo, inclusive porque o Brasil não é considerado um país pobre. Já recorri de umas 4, só de português.
-
Na minha opinião seria a letra B
De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. mas( conjunção adversativa) as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes.
A opção que mais se aproxima disso na minha opinião seria a letra
b) o consumo de água nos países desenvolvidos e o consumo de água das classes mais ricas do Brasil;
Nunca marcaria a letra D. Ela põe o brasil como um País pobre.O texto em nenhum momento fala isso. Muito pelo contrario,ele apenas cita as camadas mais ricas.
Fora isso tem o fato do texto ser de outubro de 2014,ou seja nem na mais remota possibilidade do texto ser de uma época que o País tava bem fud****
Esperando por uma boa explicação vejo hoje que a colega ADRIANA Gonçalves está correta no seu comentário. 08/12/204Não adianta ficar nervosinho pq errou a questão. Certo é certo e Errado é errado. rsrs
-
Estou com vc Henrique Pinheiro.
-
Essa é a parte do concurso em que se depende da sorte.
Nem mesmo os professores que redigem essas questões seriam capazes de acertar metade delas.
-
Sinceramente, a banca me pede oposição ( Certo) !!! Vejo como oposição as alternativas C ( Descuido e cuidado) ou a E .
até breve!
-
Letra (d)
Acertei, mas fiquei com dúvidas diante das outras alternativas.
Coordenativa adversativa:
É feia, ao passo que a irmã é bonita. (= mas)
Deve-se entender, antes de tudo, que esta locução conjuntiva transmite tempo concomitante e, dependendo do contexto, transmite os outros dois valores semânticos. Perceba que a proporção se dá com uma ideia de evolução temporal, os processos verbais vão se acumulando, progredindo temporalmente, de forma diferente dos outros valores semânticos.
Acho que o elemento de oposição na qual esta pedindo a questão seja o índice de temporalidade do valor semântico da resposta.
De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.
o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil. (resposta)
-
A questão pede o elemento de oposição que justifique o uso da conjunção adversativa "mas". A letra "d" é a única alternativa que traz os elementos de oposição expostos no trecho, quais sejam: "consumo de água em países ricos" x "consumo de água em países pobres".
Bons estudos.
-
olha, sinceramente, a meu ver, a conjunção adversativa se refere ao fato de o Brasil não ser um país desenvolvido MAS ter, em sua classe mais rica, níveis de consumo comparáveis a países desenvolvidos. A conjunção adversativa não trata dos consumos em si - comparados entre os países desenvolvidos e as classes mais ricas do Brasil - até porque nesse caso não seriam adversas, mas sim "semelhantes".
-
Pra mim a correta seria a letra B, pois não é o Brasil como um todo que gasta muito e sim a população mais rica do país. E em nenhum momento disse que o Brasil era um país pobre. Essa FGV eu vou te dizer chê.
-
Também marquei a letra B.
-
nada a ver esse gabarito, o certo seria a letra B
-
Cheguei a conclusão que seria a (D) , por quê?
Resumindo o 1º período: Quem nasce em país rico consome mais água que quem nasce em país pobre.
2º período: "Mas as camadas mais ricas da população brasileira..."
Sabemos que o Brasil não é considerado um país rico, porém sua classe mais abastada desperdiça semelhantemente aos países ricos.
-
A prova de interpretação que só o autor sabe de onde vieram as respostas.
-
Gente, a letra B está incorreta pelo simples fato de não haver oposição entre os países ricos e a classe mais rica, pois ambos consomem deveras. Ela estaria correta se, ao invés de citar a classe rica, citasse a mais pobre, tendo em vista q esta desperdiça tanto quanto a rica. Oq contrapõe o primeiro período.
-
Análise de todo o texto - Letra D
Análise do periodo apresentado - Letra B.
No periodo apresentado não se fala em outros países, não podemos extrapolar. Letra B.
-
Calma,ainda nao é o gabarito oficial..é so gabarito oficial prelimiar
http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/tjrj/tecnico
-
Para acertar na FGV você precisa transcender o enunciado.... é quase um salto quântico!
-
Na minha opinião é a banca mais maldosa nas provas de língua portuguesa.
-
Não tenho o que opinar, pois estou comesando estudar agora!
-
As questões de português da FGV, geralmente, são os diferenciais de pontuação em suas provas!
A questão tem que ser lida várias vezes para marcar a alternativa correta, pois sempre existem duas muito parecidas!
E mais, muitas vezes, como no caso dessa questão, as duas poderiam ser o gabarito tranquilamente... Vejamos:
“De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.”
O grande detalhe está no que é pedido na questão...
No início do segundo período do texto 2 ocorre a presença da conjunção mas; trata-se de uma conjunção adversativa, e o ponto que serve de elemento de oposição é:
b) o consumo de água nos países desenvolvidos e o consumo de água das classes mais ricas do Brasil;
d) o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil;
Na minha opinião (tentando entender a cabeça do examinador), a chave da resposta está na generalização que é feita no primeiro período do texto, quando fala das crianças nascidas no mundo desenvolvido em relação às nascidas nos países pobres; na sequencia, logo após o conectivo adversativo "mas", subentende-se a seguinte frase: mas (mesmo sendo um país pobre), as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.”
Ou seja, a ideia contrária sugerida no segundo período do texto, analisada de um ponto de vista genérico, seria o consumo de água de alguns países pobres, como o Brasil.
Tentei dar uma forçada pra ver se conseguia entender o ponto de vista do examinador!!!
Pessoal que participa da banca FGV na disciplina de língua portuguesa, suas questões estão com alternativas muito subjetivas! A banca está destoando das demais nesse sentido...
Abraços!!!
-
Adriana Gonsalves, kd vc irmã? Gosto muito dos seus comentários.
-
GABARITO: D Errei essa questão. Fui pesquisar no meu material e tenho um professor que ensinou o seguinte macete:
"Questões que pedem para correlacionar a conjunção adversativa e o que ela apresenta como oposição, procure os antônimos!" Elizete (profesora de português lá em Itaúna/MG). Vejam como dá certo SEMPRE:
"De acordo com as Nações unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileiro têm índices de desperdícios semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras."
Qual o único antonimo vc (eu) enxerga ali? POBRE E RICO. Não temos outros. Nesse tipo de questão esqueça sua capacidade interpretativa, porque ela não vai coincidir com a intenção do examinador. Sempre faça isso: procure antonimos. Pronto! Depois disso vá para as alternativas.
a) Incorreta. Motivo: DESPERDÍCIO X DESPERDÍCIO (mesmo que não concordemos, está errada).
b) Incorreta. Motivo: DESENVOLVIDOS X RICAS (isso não são antônimos, mas elementos característicos de uma progressividade. Um país se desenvolve e depois fica rico).
c) Incorreta. Motivo: POBRES X RICOS / DESCUIDO X CUIDADO. Terceira etapa do esquema: ANALISE A AFIRMAÇÃO DA ALTERNATIVA. Ela pode estar falando nada com nada. É o caso dessa. O texto não fala do de Cuidado x descuido. Fala do descuido geral de ambos os países: os ricos e os pobres com suas camadas mais ricas.
d) Correta. Motivo: POBRE X RICO. Pronto! Achamos o encaixe do nosso comando ali de cima. Esse é o único tipo de fórmula que funciona com todas as bancas. Elas não estão interessadas na capacidade interpretar. POBRE X RICO + afirmativa coerente com o texto. Não precisa estar coerente com o que você e eu pensamos.
e) Incorreta. CUIDADO x DESCUIDO / DESENVOLIVDO x SUBSDESENVOLVIDO. Encontre a palavra subdesenvolvido e descuido no mini texto analisado. NÃO TEMOS!
PESSOAL, isso dá tão certo, que a própria banca tenta te levar ao erro colocando Antônimos em outras alternativas. Pode confiar! Faça esse macete e sempre dará certo.
Obs. Editei a minha resposta porque havia colocado GABARITO C e na verdade é "D", como também havia trocado a ordem das respostas, colocando os comentários em sequência trocada. Peço desculpas. Abraços!
-
Obrigada ADRIANA Gonçalves, elucidativa como sempre!
Deus te abençoe!!!
-
-
Tambem errei e cheguei à seguinte conclusão:
Na Letra D, o autor faz uma comparação entre o CONSUMO DE ÁGUA NOS PAÍSES MAIS RICOS (POSITIVO) e o CONSUMO DE ÁGUA NO BRASIL (NEGATIVO).
-
Resolvi da seguinte forma:
A primeira frase traz informações acerca do consumo elevado no mundo desenvolvido (países ricos), comparado aos países pobres.
A segunda frase traz uma informação de desperdício nas camadas mais ricas da população brasileira.
Buscando a adversidade existente entre as frases: para que a segunda frase (desperdício nas camadas mais ricas da população brasileira) tenha uma informação contrária à informação trazida na primeira frase (elevado consumo no mundo desenvolvido), temos que observar que ambas falam de desperdício, porém a primeira de desperdício em países ricos e a segunda de desperdício nas camadas mais ricas da população brasileira.
Assim, podemos concluir que o Brasil, apesar de ser um país pobre, possui uma de suas camadas (a mais rica) que desperdiça água como os países ricos.
O texto omitiu determinado segmento após a conjunção MAS, o que levaria a uma interpretação mais fácil da oposição existente nas frases. Se acrescentássemos a seguinte frase "apesar de o Brasil ser um país pobre" após a conjunção MAS, o texto ficaria da seguinte forma:“De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas (apesar de o Brasil ser um país pobre) as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.” Desta forma, concluí que:
A) ERRADA. Não há uma oposição quando se fala em desperdício detectado pela ONU (dois países desenvolvidos) e do desperdíciodo Brasil, pois ambos desperdiçam grande quantidade de água, segundo o texto.
B) ERRADA. Não há uma oposição quando se fala do consumo de água nos países desenvolvidos e do consumo de água no Brasil, pois ambos consomem elevada quantia de água, chegando a desperdiçar, segundo o texto.
C) ERRADA. Em nenhum momento o texto fala do cuidado dos países pobres com a água, apenas fala que os países ricos consomem mais água que os países pobres.
D) CORRETA. A oposição existente no texto trata da informação trazida na primeira frase (o consumo da água nos países ricos) e a do fato de o Brasil ser um país pobre, mas desperdiçar água como país rico (nas camadas mais ricas da população).
E) ERRADA. O texto traz justamente informação diversa desta, pois fala do descuido da água nos países desenvolvidos.
Espero ter ajudado!
-
Pra mim foi mais difícil aceitar que o Brasil é um país pobre.
-
A FGV inventa muita moda..quer tornar algo simples em mirabolante! Na minha opinião, a alternativa B faz mais sentido que a E, pois momento nenhum o texto menciona o Brasil como um país pobre, isso é imposição do examinador, pois se for analisar por outra ótica, pode-se considerar o Brasil um país em desenvolvimento, não pobre. Posso até estar falando besteira mas acho que essas questões de interpretação de texto da FGV são muita subjetivas e dão muito pano pra manga.
-
Passível de recurso!!! Na "D" ele generaliza, e na letra "B" ele é específico com o que fala o texto, "o consumo de água das classes mais ricas do país", ele só trocou camadas por classes, o que pode ter o mesmo sentido nesse contexo. Alguém sabe se essa questão foi anulada?
-
concordo com o pessoal a fgv tem esse tipo de questões nada haver....PARECE KI FAZEM PRO CANDIDATO ERRAR MESMO! só pode! agente estuda ki nem louco pra passar por isso é tenso neh gente?! e o pior é que não há nada que possamos fazer...
-
Já cheguei a conclusão de que concurso público é 75% estudo e 25% sorte...Se for pra ser, será!
-
Eita questãozinha mal feita rsrs
-
Muito bom ADRIANA Gonçalves !!!
-
eu cheguei a identificar a resposta "d" como certa, logo que a ONU faz uma comparação de desperdício entre os países desenvolvidos e os países pobres, ou seja, em desenvolvimento, subdesenvolvidos; então a ideia que vai contra a comparação da ONU seria dizer que o Brasil mesmo sendo um pais em desenvolvimento, pratica o mesmo desperdício de agua que os países desenvolvidos. ( faz oposição ao testo do segundo período). enfim as vezes a única regra que prevalece é a de interpretação e confiar em nossos instintos...srsrr
-
É questão de interpretação ou sintaxe? Socorro!!!
-
A conclusão que cheguei é a seguinte:
O texto diz que as crianças de países desenvolvidos consome mais água do que em países pobres. Levanto em consideração que o Brasil não é um país desenvolvido há uma adversidade quanto as crianças de países desenvolvido, visto que quando fala das camadas da população mais ricas Brasil não quer dizer que o Brasil é um país desenvolvido, apenas algumas camadas são ricas, sendo assim uma ideia de adversidade em relação as crianças de países desenvolvidos.
Não sei se essa é a melhor maneira de chegar a essa resposta, mas deu certo.
-
achei a questão controversa, tendo em vista que o BR não é mais considerado pobre no atual cenario internacional. votei B e não abro.
-
“De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas (Significando = APESAR DAS CRIANÇAS DO MUNDO DESENVOLVIDO CONSUMIREM MAIS ÁGUA QUE AS DOS PAÍSES POBRES) as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.”
Ou seja, o "MAS" retoma o primeiro período. Neste, nada é dito a respeito das classes mais ricas do Brasil (isso é dito no segundo período). Logo, conclui-se que a adversidade consiste em MUNDO DESENVOLVIDO x PAÍSES POBRES. Por isso, assertiva "D".
-
Brasil pobre? Não concordo...
-
Eu interpretei assim:
A questão pede o ponto que serve de elemento de oposição, ou seja, o ponto que vem antes da conjunção "mas".
Se observarmos o que é descrito nesse ponto, temos a seguinte afirmação: "De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres" que nada mais é o que se descreve no ítem D: "O consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil".
Abraço.
-
O Brasil é um país em desenvolvimento, e não pobre. Pra mim, essa questão caberia recurso.... Dúvida de geografia na questão de português, aff....
-
Para mim, a correta é a B, pois nem o México é dos países mais ricos, e nem o Brasil é um país pobre. Ambos são países "em desenvolvimento".
Estudou demais português e esqueceu geografia, senhor examinador.
-
O termo subdesenvolvido ainda vigora???
-
Para mim, esta questão está errada. Acredito que a resposta certa seria a B. Comparando-a com a resposta dada pelo gabarito: D, ficaria assim:
B: o consumo de água nos países desenvolvidos e o consumo de água das classes mais ricas do Brasil;
D: o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil;
A primeira diferença entre as duas respostas está nos termos: "desenvolvidos" e "mais ricos". A respeito disso não vejo problema, pois desenvolvido está em sintonia com mais ricos. Agora, quanto à diferença mais significativa, perceba: "classes mais ricas do Brasil" é mencionado na segunda oração do texto, enquanto o termo "alguns países pobres, como Brasil" não é mencionado na segunda parte do texto. Para mim, existe uma grande diferença entre dizer que um país pobre gasta muita água e que a classe mais rica de um país desperdiça muita água. Portanto, só consigo ver confusão entre essas duas assertivas, sendo a mais correta a letra B.
Caso alguém tenha uma explicação ficaria feliz em conhecer, para, quem sabe, mudar de opinião.
-
Eu concordo que caberia recurso nesta questão entretanto acredito que a "D" é a opção "menos pior" pois é a única que apresenta oposição entre elementos contidos no texto. A letra "B" não apresenta oposição pois os países desenvolvidos e as classes mais ricas do Brasil têm hábitos similares de consumo (e desperdício) de água, não existe oposição entre os dois.
Já vi muita gente comentando que em questões da FGV muitas vezes é necessário escolher a "menos pior" e cada vez concordo mais!
bons estudos!
-
Para fechar a prova de portugues da FGV das duas uma: ou você é Deus ou fez pacto com o diabo.
-
O problema é se a pessoa tiver um mínimo de cultura e ter a noção que existem países desenvolvidos e pobres (Islândia) e que existem países subdesenvolvidos e ricos (China).
O Brasil é um país riquíssimo, mas não é desenvolvido.
-
Olha gente. Vamos esquecer as críticas a tudo e nos ater ao comando da questão e ao texto.
Resolvi assim: O Brasil é um país pobre. A ideia de oposição deve ser uma ideia de oposição do Brasil sobre ele mesmo.
-
alguns países não,o termo usado foi países pobres, logo, todos.
-
Gente, devemos resolver essas questões de português como questões de lógica...
-
Tem que tirar o chapéu pra a FGV, o nivel das questoes la em cima.
-
Normalmente as crianças que nascem no mundo desenvolvido consomem mais água que as dos mundo subdesenvolvidos. Um fato que se opões a esse é: O brasil, que é um país subdesenvolvido ("pobre"), tem índices de desperdícios parecidos com os dos países desenvolvidos. Se pensarmos bem dá pra vê que a letra D é a correta. Porém, faltou bom senso a banca. Porque países como a China e Brasil são subdesenvolvidos, porém, ricos.
-
Concordo em dizer que esta questão é passível de anulação sim. Vejamos que a letra D afirma que todo o Brasil (que é um país pobre) tem o costume de desperdiçar água quanto na verdade é apenas uma classe específica, no caso a mais rica, que tem esse costume. Sendo assim, tanto a letra B como a D estão ERRADAS, já que nenhuma das duas expressam a ideia de oposição.
-
Olha, dizer que o Brasil é um PAÍS POBRE ele está generalizando e mudando conceitos. No texto não diz que o Brasil é um país pobre. Eu entraria era na justiça pra anular essa questão.
-
2: Dizer que o Brasil é um país pobre é um conceito arcaico no meu modo de ver.
-
Pessoal, boa noite!
Quando a banca concorda que o ponto de oposição é: "o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil", ela não está afirmando que todo o Brasil desperdiça água, mas que a oposição está no fato de o Brasil ser um país pobre (se comparado aos países desenvolvidos) e, ainda assim, ter índices de desperdício (consumo) semelhanes aos dos países ricos (desenvolvidos).
Isso é uma oposição, uma vez que países ricos consomem mais água que países pobres.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!
-
A letra "d" efetivamente esclarece a existência de uma relação de adversidade, oposição. Entretanto, ela é questionável por afirmar que o Brasil é um país pobre, uma vez que essa informação não é apresentada no texto, principalmente não no trecho usado. Temos de nos adistrir ao universo que o texto nos traz, portanto não cabe discutir se o Brasil é ou não de fato um país pobre: informações do nosso dia-a-dia não fazem parte da questão, salvo se expressamente trazidas. Ainda sim, é inevitável que a alternativa, para estar correta, também deveria se ater ao que está presente ou que pode ser interepretado do texto a que faz remissão.
-
Ta dizendo que eu vivo num país pobre, FGV??? :@ hahah
-
Pensei que era português mas era geografia *-*
-
Acertei, questão para passar, na do IBGE vai ter muito dinossauro assim.
-
Alguém explica para o examinador da FGV que país subdesenvolvido e país pobre são coisas diferentes. Se a 8ª maior economia do mundo é um país pobre imagina se fosse rico
-
A única forma de pensar que faz sentido é o comentário da Adriana Gonçalves, é um comentário grande no meio desse monte de manisfestações.
Ela diz que o "macete" é procurar alternativas que contenham antônimos, o que parece funcionar em todas as questões desde que além dos antônimos também estejam coerentes com o texto.
b)
o consumo de água nos países desenvolvidos e o consumo de água das classes mais ricas do Brasil;
c)
o consumo de água nos países mais ricos e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil;
o consumo de água nos países desenvolvidos = o consumo de água nos países mais ricos
consumo de água das classes mais ricas do Brasil x consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil
A diferença entre as alternativas está somente na segunda parte de cada uma. Aqui percebe-se a maior injustiça dos concursos públicos: a opinião da banca. Talvez Machado de Assis errasse essa questão conosco, porque se for para procurar no texto qual das duas afimações o está presente no texto, claramente se escolheria a que remete à alternativa B. Mas a Banca elaborou algum critério em que se eu "decorar" que preciso de buscar elementos que contenham valores em adversativos em sua semântica literal, acertarei a questão.
Não adianta reclamar, graças a Deus são raríssimos os concursos os quais precisamos gabaritar para passar. Por isso não podemos contar que vamos gabaritar uma ou outra matéria. Nosso estudo precisa ser sempre focado em todo o conteúdo do edital. Não podemos desperdiçar questão nenhuma, porque às vezes, mesmo dominando uma parte ou outra da matéria podemos esbarrar em alguma arbitrariedade.
-
Questão boa! A oposição se faz pelo paradoxo: As crianças dos países mais pobres consomem menos. PORÉM, há um país em desenvolvimento cuja elite consome de maneira semelhante às crianças do mundo desenvolvido.
Certa - letra d: CONSUMO DE A é IGUAL ao Consumo de B, a oposição se faz pelo paradoxo entre o sentido de "CONSUMO DE PAÍS DESENVOLVIDO SENDO IGUAL AO CONSUMO DE PAÍS EM DESENVOLVIMENTO".
-
Pow, dizer que o Brasil é um país pobre. FGV pegando pesado novamente.
-
Interpretando o texto fica assim: O Brasil é um país probre, porém o consumo de água é semelhante ao de países desenvolvidos.
Letra: D
-
O Brasil não é um país pobre é uma país mal administrado. É no mínimo ofensivo direcionar esse adjetivo ao Brasil.
-
Eu entendo a o posicionamento de muita gente aqui, mas a questão, por mais que induza o candidato ao erro, não pode trazer uma informação absudar e colocar o Brasil como país pobre. Pra mim, a comparação esta entre os paises desenvolvidos e a classe rica do Brasil.
A FGV vir e falar que a 8º maior potência econômica do planeta é pobre é no mínimo um absurdo. Questão cabível de recurso.
-
Brasil pobre ??
Se fosse o adjetivo corrupto todo bem, mas pobre ??
Dentre os vários países desse mundo o Brasil é a 9° país mais rico do mundo .
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal.
-
fgv abusa
-
Brasil pobre???? KKKKKKKK FGV tá de sacanagem
-
Isso é pra aprender a amar mais o Cespe ...
-
É muita droga. É cada questão viajada.
-
eu estudo aquilo tudo sobre interpretação de textos, que não se pode extrapolar o que o autor quis dizer, pra essa lazarenta dessa banca me pregar um negócio desses?! Não quero mais saber também. Vou largar tudo e continuar estudando.
-
De acordo com a Adriana Silva a resposta da questão está CRIPTOGRAFADA. E que a chave de comando para decifrar é "ANTÔNIMO". Isso é PORTUGUÊS mesmo??????????!??!!!!!?!!?!?
D) Países DESENVOLVIDOS(mais ricos) consomem muita água, MAS, os países pobres(SUBDESENVOLVIDOS) como o Brasil e México consomem a mesma quantidade devido a classe mais rica.
-
Nossa FGV, esta ficando até feio!!
-
A essência da frase é dizer que RICOS gastam muita agua e POBRES gastam Pouco. MAS, existem POBRES que gastam muito.
Ou seja, as letras a) e b) também estão certas, mas a d) realmente é a mais correta!!!!!!!!!!!!!!
A d) ficaria ainda mais correta/explícita se falasse: "o consumo de água nos países mais POBRES e o consumo de água em alguns países pobres, como o Brasil;" Desta forma facilitaria, mas é exatamente isso que a FGV não quer !!!!!!!kkkkkkkk
-
CESPE, EU TE AMO. DEPOIS DE CONHECER A FGV, NUNCA MAIS EU TE CRITICO. PODE FAZER UMA ERRADA ANULAR DUAS CERTAS QUE EU ACEITO!
-
Nessas questões de elementos de oposição da FGV, a que eu achar que tá a mais errada, essa é o gabarito. Criei esse macete.
-
"Seje menas FGV, seje menas"
-
FCC, IBFC, AOCP .. EU AMO VCS.
-
Estou orando muito para que não seja essa banca que venha aplicar a prova da pcrj.
-
GABARITO: LETRA D
-
Li o trecho..entendi foi é nada!
-
Marquei a B :(
-
Substitua o E por MAS.
EX: O consumo de água nos países mais ricos mas o consumo de água em alguns países pobres,como o Brasil;
Alternativa correta "D".
FORÇA,FÉ E FOCO...
-
Dica 01: já elimine o que não tem necessidade na questão, senão estará perdido!!! O trecho em amarelo é o que importa.
“De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.”
Dica 02: traduza para as suas palavras o que entendeu: há uma pesquisa das Nações unidas que diz que quem nasceu nos países desenvolvidos consomem mais água do que quem nasceu em países pobres. Logo, subentende-se que: pais desenvolvido = país rico / país não desenvolvido = país pobre. Entendido?
Dica 03: se a conjunção mas é adversativa/opositiva, o que vier depois dela tem como objetivo contrariar o que foi dito anterior. Correto? E o que foi dito anterior? Que país rico gasta muito e país pobre gasta menos.
Dica 04 (final): Ora, o que contraria o trecho anterior (país rico gasta mais do que país pobre)? O fato do Brasil ter índices semelhantes aos dos países ricos. Se está contrariando a afirmação do autor, claramente, o Brasil não é um país rico. Pois se fosse, não estaria contrariando a lógica do autor, mas, sim, reafirmando.
Tendo tudo isso em mente, qual é a oposição que o autor do texto busca fazer:
Letra d) o consumo de água nos países mais ricos x o consumo de água em países pobres como o Brasil.
Ou seja: país rico gasta mais que país pobre, sqn (só que não), porque o Brasil é pobre e está aí, gastando como rico fosse.
-
acredito que "o ponto" que serve de elemento de oposiçao seja algum sinal de pontuaçao pois a alternativa d) é a única que traz a vírgula talvez ela seja sinal de oposiçao.
-
questão maldosa! Se não substituir o "e" por "mas" nas opções, fica impossível entender!
D) o consumo de água nos países mais ricos e ( leia-se "mas") o consumo de água em países pobres como o Brasil.
Logo, a oposição se estabelece entre:
países mais ricos x países mais pobres.
Na letra B, que foi a opção que marquei primeiro, não existe oposição entre:
países desenvolvidos x classes mais ricas do Brasil.
Espero ter ajudado a compreenderem a questão! :)
-
Por que o usuário foi desativado, apesar do comentário pertinente (com o maior N. de likes (773) que eu já vi por aqui)?
-
FGV É O TIPO DE BANCA, QUE VOCE SÓ ENXERGA A QUESTÃO DEPOIS DA CORREÇÃO....É UMA BANCA INDIGESTA!!
-
Pensemos da seguinte maneira .
Qual a função de uma conjunção adversativa?
= Contrastar tudo o que foi citado anteriormente, neste caso o núcleo foi ''países ricos'', logo se subentende que países pobres também desperdiçam água
o que eu entendi:
''países ricos desperdiçam água, mas países pobres c/pessoas ricas também''.
LETRA D
APMBB
-
Questão estúpida,assim como a banca.
-
ONDE O FILHO CHORA E A MÃE NÃO VÊ!
-
pessoal dessa banca deveria sumir do planeta, nao faria falta.
-
e eu que eliminei a D com 1 minuto e fiquei 40 minutos lendo as outras alternativas...
-
Miscelânea à milanesa.
-
"Crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes" O Brasil é considerado um país subdesenvolvido, ou seja, o fato de existirem pessoas ricas não muda a realidade de desenvolvido para subdesenvolvido, logo no contexto temos que países ricos consomem mais que os mais pobres, e o Brasil (subdesenvolvido,pobre) está em contraste ao que fora apresentado, pois é um país "pobre" e consome muita água, isso faz com que se iguale aos países mais ricos.
-
Sei não hein, na minha opinião a letra B é a mais adequada.
-
Çelu portugueis fgv