- ID
- 4693
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-MS
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Direito Constitucional
- Assuntos
Dentre outros NÃO pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade
Dentre outros NÃO pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade
Sobre controle de constitucionalidade das leis e atos normativos no direito brasileiro, marque a única opção correta.
Sobre controle de constitucionalidade, assinale a única opção correta.
Sobre a Ação Declaratória de Constitucionalidade e Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, marque a única opção correta.
Não pode propor ação direta de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal
Sobre o controle de constitucionalidade no Brasil é correto afirmar:
Nos termos da Constituição Federal, tem legitimidade ativa para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, dentre outros,
No que se refere ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
Com relação à ação direita de inconstitucionalidade e à ação declaratória de constitucionalidade é correto afirmar:
Quanto ao controle de constitucionalidade no Brasil:
I - as decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia erga omnes, efeito vinculante e ex nunc, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual, distrital, territorial e municipal;
II - declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional ou lei federal, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias;
III - quando o Supremo Tribunal Federal apreciar ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado. 
Analisando-se as asserções acima, pode-se afirmar que:
A respeito do sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, assinale a opção correta.
No âmbito do controle de constitucionalidade, pode-se afirmar que:
Quanto ao Poder Judiciário e às funções essenciais à justiça, julgue os
próximos itens. 
As decisões em ação declaratória de constitucionalidade têm eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
No que concerne ao controle de constitucionalidade de leis e atos normativos do Poder Público, é facultado afirmar que:
No que tange às ações diretas de inconstitucionalidade e constitucionalidade, assinale a alternativa correta.
A respeito do controle de constitucionalidade, assinale a alternativa correta.
Quanto ao sistema de controle de constitucionalidade brasileiro,
julgue os itens a seguir. 
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil tem legitimidade ativa para propor ação declaratória de constitucionalidade, nos termos da Lei n.º 9.868/1999.
A Emenda Constitucional no 45 incluiu, dentre os legitimados à propositura da Ação Declaratória de Constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal,
NÃO está presente no rol de legitimados à propositura de Ação Declaratória de Constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, nos termos da Constituição Federal de 1988,
NÃO pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade
Um deputado estadual de Sergipe, insatisfeito com os
recursos que o estado vinha recebendo da União, resolveu
apresentar um projeto de lei estadual criando um novo imposto,
incidente sobre a exploração da atividade de lavra de petróleo
nesse estado por empresas privadas e estatais.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes. 
A mencionada lei estadual, se publicada, poderá ser objeto de controle de constitucionalidade, na via concentrada, por meio de ação declaratória de constitucionalidade, perante o STF, devendo, nessa situação, o advogado-geral da União ser citado para defender a constitucionalidade da lei.
Na ação declaratória de constitucionalidade, é certo que
Com relação ao poder constituinte e ao controle de
constitucionalidade de normas, julgue os itens seguintes. 
A decisão de mérito proferida pelo STF no âmbito de ação declaratória de constitucionalidade produz, em regra, efeitos ex nunc e vinculantes para todos os órgãos do Poder Executivo e demais órgãos do Poder Judiciário.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao poder constituinte e ao
controle de constitucionalidade no Brasil. 
A doutrina destaca a possibilidade de apuração de questões fáticas no controle abstrato de constitucionalidade, já que, após as manifestações do advogado-geral da União e do procuradorgeral da República, pode o relator da ADI ou da ação declaratória de constitucionalidade requisitar informações adicionais ou mesmo designar perito para o esclarecimento de matéria ou circunstância de fato.
Julgue os seguintes itens, relacionados ao controle de
constitucionalidade das leis. 
O STF pode decidir ação direta de constitucionalidade por outros fundamentos ainda que não alegados na petição inicial em razão da causa de pedir aberta.
Julgue os seguintes itens, relacionados ao controle de
constitucionalidade das leis. 
A decisão cautelar na ação declaratória de constitucionalidade, por criação do constituinte derivado, somente adquire eficácia vinculante quando o STF expressamente a atribui.
Assinale a alternativa correta:
Julgue os seguintes itens, sobre as ações direta de
inconstitucionalidade e declaratória de constitucionalidade. 
A decisão sobre a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo somente será tomada se presentes na sessão pelo menos oito Ministros e, efetuado o julgamento, proclamar-se-á a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da disposição ou da norma impugnada se em um ou em outro sentido se tiverem manifestado pelo menos seis ministros, quer se trate de ação direta de inconstitucionalidade ou de ação declaratória de constitucionalidade.
Dentre outros, NÃO podem propor a ação declaratória de inconstitucionalidade e a ação de constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal, respectivamente,
Assinale a opção correta.
No que se refere à ADI, à ADC e à ADPF, assinale a opção correta.
Admite-se, excepcionalmente, a modulação dos efeitos da declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo, nos termos do artigo 27 da Lei n° 9.868/99:
A respeito do controle de constitucionalidade considere as seguintes afirmações: 
I. O Supremo Tribunal Federal já decidiu após a edição da Constituição Federal de 1988 ser possível a declaração de inconstitucionalidade de norma constitucional. 
II. Através do controle concentrado, afirmou o STF haver direitos protegidos pelo inciso IV do parágrafo 4º  do artigo 60 fora do rol de direitos individuais do artigo 5º. 
III. A inconstitucionalidade por omissão foi introduzida no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro pela CF/88 a fim de possibilitar a efetividade das normas constitucionais de eficácia limitada o que permitiu ao Supremo Tribunal Federal reconhecer na ADI 1.458-7 a inconstitucionalidade por omissão parcial na fixação do salário mínimo por não permitir condições básicas de existência. 
IV. Ao se regulamentar o processo de julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade houve relativização expressa do dogma da retroatividade das decisões em sede de controle de constitucionalidade. 
Está correto o que se afirma em
Julgue os itens seguintes acerca dos institutos do direito
constitucional.
 
O instituto do amicus curiae tem suas origens na Common Law e busca o aprimoramento jurisdicional, dando suporte à corte por meio da inserção de argumentos e debates e indicando pontos até então não observados. A sua previsão para a Ação Direta de Inconstitucionalidade e a Ação Direta de Constitucionalidade encontra-se em lei, porém esse instituto ainda é visto como intervenção de terceiros.
Quanto ao sistema constitucional de controle de constitucionalidade de leis ou atos normativos, assinale a opção correta.
Podem propor a ação declaratória de constitucionalidade, EXCETO:
João ajuíza ação ordinária para discutir direito próprio e alega, nos argumentos de sua petição, uma questão incidental de inconstitucionalidade a fim de provocar o controle difuso. Ao examinar o caso de João, o juiz de primeira instância julga procedente o pedido formulado e declara a inconstitucionalidade da lei apontada na petição. Ainda pendente de julgamento recurso interposto pela parte contrária na ação movida por João, é publicada uma decisão definitiva de mérito do Supremo Tribunal Federal em Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC), ajuizada pelo Procurador-Geral da República, em que se reconhece a constitucionalidade da referida lei. 
Diante da situação apresentada, é correto afirmar:
Segundo a Constituição Federal, a ação declaratória de constitucionalidade pode ser proposta por:
As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, produzirão:
I - eficácia "erga omens". 
II - apenas eficácia "inter partes". 
III - efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário. 
IV - efeito vinculante em relação ao Poder Executivo. 
Assinale a alternativa correta:
Considerando-se as ações constitucionais típicas, poderá o Estado de São Paulo ajuizar
Assinale a alternativa correta:
A ação declaratória de constitucionalidade, junto ao Supremo Tribunal Federal, NÃO poderá ser proposta
Conforme a disciplina do controle de constitucionalidade no ordenamento jurídico brasileiro,
No que diz respeito ao sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta em relação ao controle de constitucionalidade no sistema brasileiro.
São legitimados, dentre outros, para propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade
Considere as seguintes proposições: 
I. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade, nas ações declaratórias de constitucionalidade e em sede de recurso extraordinário produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. 
II. Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de omissão legislativa federal, ao Congresso Nacional, para apreciação de projeto de lei em trinta dias. 
III. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. 
IV. Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e proferirá decisão substitutiva com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso. 
V. A arguição de descumprimento de preceito fundamental será proposta perante o Supremo Tribunal Federal e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público, comportando medida liminar, inclusive consistente na determinação de que juízes e tribunais suspendam o andamento de processo ou os efeitos de decisões judiciais, ou de qualquer outra medida que apresente relação com a matéria objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental, mesmo se decorrentes da coisa julgada.
Relativamente ao controle de constitucionalidade, assinale a afirmativa correta
.
Para fins de propositura da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade, são legitimados universais e especiais, respectivamente:
Com respeito ao modelo constitucional brasileiro, é correto afirmar:
Com relação ao controle de constitucionalidade no direito brasileiro, assinale a opção correta.
A ação declaratória de constitucionalidade NÃO pode
Detêm legitimação universal para a propositura de Ação Direta de Constitucionalidade:
Considerando as proposições abaixo, assinale a alternativa correta:
I. Podem propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade: o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal, o Procurador- Geral da República, o Conselho Federal da OAB, partido político com representação no Congresso Nacional e confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. 
II. A ação declaratória de constitucionalidade, inserida no sistema de controle abstrato da constitucionalidade de normas, não se destina à tutela de direitos subjetivos. 
III. Nos crimes comuns, o habeas corpus em que é paciente Governador de Estado deverá ser impetrado perante o Supremo Tribunal Federal. 
IV. Pode ser objeto de delegação ao Presidente da República pelo Congresso Nacional a legislação sobre diretrizes orçamentárias.
NÃO podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal:
Sobre a fiscalização abstrata de constitucionalidade no Brasil, assinale a alternativa correta. 
Assinale  a  alternativa  que  elenca  todos  os  legitimados  ativos  para  a  ação  direta  de  inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade: 
A respeito do Poder Judiciário, assinale a opção correta à luz da CF.
Sobre o controle direto ou concentrado de constitucionalidade pode-se afirmar  que 
Julgue os itens subseqüentes de acordo com o entendimento do
STF quanto ao controle de constitucionalidade das leis.
 
É condição de admissibilidade de ação declaratória de constitucionalidade a demonstração da controvérsia jurisprudencial sobre a compatibilidade entre a norma questionada e o dispositivo da Constituição Federal.
Em relação ao controle concentrado de constitucionalidade, assinale a opção correta de acordo com entendimento do STF.
Acerca da ação direta de inconstitucionalidade e da ação
declaratória de constitucionalidade, julgue os itens a seguir.
 
A declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade em ADIN e ação declaratória de constitucionalidade tem sempre efeito vinculante em relação ao Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta.
Acerca da ação direta de inconstitucionalidade e da ação
declaratória de constitucionalidade, julgue os itens a seguir.
 
Decisão que declara a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade de norma  pode ser atacada por embargos de declaração, mas não poderá ser desconstituída em ação rescisória.
Com referência ao controle de constitucionalidade de leis, julgue
os itens de 9 a 13 de acordo com o posicionamento do STF.
  
O amicus curiae não tem legitimidade para recorrer de decisões proferidas em ação declaratória de inconstitucionalidade, salvo daquelas que não o admitam como tal no processo.
 Em conformidade com as disposições constitucionais, podem propor  a  Ação Declaratória  de Constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal: 
 Nas questões de n. 72 a 85, assinale a alternativa CORRETA, considerando
as assertivas fornecidas.
 
O controle concentrado de constitucionalidade manifesta-se através de diversas formas no âmbito da Constituição da República.
Sobre o tema controle de constitucionalidade das leis e atos normativos, analise as seguintes afirmativas.
I. Não é admitida a concessão de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade.
II. Adecisão que declara a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei ou ato normativo em ação direta ou em ação declaratória é recorrível por apelação de instrumento.
III. Podem propor a ação de inconstitucionalidade por omissão, os legitimados à propositura da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade.
IV. A declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade tem eficácia e efeito vinculante somente em relação ao Poder Judiciário.
É correto afirmar que:
O  controle  concentrado  protege  a  supremacia  da  Constituição Federal independentemente da lesão concreta a  direitos  subjetivos.  Nele,  é  questionado,  de  forma  direta,  o  ato  normativo.  Com  relação  aos  instrumentos  de  controle  concentrado, assinale a alternativa correta.
Com base na Lei nº 9.868 de 1999, assinale a alternativa correta.
 
A Ação Declaratória de Constitucionalidade, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988,
 
 Em  relação  ao  controle  de  constitucionalidade  no  Brasil, analise as assertivas que seguem:
I)  O  modelo  difuso,  criação  jurisprudencial  americana,  é  adotado  no  Brasil  e  permite  que  quaisquer magistrados se manifestem acerca da constitucionalidade de leis.
II)  Na  ação  direta  de  inconstitucionalidade  não  se  permite a desistência, e os Ministros do STF não  estão vinculados à causa de pedir.
III)  A  ação  declaratória  de  constitucionalidade, de competência  originária  do  STF,  e dela  não  se  admite a desistência,  tem eficácia contra  todos e  efeito  vinculante  relativamente  aos  demais  órgãos do Poder Judiciário, ao Poder Legislativo  e  à  administração  pública  direta  e  indireta,  nas  esferas federal, estadual e municipal.
IV)  Na  ação  direta  de  inconstitucionalidade  por  omissão,  o  julgamento  de  procedência  levará  a  ser  dada  ciência  ao  Poder  competente  para  a  adoção  das  providências  necessárias  e,  em  se  tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias. 
Está(ão) CORRETA(S): 
 
A respeito da ação declaratória de constitucionalidade,  considere as seguintes afirmações:      
I.  Um dos pressupostos para o cabimento da ação é  a comprovação da controvérsia judicial relevante  sobre a aplicação da disposição que se pretende  levar a julgamento.      
II.  Não é admissível a desistência da ação já proposta.       
III.  A intervenção de terceiros é admitida no processo.       
IV.  É vedada a designação de perito para que emita  parecer sobre a questão levada a juízo.      
V.  A decisão que declara a constitucionalidade do ato  normativo é irrecorrível, ressalvada a interposição  de embargos declaratórios.    
Está correto o que se afirma SOMENTE em 
 
Assinale a alternativa CORRETA. 
 
Consoante a Lei n.º 9.868/99, que dispõe sobre o processo e  julgamento da ação direta  de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo  Tribunal Federal, é CORRETO afirmar que 
 
Acerca do controle de constitucionalidade, é correto  afirmar que: 
 
Considere as assertivas abaixo sobre o controle de constitucionalidade previsto na Constituição Federal
I   - Órgão fracion·rio de tribunal de justiça pode declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo controle difuso. 
II  - A ação declaratória de constitucionalidade, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, pode versar sobre norma federal, estadual ou municipal. 
III - A decisão definitiva de mérito, proferida pelo Supremo Tribunal Federal, em ação direta de inconstitucionalidade, produz efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública em geral.
Quais s„o corretas?
 
Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
 
Acerca do controle de constitucionalidade concentrado, julgue os itens a seguir. 
I A administração pública indireta, assim como a direta, nas esferas federal, estadual e municipal, fica vinculada às decisões definitivas de mérito proferidas pelo STF nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade. 
II Em razão do princípio da subsidiariedade, a ação direta de inconstitucionalidade por omissão somente será cabível se ficar provada a inexistência de qualquer meio eficaz para afastar a lesão no âmbito judicial. 
III É possível controle de constitucionalidade do direito estadual e do direito municipal no processo de argüição de descumprimento de preceito fundamental.  
IV São legitimados para propor  ação direta de inconstitucionalidade interventiva os mesmos que têm legitimação para propor  ação direta de inconstitucionalidade genérica. 
Estão certos apenas os itens
 
Com relação ao controle de constitucionalidade no direito brasileiro, assinale a opção incorreta.
 
 Assinale a alternativa correta.
 
De acordo com a jurisprudência recente do Supremo Tribunal Federal:
 
I – A Constituição Federal  estabelece os mesmos  legitimados para propor  a Ação Direta de  Inconstitucionalidade  e  a  Ação  Declaratória  de  Constitucionalidade,  dentre  os  quais  se  incluem os partidos políticos.  
II – O controle prévio da constitucionalidade é realizado unicamente pelo Poder  Legislativo.  
III – O Supremo Tribunal Federal sumulou o entendimento de que viola a cláusula de 
reserva  de  plenário  a  decisão  de  órgão  fracionário  de  Tribunal  que,  embora  não  declar e  expressamente  a  inconstitucionalidade  de  lei ou  ato normativo  do poder   público,  afasta  sua  incidência, no todo ou emparte.  
IV  –  O  controle  aberto  ou  pela  via  de  exceção  é  realizado  pelos  juízos  ou  
tribunais,  com  exceção  do  Supremo  Tribunal  Federal  que  é  responsável  exclusivamente  pelo  exercício  do  controle concentrado. 
    
Sobre controle abstrato de constitucionalidade, analise as  afirmativas a seguir. 
I   –  Um partido político pode ajuizar Ação Declaratória  de Constitucionalidade desde que tenha representação em, pelo menos, uma das Casas do Congresso Nacional. 
II   –  Normas orçamentárias são impedidas de ser submetidas a processo de Ação Declaratória de Inconstitucionalidade por ser atos normativos de efeito concreto. 
III   –  Leis e atos normativos municipais são impedidos  de ser objeto de controle abstrato de constitucionalidade perante o STF. 
Está correto o que se afirma em
 
As  alternativas  a  seguir  apontam  diferenças  entre  a  ADI  e  a  ADC, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. 
 
Em cada uma das questões abaixo  (números 61 a 68) há três assertivas que podem ser CORRETAS ou INCORRETAS. Na folha de respostas, atento ao número da questão, responda: 
  
I  –  A  Constituição  Federal  não  outorgou  foro  especial  aos  vereadores  perante  o  Tribunal  de  Justiça,  assegurou a eles, entretanto, a chamada imunidade material.   
II – A propriedade de empresa jornalística é privativa de brasileiro nato ou naturalizado há mais de quatro  anos.  
III  – Mesa  de Assembléia Legislativa  estadual  não  tem  legitimidade  para  propor  ação  declaratória  de  constitucionalidade.  
 
Considerando a disciplina constitucional a respeito do controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos, assinale a opção correta.
 
A ação declaratória de constitucionalidade
 
No que diz respeito às ações relativas ao controle concentrado de constitucionalidade no Brasil, assinale a opção correta.
 
A  Ação  Direta  de  Inconstitucionalidade  (ADIn),  a  Ação  Declaratória  de  Constitucionalidade (ADECon) e a Argüição de Descumprimento de Preceito  Fundamental (ADPF) diferem entre si em relação 
 
Por meio de ação direta de inconstitucionalidade e de ação declaratória de constitucionalidade, processadas junto ao Supremo Tribunal Federal, poderão ser questionadas
NÃO pode, dentre outros, propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade o 
 
Acerca do controle de constitucionalidade no sistema brasileiro,
julgue os itens subsequentes.
 
Não se admitem a desistência e a ação rescisória dos julgados de ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade.
 
A  respeito do controle de constitucionalidade, é CORRETO afirmar  que: 
 
Há um rol limitado de legitimados para propositura de determinadas ações constitucionais. São legitimados para propor  ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade, marque a alternativa CORRETA.
 
Sobre as medidas judiciais de controle da constitucionalidade brasileiro analise as seguintes assertivas:      
I.  A arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente da Constituição Federal, será  apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma  da lei.      
II.  As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo  Supremo Tribunal Federal, nas ações declaratórias  de constitucionalidade produzirão eficácia contra  todos e efeito vinculante, relativamente aos demais  órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e  municipal.      
III.  O Presidente do Senado Federal é um dos legitimados à propositura de ação direta de inconstitucionalidade e ação direta de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.      
Está correto o que se afirma APENAS em 
 
No que se refere ao controle incidental de constitucionalidade, à ação direta de inconstitucionalidade (genérica e por omissão), à ação declaratória de constitucionalidade e à arguição de descumprimento de preceito fundamental, assinale a opção correta.
 
Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade as pessoas e  órgãos adiante nominados, EXCETO:  
 
Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I  –  Podem  propor  a  ação  direta  de  inconstitucionalidade  e  a  ação  declaratória  de  constitucionalidade apenas: o Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa  da Câmara dos Deputados, a Mesa de Assembleia Legislativa, Governador do Estado ou do  Distrito  Federal,  o  Procurador-Geral  da  República,  o  Conselho  Federal  da  Ordem  dos  Advogados  do  Brasil,  partido  político  com  representação  no  Congresso  Nacional  e  confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.     
II – Há o controle de constitucionalidade das omissões  legislativas, na  forma concentrada, o  qual abrange as ações diretas de inconstitucionalidade por omissão e o mandado de injunção.    
III – A arguição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente da Constituição, será  apreciada pelo Supremo Tribunal Federal e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito  fundamental,  resultante  de  ato  do  Poder  Público.  Caberá  também  arguição  de  descumprimento de preceito fundamental quando for relevante a controvérsia sobre lei ou ato  normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição.     
IV - Ao declarar a  inconstitucionalidade de  lei ou ato normativo, no processo de arguição de  descumprimento de preceito  fundamental, e  tendo em vista razões de segurança  jurídica ou  de  excepcional  interesse  social,  poderá  o  Supremo  Tribunal  Federal,  por  maioria  de  dois  terços de seus membros, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha  eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.     
V  - O  controle difuso de  constitucionalidade,  também  chamado de pela  via da exceção, ou  defesa,  ou  controle  aberto,  pode  ser  realizado  por  qualquer  juízo  ou  tribunal  do  Poder  Judiciário, observadas as regras de competência processual. O controle difuso dá-se em um  caso concreto e seus efeitos serão “inter partes” (somente entre as partes do processo) e “ex  tunc”  (retroativos),  mas  o  Supremo  Tribunal  Federal  também  entendeu  que  estes  efeitos  podem ser “ex nunc” ou para o futuro. O controle concentrado de constitucionalidade de lei ou  ato normativo concentra-se em um único tribunal e pode ser verificado nas situações: de ação  direta  de  inconstitucionalidade  genérica,  arguição  de  descumprimento  de  preceito  fundamental,  ação  direta  de  inconstitucionalidade  por  omissão,  ação  direta  de  inconstitucionalidade interventiva e ação declaratória de constitucionalidade.