- ID
 - 11560
 - Banca
 - FCC
 - Órgão
 - TRF - 3ª REGIÃO
 - Ano
 - 2007
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
O lançamento tributário
O lançamento tributário
Quanto ao lançamento tributário, é correto afirmar que
Nos termos do Código Tributário Nacional, o lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa nos seguintes casos, exceto:
Assinale a opção que apresenta conclusão correta acerca da situação hipotética nela contida.
A respeito de direito tributário, assinale a alternativa correta.
Julgue os itens seguintes, acerca do direito tributário
nacional. 
Na hipótese de se comprovar ação ou omissão de contribuinte que esteja sujeita à aplicação de multa, é lícito que o lançamento seja efetuado e revisto de ofício.
Sobre o lançamento, procedimento administrativo que faz nascer a obrigação tributária, é correto afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir: 
I. Quando o cálculo do tributo tenha por base, ou tome em consideração, o valor ou o preço de bens, direitos, serviços ou atos jurídicos, a autoridade lançadora, mediante processo regular, arbitrará aquele valor ou preço, sempre que sejam omissos ou não mereçam fé as declarações ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestação, avaliação contraditória, administrativa ou judicial. No entanto, havendo escrituração regular, ainda que parcialmente, o Fisco deverá sempre adotá-la como base de prova. 
II. A retificação da declaração por iniciativa do próprio declarante, quando vise a reduzir ou excluir tributo, pode ser feita a qualquer tempo, independentemente da constituição do crédito tributário pelo lançamento, desde que haja comprovação do erro em que se funde. 
III. Segundo jurisprudência do STJ, tratando-se de tributo sujeito a lançamento por homologação, e tendo o contribuinte declarado o débito e não pagado no vencimento, considera-se desde logo constituído o crédito tributário, tornando-se dispensável a instauração de procedimento administrativo com a finalidade de promoção do lançamento para viabilizar a posterior cobrança judicial. 
Assinale:
Débito de ICMS teve o fato gerador ocorrido em 01.04.01, foi objeto de lançamento em 20.04.02, foi inscrito em dívida ativa em 20.05.04 e, em 25.05.05, o juiz despachou determinando a citação (Execução Fiscal). O contribuinte devedor alienou todos os seus bens em _____, caracterizando fraude à execução. Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna do trecho acima:
Com relação ao lançamento tributário, analise as afirmativas a seguir.
I. De acordo com a redação do CTN o lançamento por homologação é aquele efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação. 
II. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo pode ser alterado a qualquer tempo em virtude da caracterização de erro de direito.
III. Aplica-se ao lançamento a legislação que, posteriormente à ocorrência do fato gerador da obrigação, tenha instituído novos critérios de apuração ou processos de fiscalização, ampliado os poderes de investigação das autoridades administrativas ou outorgado ao crédito maiores garantias ou privilégios, exceto, neste último caso, para o efeito de atribuir responsabilidade tributária a terceiros.
Assinale:
Sobre o crédito tributário e o lançamento, assinale a única opção correta.
Fiscais da fazenda estadual compareceram à sede de uma distribuidora de gêneros alimentícios, onde lavraram termo de início de fiscalização, arrecadaram documentos que estavam espalhados no departamento de contabilidade e notificaram o sócio-gerente para apresentar os livros e os documentos fiscais da empresa.
Ao examinar a documentação encontrada na empresa, os auditores constataram a existência de livros com a descrição de vendas à vista, vendas a prazo, vendas por cheque e vendas por cartão de crédito, seguida da discriminação de datas e de números semelhantes a valores monetários.
A empresa mostrou os livros de registro de entrada e saída de mercadoria e de apuração do ICMS. No entanto, ao verificar que os valores lançados nos livros fiscais diferenciavam-se dos encontrados nos livros arrecadados, os fiscais notificaram a sociedade comercial para apresentar seus livros diário e razão analítico, pedido que não foi atendido. 
Em razão disso, os fiscais lavraram termo de verificação e responsabilidade tributária apontando atos ilícitos de responsabilidade dos sócios, dando-lhes de tudo ciência, e auto de infração pela diferença do ICMS, acrescida de multa por sonegação fiscal e correção monetária, notificando a sociedade comercial e indicando-a como devedora do tributo para apresentar defesa, ou pagar o valor apurado.
O fisco verificou os documentos dos últimos cinco anos da empresa, demorando cinco meses para lavrar o auto de infração e dois meses para notificar a empresa, que apresentou defesa administrativa, cujo procedimento encerrou-se passados seis anos da defesa apresentada. O executivo fiscal foi ajuizado quatro anos após o julgamento definitivo na esfera administrativa.
Findo o procedimento fiscal, os sócios alienaram o fundo de comércio e alugaram o imóvel a terceiro, que constituiu nova empresa no mesmo ramo de comércio anteriormente desenvolvido no local.
 
A respeito da situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta.
Um contribuinte, tendo de prestar declarações à autoridade administrativa tributária, o fez desobedecendo ao prazo e à forma previstos na legislação vigente. 
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da modalidade de lançamento desse ato do referido contribuinte.
Nos termos do Código Tributário Nacional, são três as modalidades de lançamento: de ofício, por declaração e por homol ogação. O lançamento de ofício é cabível
Considere as seguintes proposições sobre crédito tributário: 
I. A constituição do crédito tributário, por intermédio do lançamento por declaração, não é ato privativo de autoridade administrativa. 
II. A tutela antecipada e a medida liminar concedidas em ação cautelar não são hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário. 
III. O pagamento de tributo, sujeito a lançamento por declaração, por si só já extingue o crédito tributário. 
Está correto o que se afirma em
O lançamento tributário
Julgue os itens a seguir, que tratam de obrigação, de
responsabilidade e de crédito tributários, consoante o
Código Tributário Nacional.
 
O prazo para lançamento de determinado tributo por homologação sem prazo fixado pela lei a ele relativa será de cinco anos, a contar do pagamento regular.
O fisco de um estado da Federação verificou que um estabelecimento comercial não emitia notas fiscais, não escriturava os livros obrigatórios e não recolhia o tributo de ICMS devido nas operações comerciais. Diante disso, lavrou auto de infração contra a empresa e notificou seu representante para que efetuasse o pagamento do débito. 
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa incorreta.
Das indicações abaixo, assinale a que não formaliza o crédito tributário:
Quanto ao instituto do lançamento, assinale a alternativa INCORRETA.
O juiz de direito Libório Rangel, no exercício de suas funções,  depara-se com o seguinte caso: sujeito passivo de obrigação  tributária  alega que não  tem obrigação de pagar o  tributo,  porquanto, no caso em espécie, não ocorreu processo administrativo.
O Magistrado decidirá corretamente quando:
Dadas as assertivas abaixo,  
I.  Segundo o Código Tributário Nacional, a  isenção, por ser  uma  exclusão  do  crédito  tributário,  interpreta-se  literalmente.  
II.  Conforme  o  Supremo  Tribunal  Federal,  a  imunidade,  por  ser  uma  vedação  constitucional  ao  poder  de  tributar,  interpreta-se literalmente.  
III.  A  extinção do  crédito  tributário  ocorre,  no  caso  de  tributo  sujeito  a  lançamento  por  homologação,  no  momento  do  pagamento antecipado.  
IV.  O Código Tributário Nacional, no caso do  lançamento por  homologação, institui o denominado autolançamento.  
verifica-se que 
 É INCORRETO afirmar:
Considere que, após preencher e entregar ao órgão fiscal todos os documentos e informações necessários à apuração de determinado tributo, a empresa X receba uma notificação para pagamento. Nessa situação, tal tributo tem lançamento
Em  determinado  Município,   prevê-se   que   os   contribuintes   do   ITBI   (Imposto   sobre   a  Transmissão onerosa, por ato “inter vivos”, de Bens Imóveis) devem apresentar à autoridade  tributária   competente,   em  formulário   próprio,   informação   sobre   a   alienação   do   imóvel,  indicando,   inclusive,  o valor  do negócio  jurídico.  A partir  destes  dados,  a autoridade  irá  apurar o valor devido, a título de ITBI, identificando o sujeito passivo e notificando-o a pagar  o valor apurado.
Esta previsão municipal, no que tange ao lançamento do ITBI, corresponde ao:
Em relação ao lançamento, é CORRETO afirmar que: 
Em relação ao instituto do lançamento tributário, assinale a opção correta.
 Considere as assertivas abaixo: 
I)  A dívida  tributária prescrita que ainda assim seja  paga poderá ser devolvida.
II)  Após a inscrição em dívida ativa, a prescrição do  crédito  tributário sempre ficará suspensa por 180  dias.  
III)  A  contagem  do  prazo  decadencial  para  a  Fazenda  Pública  lançar  o  crédito  tributário  depende,  em  regra,  do  tipo  de  lançamento  previsto em lei para a sua liquidação.
IV)  Entre  a  constituição  definitiva  do  crédito  e  qualquer  despacho  do  juiz  na  execução  fiscal,  não  pode  haver  mais  de  5  anos  de  prazo  prescricional.  
V)  Prazo  para  pedir  a  devolução  dos  tributos  sujeitos a  lançamento por homologação se conta  do pagamento antecipado e não mais da extinção  efetiva do crédito tributário. 
Está(ão) CORRETA(S):
 
Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.  
I.  A responsabilidade tributária por substituição comporta espécie apelidada “para trás”, em  que há postergação do pagamento do  tributo, transferindo-se a  terceiro a obrigação de  reter e recolher o montante devido. 
II.  Quando o lançamento é anulado em razão de  vício formal, enseja-se à Administração  novo prazo decadencial, cujo dies a quo é a data em que tornada definitiva a decisão  anulatória.    
III. O termo “complexivo”, utilizado em relação ao imposto de renda, guarda pertinência com  a complexidade do ato administrativo, que, na espécie tributária, fica a depender de mais  de uma esfera decisória.   
IV. Existe responsabilidade solidária do proprietário, do incorporador, do dono da obra ou do  condômino da unidade imobiliária com o construtor, para cumprimento das obrigações  concernentes a contribuições para a Seguridade Social. 
 
Quanto ao lançamento, é correto afirmar, EXCETO: 
 
Não está prevista, no Código Tributário Nacional, no que se refere a lançamento efetuado de ofício, a comprovação de
 
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  Conforme  dispõe  o  Código  Tributário  Nacional,  a  atividade  administrativa  de  lançamento  tributário é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional. 
II.  O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo somente pode ser alterado em virtude de  impugnação ou recurso administrativo.  
III. No  chamado  lançamento  por  declaração,  o  sujeito  passivo  ou  terceiro  apresenta  declaração  ao  Ente Tributante  trazendo  informações necessárias à constituição do crédito  tributário, bem como  providencia o pagamento antecipado do tributo sem prévio exame pela autoridade administrativa.  
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o prazo decadencial quanto aos tributos  sujeitos  a  lançamento  por  homologação,  quando  não  houver  pagamento  antecipado,  inicia  no  primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.  
II.  Conforme  firme  posicionamento  do  Superior  Tribunal  de  Justiça,  o  depósito  judicial  do  valor  integral  do  tributo  sujeito  a  lançamento  por  homologação  serve  como modo  de  constituição  do  crédito  tributário,  o  que,  entretanto,  não  desonera  a  autoridade  administrativa  de  seu  dever  de  promover  o  lançamento  de  ofício  do  tributo  dentro  do  prazo  decadencial  fixado  pelo  Código  Tributário Nacional.  
III. A  prescrição  em matéria  tributária  extingue  não  apenas  a  possibilidade  de  cobrança  (direito  de  ação), mas o próprio crédito tributário.  
Sobre o lançamento tributário, analise as afirmativas abaixo e, a seguir,  assinale a  alternativa correta.
I. O  lançamento   possui   natureza   jurídica  mista,   pois   declara   a   existência   da  obrigação tributária e constitui o crédito tributário dela decorrente.  
II. Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, a extinção definitiva do  crédito tributário não acontece com o pagamento, mas sim com a homologação.  
III. No que toca aos critérios de apuração ou processos de fiscalização, aplica-se ao  lançamento a  legislação vigente na data da ocorrência do fato gerador,  ainda  que tenha sido posteriormente modificada. 
 
A respeito do lançamento, é correto afirmar que
Supondo que seja lavrado o auto de infração e constituído o crédito tributário em decorrência da autuação, pelo fisco, de contribuinte que deixou de emitir nota fiscal e recolher o ICMS, assinale a opção correta.
 
A homologação, no chamado "lançamento por homologação", deve ser efetuada expressamente pela autoridade administrativa. Caso não seja feita expressamente pela referida autoridade, ela ocorrerá tacitamente, por decurso do prazo, ao final de cinco anos, contados
Assinale, dentre os tributos abaixo, aquele em que o lançamento é efetuado de ofício. 
  
Nos impostos sujeitos a lançamento por homologação, extingue- se  o  direito  de  a  Fazenda  Pública  proceder  ao  lançamento,  de  ofício,  da  diferença  apurada  entre  o  valor  devido  e  o  efetivamente  recolhido  pelo  contribuinte  em  cinco  anos  contados
  
Nos tributos sujeitos a lançamento por homologação, em  não havendo pagamento antecipado e, por conseguinte,  sendo lavrado auto de infração de imposição de multa  -  AIIM, haverá prescrição após 5 anos, a contar 
 
Segundo o Código Tributário Nacional, em regra, o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador  da obrigação e rege-se pela lei então vigente. Tratando-se  de impostos lançados a certo período de tempo, desde  que a lei instituidora fixe expressamente a data em que o  fato gerador se considera ocorrido, é correto afirmar que o  imposto sobre 
 
O lançamento é efetuado e revisto de ofício nas seguintes hipóteses, EXCETO:
Assinale a alternativa CORRETA:
NOS CASOS  DE  TRIBUTOS SUJEITOS  A  LANÇAMENTO  POR  HOMOLOGAÇAO, COM  PAGAMENTO  ANTECIPADO, O  PRA,ZO  PARA  A  REPETlÇÃO  DO  INDEBITO E CONTADO:
  
Assinale a alternativa incorreta.
 
Dentre  as  alternativas  abaixo,  aponte  aquela que estiver correta: 
 
O crédito tributário é constituído com o lançamento, a partir do momento da notificação feita ao sujeito passivo e pode ser  modificado nas seguintes situações: 
 
A modalidade de lançamento em que a autoridade realiza todo o procedimento administrativo, obtém as informações e realiza o lançamento, sem qualquer auxílio do sujeito passivo ou de terceiro, corresponde a: 
 
Supondo que um contribuinte faça à Receita Federal do Brasil uma declaração para efeitos de cálculo de determinado imposto, assinale a opção correta.
 
Um contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU possuía um imóvel urbano com área construída equivalente a  250 m2. Após a reforma que promoveu nesse imóvel, no final do ano de 2009, a área construída, passou a ser de 400 m2.    
Essa reforma foi feita sem o conhecimento nem a autorização das autoridades municipais competentes, com o intuito de evitar o  aumento do valor do IPTU lançado para esse imóvel.    
Independentemente das sanções que esse contribuinte possa sofrer pelas irregularidades cometidas, foi constatado que, nos  anos de 2010 e 2011, a prefeitura daquele município lançou o IPTU em valor menor do que o devido, pois considerou como  construída a área de 250 m2, e não de 400 m2.    
Em setembro de 2011, ao tomar conhecimento de que a área construída do referido imóvel havia sido aumentada sem a devida  comunicação à municipalidade, a fiscalização municipal, em relação ao IPTU, 
 
Um determinado tributo, cuja legislação de regência determine aos seus contribuintes a emissão do correspondente documento  fiscal, com sua posterior escrituração no livro fiscal próprio, seguida da apuração do valor devido no final de cada período de  competência e, finalmente, do subsequente recolhimento do valor apurado junto à rede bancária, tudo sem a prévia conferência  do fisco, ficando essa atividade desenvolvida pelo contribuinte sujeita à posterior análise e exame pelo agente do fisco, que  poderá considerá-la exata ou não, caracteriza a forma de lançamento denominada 
 
A empresa Fernando Rosa S/C Ltda., contribuinte de imposto municipal, efetuou prestação de serviço sujeita à incidência desse  imposto, emitiu corretamente o documento fiscal previsto na  legislação municipal, escriturou-o regularmente no livro próprio,  apurou o montante do imposto a pagar no término do período de apuração e, ao final, pagou o imposto devido.    
A obrigação tributária principal 
 
No que concerne à obrigação tributária e ao crédito tributário, assinale a opção correta
 
Com relação ao crédito tributário, assinale a opção correta.
 
 Dadas  as  assertivas  abaixo,  assinale  a  única  alternativa CORRETA:      
I.  Para os créditos considerados irrisórios pela lei, o  prazo prescricional, enquanto não atingir o  limite  legal previsto, ficará suspenso.      
II.  O  lustro  para  a  Fazenda  Pública  realizar  o  lançamento do crédito tributário do imposto sobre  a  propriedade  de  veículo  automotor,  que  tem  previsão  de  ser  lançado  de  ofício,  se  conta  do  primeiro  dia  útil  do  exercício  financeiro  seguinte  ao que o lançamento poderia ter sido realizado.      
III.  O prazo para a Fazenda  lançar o  imposto sobre  serviços de qualquer natureza, que  tem previsão  de  ser  lançado  por  homologação  é  de  5  anos  e  se  conta,  pela  literalidade  do  Código  Tributário  Nacional, da ocorrência do fato gerador.      
IV.  Se houver  fraude na declaração do  ICMS, que é  previsto  para  ser  lançado  por  homologação,  o  prazo  para  fazer  o  lançamento  se  conta  do  primeiro  dia  do  exercício  financeiro  seguinte  ao  dia  em  que  o  lançamento  poderia  ter  sido  realizado.      
V.  A  prescrição  para  o  contribuinte  obter  a  devolução  do  indébito  tributário  se  conta  atualmente, em regra, do mesmo evento, que é o  efetivo pagamento do débito tributário.      
VI.  A prescrição  intercorrente  tem como  termo  inicial  de  contagem  de  seu  quinquênio,  segundo  a  lei  em vigor, o arquivamento do processo  fiscal por  não  ter  sido  encontrado  o  devedor   ou  bens  penhoráveis,  e  poderá  ser  decretada  de  ofício  pelo  magistrado,  sempre  depois  de  ouvida  a  Fazenda Pública.        
Está(ão) CORRETA(S): 
 
Avalie as três proposições abaixo, à luz do Código  Tributário Nacional, e responda a questão correspondente,  assinalando a opção correta. 
I.  Os condôminos de um imóvel são solidariamente  obrigados pelo imposto que tenha por fato gerador a  respectiva propriedade. 
II.  Segundo entendimento do STJ, a expressão ‘crédito  tributário’ não diz respeito apenas a tributo em sentido  estrito, mas alcança, também, as penalidades que  incidam sobre ele. 
III. No lançamento por homologação, a legislação impõe  ao sujeito passivo o dever de pagar, sem que o fisco  tenha previamente examinado a matéria ou cobrado o  tributo. 
Contém ou contêm erro:
 
Em caso de lançamento por homologação, se o contribuinte apura o quantum devido, faz a declaração perante o  fisco, mas não efetua o pagamento, o direito da Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após 5  (cinco) anos contados 
 
Assinale a opção correta acerca de lançamento.
 
Considerando a constituição do crédito tributário, assinale a alternativa correta, de acordo com o  Código Tributário Nacional.
 
Em relação ao lançamento tributário assinale a alternativa correta:
 
 Em relação à constituição do crédito tributário, assinale a alternativa  correta:
 
A Empresa PAPEL CHIC Ltda. vende diretamente a consumidores finais ou clientes artigos de papelaria em diversos estabelecimentos comerciais ou filiais localizadas na  capital do Estado Y, Brasil, resultando, com isso, na obrigatoriedade de recolher ICMS, com base nas operações  relativas à circulação de mercadorias.  
Isso posto, o dever de antecipar o pagamento do aludido  ICMS devido pelo contribuinte em questão, sem prévio  exame da autoridade administrativa, operando-se pelo  ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento  da atividade do contribuinte, expressamente o homologa,  enquadra-se na modalidade de lançamento tributário
 
Segundo o que dispõe o CTN, compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento. A partir dessa informação, assinale a opção correta no que se refere a lançamento e suas modalidades.
 
Considerando a CF, as normas gerais de direito tributário e a jurisprudência do STJ e do STF sobre a matéria, assinale a opção correta.
 
Em caso de tributo sujeito a lançamento por homologação, o não pagamento antecipado pelo sujeito passivo traz como  consequência a 
 
Com base nos princípios e normas referentes à tributação, julgue o item que se segue.
 
O imposto de renda na fonte é lançado por homologação, o que significa dizer que o contribuinte é o responsável pelo cálculo e pagamento do imposto devido. Caberá, então, ao fisco homologar esse lançamento, expressa ou tacitamente, e, quando for o caso, efetuar lançamento de ofício.
 
Wilson foi ao DETRAN, no dia 17/12/2007, para proceder à transferência da propriedade de seu veículo a Airton. Lá, foi informado de que a transferência dependia da quitação do IPVA daquele ano, e que ele deveria ir à Secretaria da Fazenda para providenciar o pagamento. Na Secretaria da Fazenda, relatou o fato e, após assinar o requerimento da segunda via do documento de arrecadação do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), recebeu a notificação para pagamento do respectivo imposto.
A situação hipotética acima configura caso de lançamento tributário
"O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos  tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de  antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade  administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade,  tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo  obrigado, expressamente a homologa." - art. 150,  caput, do  Código Tributário Nacional. A atividade de homologação será 
 
Segundo a normatização tributária, é correto afirmar:
Assinale a opção correta no que se refere às obrigações e ao lançamento tributário.
 
        João, com mais de dezoito anos de idade, e seu irmão Pedro, com dezessete anos de idade, ambos residentes no Distrito Federal, em endereço conhecido, constituíram, neste local, um negócio informal e passaram a vender roupas, sem informar esse fato ao fisco, deixando de constar no cadastro fiscal. Após fiscalização, a administração tributária descobriu que a prática da atividade comercial durava mais de dois anos, sem nunca ter sido recolhido nenhum tributo. O fisco lavrou o correspondente auto de infração contra João e Pedro, para cobrar o tributo suprimido.
 
A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
Na situação em apreço, a modalidade de lançamento realizada pelo fisco é denominada lançamento misto.  
Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.   
I.  No  caso  de  importação  de mercadoria  despachada  para  consumo,  o  fato  gerador,  para  o  Imposto  de  Importação,  consuma-se  na  data  da  entrada  da mercadoria  no  Brasil.  
II.  Aos atos ou negócios  jurídicos  que estiverem  subordinados à  cláusula de  condição  resolutória,  o  fato  gerador  reputar-se-á  acontecido,  inexistindo  disposição  em  contrário, no momento do implemento da condição.  
III.  Uma  série  de  fatos  que  se  aperfeiçoam  no  fim  de  um  determinado  período  é  o  conceito de um fato gerador continuado.  
IV.  Vige no ordenamento nacional com base no princípio da proteção à confiança que a  modificação  introduzida, de ofício ou em consequência de decisão administrativa ou  judicial, nos critérios  jurídicos e adotados pela autoridade administrativa no exercício  do lançamento somente pode ser efetivada, em relação a um mesmo sujeito passivo,  quanto a fato gerador ocorrido posteriormente à sua introdução.  
V.  Em  se  tratando  de  tributo  lançado  por  homologação,  se  o  contribuinte  houver  declarado o débito e não  tiver efetuado o pagamento até o vencimento, a confissão  desse  débito  equivalerá  à  constituição  do  crédito  tributário,  que  poderá  ser  imediatamente  inscrito  em  dívida  ativa  e  cobrado,  independentemente  de  qualquer  procedimento administrativo de lançamento. 
 
Ao analisar auto de infração, cujo termo de início de fiscalização e lavratura deu-se em 2013 por autoridade administrativa fazendária municipal, em face de infração cometida em 2009 por contribuinte do ISSQN, verifica-se que a  legislação aplicável ao contribuinte à época do fato gerador fora revogada em 2011, e a legislação instituindo novos critérios de apuração e processos de fiscalização fora  alterada em 2012. Com base nestas informações, considere as assertivas a seguir: 
I.  A legislação aplicável ao lançamento referente ao  contribuinte infrator deve ser a vigente em 2009.
II.  A legislação aplicável ao lançamento referente ao  contribuinte infrator deve ser a de 2009 e a aplicável à autoridade administrativa, em sua fiscalização  e procedimento de lavratura, deve ser a vigente em  2013. 
III.  A legislação aplicável à autoridade administrativa  em sua fiscalização e procedimento de lavratura  deve ser a vigente em 2009. 
Estão de acordo com os dispositivos do Código Tributário  Nacional em relação ao lançamento tributário, o que se  afirma APENAS em 
 
O crédito tributário é constituído pelo lançamento, sendo certo, ainda, que há outros modos de formalização do crédito tributário admitidos pela jurisprudência e que dispensam o lançamento, como a declaração do contribuinte em que reconhece o débito fiscal. Sobre a matéria, é correto afirmar:
De acordo com determinada norma tributária, a venda de mercadoria gera a necessidade de registro contábil e do pagamento do tributo devido. 
A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.
 
Suponha que aquele que esteja diretamente vinculado ao fato gerador não realize o registro, mas pague o tributo. Nessa situação, caso seja aplicada pena pecuniária pelo descumprimento da obrigação referente ao registro contábil, por meio de lançamento tributário definitivo, fica constituído o crédito tributário.
 
Depósito clandestino de bebidas encontrado pelo fisco com grande quantidade de mercadorias e sem relação com qualquer outra sociedade comercial, foi lacrado, tendo sido lavrado auto de infração em nome de João, que, responsável pelo depósito e com residência fixa em outro estado, aparecia no depósito uma vez por semana. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
O INSS ingressou com execução fiscal em face do Estado Beta,  pela falta de pagamento da contribuição previdenciária de alguns  de seus agentes administrativos. Está provado nos autos que os  créditos remontam aos anos de 1991 a 1994 e não há  comprovação de qualquer pagamento.  
O lançamento do tributo devido efetivou-se em março de 2001 e  a inscrição em dívida ativa em setembro de 2003. O juiz de 1º  grau extinguiu o processo com base na constatação de ter havido  a decadência. 
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.  
A companhia Delta Ltda. prestou declarações ao Fisco, com  relação a determinado tributo, sujeito ao lançamento por  homologação, tal como seria sua obrigação. Emitiu guia de  recolhimento e pagou o valor que considerou devido. Entretanto,  a Fazenda indeferiu seu pedido de Certidão Negativa de Débito  aduzindo que houve pagamento a menor, o que deduziu das  declarações prestadas pelo contribuinte comparativamente com  as guias recolhidas do tributo. 
A companhia afirma e é fato incontroverso, que a Fazenda não  procedeu ao lançamento de ofício da eventual diferença do  tributo a pagar, mas lhe nega o direito à obtenção da certidão de  regularidade fiscal. 
No caso vertente, a solução da lide deve ser  
  Assinale a alternativa correta. 
 
Assinale a alternativa correta:
Em Direito Tributário, há mais de um tipo de lançamento. O Código Tributário disciplina o lançamento de ofício, o lançamento por declaração e o lançamento por homologação. Sobre tais espécies de lançamento, é correto afirmar que:
Um contribuinte do ICMS foi autuado em fiscalização ordinária que constatou fraude na escrituração dos livros fiscais e supressão de parte do tributo devido e, em função disso, lhe foi cobrado o valor da diferença entre o que havia recolhido e o que realmente deveria recolher aos cofres públicos, bem como as penalidades respectivas, tudo corrigido monetariamente e com juros de mora.
Sobre o lançamento como forma de constituição do crédito tributário, assinale a opção correta.
O imposto de transmissão
Acerca do lançamento tributário, é CORRETO afirmar que
A empresa “Bem me quer LTDA.”  foi autuada pelo FISCO estadual em março de 2000, após a constatação de  diferenças entre o ICMS declarado/recolhido e aquele que deveria efetivamente ter sido recolhido em virtude de  circulação de mercadorias no período de 1º a 30 de janeiro de 1995, não declaradas – omissão na declaração da  existência  de  operação  comercial  e  não  recolhimento  da  exação  devida.  A  constatação  de  referida  diferença  ocorreu pelo exame de dados contábeis que estavam em caderno avulso e escondido há anos, encontrado pelo  FISCO em um procedimento de fiscalização no estabelecimento comercial. 
Após passar pelos  trâmites processuais administrativos, com utilização de todos os recursos e meios de defesa  previstos na  lei adequada, houve decisão administrativa definitiva em abril de 2005. O processo administrativo  tributário foi remetido à divisão da dívida ativa do Estado, para inscrição, em maio de 2005.  
O Estado  intentou a competente execução  fiscal em abril de 2009, consolidando-se o despacho de citação do  magistrado no mesmo mês.  Considerando o histórico acima, é CORRETO afirmar que  
As pessoas físicas e jurídicas, identificadas como contribuintes do imposto de renda, têm a obrigação de elaborar e  entregar anualmente à Receita Federal do Brasil a Declaração de Imposto de Renda, da pessoa física ou jurídica, respectivamente. Esse dever é definido como
 
Assinale a opção correta em relação a lançamento.
Sobre a prescrição e decadência no Direito Tributário é CORRETO afirmar:    
I.  Anulado por vício formal determinado lançamento e em se tratando de prazo decadencial aquele destinado a constituição do crédito tributário, terá então o fisco somente o prazo que restar para efetuar novo lançamento;   
II.  Ainda que se trate de débito declarado pelo próprio contribuinte, mas não recolhido no prazo legal, o procedimento  administrativo  tendente  à  constituição  do  crédito  tributário  (lançamento),  como  atividade  vinculada  e  obrigatória,  jamais poderá ser dispensado pelo fisco, sendo ele o marco inicial do prazo prescricional;   
III.  Segundo o Superior Tribunal de Justiça o parcelamento, ato representativo do reconhecimento da dívida, suspende  a exigibilidade do crédito tributário e  interrompe o prazo prescricional, que volta a correr no dia em que o devedor  deixa de cumprir o acordo;  
IV.  Constituído o crédito tributário em janeiro de 2009, o fisco ajuizou a execução fiscal em fevereiro de 2013, sendo o  executado citado em março de 2014. Desse  relato pode-se afirmar que ocorreu a prescrição do crédito  tributário,  ainda que tenha o despacho ordenador da citação ocorrido em março de 2013; 
 
De acordo com o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa que indica o tipo de lançamento que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, e, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade exercida pelo obrigado, constitui o crédito tributário.
Analise o enunciado da questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.
O Superior Tribunal de Justiça assentou entendimento de que se tratando de tributos sujeitos ao lançamento por homologação, na hipótese do contribuinte não efetuar a antecipação do pagamento, o poder-dever da Fazenda Pública de efetuar o lançamento de ofício substitutivo deve obedecer ao prazo decadencial previsto no art. 150, § 4º, do CTN, em regra, de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador. Ainda em relação a tributos sujeitos a lançamento por homologação, para o caso do pagamento (insuficiente ou parcial) do tributo ter sido antecipado pelo contribuinte, o termo inicial do prazo decadencial é o primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento de oficio poderia ter sido efetuado.
A empresa IC Materiais de Construção Ltda., no período de maio de 2006, recolheu ICMS na venda de tijolos pela alíquota de 12 %, por entender que seus produtos faziam jus a benefício fiscal destinado a produtos básicos de construção civil. No entanto, a Fazenda Pública Estadual, no dia 30.11.2011, lavrou auto de lançamento contra a empresa, exigindo a diferença entre a alíquota de 17% e a que efetivamente foi paga (12%). Para a Fazenda Pública os tijolos vendidos, por serem de material especial e impermeabilizado, não faziam jus ao aludido benefício fiscal de redução de alíquota. A empresa, na data de 12.1.2012, ajuizou ação anulatória sustentando a ocorrência de decadência. Considerando o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa correta.
Atenção. O acerto da presente questão consiste em IDENTIFICAR A ASSERTIVA FALSA. Sobre constituição do crédito tributário é ERRADO afirmar:
Julgue o  próximo  item, referente  a exigibilidade do crédito tributário, isenção, lançamento e princípios tributários.
No lançamento realizado com base em declaração do sujeito passivo, conhecido como lançamento por declaração, não é permitida a impugnação, já que não poderia o próprio contribuinte insurgir-se contra ato administrativo para cuja concretização ele tenha colaborado com o fisco.  
•  Nos casos de tributos  lançados por homologação,  tem o STJ entendido que, ocorrendo a homologação  tácita, o prazo para propositura de ação de repetição  de  indébito é de dez anos.
•   Para  dar  à  ação  declaratória  ou  anulatória  o  tratamento que daria à ação de embargos, no tocante  ao  efeito  suspensivo  da  execução,  é  necessário  que  o  juízo  esteja  garantido  pela  penhora  ou  pelo  depósito.
•   O  procedimento  cautelar  fiscal  poderá  ser  instaurado  após  a  constituição  do  crédito,  inclusive  a  constituição mediante entrega do auto de  infração ao  contribuinte.
A administração tributária do DF procedeu à análise dos livros fiscais e registros contábeis da sociedade empresária WYZ Ltda., em diligência de fiscalização realizada entre os dias 1.º/5/2014 e 10/5/2014, com notificação à contribuinte, em 1.º/5/2014, acerca do início da ação fiscal, tendo verificado o que se segue. 
Durante os meses de janeiro a junho de 2010, a contribuinte declarou em guia específica as operações de circulação de mercadoria, mas não recolhera ao DF qualquer valor referente ao ICMS.
Durante os meses de julho a dezembro de 2010, a contribuinte declarou, em guia específica, as operações de circulação de mercadoria, mas recolhera parcialmente o montante devido de ICMS ao DF. Durante os meses de janeiro a  dezembro de 2011, a contribuinte não declarou nem recolheu o ICMS devido pela realização das operações de circulação de mercadorias.
Durante o período de fiscalização que se iniciou em 1.º/5/2014, a administração tributária do DF verificou que não fora declarada nem recolhida nenhuma obrigação tributária de ICMS no ano de 2014, razão por que notificou a contribuinte, solicitando esclarecimentos adicionais. 
Considerando os dados acima apresentados, assinale a opção correta com base no CTN e na jurisprudência do STJ.
Quanto ao lançamento tributário é INCORRETO afirmar:
É aquele em que o contribuinte auxilia ostensivamente o Fisco na atividade do lançamento, recolhendo o tributo, antes de qualquer providência da Administração, com base em montante que ele próprio mensura. O texto refere-se ao:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à matéria de crédito tributário.