- ID
- 1204012
- Banca
- PGE-GO
- Órgão
- PGE-GO
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Direito Constitucional
- Assuntos
Nos termos da Constituição Federal, são bens dos Estados
Nos termos da Constituição Federal, são bens dos Estados
Sobre o regime constitucional das medidas provisórias e considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre o regime de precatório previsto na Constituição Federal, está INCORRETA a seguinte proposição:
Direitos fundamentais “são o conjunto de normas, princípios, prerrogativas, deveres e institutos, inerentes à soberania popular, que garantem convivência pacífica, digna, livre e igualitária, independentemente de credo, raça, origem, cor, condição econômica ou status social. Sem os direitos fundamentais, o homem não vive, não convive, e, em alguns casos, não sobrevive” (BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2011). Tendo em vista esse conceito, está INCORRETA a seguinte proposição:
Acerca da competência na Constituição Federal, é CORRETO afirmar:
O art. 155 da Constituição Federal, que trata da competência dos Estados e do Distrito Federal para instituir impostos, dispõe em seu § 2º: “[..] XII - cabe à lei complementar: [..] g) regular a forma como, mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados.” De acordo com o Supremo Tribunal Federal, trata-se de norma de eficácia
Não é considerada cláusula pétrea, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal,
Norma A revoga a norma B. João ajuíza ação para declarar a inexigibilidade de obrigação tributária estabelecida pela norma A, por vício de inconstitucionalidade, e seu pedido é julgado procedente. A partir do trânsito em julgado da ação,
A respeito do Congresso Nacional, é CORRETO afirmar que
Sobre o controle de constitucionalidade, está CORRETA a seguinte proposição:
Se um governador de estado desejar se insurgir contra súmula vinculante que, a seu juízo, foi formulada com enunciado normativo que extrapolou os limites dos precedentes que a originaram, poderá, de acordo com os instrumentos processuais constitucionais existentes,
No que concerne à prestação de serviços públicos e à celebração de consórcios públicos, pelos entes federativos, é INCORRETO afirmar:
Quanto às dimensões dos direitos fundamentais, é INCORRETO afirmar que
Quanto às limitações constitucionais do poder de tributar, está CORRETA a seguinte proposição:
A propósito do texto original do art. 39, caput, da Constituição Federal (regime jurídico único dos servidores públicos), é CORRETO afirmar que:
A exigência de garantia para recorrer administrativamente
Tício invade área pública à margem de rodovia e nela constrói. A Administração
Configura-se o desvio de finalidade, em sentido próprio,
A propósito de limite de idade para inscrever-se em concurso público, está CORRETA a seguinte proposição:
De acordo com a Lei n. 8.666/93, literalmente interpretada, a autoridade competente
Acerca da contratação de obras, serviços e compras, é CORRETO afirmar:
Quanto à alienação de bens públicos, é CORRETO afirmar:
Quanto ao aspecto subjetivo da Administração Pública, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre o instituto da improbidade administrativa, está CORRETA a seguinte proposição:
Acerca da intervenção do Estado na propriedade privada, está CORRETA a seguinte proposição:
Tendo em vista as regras e princípios que orientam o processo administrativo no âmbito do Estado de Goiás, está CORRETA a seguinte proposição:
Quanto ao Terceiro Setor, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre o instituto do concurso público, está CORRETA a seguinte proposição:
De acordo com as normas constitucionais permanentes sobre o regime próprio de previdência social, é CORRETO afirmar:
Acerca da lei federal que dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social, está CORRETA a seguinte proposição:
À luz do regramento constitucional, permanente e transitório, que disciplina o regime próprio de previdência dos servidores públicos, é CORRETO afirmar que :
A Previdência Social rege-se, entre outros, pelo seguinte princípio:
Sobre o Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS) e o Regime Próprio de Previdência dos Militares (RPPM) do Estado de Goiás, é CORRETO sustentar que :
A constitucionalização do direito civil brasileiro determina a interpretação dos institutos do direito privado conforme os princípios constitucionalmente reconhecidos. No ordenamento vigente, seguindo essa orientação, prevê-se a concessão de título de domínio pela usucapião urbana, elegendo-se para o benefício, com exclusividade, a conformação de família
A sociedade contemporânea é marcada pelos muitos riscos oferecidos, o que enseja situações de reparação. No entanto, nem todos os fatos danosos geram a obrigação de indenizar. A lei brasileira prevê excludentes do dever de reparar o dano, entre as quais o caso fortuito e a força maior, quando o fato gerador do dano for necessário e
O direito brasileiro regulamenta a possibilidade de resolução do contrato de execução continuada ou diferida por onerosidade excessiva. Entretanto, nas relações regidas pelo Código Civil, para que isso se dê, é imprescindível que o desequilíbrio nas prestações decorram de
Ao se celebrar um negócio jurídico podem-se pactuar obrigações exigíveis em caso de inexecução, entre as quais, a cláusula penal que, hodiernamente .
Nos contratos com pessoa a declarar, um dos contratantes afirma contratar por terceiro. Esse contrato produz efeitos somente entre os contratantes originários quando
O direito de empresa brasileiro inovou ao introduzir a responsabilidade limitada a ente constituído por uma única pessoa, mas impôs restrições ao modelo. Assim, na empresa individual de responsabilidade limitada,
Conforme disposto no Código Civil, em caso de assunção de dívida, extinguem-se as garantias especiais originariamente dadas pelo devedor primitivo. Segundo a doutrina, definem-se exclusivamente como garantias especiais.
Sobre a Indenização, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre a proteção constitucional do consumidor, está CORRETA a seguinte proposição:
A propósito da prescrição e da decadência no direito civil, é CORRETO afirmar:
Acerca dos direitos da personalidade, está CORRETA a seguinte proposição:
A propósito das obrigações solidárias, é CORRETO afirmar:
Considerando o regramento sobre os contratos civis, está CORRETO afirmar que :
Sobre a petição inicial, é INCORRETO afirmar:
No que concerne aos prazos processuais, é CORRETO afirmar:
É considerado intempestivo o recurso de apelação que
A prescrição contra a Fazenda Pública, segundo entendimento atual do Superior Tribunal de Justiça, observa o regramento de que o prazo aplicado é
Sobre o reexame necessário, também conhecido como remessa ex officio ou duplo grau de jurisdição obrigatório, é INCORRETO afirmar:
Sobre as normas que regem a organização judiciária do estado de Goiás, é CORRETO afirmar:
Acerca do pedido de suspensão de liminar ou de sentença, previsto na Lei nº 8.437/92, é CORRETA a seguinte proposição:
A Lei n. 11.419/2006 regula o processo eletrônico no Brasil. Acerca da comunicação dos atos processuais nesse tipo de processo, está CORRETA a seguinte proposição:
A “medida liminar” em mandado de segurança é típico pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, cuja concessão exige a presença de dois pressupostos, quais sejam, a relevância dos fundamentos do impetrante e o risco de ineficácia da medida. Considerando os desdobramentos de tal instituto, é CORRETO afirmar que:
A sentença proferida num processo, em princípio, só deve atingir, favorecer ou prejudicar as partes (autor e réu). Todavia, há situações em que a decisão tomada num processo tem reflexo em outra relação jurídica de direito material, estendendo indiretamente os efeitos da sentença a terceira pessoa, estranha à relação jurídica processual originária. O “terceiro juridicamente interessado” pode, com o escopo de defender interesse próprio, intervir voluntariamente no processo, ou mediante provocação de uma das partes. Sobre as hipóteses de intervenção de terceiros no processo civil brasileiro, está INCORRETA a seguinte proposição:
Os recursos extraordinários lato sensu, em contraposição aos recursos ordinários, têm como finalidade precípua a aplicação do direito positivo, mormente para fins de uniformização de sua interpretação. Sobre o recurso extraordinário e o recurso especial, está CORRETA a seguinte proposição:
Acerca das ações possessórias, é CORRETO afirmar que:
A tutela cautelar é espécie de tutela de urgência, que se destina a resguardar a utilidade/efetividade de outro processo, chamado de processo principal. Com base na tutela cautelar, está INCORRETA a seguinte proposição:
Sobre o procedimento da Execução Fiscal, é CORRETO afirmar que
Sobre as receitas públicas, está INCORRETA a seguinte proposição:
Sobre o orçamento e suas características, é CORRETO afirmar:
Considerando o que concerne ao tema despesas públicas e orçamento, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre o regime de adiantamento ou suprimento de fundos, é CORRETO afirmar:
Acerca dos créditos adicionais, está INCORRETA a seguinte proposição:
Observado o conceito veiculado no art. 3º do Código Tributário Nacional, que indica tratar-se o tributo de prestação pecuniária instituída mediante lei que não constitua sanção de ato ilícito, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre as funções da lei complementar no sistema tributário nacional, está CORRETA a seguinte proposição:.
Acerca do perfil constitucional do ICMS, está CORRETA a seguinte proposição:
Acerca do perfil constitucional do ITCD, aliado à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, está CORRETA a seguinte proposição:
A propósito da interpretação e da aplicação das fontes do direito tributário, é CORRETO afirmar que
Acerca do lançamento tributário, é CORRETO afirmar que
A propósito das isenções tributárias de ICMS, é CORRETO afirmar que
Acerca da administração tributária, está CORRETA a seguinte proposição:
Sobre o Sistema Tributário Nacional, está CORRETA a seguinte proposição:
A empresa “Bem me quer LTDA.” foi autuada pelo FISCO estadual em março de 2000, após a constatação de diferenças entre o ICMS declarado/recolhido e aquele que deveria efetivamente ter sido recolhido em virtude de circulação de mercadorias no período de 1º a 30 de janeiro de 1995, não declaradas – omissão na declaração da existência de operação comercial e não recolhimento da exação devida. A constatação de referida diferença ocorreu pelo exame de dados contábeis que estavam em caderno avulso e escondido há anos, encontrado pelo FISCO em um procedimento de fiscalização no estabelecimento comercial.
Após passar pelos trâmites processuais administrativos, com utilização de todos os recursos e meios de defesa previstos na lei adequada, houve decisão administrativa definitiva em abril de 2005. O processo administrativo tributário foi remetido à divisão da dívida ativa do Estado, para inscrição, em maio de 2005.
O Estado intentou a competente execução fiscal em abril de 2009, consolidando-se o despacho de citação do magistrado no mesmo mês. Considerando o histórico acima, é CORRETO afirmar que
Considerando as determinações legais vigentes, acerca dos tributos, está CORRETA a seguinte proposição:
A respeito da responsabilidade tributária, está CORRETA a seguinte proposição:
A respeito do imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos, é CORRETO afirmar que
Pedro foi contratado pela empresa “A” com a finalidade de prestar serviços de vigilância para um ente público “B” e para uma empresa privada “C”, inexistentes a pessoalidade e a subordinação direta com estes tomadores do serviço. Dispensado pela empresa “A”, após três anos de prestação de serviços para os tomadores do serviço, Pedro não recebeu as verbas rescisórias. De acordo com as diretrizes da Súmula 331 do TST, está CORRETA a seguinte proposição:
Quanto ao cargo de confiança, é CORRETO afirmar:
Na sucessão de empresas,
Considerando a jurisprudência cristalizada do Tribunal Superior do Trabalho (Súmulas e OJs), no tocante aos servidores públicos celetistas, é CORRETO afirmar:
Segundo a legislação de medicina e segurança do trabalho, é CORRETO afirmar que
As normas legais trabalhistas acerca da remuneração estabelecem que
No que se refere aos recursos no Processo do Trabalho, é CORRETO afirmar que
Em relação à ação rescisória no processo do trabalho, está CORRETA a seguinte proposição.
Sobre provas no processo do trabalho é CORRETO afirmar que
Segundo a jurisprudência cristalizada do Tribunal Superior do Trabalho (OJs) versando sobre a execução contra a fazenda pública, está CORRETA a seguinte proposição:
No tocante à prescrição trabalhista, o entendimento cristalizado do Tribunal Superior do Trabalho (OJs e Súmulas) está reproduzido na seguinte proposição:
De acordo com a legislação processual trabalhista, é CORRETO afirmar que
Observadas as disposições da Lei Federal n. 6.766/1979, que disciplina o parcelamento do solo urbano, é INCORRETO afirmar:
São considerados instrumentos de intervenção urbanística do Estatuto das Cidades (Lei Federal n. 10.257/2001) os institutos abaixo, EXCETO
Acerca da Lei Estadual n. 17.545/2012, que dispõe sobre a regularização da ocupação de imóveis no território goiano, é CORRETO afirmar:
Sobre alguns dos procedimentos constantes da Lei de Registros Públicos, é INCORRETO afirmar:
Observadas as normas constantes do capítulo da Constituição Federal de 1988 que trata da política agrícola e fundiária e também da reforma agrária, está INCORRETO o seguinte dispositivo:
De acordo com a Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente está INCORRETA a seguinte proposição:
Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), é CORRETO afirmar que
Observado o disposto na Lei n.12.651, de 25 de maio de 2012, é INCORRETO afirmar que
Considerando o disposto na legislação ambiental, está CORRETA a seguinte proposição:
De acordo com a legislação ambiental, é CORRETO afirmar que