- ID
 - 8515
 - Banca
 - ESAF
 - Órgão
 - Receita Federal
 - Ano
 - 2005
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
No tocante às imunidades tributárias conferidas às instituições de assistência social sem fins lucrativos, só uma afi rmação não pode ser feita:
No tocante às imunidades tributárias conferidas às instituições de assistência social sem fins lucrativos, só uma afi rmação não pode ser feita:
Nos termos da Constituição Federal, cuidando-se de matéria relativa à limitação do poder de tributar, NÃO é vedado
Em matéria de princípios gerais e das limitações ao poder de tributar, assinale a alternativa correta.
Sobre as imunidades tributárias, considere: 
I. A imunidade dos templos de qualquer culto compreende todos tributos relacionados com as suas finalidades essenciais. 
II. A imunidade das entidades sindicais dos trabalhadores compreende somente os impostos sobre a renda, o patrimônio e os serviços, relacionados com as suas finalidades essenciais. 
III. As autarquias e as fundações públicas gozam de imunidade em relação aos impostos sobre a renda, patrimônio e produção, vinculados à exploração de suas atividades econômicas.
 
Está correto o que se afirma APENAS em
Acerca das limitações ao poder de tributar, assinale a opção correta.
A respeito das limitações do poder de tributar, assinale a opção INCORRETA.
Considerando que um estado da Federação possua dois imóveis, um para abrigar um gerador de energia e outro que é a residência oficial do governador, assinale a opção correta.
Com referência às limitações do poder de tributar, assinale a opção correta.
Sobre os tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assinale a opção correta.
A Constituição Federal estabeleceu, no Sistema Tributário Nacional, limitações ao poder de tributar, não sendo correto afirmar que
Acerca de direito tributário, assinale a alternativa correta.
Julgue os itens a seguir, considerando o código tributário do
município do Ipojuca. 
Para que entidades de educação e assistência social, sem fins lucrativos, localizadas nos limites do município do Ipojuca gozem de imunidade tributária quanto ao pagamento de impostos sobre seus patrimônios e serviços, elas não devem ter qualquer espécie de lucro, e sua receita deve ser exatamente igual à despesa no momento do fechamento do balanço anual.
Considerando o entendimento jurisprudencial do STF, julgue os
itens seguintes, que versam sobre as limitações constitucionais ao
direito de tributar. 
A fundação pública mantenedora da Universidade de Brasília tem imunidade tributária em relação a taxa de limpeza pública instituída pelo Distrito Federal.
Considerando o entendimento jurisprudencial do STF, julgue os
itens seguintes, que versam sobre as limitações constitucionais ao
direito de tributar. 
A imunidade tributária concedida a jornais não alcança a tinta utilizada para a impressão.
Analise as proposições abaixo a respeito de imunidade tributária.
I - É possível a cobrança do IPTU em relação aos imóveis alugados a terceiros, de propriedade das entidades religiosas que gozam de imunidade tributária, ainda que a renda obtida com os aluguéis seja destinada às finalidades essenciais de tais entidades. 
II - Os papéis necessários à publicação dos jornais e periódicos estão abrangidos pela chamada imunidade tributária recíproca. 
III - A imunidade tributária com base no art. 150, VI, c, da Constituição Federal, que alcança as instituições de assistência social sem fins lucrativos, pode ser estendida às entidades fechadas de previdência social, se não houver contribuição dos beneficiários. 
IV - As autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público gozam de imunidade tributária, no que se refere a patrimônio, renda e serviços vinculados às suas finalidades essenciais ou às delas decorrentes. 
Estão corretas APENAS as proposições
Quanto ao Sistema Tributário Nacional, julgue os itens a seguir.
A imunidade tributária recíproca é extensiva ao patrimônio, à renda e aos serviços de autarquias, fundações e empresas públicas vinculadas à entidade estatal respectiva.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Acerca das limitações ao poder de tributar, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às imunidades tributárias considere:
I. Somente os livros e revistas didáticos gozam de imunidade tributária constitucional objetiva.
II.A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não podem instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros.
III. As empresas públicas e sociedade de economia mista gozam de imunidade tributária.
IV. A imunidade do templo de qualquer culto abrange somente o patrimônio, renda e serviços, relacionados com as finalidades essenciais do templo. 
Está correto o que se afirma APENAS em
Assinale a alternativa correta:
I - Quando uma pessoa política deixa de exercitar sua competência tributária, outra pessoa jurídica de direito público não pode fazê-lo suprindo a lacuna.
II - O produto de arrecadação do ITR destina-se em sua totalidade à União.
III- A imunidade tributária sobre o patrimônio e a renda dos entes políticos é extensiva às suas autarquias e fundações públicas.
IV - A lei pode atribuir à terceira pessoa a responsabilidade pela obrigação tributária, excluindo a responsabilidade do contribuinte.
V - A responsabilidade dos sucessores pela obrigação tributária do autor do espólio se aplica somente àquelas obrigações preexistentes, ou seja, às existentes na data da abertura da sucessão.
Considerando o tratamento dado pela CF ao Sistema Tributário Nacional, assinale a opção correta.
Considerando as regras constitucionais sobre tributação de uma empresa pública, é correto afirmar que terá
A vedação constitucional conferida aos entes federados de cobrarem impostos sobre patrimônio, renda e serviços uns dos outros é denominada
Relativamente à não incidência tributária, segundo a CF, assinale a opção correta.
Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.
( ) A imunidade tributária conferida pela Constituição Federal a instituições de assistência social sem fins lucrativos somente alcança as entidades fechadas de previdência social privada se não houver contribuição dos beneficiários. 
( ) É permitido à União exigir imposto sobre a renda auferida por Municípios que provenha de aluguel de imóveis a eles pertencentes. 
( ) O imóvel pertencente a entidade sindical de trabalhadores, ainda quando alugado a terceiros, permanece imune ao imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU), desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades essenciais de tal entidade.
Ao dispor sobre as limitações ao poder de tributar, estabelece a Constituição da República que é vedado aos entes da Federação
Não é limitação constitucional do poder de tributar a proibição de:
Em determinado município houve a cobrança de IPTU sobre área que a Sociedade da Igreja de São Jorge utiliza como cemitério. Essa cobrança:
A Constituição Federal, em seu art. 150, inciso VI, traz um preceito que "estimula" a sociedade civil, sem fins lucrativos, a agir em benefício das pessoas carentes, suprindo as insuficiências das pessoas políticas no campo da assistência social. Esse "estímulo" traduz-se no instituto denominado
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
Analise as afirmativas a seguir.
I. A anterioridade nonagesimal foi estendida à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a fim de vedarlhes a cobrança de tributos antes de decorridos noventa dias da data em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, comportando, dentre suas exceções, o imposto sobre a renda.
II. À União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios é vedada ainda a instituição de impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos empregadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei.
III. A vedação à instituição de tributos com efeito de confisco não atinge as multas moratórias ou punitivas, que podem ser fixadas em qualquer patamar conforme admitido pela jurisprudência.
Assinale:
Sobre os princípios que regem nosso Sistema Tributário Nacional é correto afirmar:
Partidos políticos, suas fundações e sindicatos de trabalhadores, sem fins lucrativos, estão imunes ao pagamento da COFINS, desde que cumpram/atendam a alguns requisitos. A esse respeito, analise os requisitos a seguir.
I - Não distribuir qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a título de participação no resultado ou lucro. 
II - Aplicar seus recursos integralmente no País, na manutenção de seus objetivos institucionais. 
III - Manter escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.
Para que os partidos políticos, fundações e sindicatos, mencionados acima, tenham direito à imunidade de pagamento da COFINS, eles devem ter os requisitos
Assinale a assertiva correta.
Assinale a assertiva correta.
Com base na Constituição da República Federativa de 1988 e suas atualizações e na jurisprudência do STF, julgue as afirmativas a seguir:
I. As imunidades recíprocas vedam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios de instituírem impostos sobre patrimônio, renda e serviços uns dos outros, e são extensivas aos Correios e à Infraero. 
II. Os partidos políticos, entidade sindicais dos trabalhadores, instituições de ensino e entidades assistenciais sem fins lucrativos são imunes ao pagamento de IPTU de imóveis de sua titularidade, ainda que locados a terceiros, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas respectivas atividades essenciais. 
III. A imunidade dos livros, jornais, periódicos e do papel destinado a sua impressão abrange os filmes e papéis fotográficos necessários à publicação de jornais e periódicos.
Assinale:
Sobre a limitação do poder de tributar, é correto afirmar que à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios é permitido
A chamada "imunidade recíproca" que veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, também é extensiva às
A imunidade tributária
A imunidade tributária recíproca
Instituição de ensino superior não regularmente registrada nos órgãos competentes e não inscrita no cadastro fiscal omitiu do fisco sua existência e os documentos necessários à comprovação de sua situação, deixando de recolher tributo por entender estar amparada pela imunidade constitucional. Assim, o fisco, constatando tal situação, lavrou auto de infração contra a instituição. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa correta.
Haverá imunidade sobre
Em relação ao Sistema Tributário Nacional e à jurisprudência do STF, assinale a opção correta.
Com relação às limitações do poder de tributar, assinale a opção correta.
Em virtude de imunidade, o Município NÃO pode instituir
Assinale a alternativa correta:
O art. 155, § 2º  , inciso X, letra “d”, da Constituição Federal, enuncia que o ICMS “não incidirá” sobre prestação de  serviços de comunicação nas modalidades de radiodifusão e transmissão de imagens. Bem observado, o dispositivo consagra, segundo a melhor doutrina do direito,
Julgue o seguinte item, relativo ao Sistema Tributário Nacional.
A isenção tributária não se confunde com a imunidade tributária. Entre seus traços distintivos, destaca-se o caráter discricionário do ato de concessão da isenção, praticado por ente federativo competente para a instituição do tributo, que pode incidir em face de todas as espécies tributárias, mediante estrito respeito ao princípio da reserva legal; já a imunidade tributária constitui matéria típica do texto constitucional.
Os pagamentos efetuados por órgãos, autarquias e fundações da administração pública federal a pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços, estão sujeitos à incidência, na fonte, dos seguintes impostos e contribuições, exceto:
A CF traça critérios no tocante à limitação ao poder de tributar, uma vez que é necessário haver harmonia entre os entes federados que podem instituir tributos, a fim de que não haja, entre outros aspectos, a bitributação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Com relação aos princípios constitucionais tributários e às limitações ao poder de tributar, assinale a opção correta.
Acerca da imunidade tributária, assinale a alternativa correta. 
A respeito de direito tributário, julgue os seguintes itens.
 
Se a pessoa jurídica X celebrar contrato de promessa de compra e venda de imóvel de propriedade de autarquia federal, nesse caso, enquanto não houver a efetiva transferência do imóvel para a propriedade de X, esse imóvel não sofrerá a incidência do imposto sobre a propriedade territorial urbana, em razão da imunidade tributária recíproca.
A pessoa jurídica Alfa Ltda. deve cumprir várias
obrigações tributárias, como efetuar o pagamento do ICMS, de
multas de mora e emitir notas fiscais, entre outras.
Considerando a situação hipotética acima apresentada e as normas
relativas à obrigação tributária, julgue os itens seguintes.
  
Se essa pessoa jurídica gozar de imunidade tributária quanto ao recolhimento de tributos, ainda assim deve cumprir as obrigações tributárias acessórias.
 É correto afirmar:
Acerca do direito tributário brasileiro, julgue os itens de 38 a 45.
 
O STF já decidiu que é ilegítima a incidência da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS) sobre o faturamento das empresas distribuidoras de derivados de petróleo, pois as mesmas gozam de imunidade tributária.
Haverá imunidade tributária para 
A Constituição Federal de 1988, literalmente, prevê a imunidade:
Sobre o Sistema Tributário Nacional, marque a alternativa INCORRETA: 
Analisando os institutos da imunidade e da isenção,  julgue os itens a seguir:
I.  a isenção é uma limitação legal do âmbito de  validade da norma jurídica tributária, que impede  que o tributo nasça ou faz com que surja de modo  mitigado (isenção parcial); 
II.  a imunidade é o obstáculo criado por uma norma  da Constituição que impede a incidência de lei  ordinária de tributação sobre determinado fato,  ou em detrimento de determinada pessoa, ou  categoria de pessoas; 
III. ambos os institutos, imunidade e isenção, levam  ao mesmo resultado: o não pagamento de tributo.  Porém, os meios pelos quais isso ocorre são  totalmente diferentes. A imunidade dá-se por  meio da Constituição, a isenção por meio de lei  (ordinária ou complementar); 
IV. a violação de dispositivo que contém isenção importa em ilegalidade e não em inconstitucionalidade;
V. é incorreto afirmar-se que a imunidade é uma forma qualificada de não incidência.
Estão corretos apenas os itens:
Após a leitura das afirmações a seguir, assinale a alternativa correta:  
I.  Conforme o Código Tributário estadual, em seu art.48, o ICMS  será pago na forma e no prazo fixado pelo Poder Executivo,  podendo porém este  determinar que o imposto seja pago em  local diferente daquele onde ocorrer o fato gerador, ressalvado o  direito do Município à participação do imposto.  
II.  É imune aos impostos a instituição de educação sem fins  lucrativos, que não distribua qualquer parcela de seu patrimônio  ou de suas rendas, a qualquer título, aplique integralmente, no  País, os seus recursos na  manutenção dos seus objetivos  institucionais e mantenha escrituração de suas receitas e  despesas em livros revestidos de formalidades capazes de  assegurar sua exatidão.  
III.  Considera-se poder de polícia atividade da administração pública  que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade,  regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de  interesse público concernente à, entre outros quesitos,  segurança, disciplina da produção e do mercado e ao respeito à  propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.  
IV. Os Municípios recebem 80%  (oitenta por cento) da receita do  Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural arrecadada em seu  território, mas podem reter toda a receita se firmarem convênio  com a União com o intuito de fiscalizar e cobrar referido imposto.  
A sequência correta é: 
 
 Sobre imunidade tributária, assinale a INCORRETA:
 
A vedação a que os entes tributantes instituam impostos sobre  o patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, consiste em
 
            Em junho de 1997, Jonas firmou contrato de comodato
com certo partido político, tendo como objeto um bem imóvel de
sua propriedade, para que a entidade pudesse instalar sua sede
pelo prazo de 10 anos. Em outubro de 2006, Jonas foi
surpreendido com mandado de execução fiscal, visando à
cobrança do IPTU, quanto ao imóvel objeto do contrato de
comodato, pois o partido político não havia efetuado o
pagamento do referido tributo desde o início de suas atividades.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens que
se seguem, acerca das normas que regem a execução fiscal.
 
O partido político, comodatário, não é contribuinte do IPTU incidente sobre o imóvel que ocupa.
 
A Constituição Federal expressamente contempla a imunidade aos templos de qualquer culto. Esta imunidade  alcança 
 
 Avalie as assertivas abaixo:
I)  Segundo  jurisprudência  recente  do  Supremo  Tribunal  Federal,  as  imunidades  subjetivas  abrangem  também  os  impostos  indiretos,  desde  que  a  pessoa  jurídica  de  direito  público  interno  seja contribuinte de fato.
II)  Os frutos da atividade de locação de espaço para  estacionamento  dos  fiéis  pela  entidade  religiosa  estão  abrangidos  pela  imunidade  tributária,  desde  que  esses  valores  sejam  revertidos  para  as atividades essenciais da entidade.
III)  Segundo  jurisprudência  atual do  STF,  os cartórios extrajudiciais estão  imunes à  incidência  de  impostos,  já  que  são  equiparados  a  órgãos  públicos  e,  portanto,  gozariam  de  imunidade  recíproca. 
IV)  Em  razão  da  imunidade,  não  haverá  incidência  de  imposto  sobre  serviços de qualquer  natureza sobre  locação  de  qualquer  natureza  de  bens  móveis pelo município.
Assinale a única alternativa CORRETA: 
 
Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.  
I.  A imunidade tributária conferida a instituições de assistência social sem fins lucrativos  alcança as entidades fechadas de previdência em que não haja contribuições dos  beneficiários.   
II.  O princípio da anterioridade faz com que a lei tributária publicada no dia 2 de outubro,  vigente “na data de sua publicação”, ganhe eficácia no exercício financeiro seguinte.   
III. As contribuições para a seguridade social, ainda que detenham índole tributária, não se  fazem abranger pela imunidade pertinente a livros, jornais, periódicos e papel destinado  à sua impressão.   
IV. A Constituição brasileira atual consagra o princípio da anualidade, segundo o qual  nenhum tributo será cobrado em cada exercício sem prévia autorização orçamentária,  exceto a tarifa aduaneira e o imposto lançado por motivo de guerra.  
 
Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.  
I.  É pacífico na doutrina que a Constituição cria os tributos, constituindo absurdo defender  que a gênese do imposto seja a lei ordinária.  
II.  A instituição por pessoa política de tributo alheio à esfera de sua competência constitui  nulidade apenas relativa, sanável mediante ato ratificador da entidade detentora do poder  de criação, desde que remetida a receita pertinente a esta última.   
III. Muito embora sua importância na estrutura tributária  de qualquer país, a legalidade  tributária não se erige, em nosso Direito, em garantia fundamental, não sendo  considerada, pois, cláusula pétrea.  
IV. O Supremo Tribunal Federal iterativamente asseverou que a imunidade constitucional  concernente à publicação de periódicos abrange a cobrança de ISS  (Imposto sobre  Serviços) sobre as listas telefônicas. 
 
Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta.  
I.  Preserva-se de tributação o chamado “mínimo existencial” em decorrência da aplicação  dos princípios da capacidade contributiva e da dignidade humana.    
II.  O Estado-Membro, desde que os efeitos  da legislação atenham-se às suas fronteiras  geográficas, e desde que não invadida a competência da  União, pode instituir  contribuições sociais de intervenção no domínio econômico.   
III. As ações rescisórias versando sobre matéria tributária que, à ocasião do julgado  rescindendo, não era pacífica nos tribunais, são rejeitáveis “de plano”, ainda que versem  matéria tributária constitucional.   
IV.  Em razão da imunidade recíproca constitucionalmente assegurada, não está o INSS  (Instituto Nacional de Seguridade Social) sujeito ao pagamento de despesas de  transporte do Oficial de Justiça, mesmo em se tratando de execução fiscal. 
 
Assinale a opção correta, acerca da disciplina normativa da imunidade tributária.
 
Considerando que determinada instituição educacional de direito
privado pretenda obter o reconhecimento da sua imunidade
quanto à incidência de todos os tributos cobrados pela União,
julgue os próximos itens.
 
Ainda que comprove o atendimento a todos os requisitos legais, a instituição somente fará jus à imunidade no tocante aos impostos, sendo obrigada a pagar as taxas e as contribuições sociais.
 
Considerando que determinada instituição educacional de direito
privado pretenda obter o reconhecimento da sua imunidade
quanto à incidência de todos os tributos cobrados pela União,
julgue os próximos itens.
 
Uma vez reconhecida a imunidade tributária, a autoridade administrativa competente não poderá suspendê-la ou revogá-la, a não ser por decisão judicial transitada em julgado.
 
Considerando que determinada instituição educacional de direito
privado pretenda obter o reconhecimento da sua imunidade
quanto à incidência de todos os tributos cobrados pela União,
julgue os próximos itens.
 
A imunidade tributária das instituições educacionais restringe-se aos serviços diretamente relacionados com os seus objetivos institucionais, mas não alcança sua renda ou patrimônio, sobre os quais incidirão os tributos federais.
 
Considerando a competência tributária e as limitações do poder de tributar, assinale a opção correta.
Quanto aos preceitos constitucionais de tributação, julgue os itens
subseqüentes. 
Tendo em vista que a imunidade tributária sobre livros, jornais e periódicos tem por objetivo garantir a livre manifestação do pensamento, os insumos e equipamentos utilizados na produção das referidas obras também gozam do mesmo benefício.
Quanto aos preceitos constitucionais de tributação, julgue os itens
subseqüentes. 
Um município não pode cobrar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a taxa para expedição de alvará de localização de agência postal, uma vez que a imunidade recíproca entre os entes da Federação é extensiva à administração indireta.
A imunidade recíproca impede que 
 
As entidades beneficentes de assistência social que  atendam às exigências estabelecidas em lei, conforme a  Constituição federal, 
 
Dentre outras limitações ao poder de tributar da União,  dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios  é  vedado instituir impostos sobre  
 
Analise as seguintes afirmativas:  
I.  O tributo não pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei  que o instituiu ou aumentou.  
II.  A distribuição da contribuição de cada pessoa para cobrir as despesas do governo deve ocorrer de  tal forma que ela não sinta nem mais nem menos incômodo, com a cota que lhe cabe pagar, do que  qualquer outra sente, pagando a dela.  
III. Os impostos não podem ser instituídos pelos entes da Federação sobre o patrimônio, renda ou  serviços, uns dos outros.  
IV. As pessoas com renda semelhante, ao sofrerem a mesma tributação, abrem mão de utilidades  semelhantes.  
IV. Cada contribuinte deve ser tributado conforme a sua capacidade de pagamento, ou seja, quem  possuir maior patrimônio ou renda deve pagar mais.    
Dos enunciados acima os que sustentam o princípio da equidade na tributação são:
  
A Igreja Céu Azul, que goza de imunidade quanto ao pagamento de certos tributos, é proprietária de vários imóveis, um deles alugado a terceiro, e outro, onde são celebrados os cultos, que possui uma casa pastoral, um cemitério e um amplo estacionamento. 
Considerando a situação hipotética apresentada e as normas atinentes à imunidade tributária, assinale a opção correta.
 
O princípio constitucional da imunidade recíproca
 
Entidade beneficente de assistência social sem fins lucrativos pode gozar, desde que atenda aos requisitos legais, de imunidade de
 
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  As imunidades são verdadeiras limitações constitucionais ao poder de tributar que nem sempre são  autoaplicáveis.  
II.  Segundo o entendimento  sufragado pelo Supremo Tribunal Federal,  é  irrelevante à aplicação da  imunidade dos livros, jornais e periódicos, o conteúdo da publicação.  
III. A imunidade recíproca impede a instituição de impostos e taxas sobre a renda, o patrimônio e os  serviços  de  um Ente Político  por  outro,  sendo  extensiva  às  autarquias  e  fundações  instituídas  e  mantidas pelo Poder Público.  
Examine as proposições abaixo e escolha a alternativa correta.  
I.  Somente a União pode instituir impostos além da expressa competência que lhe foi outorgada pela  Constituição  da República Federativa  do Brasil,  desde  que  o  faça mediante  lei  complementar  e  que  tais  impostos sejam cumulativos e não  tenham  fato gerador ou base de cálculo próprios dos  discriminados na própria Constituição.   
II.  A  imunidade  dos  partidos  políticos,  inclusive  suas  fundações,  das  entidades  sindicais  dos  trabalhadores,  das  instituições  de  educação  e  de  assistência  social  sem  fins  lucrativos  deve  ser  regulada por lei complementar.  
III.  A  União,  os  Estados,  o  Distrito  Federal  e  os  Municípios  podem  instituir  empréstimos  compulsórios para atender despesas extraordinárias ou no caso de investimento público de caráter  urgente e de relevante interesse nacional.  
A  respeito  do  Sistema  Tributário  Nacional  instituído  pela  Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir: 
I.  Compete ao Senado Federal fixar as alíquotas máximas do  imposto  de  transmissão  causa mortis    e  incidente  sobre  doação  de  quaisquer  bens  e  direitos,  cabendo  aos  estados-membros  definir  a  alíquota  interna  exigível,  mediante lei.   
II.  É  facultado  ao  Senado  Federal  estabelecer  alíquotas  mínimas  do  imposto  sobre  circulação  de  mercadorias  incidente  nas  operações  internas, mediante  resolução  de  iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta de  seus membros.   
III.  O  princípio  da  não-cumulatividade  do  ICMS  opera  a  compensação  do  tributo  pago  na  entrada  da mercadoria  com o valor devido por ocasião da saída,  impedindo que,  nas  diversas  fases  da  circulação  econômica  de  uma  mercadoria,  o  valor  do  imposto  seja  maior  que  o  percentual  correspondente  à  alíquota  prevista  na  legislação.   
IV.  O princípio constitucional da imunidade tributária recíproca  impede  que  os  entes  federativos  instituam  impostos,  contribuições sociais e  taxas  incidentes sobre patrimônio,  renda ou serviços uns dos outros.   
V.  Em  decorrência  do  princípio  da  reserva  legal  tributária,  é  vedada a  instituição ou majoração de  tributos por medida  provisória. 
Assinale:  
 
A respeito da imunidade tributária, é correto afirmar que
A Constituição Federal estabelece que é vedado à União, aos Estados e aos Municípios instituir
 
Sobre a imunidade, analise os itens a seguir:      
I.  As imunidades tributárias vêm fixadas na Constituição Federal ou em lei complementar federal.      
II.  As imunidades alcançam apenas os impostos.       
III.  O patrimônio, a renda e os serviços relacionados às  finalidades essenciais dos templos de qualquer culto são imunes de impostos.      
IV.  A previsão de que o cidadão ficará isento de custas  judiciais na ação popular é hipótese de imunidade  de taxa.      
V.  As imunidades somente terão eficácia após regulamentação por lei complementar.    
Está correto o que se afirma SOMENTE em 
  
AS  IMUNIDADES  TRIBUTÁRIAS  DE  QUE TRATA  O  _  ART.  150, INCISO  VI, DA CONSTITUlÇAO:
 
O  Supremo Tribunal  Federal  adotou  entendimento  consubstanciado na ementa a seguir transcrita.
EMENTA:  RECURSO  EXTRAORDINÁRIO.  CONSTITU- CIONAL.  IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.  IPTU. ARTIGO 150,  VI,  “B”, CB/88. CEMITÉRIO. EXTENSÃO DE ENTIDADE  DE CUNHO RELIGIOSO. 1. Os cemitérios que consubstanciam extensões de entidades de cunho religioso estão  abrangidos  pela  garantia  contemplada  no  artigo  150  da  Constituição  do  Brasil.  Impossibilidade  da  incidência  de  IPTU em relação a eles. 2. A imunidade aos tributos de que  gozam os  templos de qualquer  culto é projetada a partir  da interpretação da totalidade que o texto da Constituição  é, sobretudo do disposto nos artigos 5º, VI, 19, I e 150, VI  “b”. 3. As áreas da incidência e da imunidade tributária são  antípodas.  Recurso  extraordinário  provido.  (RE  578562,  Relator(a):  Min. EROS GRAU, Tribunal Pleno, julgado em  21/05/2008, DJe-172 DIVULG 11-09-2008 PUBLIC 12-09- 2008 EMENT VOL-02332-05 PP-01070 RTJ VOL-00206- 02 PP-00906 LEXSTF v. 30, n. 358, 2008, p. 334-340) 
Considerando o  teor da decisão, sobre a  imunidade dos  templos, pode-se afirmar que:
  
Leia com atenção a ementa abaixo.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO – IMUNIDADE – IOF – ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS – RENDAS – OPERAÇÕES FINANCEIRAS – ARTIGO  150, INCISO VI, ALÍNEA “C”, DA CARTA FEDERAL. O texto  da alínea “c” do inciso VI do artigo 150 é categórico ao revelar  a imunidade quanto ao patrimônio e renda de entidades de  assistência social que não tenham fins lucrativos. (AI 724793  AgR, Relator(a):  Min. MARCO AURÉLIO, Primeira Turma,  julgado em 13/04/2011, DJe-086 DIVULG 09-05-2011 PUBLIC 10-05-2011 EMENT VOL-02518-02 PP-00449)
Assinale a alternativa CORRETA.
  
Em relação às Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar, indique a opção VERDADEIRA:
 
 Assinale  a  opção  incorreta  no  que  concerne  às  limitações  constitucionais ao Poder de Tributar  impostos à União, aos  Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. 
  
Considerando que determinada empresa se dedique a compra, venda, importação e exportação, e extração de petróleo, além de refino do produto para a produção de lubrificantes, assinale a opção correta.