- ID
 - 3829
 - Banca
 - FCC
 - Órgão
 - TRF - 4ª REGIÃO
 - Ano
 - 2007
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
O sujeito passivo da obrigação principal diz-se responsável quando,
O sujeito passivo da obrigação principal diz-se responsável quando,
A restituição de tributos, cujo encargo fi nanceiro possa
transferir-se, somente pode ser obtida se o_____________
______ provar que não o transferiu ou que está autorizado
pelo ________________.
No caso do direito ao creditamento do IPI, não se aplica
esta regra, porque não se trata de ________________
____.
Quanto à obrigação tributária é correto afirmar:
No que tange ao sujeito passivo da obrigação tributária é correto afirmar que
No que se refere à falta de eleição do domicílio tributário, pelo contribuinte ou responsável, dispõe o Código Tributário Nacional, exceto:
No que se refere à falta de eleição do domicílio tributário, pelo contribuinte ou responsável, dispõe o Código Tributário Nacional, exceto:
Dois amigos compram um terreno e lá coloca em funcionamento um fundo de comércio, sem que fosse feita a regularização nos órgãos do governo. Ocorre que o prazo para pagamento do IPTU correspondente à área do fundo de comércio expirou sem que houvesse o recolhimento do tributo devido. Assim, o órgão responsável remeteu, em nome dos legítimos proprietários, a referida cobrança. A respeito dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta, acerca de direito tributário.
Julgue os itens seguintes, acerca do direito tributário
nacional. 
Segundo o Código Tributário Nacional (CTN), o sujeito ativo da obrigação tributária é toda pessoa física ou jurídica que pratica o fato gerador do tributo, pessoalmente ou por representantes legais.
Julgue os itens seguintes, acerca do direito tributário
nacional. 
Caso determinado contribuinte pessoa jurídica de direito privado, com sede em Minas Gerais e filiais em outros estados da Federação, não tenha elegido domicílio tributário, será sempre considerado seu domicílio tributário o lugar de sua sede, mesmo quanto aos fatos geradores ocorridos nas respectivas filiais.
Sobre a solidariedade e os sujeitos da obrigação tributária, com base no Código Tributário Nacional, assinale a opção correta.
Sobre a disciplina conferida ao domicílio tributário, pelo Código Tributário Nacional, assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem, acerca do direito tributário
brasileiro. 
Se o juízo competente declarar a incapacidade civil relativa de determinado contribuinte, em função de atos de prodigalidade, a capacidade tributária passiva desse contribuinte será suspensa, após regular trâmite processual.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Dois amigos resolveram se juntar e abrir uma sociedade que começou a funcionar sem ter sido constituída formalmente perante os órgãos públicos. Ocorre que um deles foi preso e encontra-se privado de exercer atividades da vida civil. 
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Sujeito ativo da obrigação tributária
Assinale a afirmativa incorreta.
Sobre os sujeitos da obrigação tributária, assinale a única opção correta.
Sobre a solidariedade e capacidade tributária, assinale a única opção correta.
Alfredo, casado em segundas núpcias com Maria, sob o regime de comunhão universal de bens, veio a falecer. Deixou três filhos menores tidos do segundo casamento (Pedro, Marcelo e João) e um filho do primeiro casamento (Antônio), maior, casado e que reside em casa própria. Antônio habilitou-se à herança, mas depois renunciou à sua parte em favor do monte, sem ressalva. Na partilha, os bens não foram individualmente atribuídos, tendo cada um recebido quota parte de todo o monte.
Tendo em vista a hipótese descrita e considerando as disposições relativas ao Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), assinale, entre as opções abaixo, a correta.
A jurisprudência administrativa federal vem, reiteradamente, decidindo que:
I. É inválida a ciência da notificação por via postal realizada no domicílio fiscal eleito pelo contribuinte, confirmada com a assinatura do recebedor da correspondência, ainda que este não seja o representante legal do destinatário.
II. É nula, por vício formal, a notificação de lançamento que não contenha a identificação da autoridade que a expediu.
III. A ausência da indicação da data e da hora de lavratura do auto de infração não invalida o lançamento de ofício quando suprida pela data da ciência.
Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
A respeito da sujeição passiva da obrigação tributária principal, é correto afirmar que o contribuinte
Os tributos são a forma de o Estado moderno viabilizar os seus fins, que se objetivam por intermédio da obrigação tributária, que, precipuamente, irá determinar o atingimento das políticas públicas e, por isso, regem-se por normas específicas. Nesse sentido, assinale a opção correta com relação à obrigação tributária.
Uma pessoa natural que não tem domicílio civil, residência fixa nem centro habitual de atividades terá como domicílio tributário, caso não tenha eleito nenhum lugar,
Recém-nascido recebe como herança a propriedade de um bem imóvel, localizado em zona urbana e residencial. Diante desse fato, considerando-se o disposto no artigo 126, inciso I do Código Tributário Nacional, é correto afirmar que
Julgue os itens a seguir, que tratam de obrigação, de
responsabilidade e de crédito tributários, consoante o
Código Tributário Nacional.
 
Uma criança recém-nascida já tem capacidade tributária para ser devedora de IPTU.
Suponha que dois amigos tenham começado a comercializar automóveis sem regularizar e inscrever a sociedade nos órgãos competentes e, assim, tenham suprimido os tributos que seriam devidos no exercício dessa atividade. O fisco, ao constatar a situação, lavrou auto de infração contra um deles, pois o outro tinha sido preso por roubo na noite anterior. A respeito dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
Contra um menor absolutamente incapaz foi lavrado um auto de infração e imposição de multa constituindo crédito tributário relativo a negócio que o menor praticou sem estar devidamente representado. Esta exigência tributária, em tese, está
Analise as assertivas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa CORRETA: 
I. Os conceitos de direito privado utilizados pelo direito tributário sempre podem ser modificados e adaptados às peculiaridades do direito tributário, como aconteceu amiúde com a prescrição e a decadência. 
II. A Constituição Estadual, embora possa usar conceitos de direito tributário, não pode modificálos quando tratam de capacidade tributária e competência tributária. 
III. Os princípios de direito privado são essenciais para a compreensão dos institutos tributários, sobretudo para determinação de seu alcance e efeitos tributários. 
IV. O conceito de "mercadoria", advindo do Direito Privado, é utilizado pela Constituição Federal para a tributação do ICMS, mas seu alcance será determinado pelo Direito Tributário, que pode alterá-lo de acordo com seus interesses.
Julgue os próximos itens, a respeito de obrigação tributária.
 
Uma concessionária de serviços de transporte ferroviário detém plena capacidade tributária ativa para instituir a cobrança de taxa pela utilização do subsolo da faixa territorial concedida pela União.
Julgue os próximos itens, a respeito de obrigação tributária.
 
Considera-se sujeito ativo da obrigação tributária a pessoa física ou jurídica obrigada a pagar tributo ou penalidade pecuniária.
Tratando-se de competência tributária, é certo dizer:
A  respeito  da  capacidade  tributária  passiva,  assinale  a  alternativa correta. 
Quando o domicílio tributário não é definido pelo contribuinte  ou pelo responsável, a legislação vigente o considera como 
O Município submete-se a normas de natureza tributária. Em relação ao assunto, assinale a afirmativa correta. 
Em conformidade com a CF e com o Código Tributário Nacional,
julgue os próximos itens.
 
Considere que um menor esteja privado de sua liberdade de locomoção em razão de medida socioeducativa por prática de delito. Assim, em razão desse fato, o menor ficará insuscetível de sujeição passiva tributária, transferindo-se a responsabilidade para o pai.
Determinada   lei  estadual   instituiu  taxa,  atribuindo  a uma  autarquia  estadual   a   função de  arrecadar   tal   tributo,   fiscalizando   o   seu   pagamento.   A   empresa  X,   que   possuía   dois  estabelecimentos, era contribuinte daquela taxa, mas não a pagou. Decretou-se, em janeiro de  2006,  a falência da empresa  X,  sendo,  posteriormente, os dois estabelecimentos vendidos à  empresa Y, em alienação judicial realizada no processo de falência. 
Considerando-se as disposições do CTN, e os dados fornecidos, é CORRETO afirmar 
que a  autarquia:
Considere que a empresa Fama Serviços de Limpeza e Conservação Ltda. esteja em débito com a Fazenda Pública e que não possua bens suficientes para saldar a dívida. Nessa situação, assinale a opção  incorreta, com relação às normas sobre obrigação tributária.
Laura, não-contribuinte do ICMS e com domicílio em Palmas – TO, adquiriu, da sociedade empresarial Slim Ltda., com sede em São Paulo, por meio de contrato de compra e venda a contento, celebrado na filial localizada no estado do Tocantins, produtos para emagrecimento.
A partir da situação hipotética acima e acerca da discriminação das rendas e da obrigação tributária, assinale a opção correta.
Marque a alternativa CORRETA. 
No que se refere a capacidade, domicílio, responsabilidade e crédito tributários, julgue os itens subsequentes.
A administração tributária não está autorizada a recusar o domicílio tributário eleito pelo contribuinte sob a alegação de dificuldade na fiscalização do tributo devido.
No que se refere a capacidade, domicílio, responsabilidade e crédito tributários, julgue os itens subsequentes.
Mesmo que não tenha sido regularmente constituída, determinada pessoa jurídica que atue no ramo de prestação de serviços de limpeza estará obrigada a recolher o imposto sobre serviços, uma vez que a capacidade tributária passiva independe de estar a pessoa jurídica regulamente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.
Sobre os sujeitos ativo e passivo da obrigação  tributária, assinale a opção incorreta.
Acerca da obrigação tributária, assinale a opção correta.
Assinale a única afirmação correta:
De  acordo  com  o CTN,  no  que  se  refere  à  falta  de  eleição  do  domicílio  tributário,  pelo  contribuinte  ou  responsável, é INCORRETO: 
 
Julgue os itens a seguir, relativos ao imposto de transmissão inter
vivos (ITBI), ao imposto de transmissão causa mortis e doação
(ITCMD) e ao imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR).
 
Considere que Adriano tenha falecido em São Paulo, tendo seu inventário sido processado em Brasília – DF, onde era domiciliado. Ele possuía um apartamento no Amazonas e um automóvel no Espírito Santo. Nessa situação, o ITCMD relativo à totalidade dos bens de Adriano deverá ser recolhido para o Distrito Federal.
 
Mauro Ricardo decidiu não pagar o imposto de renda do último ano, pois sua esposa Ana, servidora pública, sofreu acidente de carro e foi declarada absolutamente incapaz, em virtude de traumatismo craniano gravíssimo. 
Ocorre  que a Receita Federal efetuou o lançamento e notificou Mauro, nos termos da lei, acerca do crédito tributário em aberto. Quando Mauro recebeu a notificação, ele se dirigiu  à Receita e confessou a infração, prontificando-se a pagar, de imediato, o tributo devido, sem multa ou juros de mora.
A partir do exposto acima, assinale a afirmativa correta.
 
A respeito da disciplina aplicável ao domicílio tributário e à responsabilidade tributária, assinale a opção correta.
 
Para se fixar a capacidade tributária passiva, é relevante: 
 
De regra, o contribuinte tem domicílio fiscal ou tributário:  
 
O indivíduo a quem a lei atribua dever de pagar determinado tributo é considerado, segundo o CTN,
 
Com base no que dispõe o CTN, um indivíduo de um mês de idade
 
A pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou de penalidade pecuniária é o sujeito
 
 Sobre a obrigação tributária, assinale a afirmativa que está certa. 
  
Sobre competência tributária e capacidade tributária ativa,  é correto afirmar: 
 
Um posseiro vendeu sua posse por meio de instrumento público de cessão de direitos do qual constava a prova de quitação do IPTU do ano anterior. A escritura, todavia, atribuiu ao vendedor a responsabilidade pelo pagamento de eventuais tributos em atraso, tendo o fisco, após a transferência, notificado o atual posseiro, isto é, o comprador da posse, a pagar o IPTU do ano anterior.  
Nessa situação hipotética, a obrigação é
 
Considerando o conceito legal de tributo, as espécies de  obrigação tributária e a interpretação da hipótese de incidência, é correto afirmar: 
 
Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com relação ao sujeito passivo tributário e à responsabilidade tributária. Assinale a opção em que a assertiva está correta.
 
  João do Nascimento, divorciado, pai de apenas 1  filho e proprietário de 2  imóveis  faleceu  e  deixou  seu  testamento,  no  qual  dispunha  a  partilha  de  seus  bens.  No  referido  testamento,  João  dispôs  que  1  imóvel  deveria  ser  de  seu  filho  e  o  outro  deveria  ser  transferido ao  seu  filho, mas  instituído  um usufruto ao  seu  funcionário  mais fiel, o Sr. Pedro. Diante da referida hipótese é CORRETO afirmar: 
 
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a afirmação correta: 
 
Assinale  a  afirmação   INCORRETA,  considerando  o  seguinte  enunciado:  O  sujeito  passivo  da  obrigação tributária, nos termos do art.121 do CTN, é a pessoa obrigada ao pagamento do tributo  ou  penalidade  pecuniária.  O  mesmo  diz-se  contribuinte  quando  tenha  uma  relação  pessoa  e  direta com a situação que constitua o respectivo  fato gerador, e diz-se responsável quando, sem  revestir a condição de contribuinte, sua obrigação decorra de disposição expressa de lei. 
 
Dentre  as  alternativas  abaixo,  aponte  aquela que estiver correta: 
 
Segundo o Código Tributário Nacional, art. 119,  sujeito  ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público  titular da competência para exigir o seu cumprimento.  Sobre o sujeito ativo da obrigação tributária é correto  afirmar que 
 
A competência  tributária não  se  confunde com a  capacidade  tributária  ativa.  Aquela  se  traduz  na  aptidão  para  instituir  tributos, enquanto esta é o exercício da competência, ou seja,  a  aptidão  para  cobrar  tributos.  Nesse  sentido,  é  correto  afirmar que 
 
Um menino menor de idade, com dez anos, recebeu, na qualidade de herdeiro testamentário, por ocasião da morte de sua avó,  um imóvel urbano, localizado em município do interior de São Paulo, no valor de R$ 350.000,00.    
Houve a aceitação da herança pelo menor, que, nesse ato, foi representando por seus pais.    
Nesse caso, o tributo devido na transmissão causa mortis de bens imóveis caberá 
 
Empresa contribuinte do ISS firma contrato de natureza particular com pessoa jurídica sua cliente, convencionando que a  obrigação de pagar o referido imposto, correspondente aos serviços que presta, deva ser de responsabilidade de sua cliente.  Tendo em vista que a referida cliente não cumpriu a convenção particular entre elas celebrada, pois não liquidou o crédito  tributário lançado em nome da contribuinte prestadora de serviços, a fiscalização municipal notificou a contribuinte a pagar o  imposto devido. Em resposta à notificação fiscal, a contribuinte apresentou cópia da convenção particular celebrada entre elas,  alegando a existência de erro na identificação do sujeito passivo na notificação elaborada. Entende a contribuinte que a  cobrança do tributo não pago deveria ser feita à sua cliente.    
Com base no descrito acima e nas normas gerais de direito tributário que disciplinam essa matéria, a justificativa apresentada  pela contribuinte
 
No que tange à obrigação tributária, assinale a opção correta.
 
Com relação à disciplina da obrigação tributária, assinale a opção correta
 
No que concerne a capacidade tributária, fato gerador e irretroatividade da lei tributária, assinale a opção correta.
 
Em conformidade com a legislação tributária em vigor e com a CF, assinale a opção correta. 
 
 Dadas as assertivas, assinale a alternativa correta.  
I -  A competência tributária pode ser delegada pelos entes públicos.  
II- A capacidade ativa tributária identifica-se com o poder de arrecadar e fiscalizar tributos.  
III- De acordo com o entendimento do STJ, o inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera,  por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente.  
IV- Não pode haver,  segundo o  entendimento do STJ, o  redirecionamento da  execução  fiscal para o  sócio- gerente  quando  a  empresa  deixar  de  funcionar  no  seu  domicílio  fiscal  sem  a  devida  comunicação  aos  órgãos administrativos competentes. 
 
 Assinale a alternativa incorreta, de acordo com o Código Tributário Nacional. 
 
Leia  e responda: 
I – O civilmente incapaz não possui capacidade tributária, razão pela qual não pode ser sujeito  passivo de obrigação tributária. 
II – Contribuinte é o sujeito passivo que tem relação direta com o fato gerador da obrigação  tributária. 
III   –   Existindo   solidariedade   entre   sujeitos   passivos,   o   que   possuir   menor   capacidade  contributiva   poderá pleitear  benefício de ordem,  de modo que a obrigação  tributária seja  exigida  primeiro  daquele  que   possuir  maior   capacidade   contributiva   para   suportar  o   ônus  econômico. 
IV -   Ocorrendo solidariedade,  o pagamento efetuado por um aproveita aos demais sujeitos  passivos da obrigação tributária, exceto nos casos em que houver disposição legal expressa  em contrário.
 
Assinale a alternativa correta.
 
Mévio reside no Município W há longos anos e apresenta  requerimento para parcelar tributo de competência estadual. Eventualmente, realiza serviços no Município Y. Seus filhos residem no  Município K. No requerimento formulado ao Estado NN, não indicou o seu domicilio tributário, sendo a sede da Receita Estadual o  Município Z. Por decisão administrativa, foi fixado como domicílio  tributário o Município X. Consoante as regras do Código Tributário  Nacional, nesse caso, o domicílio tributário de Mévio será o:
 
Sobre  o  sujeito  passivo  da  obrigação  tributária,  é  CORRETO afirmar: 
 
No  que  concerne  às  disposições  do  Código  Tributário  Nacional  sobre  sujeitos  ativos  e  passivos  da  obrigação  tributária, bem como sobre solidariedade, assinale a alternativa correta. 
 
Em relação ao tema “Obrigação Tributária”, assinale a alternativa INCORRETA. 
 
Sobre a relação entre obrigação e crédito tributário,  assinale a opção incorreta.
 
 Sobre os diversos aspectos da norma tributária impositiva,  julgue os itens a seguir, classificando-os como corretos  ou incorretos, para, a seguir, assinalar a assertiva que  corresponda à sua opção.
I.  Ainda que se trate de um ato jurídico, no sentido dessa  expressão no Código Civil, o fato gerador da obrigação  tributária há de ser sempre considerado como um fato. 
II.  O aspecto temporal é a indicação das circunstâncias  de tempo importantes para a configuração dos fatos  imponíveis, que necessariamente será explícita. 
III.  Aspecto espacial da hipótese de incidência corresponde  ao território no qual, ocorrida a situação descrita no  aspecto material, surge a obrigação tributária. 
IV. Aspecto pessoal é aquele que diz respeito à definição  dos sujeitos ativo e passivo da relação tributária.
V. O montante da obrigação tributária é o aspecto  quantitativo da norma tributária impositiva, que pode  ser um valor  fixo, um percentual incidente sobre  determinada grandeza ou até mesmo a lei pode utilizar- se do enquadramento em tabelas.
Estão corretos apenas os itens:  
 
 Para preencher as lacunas do parágrafo abaixo, assinale  a opção correta.
O __________ é qualquer pessoa colocada por lei na  qualidade de devedora da pestação tributária, será  sujeito passivo pouco importando o nome que lhe seja  atribuido. O __________ é aquele que, sem ser sujeito  passivo, paga tributo em nome de outrem, e não tem  legitimidade para discutí-lo. Já o __________ é aquele  a quem é juridicamente transferido o ônus econômico do  tributo, mediante destaque expresso do valor devido na  operação. O __________ , por sua vez, é quem suporta  o ônus da tributação, com ou sem transferência jurídica.  Finalmente, o __________ é qualquer outra pessoa que  esteja obrigada, por força de lei, a pagar o tributo, seja  em lugar do contribuinte ou junto a ele (direta, solidária ou  subsidiariamente).
 
Avalie as três proposições abaixo, à luz do Código  Tributário Nacional, e responda à questão correspondente,  assinalando a opção correta. 
I.  No ICMS incidente sobre o ponto telefônico, decidiu  o Superior Tribunal de Justiça que o sujeito ativo  da obrigação tributária é a concessionária, titular da  competência para exigir o seu cumprimento. 
II.  Um menor de 10 anos de idade é absolutamente  incapaz do ponto de vista civil e tributário. 
III. Salvo se a lei o previr, os contratos feitos entre o  contribuinte do ITR e o arrendatário do imóvel, para  excluir a responsabilidade daquele pelo pagamento  desse imposto, embora válido entre as partes, não é  eficaz em relação à fazenda pública. 
Contém ou contêm erro:
 
Quanto ao domicílio fiscal da pessoa jurídica, relativo ao  Imposto sobre a Renda, assinale a opção correta.
 
Se lei não dispuser de forma contrária, a pessoa de direito público interno que vier a ser criada pelo desmembramento territorial de outra
 
Julgue os itens seguintes, referentes à obrigação tributária.
 
Considere a seguinte situação hipotética. 
Flávio, Fernando e Francisco são obrigados por uma mesma dívida tributária no valor de R$ 9.000,00, pela qual Flávio pagou R$ 3.000,00 ao fisco.  
Nessa situação, resta uma dívida de R$ 6.000,00, cuja obrigação recai exclusivamente sobre Fernando e Francisco.
 
Com referência à responsabilidade em matéria tributária, julgue
os itens que se seguem.
 
De acordo com as normas gerais de direito tributário, é admissível que a lei imponha sobre o responsável tributário o dever de pagar o tributo e, concomitantemente, atribua, em caráter supletivo, idêntico dever ao contribuinte.
 
Minoro Toyota é proprietário de um imóvel cujo uso exclusivo é destinado ao plantio de legumes e verduras que,  posteriormente, comercializa nas feiras livres da região.    O imóvel em questão encontrase localizado na zona urbana de determinado município, sendo certo que é servido  por abastecimento de água, sistema de esgotos sanitários,  rede de iluminação pública, além de outros melhoramentos  imple  mentados e mantidos pelo Poder Público local. Nessas  condições, segundo entendimento do Superior Tribunal de  Justiça, é correto afirmar que Minoro é sujeito passivo do
 
Em se tratando de responsabilidade tributária, 
  
Considere que Alberto e Benedita sejam, por lei, considerados sujeitos passivos solidários em relação a determinada  dívida tributária. Nessa situação
Carlos, administrador do supermercado Boas Compras, deixou de recolher vários tributos da referida pessoa jurídica, que passa por severas privações financeiras. 
Tendo como referência inicial a situação hipotética acima, assinale a opção correta acerca da obrigação tributária.
 
Assinale a opção correta de acordo com a CF, o CTN e a jurisprudência dos Tribunais superiores.
 
Uma coisa é poder de legislar, desenhando o perfil jurídico de um gravame ou regulando os expedientes necessários à sua funcionalidade; outra é reunir credenciais para integrar a relação jurídica, no tópico do sujeito ativo.  (CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário.  23 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 271).       
O trecho transcrito faz alusão, respectivamente, a: 
 
Pode ser objeto de delegação
 
Com relação ao aspecto pessoal das obrigações tributárias é correto afirmar: