- ID
 - 3838
 - Banca
 - FCC
 - Órgão
 - TRF - 4ª REGIÃO
 - Ano
 - 2007
 - Provas
 - Disciplina
 - Direito Tributário
 - Assuntos
 
O imposto previsto sobre produtos industrializados
O imposto previsto sobre produtos industrializados
A Constituição da República veda a cobrança de tributos no mesmo exercício fi nanceiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Trata-se do princípio da anterioridade tributária, que, contudo, encontra na própria Constituição algumas exceções. Assinale, a seguir, a modalidade tributária em que só pode ser exigido o tributo no exercício seguinte ao de sua instituição ou majoração:
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de competência da União,
1 Ainda que atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, é vedado ao Poder Executivo alterar as alíquotas do imposto sobre
O campo de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados abrange:
Assinale a opção incorreta, considerando a função dos impostos.
Com referência ao Sistema Tributário Nacional, assinale a opção correta.
Determinada indústria apurou o IPI, lançou em seus livros fiscais créditos fictícios e comunicou ao fisco, em 30/9/1999, por meio da DCTF, o imposto apurado, mas não efetuou o recolhimento na data do vencimento, 20/10/1999.
Em 25/5/2003, o fisco lavrou auto de infração em que lançou o tributo declarado e não recolhido e o decorrente da sonegação fiscal, aplicou as multas correspondentes e notificou o sujeito passivo na mesma data, tendo este apresentado impugnação. 
Após a discussão administrativa, o crédito tributário foi definitivamente constituído em 20/2/2005, e o débito foi inscrito em dívida ativa em 30/6/2005. 
Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Considerando que, para estimular o desenvolvimento da região Norte, a União lance programa concedendo isenção do IPI por dez anos às indústrias que ali se instalarem, podendo tal benefício ser prorrogado por mais cinco anos, assinale a opção correta.
A respeito do crédito e do princípio da não cumulatividade do IPI, assinale a opção correta.
Ainda acerca de direito tributário, assinale a alternativa correta.
"A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados ? IPI para geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, produtos da linha branca, que encerraria no próximo dia 31, foi prorrogada por mais três meses. A partir de 10 de novembro entra em vigor uma nova tabela cujas alíquotas passam a ser estabelecidas com base na efi ciência energética dos produtos, de acordo com a classifi cação do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. "Nós estamos desonerando mais os produtos que consomem menos energia", explicou. A medida vale até 31 de janeiro de 2010. Segundo ele, as geladeiras, que antes do IPI baixo tinham uma alíquota de 15%, e recuou para 5%, poderão manter essa mesma alíquota reduzida, mas somente para os produtos da chamada classe "A", ou seja, com menor consumo de energia. As geladeiras da classe "B" passarão a ter uma alíquota de 10% e o restante voltará a ter um IPI de 15%."
(Extraído do site www.fazenda.gov.br, notícia de 29.10.2009).
Na notícia acima, identifi camos um importante aspecto do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que explica e justifi ca tal aspecto, isto é, somente aquele que a notícia mencionada destacou.
De acordo com o disposto no artigo 175 do Código Tributário Nacional, excluem o crédito tributário a isenção e a anistia. Sobre estas, comparadas a outros benefícios dos quais resultam renúncia de receita, podemos afi rmar, exceto, que:
Entre as limitações constitucionais ao poder de tributar, que constituem garantias dos contribuintes em relação ao fisco, é incorreto afirmar que:
Considerando a publicação de norma, em 15 de dezembro de 2009, visando à majoração de tributo, sem disposição expressa sobre a data de vigência, aponte a opção correta.
Assinale a afirmativa que contenha regra atinente à operação realizada fora do estabelecimento.
As duas facetas do princípio da não-surpresa - Constituição Federal/88, art. 150, III, "b" e "c" - aplicam-se ao:
Em relação às medidas provisórias em matéria tributária, assinale a afirmativa correta.
Com base na Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa incorreta.
Assinale a alternativa correta:
Julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao sistema
tributário nacional. 
De acordo com o STF, reputa-se inconstitucional o ato do contribuinte do IPI que se credita do valor do tributo incidente sobre insumos adquiridos sob o regime de isenção.
No que concerne ao Sistema Tributário Nacional, julgue os itens
seguintes. 
É devida a correção monetária de créditos escriturais de imposto sobre produtos industrializados na hipótese em que o seu não aproveitamento pelo contribuinte em tempo oportuno tenha ocorrido em razão da demora motivada por ato administrativo ou normativo do fisco considerado ilegítimo.
Acerca das operações típicas de uma empresa comercial, julgue
os itens a seguir.
 
Ao registrar a aquisição de mercadorias para revenda, no caso de incidência de IPI e ICMS, a empresa não incorpora o valor do ICMS na conta estoque de mercadorias para revenda.
No que se refere a lançamentos no âmbito do direito tributário,
julgue os itens seguintes. 
Considere a seguinte situação hipotética. Após responder consulta à associação de importadores de que seu produto enquadrou-se na alíquota de 3% do IPI, a autoridade administrativa, em novo entendimento, passou a aplicar a alíquota de 5%, tendo em vista decisão judicial em processo movido por associado. 
Nessa situação, haverá incidência da nova alíquota aos fatos geradores anteriores ao novo entendimento, cobrando-se o crédito suplementar.
Sociedade empresária industrial, com relação aos produtos que fabrica e vende, sofre incidência de IPI à alíquota de 15% e concede desconto de 10% apenas para os clientes que firmarem contrato de financiamento com outra empresa do mesmo grupo./i>
Com relação à base de cálculo do ICMS, assinale a alternativa que apresenta incorreção referente à incidência de IPI e à concessão de desconto.
Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a resposta correta.
( ) É vedada a edição de medida provisória que implique majoração do imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza. 
( ) É vedado conceder, por meio de medida provisória, isenção do imposto sobre produtos industrializados. 
( ) Medida provisória que implique majoração do imposto sobre propriedade territorial rural só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.
A extrafiscalidade é característica que possuem alguns tributos de permitirem, além da pura e simples forma de ingresso de receitas nos cofres públicos, também de intervirem na economia, incentivando ou não determinada atividade ou conduta do contribuinte. Assinale, entre os tributos listados abaixo, aquele que não possui caráter extrafiscal.
O IPI é um tributo
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Constituição de 1988 e suas atualizações, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.
Entre as características de determinados impostos, estão a seletividade obrigatória, a não cumulatividade e a não incidência quando o bem ou o serviço destina-se ao exterior. Assinale a opção em que é apresentado imposto sobre o qual se aplicam as três características mencionadas.
Sobre determinado produto industrializado arrematado em leilão incidirá o IPI se o produto
Determinada empresa industrial que produz um único tipo de produto tributado com IPI e com ICMS adquire, para sua produção, dois tipos de insumos industrializados: um deles é isento de IPI e o outro, imune à tributação do referido imposto. Considerando os dispositivos constitucionais e a jurisprudência do STF aplicável ao caso e a inexistência de qualquer norma infraconstitucional a respeito dessa matéria, é correto afirmar que, na aplicação do mecanismo de não cumulatividade, a referida empresa
Suponha que, em 28/12/2008, tenha sido publicada uma lei que, destinada a desestimular o uso de amianto, tenha elevado o IPI incidente sobre certos produtos industriais originários daquela substância e reduzido o IPI sobre os mesmos produtos quando fabricados com PVC. Suponha, ainda, que, em 25/1/2009, tenha sido publicada a aprovação, pelo Brasil, de um tratado internacional que isente de IPI os produtos que tenham como insumo o amianto e que as duas normas citadas traziam cláusula de vigência a iniciar-se na respectiva publicação. Nessa situação,
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Qual o tributo que incide sobre a prestação de serviços de comunicação?
Em nosso sistema tributário, a não-cumulatividade e a  essencialidade são atributos exclusivos  
Acerca dos tributos e seus impactos nas operações das empresas,
julgue os próximos itens.
  
A regulamentação e a cobrança do imposto sobre produtos industrializados (IPI) são de competência dos governos estaduais.
A respeito de direito tributário, julgue os seguintes itens.
 
Considere que a União, por meio de lei específica, determine que o imposto sobre a produção industrial de certos produtos passe a incidir sobre cada operação, tendo como base de cálculo o valor total do produto, sem compensar com montante cobrado nas operações anteriores. Nesse caso, a referida norma viola dispositivo constitucional expresso.
A respeito de direito tributário, julgue os seguintes itens.
 
Se a União, por ato do Poder Executivo, alterar as alíquotas do imposto sobre a produção industrial, majorando-as em 2%, com o objetivo de intervir sobre determinada atividade econômica, tal ato violará o princípio da legalidade tributária.
Em conformidade com a CF e com o Código Tributário Nacional,
julgue os próximos itens.
 
Considere que lei publicada em 1. o  de dezembro de 2007 eleve o IPI sobre determinado produto. Nessa situação hipotética, é permitido à União cobrar o novo valor do imposto a partir de 1.º de janeiro de 2008.
Quanto ao  imposto sobre produtos  industrializados, assinale  a alternativa correta. 
Após a leitura do enunciado a seguir, identifique a única afirmação  correta:  O princípio da progressividade é hoje aplicável a vários impostos  previstos na Constituição Federal, sejam de competência da União,  Estados ou Municípios. Com base nessa assertiva, podemos afirmar  que:  
I.  Em relação ao IPVA, trata-se de um imposto progressivo, eis que  possui diferentes alíquotas, as quais incidem sobre ônibus e  microônibus (1%), aeronaves (1,5%), motocicletas e similares  (2%) e quaisquer outros veículos automotores não incluídos nos  incisos anteriores (2,5%).  
II.  O IPI é um imposto proporcional, não progressivo, eis que suas  diferentes alíquotas incidem sobre grupos de produtos,  independente do valor das operações realizadas.  
III.  O ITCD possui hoje, em alguns Estados brasileiros (MG, SC, BA,  CE), características de progressividade, visto consagrar uma  tabela com diferentes alíquotas as quais variam de acordo com o  valor dos bens ou direitos doados ou transmitidos.  
IV. A Constituição Federal, após a Emenda 29/2000, consagrou  apenas a progressividade no tempo para o IPTU, seguindo a  orientação anterior do STF quanto a esta matéria.  
A sequência correta é:  
 
Assinale a única afirmação correta: 
 
Leia com atenção as afirmações seguintes e assinale a opção correta: 
I. A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido. 
II. Conforme os estritos termos do artigo 150, V, CF, é vedado à União, aos Estados e aos Municípios estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias construídas pelo Poder Público, vedada a exigência se tais vias forem exploradas em regime de concessão ou permissão. 
III. O IPI, segundo o artigo 153, § 3°, CF, será seletivo, em função da essencialidade do produto, será não-cumulativo, compensandose o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores, não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior e terá reduzido seu impacto sobre a aquisição de bens de capital pelo contribuinte do imposto, na forma da lei. 
IV. O imposto sobre a propriedade territorial rural, conforme a Constituição Federal, será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas, e não incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore, só ou com sua família, o proprietário que não possua outro imóvel. 
A sequência correta é: 
A vedação constitucional à cobrança de tributos, antes de decorridos noventa dias da data em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, NÃO se aplica à(ao)
 
Com base na legislação da época, a alíquota do IPI para determinado produto, em 2006, era de 20%. Através de sucessivas alterações, tal alíquota passou para 15% em 2007, 5% em 2008 e 25% em 2009 e 2010. Em janeiro de 2010, a Receita Federal verificou que certa indústria, fabricante desse produto, não recolhera o IPI correspondente aos períodos de 2006, 2007, 2008 e 2009. Para fins de lançamento, o Fisco deve utilizar-se da alíquota de
 
Com  a  Emenda  Constitucional  n°32,  de  11  de  setembro  de  2001,  que  alterou  o  artigo  62  da  Constituição  Federal,  dentre  outros,  passou  a  ser  admitido,  em  caso  de  relevância  e  urgência,  que  o  Presidente  da  República  adote  medidas  provisórias  com  força  de  lei  ordinária,  devendo  submetê-las  de  imediato  ao  Congresso  Nacional,  onde  serão  convertidas em  lei até o  final do exercício  financeiro  em  que  foram  publicados.  Contudo,  há  medidas  provisórias que instituem ou majoram impostos e não  precisam  ser  convertidas  em  lei  para  ter  validade.  bastando apenas à medida provisória. Que  impostos  são esses? 
 
Assinale a alternativa correta.
 
O Princípio da Anterioridade Nonagesimal, objeto da Emenda Constitucional 42, de 19 de dezembro de 2003, aplica-se à  fixação da base de cálculo do 
  
O Fundo de Participação dos Estados e Municípios é  constituído na forma de um percentual a ser entregue pela  União sobre a arrecadação do Imposto sobre
 
 Dadas  as  assertivas  abaixo,  assinale  a  única  CORRETA. 
 
 Considere as assertivas abaixo: 
I)  A  não  cumulatividade  dos  ICMS  é  regra  e  se  mantém mesmo  nos  casos  de  isenção  no meio  da cadeia produtiva.
II)  A não incidência do ICMS nunca implicará crédito  para  compensação  do  montante  devido  nas  operações  seguintes,  já  que  não  houve  nelas qualquer pagamento. 
III)  Salvo determinação legal em contrário, a isenção  do ICMS acarretará a anulação do crédito relativo  às operações anteriores. 
IV)  A  isenção  do  IPI  não  tem  disciplina  expressa  e  explícita sobre seu crédito no texto constitucional.
V)  O  IPI  terá  reduzido  seu  impacto  sobre  a  aquisição de bens de capital pelo contribuinte do  imposto. 
Estão CORRETAS:
 
Com relação aos impostos estaduais e federais, assinale a opção correta.
 
Com relação aos tributos em geral, julgue os itens a seguir.
 
A contribuição para o PIS e a COFINS na modalidade não- cumulativa passaram a coexistir com as contribuições cumulativas. Pelo conceito de não-cumulatividade já anteriormente adotado para o ICMS e o IPI, abate-se em cada operação o valor incidente na operação imediatamente anterior. Essa sistemática não é compatível com a tributação monofásica.
Visando  fomentar  a  indústria  brasileira,  uma  nova  lei,  publicada  em  18/02/2010,  majorou  a  alíquota  do  Imposto  sobre  Produtos  Industrializados  (IPI),  bem  como  majorou  a  alíquota do Imposto sobre Exportação (IE).   
A partir de que data a nova alíquota poderá ser exigida para o  IPI e para o IE? 
 
Caso determinada empresa se dedique exclusivamente à produção de manufaturados destinados à exportação, a ela se imputa a obrigação de pagar
 
Para  responder as questões de 61 a 65  tenha como 
base  a  Constituição  Federal  e  o  Código  Tributário 
Nacional
 
Todas as afirmativas abaixo estão ERRADAS, EXCETO:
  
Considere que João e Marcos tenham deliberado pela constituição de sociedade limitada, com atuação no segmento de transporte de cargas e passageiros na América do Sul. Nessa situação, dada a atividade social eleita, a sociedade será obrigada a recolher
 
De acordo com os princípios da anterioridade e da noventena, previstos na CF, a cobrança de imposto
 
Sobre o sistema tributário nacional, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale  a alternativa correta.
I. O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestações  de   serviços   de   transporte   interestadual   e   intermunicipal   e   de   comunicação  (ICMS)   é   não-cumulativo   e   pode  observar   o   princípio  da   seletividade,   em  função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. 
II. O   imposto   sobre   produtos   industrializados   (IPI)   incide   sobre   produtos  industrializados destinados ao exterior. 
III. O   imposto   sobre   renda   e   proventos   de   qualquer   natureza   sujeita-se   aos  princípios da generalidade, uniformidade e progressividade.
 
A  Lei  no .  X,  publicada  no  dia  30  de  agosto  de  2010,  majorou  a  alíquota  do  Imposto  sobre  Produtos  Industrializados  -  IPI,  sendo  omissa  quanto  à  sua  entrada em vigor.    
Com relação à situação hipotética apresentada e à vigência das  leis  tributárias,  assinale a opção CORRETA. 
 
Considere a seguinte situação hipotética: lei federal fixou alíquotas aplicáveis ao IPI e estabeleceu que a alíquota relativa aos carros de luxo produzidos no Estado de Sergipe é de 12%, e a dos produzidos nos demais Estados da região Nordeste é de 18%. Tal enunciado normativo viola o princípio constitucional
Considere os impostos sobre: 
I - produtos industrializados; 
II - serviços de qualquer natureza; 
III - renda e proventos de qualquer natureza; 
IV - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; 
V - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. 
A Constituição Federal, ao definir as limitações ao poder de tributar, determina a aplicação dos princípios da anterioridade de exercício e, concomitantemente, da anterioridade nonagesimal APENAS para os tributos
 
. ASSINALE A ALINEA CERTA:
 
Com referência ao direito tributário, julgue os itens subsecutivos.
 
O imposto sobre produtos industrializados, de competência da União, não pode ser seletivo em função da essencialidade do produto.
 
Assinale, dentre os tributos abaixo, aquele em que o lançamento é efetuado de ofício. 
  
Assinale a alternativa CORRETA:
  
A Constituição Federal fixa regras que limitam o exercício  da competência tributária. Dentre elas podem ser citadas  as regras da anterioridade anual e da anterioridade nonagesimal. Estas regras não são absolutas, comportando  exceções. NÃO se submete às regras da anterioridade  anual e nonagesimal, ao mesmo tempo, a majoração de  alíquota do imposto sobre 
 
Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos  sobre 
 
Não é facultado ao Poder Executivo alterar a alíquota do  seguinte imposto:  
 
Por força de dispositivo constitucional, a União repassa, a cada mês, para estados e municípios uma parcela da arrecadação de alguns tributos. Toda a arrecadação de outros tributos, entretanto, permanece com a União, a exemplo do imposto sobre
 
Os princípios constitucionais que informam a cobrança do IPI são 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
No dia 30 de março de 2005, o Poder Executivo Federal - União - editou um decreto instituindo a cobrança do IPI sobre as exportações da chapa lisa de aço, visando evitar o desabastecimento do mercado interno e o aumento excessivo do seu preço no Brasil. Diante de tais fatos seria CORRETO afirmarmos que:
Considere:      
I.    ITCMD (Imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de bens ou direitos).      
II.   ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).      
III.  ITBI (Imposto sobre a transmissão intervivos de bens imóveis e direitos a eles relativos)      
IV.  IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores)      
V.   IPI (Imposto sobre produtos industrializados)    
Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir os impostos indicados APENAS em
   
Assinale  as  afirmativas  e  assinale  com  (V)  as  verdadeiras e com (F) as falsas.  
(    )  A  competência  tributária  é  atribuída  a  todos  entes  políticos,  autarquias  e  fundações  públicas  para  criar,  exigir    e  compelir  judicialmente  o  contribuinte  ao  tributo  previamente por elas estabelecido.    
(    )  Compete  aos  Estados  e  Distrito  Federal  instituírem impostos tais como o ICMS, ITCD  e IPVA.    
(    )  O  IPI  será  seletivo,  não  cumulativo  e  deverá  incidir  sobre  as  operações  de  produtos  industrializados que sejam comercializados em  território  nacional  e  que  venham  a  ser  destinados ao exterior.    
(    )  O  “ouro”  quando  se  constituir  em  ativo  financeiro  deverá  incidir  IOF  de  competência  da  União,  sem  transferência  de  qualquer  percentual para os demais entes político.  
Assinale  a  alternativa  que  apresenta  a  seqüência  correta.
  
Consoante nossa Constituição Federal, sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos  Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que  os instituiu ou aumentou, ou no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, EXCETO o tributo: 
 
 Assinale a alternativa incorreta. 
 
I  – A  natureza  jurídica  específica  do  tributo  é  determinada  pelo  fato  gerador  da  respectiva  obrigação,  sendo  irrelevantes  para  qualificá-la:  a  denominação  e  demais  características  formais adotadas pela lei; e  a destinação legal do produto da sua arrecadação.  
II – É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, cobrar impostos, de  qualquer natureza, sobre o patrimônio, a renda ou os serviços uns dos outros.  
III – Segundo o Código Tributário Nacional é permitido à União instituir tributo que não seja  uniforme em todo o território nacional, ou que importe distinção ou preferência em favor  de determinado Estado ou Município, com o fito de alavancar desigualdades regionais.  
IV – Os Estados e o Distrito Federal, em situações excepcionais, podem instituir Empréstimos  Compulsórios.  
V – Os impostos sobre a importação, sobre a exportação, sobre a propriedade territorial rural,  sobre  a  renda  e  proventos  de  qualquer  natureza,  sobre  produtos  industrializados,  sobre  operações  de  crédito,  câmbio  e  seguro,  e  sobre  operações  relativas  a  títulos  e  valores  mobiliários,  sobre  serviços de  transportes e comunicações, e  sobre operações  relativas  a  combustíveis, lubrificantes, energia elétrica e minerais do País, são todos de competência  da União. 
 
Compete à União instituir, mediante lei complementar, o imposto sobre
 
Alguns tributos possuem, além da função meramente  arrecadatória ou  fiscal,    finalidade outra que se  destina a regular a economia, criando mecanismos  que induzem, ou incentivam, a conduta do potencial  contribuinte numa ou noutra direção. É o que se  viu recentemente com a majoração das alíquotas  do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados,  incidente sobre a importação de automóveis, já que,  no período de janeiro a agosto de 2011, a balança  comercial do setor automotivo atingiu um déficit  de R$ 3 bilhões. Contudo, o STF entendeu que o  decreto que majorar as alíquotas aplicáveis às  operações de importação de veículos automotores
 
A Lei n. 11.941, de 27 de maio de 2009, trouxe, dentre  outras providências, medidas de estímulo para o  cumprimento de obrigações tributárias em atraso  por parte dos contribuintes. Sobre tais medidas, é  incorreto afirmar que:
 
Em setembro de 2011, a União editou decreto determinando a elevação das alíquotas de IPI sobre a importação de automóveis e instrução normativa determinando a prorrogação do direito de dedução, sobre o imposto de renda anual da pessoa física, da contribuição previdenciária paga a empregado doméstico. Em ambas as normas, há cláusula de vigência para o dia da publicação desses atos normativos. Acerca desse aspecto, é correto afirmar, em conformidade com a CF e com o CTN, que
 
 Avalie as assertivas abaixo:     
I.  O  imposto  de  renda  retido  na  fonte  dos  servidores  municipais  por  suas  respectivas  autarquias pertence aos Municípios.      
II.  O  imposto  de  renda  retido  na  fonte  dos  servidores  distritais  por  suas  respectivas  fundações públicas pertence ao Distrito Federal.       
III.  Do  produto  da  arrecadação  do  imposto  sobre  produto  industrializado,  dez  por  cento  pertence  aos  Estados,  proporcionalmente  ao  valor  das  respectivas exportações destes produtos.      
IV.  Do  produto  da  arrecadação  da  contribuição  de  intervenção  no  domínio  econômico  sobre  os  combustíveis prevista no artigo 177, parágrafo 4º  da Constituição Federal, 29% será distribuído aos  Estados e DF, sendo que, desse montante, 25%  será destinado  igualmente a  todos os Municípios  do país.      
V.  Do  produto  da  arrecadação  do  imposto  sobre  produto  industrializado e sobre a  renda, 1% será  destinado  ao  Fundo  de  Participação  dos Municípios  e  entregue  no  primeiro  decêndio  do  mês de dezembro de cada ano.      
Está(ão) CORRETA(S): 
 
É CORRETO AFIRMAR QUANTO AO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI)  QUE:
 
Avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. 
I.  O desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira é fato gerador do Imposto sobre    Produtos  Industrializados,   considerando-se ocorrido o referido desembaraço quando a mercadoria  consta como tendo sido importada e o extravio ou  avaria venham a ser apurados pela autoridade fiscal,  inclusive na hipótese de mercadoria sob regime suspensivo de tributação. 
II. Considera-se ocorrido o fato gerador do Imposto  sobre Produtos Industrializados na saída de armazém- geral ou outro depositário do estabelecimento  industrial ou equiparado a industrial depositante,  quanto aos produtos entregues diretamente a outro  estabelecimento. 
III.  Considera-se ocorrido o fato gerador do Imposto sobre  Produtos Industrializados na saída do estabelecimento  industrial diretamente para estabelecimento da mesma  firma ou de terceiro, por ordem do encomendante,  quanto aos produtos mandados industrializar por  encomenda.
 
Avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. 
I. Para  fins da incidência do Imposto sobre Produtos  Industrializados, a industrialização é caracterizada  como qualquer operação que modifique a natureza,  o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a  finalidade do produto. 
II. O aperfeiçoamento para consumo é considerado  como industrialização, para  fins da incidência do  Imposto sobre Produtos Industrializados, dependendo  do processo utilizado para obtenção do produto  e da localização e condições das instalações ou  equipamentos empregados. 
III.  A alteração da apresentação do produto pela colocação  de embalagem, ainda que em substituição da original,  salvo quando a embalagem colocada se destine  apenas ao transporte da mercadoria, é caracterizado  como industrialização para  fins da incidência do  Imposto sobre Produtos Industrializados.
 
Avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. 
São equiparados aos estabelecimentos industriais  para  fins de incidência do Imposto sobre Produtos  Industrializados: 
I.  Os estabelecimentos que comercializam produtos  cuja industrialização tenha sido realizada por outro estabelecimento da mesma firma ou de terceiro, mediante a remessa, por eles efetuada, de matérias-primas,  produtos intermediários, embalagens, recipientes,  moldes, matrizes ou modelos. 
II. Os estabelecimentos, ainda que varejistas, que  receberem, para comercialização, diretamente da  repartição que os liberou, produtos importados por  outro estabelecimento da mesma firma. 
III. Os estabelecimentos atacadistas e cooperativas de  produtores que derem saída a bebidas alcoólicas.
 
Assinale a opção incorreta.
  
Quanto à obrigatoriedade de rotulação ou marcação de  produtos, exigida na legislação do Imposto sobre Produtos  Industrializados, pode-se afirmar, exceto:   
 
Quanto aos estabelecimentos industriais fabricantes de  cigarros, segundo a legislação do Imposto sobre Produtos  Industrializados, assinale a opção correta.
 
São responsáveis solidários pelo pagamento do Imposto  sobre Produtos Industrializados
 
São tributos incidentes sobre o comércio exterior, exceto:
 
Sobre as disposições constitucionais relativas aos tributos  incidentes sobre comércio exterior, e sobre a Zona Franca  de Manaus, assinale a opção correta.