-
''Manda-chuva'' agora, de acordo com a nova ortografia em vigor, escreve-se ''mandachuva''. Por curiosidade, penso que é relevante mencionar que outrora ambas as grafias eram aceitas; entretanto, atualmente, apenas a escrita ''mandachuva'' é considerada correta.
Gabarito D
-
achava que quando o termo já contiver termo de ligação não se usa hífen
-
a)cor-de-rosa: Não serão hifenizadas as palavras compostas cujos radicais apresentarem o sentido denotativo.
b)pingue-pongue: Emprega-se o hífen nos compostos por justaposição, sem elemento de ligação, quando o primeiro termo está representado por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal.
c)mato-grossense: Serão hifenizados os adjetivos gentílicos derivados de topônimos compostos que contenham ou não elementos de ligação.
d)manda-chuva: perdeu o hífen, pois perdeu a noção de composição.
LETRA D
Bons estudos.
-
Sobre a palavra cor-de-rosa...
Nem todos os hifens das palavras compostas ligadas por preposição desapareceram.
Os nomes das espécies botânicas e das espécies animais mantiveram os traços de união.
É por isso que continuamos escrevendo “cana-de-açúcar”, “castanha-do-pará”, “pimenta-do-reino”, “louva-a-deus”, “gato-do-mato”, “urubu-de-cabeça-amarela” etc.
Também temos de lembrar que restaram algumas exceções, grafias consagradas, segundo a Academia Brasileira de Letras: cor-de-rosa, arco-da-velha, água-de-colônia, pé-de-meia (no sentido de “economias”).
-
não fujo do novo,mas esse novo acordo ortográfico nem parei pra aprender ainda.
já foi dificil e ainda é manter o que aprendi para chegar esse acordo e bagunçar tudo.
fazer o quê né?
-
A regra da não utilização do hífen na palavra mandachuva é a das palavras que perderam a noção de composição, ou seja, vocábulo cuja composição deixou de ser percebida pelos falantes, tais como, paraquedas, pontapé, etc
.No entanto, pelo que tenho estudado, esse ainda é um ponto nervoso do novo acordo ortográfico, uma vez que a regra foi aplicada em algumas palavras e em outras da mesma epécie não. Já se constatou que até os grandes dicionários estão divergindo na aplicação das regras, se para eles está difícil, imaginem para nós.
-
Alternativa a) (Regra) Não se usa hífen em palavras compostas com elementos de ligação, mas como toda regra tem exceções essa não deixa de ser uma; palavras compostas com elementos de ligação que terá hífen:
(Agua- de- colônia, Arco-da-velha, cor-de-rosa, Mais-que-perfeito, ao Deus dará, a queima- roupa, pé -de-meia, arco-da-velha)
Seria menos complicado se não tivesse essa bendita exceções né rs, mas a academia de letra não deu moleza! não se sabe ao certo o porquê delas mas estão aí alternativa errada > cor-de-rosa é justamente uma exceção!
Alternativa b) [REGRA] Usa-se hífen em palavras iguais ou quase iguais sem elementos iguais: está corretamente hifenizada!
Alternativa c) [REGRA] Usa- se Hífen em palavras compostas derivadas de topônimos: Está corretamente hifenizada
Alternativa d) [REGRA] Usa hífen em palavras compostas sem elementos de ligação, também assim como o primeiro caso tem exceção!
Palavras compostas sem elemento de ligação que não deverá está hifenizada( pontapé, madressilva,mandachuva, paraqueda, paraquesdistas e paraquedismo)
A ÚNICA ALTERNATIVA QUE NÃO ESTÁ CORRETAMENTE HIFENIZADA D era para ser hifenizada, mas "bendito mas" acabam de ver que mandachuva é umas das exceções né!
Altenativa correta d) gabarito!
Obs: A banca não quer dar um cargo no tribunal fácilmente não, se em uma questão de nova ortografia foi tão maliciosa de colocar justamente duas exceções... que até os gramáticos e profissionais renomados contestam não sei do que é capaz, é de tomar medo.
-
Palavras compostas por justaposição
Grafadas com hífen
A base XV do novo acordo ortográfico estabelece:
Palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio:
amor-perfeito, ano-luz, arce-bispo, azul-escuro, conta-gotas, decreto-lei, tia-avó, guarda-chuva, guarda-noturno, luso-brasileiro, mato-grossense, médico-cirurgião, norte-americano, primeiro-ministro, segunda-feira, sócio-gerente, soto-piloto, sul-asiático, sul-franciscano, tenente-coronel etc.
Grafadas sem hífen
Compostos, que de alguma forma, perderam a noção de composição:
girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, sociocultural, socioeconomia, socioeconomista, socioeducativo, sociofobia, sociogeografia, sociogenético, sociograma, sociojurídico, sociologista, sulavento, sulfadiazina etc.
nota:
O que significa perder a noção de composição
Exemplo: há na palavra ano-luz a noção de dois termos: ano e luz. No entanto, em girassol essa noção de dois termos (verbogirar e da palavra sol) perdeu-se de alguma forma: o significado está mais próximo do objeto flor do que dos termos que a compõem.
[ Fonte: http://www.lpeu.com.br/q/t1l74 ]
-
ALTERNATIVA A > COR - DE - ROSA
NÃO se usa o hífen em compostos que APRESENTAM elementos de ligação.
Exemplos: pé DE moleque, pé DE vento, pai DE todos, dia A dia, fim DE semana, cor DE vinho, ponto E vírgula, camisa DE força, cara DE pau, olho DE sogra
Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional. Exemplos: maria vai com as outras, leva e traz, diz que diz que, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeças, faz de conta
* Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
ALTERNATIVA B > PINGUE - PONGUE
USA-SE o hífen em compostos que têm PALAVRAS IGUAIS ou QUASE IGUAIS, sem elementos de ligação. Exemplos:
reco-reco, blá-blá-blá, zum-zum, tico-tico, tique-taque, cri-cri, glu-glu, rom-rom, PINGUE-PONGUE, zigue-zague, esconde-esconde, pega-pega, corre-corre
ALTERNATIVA C > MATO - GROSSENSE
USA-SE o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos (nomes próprios de lugares), com ou sem elementos de ligação.
Exemplos:
Belo Horizonte: belo-horizontino
Porto Alegre: porto-alegrense
Mato Grosso do Sul: mato-grossense-do-sul
Rio Grande do Norte: rio-grandense-do-norte
África do Sul: sul-africano
ALTERNATIVA D > MANDA - CHUVA
USA-SE o hífen nas palavras compostas que NÃO apresentam elementos de ligação.
Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca
Exceções: Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.
Foco nas Exceções e Bons Estudos! ;)
-
Gab. D
Mandachuva perdeu a noção de composição. (perde o hífen)
-
Letra A deveria ser o gabarito até onde eu sei. Não se usa hifén em palavras compostas com elementos de ligação.
-
Gabrito: D
Mas cor-de-rosa é uma das exceções Liliane Siqueira.
-
nas aulas que assiti ensina que usa hífen sim no caso da letra A.
-
Em relação ao item a) --> essa diferença de escrita existe simplesmente porque "COR-DE-ROSA" é uma das EXCEÇÕES à nova regra. Pela Nova Ortografia, NÃO SE EMPREGA O HÍFEN em qualquer tipo de locução, conjunto de palavras com função e significados únicos; tenham elas, ou não, um elemento de ligação.
Exemplos: "cor de vinho", cor de açafrão, cor de café com leite, cão de guarda, fim de semana, fim de século, sala de jantar, a fim de que, ao passo que, por conseguinte, à espera de, à parte, à vontade.
Entretanto conservou-se o hífen em algumas locuções, por serem consideradas consagradas, as quais passaram a constituir exceções. É o caso de "cor-de-rosa". Outras exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
Fonte: VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – 5ª edição -Base XV
-
-
Palavras cuja noção de composição, se perdeu, pois tais palavras passaram a ter um sentido único (pontapé, paraquedas mandachuva, sobremesa, girassol, madrepérola)
-
A reposta de Brenda Fleury está completa.
-
ai a pessoa clica no comentário do professor e ele diz pra você resar o pai nosso e o ave-maria na hora da prova! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
muito fraco o comentário do professor....
-
Parabéns, professor! Excelente comentário. #SQN
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
ualisson castro. Realmente, nas palavras separadas por preosição nao são mais, contudo, existem algumas exceções, e cor-de-rosa é uma delas. Abraço.
-
Colegas, o comentário do prof. não foi ruim, haja vista, que se ele fosse explicar o conceito seria um video aula.
-
Mandachuva, girassol, pontapé... Palavras comuns, usuais. Por isso não utiliza-se o hífen.
USUALIDADE.
-
Palavras compostas que perderam a noção de composição devem ser grafadas sem hífen.
ex: mandachuva, malmequer,paraquedas,passatempo...
-
TREINO DURO, A LUTA É FÁCIL!
-
MANDACHUVA
-
kkkkk esse professor é engraçado
-
Que explicaçãozinha...Meu Deus!!
-
Com essa explicação, agora nunca mais esqueço mesmo kkkkkkk
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas gente, o professor arrasou na explicação.
-
Não sei nem pra que o professor perdeu tempo fazendo um vídeo se é apenas uma questão de decoreba.
-
tem que decorar isso msm
-
A letra “H” é uma letra sem personalidade, sem som. Em “Helena”, não tem som; em "Hollywood”, tem som de “R”. Portanto, não deve aparecer encostado em prefixos:
pré-história
anti-higiênico
sub-hepático
super-homem
Então, letras IGUAIS, SEPARA.
Letras DIFERENTES, JUNTA.
Anti-inflamatório neoliberalismo
Supra-auricular extraoficial
Arqui-inimigo semicírculo
sub-bibliotecário superintendente
Quanto ao "R" e o "S", se o prefixo terminar em vogal, a consoante deverá ser dobrada:
suprarrenal (supra+renal) ultrassonografia (ultra+sonografia)
minissaia antisséptico
contrarregra megassaia
Entretanto, se o prefixo terminar em consoante, não se unem de jeito nenhum.
Sub-reino
ab-rogar
sob-roda
Quando dois “R” ou “S” se encontrarem, permanece a regra geral: letras iguais, SEPARA.
SE DEPOIS DO
SUPER
HIPER
INTER
VIER "R" - COLOCA-SE O HÍFEN!
Hiper-requintado
super-realista
inter-resistente
inter-relaciobado
INTERGERACIONAL ou INTERTEMPORAL ou INTERGOVERNAMENTAL
CONTINUAMOS A USAR O HÍFEN
Depois dos prefixos “ex-, sota-, soto-, vice- e vizo-“:
Ex-diretor,
Ex-hospedeira,
Sota-piloto,
Soto-mestre,
Vice-presidente ,
Vizo-rei
Depois de “pós-, pré- e pró-“, quando TEM SOM FORTE E ACENTO.
pós-tônico, pré-escolar,
pré-natal, pró-labore
pró-africano, pró-europeu,
pós-graduação
Depois de "pan-", "circum-", quando juntos de vogais.
Pan-americano,
circum-escola
OBS. “Circunferência” – é junto, pois está diante da consoante “F”.
NOTA: Veja como fica estranha a pronúncia se não usarmos o hífen:
Exesposa, sotapiloto, panamericano, vicesuplente, circumescola.
Não se usa o hífen após os prefixos “CO-, RE-, PRE” (SEM ACENTO)
Coordenar reedição preestabelecer
Coordenação refazer preexistir
Coordenador reescrever prever
Coobrigar relembrar
Cooperação reutilização
Cooperativa reelaborar
-
NÃO se usa o hífen em compostos que APRESENTAM elementos de ligação
pé DE moleque,
pé DE vento,
pai DE todos,
dia A dia,
fim DE semana,
cor DE vinho,
ponto E vírgula,
camisa DE força,
cara DE pau,
olho DE sogra
MÃO DE OBRA
maria vai com as outras,
leva e traz,
diz que diz que,
deus me livre,
deus nos acuda,
cor de burro quando foge,
bicho de sete cabeças,
faz de conta
* Exceções das expresões consagradas:
água-de-colônia, arco-da-velha,
cor-de-rosa, mais-que-perfeito,
pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
USA-SE o hífen em compostos que têm PALAVRAS IGUAIS ou QUASE IGUAIS, sem elementos de ligação.
reco-reco, blá-blá-blá, zum-zum,
tico-tico, tique-taque, cri-cri,
glu-glu, rom-rom,
PINGUE-PONGUE, zigue-zague,
esconde-esconde,
pega-pega, corre-corre
USA-SE o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos
belo-horizontino
porto-alegrense
mato-grossense-do-sul
rio-grandense-do-norte
sul-africano
NORTE-AMERICANO
MAS AFRODESCENDENTE é junto!
USA-SE o hífen nas palavras compostas que NÃO apresentam elementos de ligação.
guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira,
mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém,
porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca
Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição
girassol, madressilva, mandachuva,
pontapé, paraquedas, paraquedista,
paraquedismo.
-
professor não explicou, apenas parafraseou o gabarito. Horrível!
-
Manda Chuva é um composto de base oracional, por essa regra não se usa hífen.
-
Tentei corrigir meu erro através do comentário do professor e foi só risada, consegui explicação pelos comentários, vcs são demais!! Obrigado rumo aprovação
-
Q707741– GABARITO D
a) cor-de-rosa Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas (e derivados).
b) pingue-pongue Usa-se hifem Nas palavras compostas em que os elementos da composição têm acentuação tônica própria e formam uma unidade significativa, sem elementos de ligação: arco-íris, segunda-feira, mesa-redonda, guarda-costas, beija-flor, bemte-vi, zum-zum-zum, reco-reco...
c) mato-grossense Usa-se o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos
d) manda-chuva Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé paraquedas (e derivados).
-
depois dessa explicação do professor não erro mais questões de hifen kkkk
-
Os colegas explicaram melhor que o professor!
-
Explicação horrível do professor
-
quando vc vai buscar a explicação técnica do professor e ele te manda rezar aí é porque a coisa ta complicada
-
Quando vi o vídeo,logo pensei: "espero não ser a única que achou isso tosco" KKKKK ai vejo os comentários e UFAA
-
Mas que explicacao Mara! KKKKKKKK
-
Pra quem tem uma certa dificuldade para pescar as palavras que perderam a noção de composição eu faço assim:
Ex: mandachuva , o cara manda a chuva? ou está num sentido figurado de "chefão" ?, é figurado, não há chuva vindo.
Paraquedas, não para a queda.
Girassol, não faz o sol girar.
Vejo que as palavras de composição elas , no meu limitado conhecimento, exercem o papel literal da palavra.
ex: guarda-roupa, conta-gota etc.
Não tenho fontes, é o que venho usando como maneiro de acertar questões, bem informal , aviso.
-
QUESTÃO TEM DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS: LETRA A, VISTO QUE NÃO SE USA HÍFEM DIANTE DE ELEMENTOS DE LIGAÇÃO E A LETRA D POR FAZER PARTE DE UMA EXCEÇÃO, ASSIM COMO GIRASSOL...
-
A LETRA A TAMBÉM PODEMOS CONSIDERAR COMO CORRETA.
Cor-de-rosa. Não tem hífen com "de" no meio e afins. Ex: mão de obra. MAS, NESSE CASO, É EXCEÇÃO À REGRA. ACREDITO QUE A BANCA USOU ESSE CRITÉRIO.
-
A letra A é uma locução consagrada pelo uso, é uma exceção, se usa o hífen.
-
Letra d.
Lembre-se de que “mandachuva” é uma exceção! Segundo o novo acordo, não há mais hífen.
Questão comentada pelo Prof. Elias Santana
-
GB D
PMGOOO
-
GB D
PMGOOO
-
* Exceções das expresões consagradas:
COM HIFEM
água-de-colônia, arco-da-velha,
cor-de-rosa, mais-que-perfeito,
pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
-
Assinale a locução que não deve ser grafada com hífen de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
F a) cor-de-rosa -> Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Ex.: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
F b) pingue-pongue -> Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Ex.: reco-reco, blá-blá-blá, zum-zum, tico-tico, tique-taque, cri-cri, glu-glu, rom-rom, pingue-pongue, zigue-zague, esconde-esconde, pega-pega, corre-corre.
F c) mato-grossense -> Usa-se o hífen nas palavras compostas derivadas de topônimos (nomes próprios de lugares), com ou sem elementos de ligação. Ex.: Belo Horizonte -> belo-horizontino, Porto Alegre -> porto-alegrense, Mato Grosso do Sul -> mato-grossense-do-sul, Rio Grande do Norte -> rio-grandense-do-norte, Africa do Sul -> sul-africano.
V d) manda-chuva -> Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Ex.: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca. Mas, como em tudo há exceções, fiquem bem atento a elas. Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.
FONTE: https://www.comoescreve.com/2013/02/hifen-quando-usar-e-nao-usar-parte-iii.html
-
Em via de regra, substantivo composto por justaposição no qual o 1° termo é um verbo, deveria ser separado por hífen, mas nesse caso entra na regra de palavra não hifenizada por ter perdido a noção de composição, como em paraquedas.
-
Seria melhor se os professores do qc comentassem em texto ao inves de vídeo.
-
Eu sabia essa... mas com laranjas
-
Comentários do professor curto e reto, ou sabe ou não sabe.
-
melhor professor! kkk
-
Professor errado não está!
-
Esse professor tem os melhores comentários ksakdka
-
eu errei essa questão, achei que era a mesma regra de Guarda-chuva
-
Pessoal falou tanto do comentário do professor que eu fiquei curiosa. Fala ai gente oque ele disse rs
-
Ele da aula no Alfacon.
-
Guarda-chuva certo
=/=
Mandachuva certo tb >.<
-
Vocábulos compostos com noção de unidade não possuem hífen. Obs.: "unidade" foi o termo que inventei para fixar essa regra.
-
Elementos compostos com noção de unidade não têm hífen; MANDACHUVA, PARAQUEDA. Gabarito letra D.
-
cor-de-rosa ( Em palavras que designam espécies animais e botânicas)
pingue-pongue (Em palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação
mato-grossense (Em palavras compostas devidas de Topônimos -origem de um nome geográfico)
manda-chuva ( Em palavras que perderam a noção da composição)
-
Comentário espetacular do professor kkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
nao entendi pq manda chuva nao tem hifen