-
Essa questão foi anulada???
-
Pena de tentativa
Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
Logo, consoante a questão, a pena foi cominada de 1 a 4 anos , sem considerar mais nada. Resta agora realizar cálculos:
1 ano = 12 meses, 1/3 de 12 = 4 meses;
4 anos= 48 meses, 2/3 de 48 = 32 meses (2 anos e 8 meses).
Letra E
-
Essa questão deve ser anulada. A questao fala em patamares minimos, logo um terço de 1 ano e de 4 anos são 4 meses e 1 ano e 4 meses, respectivamente.
-
Adesio, cometi o mesmo erro numa questão de raciocínio lógico: não ler exatamente o que a questão queria e deduzir a resposta. Veja bem, o enunciado fala em mínimo, mas todas as assertivas apresentam também um valor MÁXIMO de redução, ou seja, era para calcular a variação entre o mínimo (de redução) da pena mínima - 4 meses - e o máximo (de redução) da pena máxima - 2 anos e 8 meses - cominada para o delito, portanto a resposta é mesmo a alternativa E. Fui clara?
Firmeza aí, moçada!
-
A assertiva correta é a letra "E" mesmo. Todavia, que redação truncada essa contida no enunciado. Ao invés de se alongar a redação do texto em "[...] entre os patamares mínimos de [...]", poderia muito bem o enunciado terminar na parte "[...] terá pena fixada entre os [...]" - acompanhada dos belos "; [dois pontos]" rsrs. Enfim, problema posto demanda solução!
Pois bem. O art. 14, p. único, do CPB dispõe que a tentativa será punida com aquela prevista para o crime consumado, DIMINUÍDA de 1/3 até 2/3!
Logo, o "patamar mínimo" (menor pena imposta para o caso em apreço) será obtido com a aplicação do MAIOR redutor da pena (2/3) sob a menor pena prevista para o tipo penal (01 ano), realizando-se, então, a seguinte operação matemática:
1 ano (12 meses) MENOS 2/3 de 01 ano = 12 - (2/3 x 12) = 12 - 8 = 04 (quatro) meses
Por sua vez, o "patamar máximo" (maior pena a ser imposta na situação) será obtido com a aplicação do MENOR redutor da pena (1/3) sob a maior pena prevista para o tipo (04 anos). Eis a operação aritmética:
04 anos (48 meses) MENOS 1/3 de 04 anos = 48 - (1/3 x 48) = 48 - 16 = 32 (trinta e dois) meses = 02 anos e 08 meses
Então é isso povo! Fé em Deus sempre! Bons estudos!
-
È prova de D. Penal ou Matemática???? Banca doida!
-
Questão safada.
O tema não estava no edital, mesmo assim a VUNESP não anulou.
-
Sinceramente, ainda não entendi a questão?
-
A tentativa reduz a pena no mínimo em 1/3 e no máximo em 2/3. Logo, a menor pena possível para o crime em análise seria 1/3 de um ano (redução de 2/3), daí só restariam 2 alternativas possíveis a letra "a" e a letra "e". Aí vem a parte que exige atenção, pois o "caput" do enunciado não deixa claro o que a questão quer, mas em todas as alternativas após a quantidade do patamar mínimo da pena vem a expressão: "e máximo de...". Isso faria que o enunciado pudesse ser reescrito desta forma:
"Crime que tem reprimenda privativa de liberdade cominada de 1 (um) ano a 4 (quatro) anos, após ter reconhecida a modalidade tentada e sem considerar qualquer outra majorante ou minorante, terá pena fixada entre os patamares mínimo de _____ e máximo de _____"
Ou seja, o que a banca pede é apenas o mínimo e o máximo da pena aplicável pela tentativa do crime em comento. Essa é uma questão fácil, que se torna difícil pela redação. É o tipo de questão que exige mais atenção do que propriamente conhecimento do candidato.
-
No caso de tentativa a pena será diminuída de 1 a 2/3 da pena Art. 14, Parágrafo Único, CP.
...privativa de liberdade cominada de 1 (um) ano a 4 (quatro) anos
vejamos: a questão fala terá a pena fixada entre os patamares MÍNIMOS de: É só calcular 1/3 de 1 ano que dará 4 meses, pois o mínimo da diminuição da tentativa é 1/3.
Depois vem a "pegadinha" pois a questão na resposta trás : e no MÁXIMO de: ou seja, calcular com referencia no máximo, ou seja, 2/3 de 4 anos que dará 8 meses, pois o máximo da diminuição da tentativa é de 2/3.
-
É prova pra magistratura ou pra delegado???
-
Tem matemática eu chuto kkk
-
Errei essa questão na prova e errei agora de novo, kkkk. Matemática não é o meu forte.
-
As alternativas faz continuação ao enunciado.
Tendo como base que:
A pena privativa de liberdade é de (01 ano a 04 anos)
Que com reconhecimento da modalidade tentada será diminuída a pena de um a dois terços ( - 1/3 a 2/3 )
Temos:
01 ano -2/3 = 4 (quatro) meses no mínimo;
"continuando agora com as alternativas" e no máximo de:
04 anos -1/3 = 2 (dois) anos e 8 (oito) meses.
Para quem não é muito bom em matemática facilita muito transformar em meses, para facilitar as contas.
Abraço!
-
DELEGADO NÃO FIXA PENA!!!
-
GABARITO(E)
Considera-se a pena mínima de 1 ano e a redução máxima da tentativa que é 2/3= logo pena mínima de 4 meses;
Depois possibilidade da pena máxima de 4 anos(48meses) com redução mínima de 1/3(16meses) da tentativa =32 meses ou 2 anos e 8 meses; lembrando que a Tentativa é uma causa de diminuição de pana da parte geral do CP, calculada na 3 fase da dosimetria da pena;
obs. Faltou ao enunciado também excluir as circunstâncias judiciais e não só as legais.
-
uma das questoes mais inteligentes que ja vi, apesar de ser desarrazoada.
-
Oi Pessoal. Posso estar equivocado, mas essa questão está errada. Quando exigiu a fixação da pena em patamares mínimos, entende-se que será diminuído da maior fração, qual seja 2/3, conforme o parágrafo único do art. 14, do CP, porque o resultado será a menor pena em concreto fixada, veja: da pena mínima de 1 ano teremos apenas 4 meses; ao passo que da pena máxima de 4 anos, teremos 16 meses, isto é, 1 ano e 4 meses. Logo há uma incongruência, porque a resposta ''E" calcula a redução de 2/3 para a pena mínima abstrata, enquanto reduz 1/3 para pena máxima abstrata. Trata-se, posso estar enganado, de flagrante equívoco de mensuração.
-
Meu raciocínio foi igual o do Diego, para mim o gabarito é a letra A.
-
Diego, a resposta está correta, pq ele pede o patar MÍNIMO de... e no meio da alternativa o MÁXIMO de...a resposta é continuação da redação do enunciado.. Veja:
"terá pena fixada entre os patamares mínimo de ..e) 4 (quatro) meses e
máximo de 2 (dois) anos e 8 (oito meses).
-
Diego e Adriano. O problema de vocês não é jurídico, mas matemático.
Utilizando os padrões estabelecidos no art 14, parágrafo único, CP (1/3 a 2/3):
Para calcular a pena MÍNIMA, devo utilizar a fração máxima (2/3) => 4 meses
Para calcular a pena MÁXIMA, devo utiluzar a fração mínima (1/3) => 2 anos e 8 meses
GABARITO: Letra E
-
hahahahaha... 20 minutos pra resolver essa questão.....sabia que era pegadinha.
-
Nunca vi uma questão de Direito que envolvesse frações com mais de 50% de acerto. Você vai nas questões de sucessões da FCC e é a mesma coisa. A questão não tem nada de difícil, não é uma pegadinha, não é uma questão inteligente e não tem nenhuma ambiguidade no enunciado. Só exige conhecimentos matemáticos da 4ª série.
Se a questão diz que a pena vai ser aplicada "ENTRE o patamar mínimo de X e o máximo de Y" é evidente que você não pode aplicar a redução máxima nos dois casos.
-
23 comentários para uma questão dessa? Omg...
-
Ou o site não reproduziu fielmente a questão da prova ou a mesma deveria ser anulada.
No enunciado da questão no site, consta apenas o patamar MÍNIMO, nada falando sobre o patamar máximo. Ou seja, teria que aplicar a redução de 2/3 somente. E desta forma, a assertiva correta seria letra A e não letra E.
Caso eu não tenha me atentado para alguma situação, peço aos colegas que me ajudem.
Abs.
-
Caro Lucas Morais,
A questão tem o enunciado truncado, mas ela e o gabarito (E) estão corretos. A questão queria, além da matemática, que o candidato soubesse da Súmula 231 do STJ: "A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal"
Independentemente de sabermos as circunstâncias judiciais e as agravantes e atenuantes, num crime tentado com pena cominada 1 a 4 anos teremos que a menor pena possível à qual ele pode ser condenado é 4 meses e teremos que a maior pena possível à qual ele pode ser condenado é 2 anos e 8 meses.
1- se as circunstâncias judiciais forem as melhores possíveis e tiver todas atenuantes possíveis, mesmo assim a pena pós-2a fase de aplicação será 1 ano, a qual, sujeita à maior redução possível a título de tentativa (2/3: : supondo que o agente ficou muito longe de consumar o crime), dará 4 meses.
2-se as circunstâncias judiciais forem as piores possíveis e tiver todas agravantes possíveis, mesmo assim a pena pós-2a fase de aplicação será 4 anos, a qual,
sujeita à menor redução possível a título de tentativa (1/3: supondo que o agente ficou muito próximo de consumar o crime), dará 2 anos e 8
meses.
-
TENTADO DIMINUI DE 1/3 A 2/3
-
Caro "Bruno Santos"
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diego e Adriano. O problema de vocês não é jurídico, mas matemático.
Utilizando os padrões estabelecidos no art 14, parágrafo único, CP (1/3 a 2/3):
Para calcular a pena MÍNIMA, devo utilizar a fração máxima (2/3) => 4 meses
Para calcular a pena MÁXIMA, devo utiluzar a fração mínima (1/3) => 2 anos e 8 meses
GABARITO: Letra E
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caro Colega acredito que na hora de escrever houve um equivoco da sua parte, invertendo os valores
2/3 do mínimo 1 = 8 meses
1/3 do máximo 4 = 1 ano e 4 meses
Para calcular a pena MÍNIMA, devo utilizar a fração mínima (1/3), de 1 ano => 4 meses
Para calcular a pena MÁXIMA, devo utilizar a fração máxima (2/3), de 4 anos => 2 anos e 8 meses
Agradeço ,pois, a sua explicação que me ajudou a raciocinar.
-
A tentativa está prevista no artigo 14, inciso II, do Código Penal:
Art. 14 - Diz-se o crime: (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Crime consumado (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Tentativa (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Pena de tentativa (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.(Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Em um crime cuja reprimenda tenha a pena mínima de 1 ano e a pena máxima de 4 anos, a pena fixada em caso de tentativa estará entre os patamares mínimo de 4 (quatro) meses e máximo de 2 (dois) anos e 8 (oito) meses:
Patamar mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses
Patamar máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses
RESPOSTA: ALTERNATIVA E
-
A professora do QConcursos que comentou a questão fez a conta errada, vejam:
"Em um crime cuja reprimenda tenha a pena mínima de 1 ano e a pena máxima de 4 anos, a pena fixada em caso de tentativa estará entre os patamares mínimo de 4 (quatro) meses e máximo de 2 (dois) anos e 8 (oito) meses:
Patamar mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses
Patamar máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses
RESPOSTA: ALTERNATIVA E"
No Patamar máximo, 4 anos menos 2/3 daria 1 ano e 4 meses (16 meses) de pena máxima, e não 2 anos e 8 meses, conforme ela expôs.
O correto seria ter utilizado a fração de 1/3 no lugar de 2/3, porque aí sim daria 2 anos e 8 meses (32 meses, redução de 16 meses, equivalente a 1/3 de 48 meses, ou seja, de 4 anos).
-
JULIO FAGUNDES
A explicação do BRUNO SANTOS está correta, pois não é 1/3 ou 2/3 da pena e sim que a pena será DIMINUIDA em 1/3 ou 2/3 nos crimes tentados.
Quando se calcula o mínimo, sempre utilizamos o que máximo que pode diminuir, quando calculamos o máximo utilizamos o que o mínimo pode diminuir.
2/3 do mínimo 1 ano = 8 meses: 1 ano - 8 meses: 4 meses
1/3 do máximo 4 = 1 ano e 4 meses: 4 anos - 1 anos e 4 meses: 2 anos e 8 meses
-
Essa era mole de resolver é só lembrar que o código pena é uma mãe para os criminosos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Questão típica da Vunesp. Embora você saiba que as frações de redução são de 1/3 a 2/3, você precisa aplicar para a pena mínima 2/3 e para a máxima 1/3, senão você, concurseiro honesto, aplica 2/3 para ambos os valores e erra.
Vunesp é assim mesmo, infelizmente...mas, melhor errar no treino do que no jogo! Atenção redobrada a partir de agora...
-
Tentativa artigo 14 do CP= Fração mínima 1/3 e máxima 2/3.
Crime de furto do CP= Pena mínima 1 ano e pena máxima 4 anos.
Cálculo: Pega a fração mínima da tentativa ( 1/3) e diminui da pena máxima do furto (4 anos : 48 meses) = 2 anos e 8 meses.
Pega a fração máxima da tentativa (2/3) e diminui da pena mínima do furto (1 ano : 12 meses) = 4 meses.
-
Errei na conta.
-
Questão de Raciocínio Lógico kkkkk
-
isso é conta !!
-
Errei na prova, errei aqui e com fé em Deus vou errar até passar.
-
Como são complexas essas questões que caem contas, não são minhas preferidas....
-
1 ano = 12 meses >> 1/3 de 12 = 4 meses (12/3)
4 anos = 48 meses >> 2/3 de 48 = 32 meses (2*48/3) = 32 - 2 anos(24meses) = 8 mses >> 2 anos e 24 meses!
-
Para conhecer os patamares mínimo e máximo de um crime tentado, basta que se tire da pena mínima em abstrato o máximo da diminuição (pena mínima em abstrato - 2/3), já para a pena máxima em abstrato deve ser retirado o mínimo da diminuição (pena máxima em abstrato - 1/3), desse modo encontra-se os patamares mínimo e máximo com qualquer causa de diminuição.
Isso na prática quer dizer que na melhor das hipóteses a pena aplicada será de 4 meses (patamar mínimo); e na pior das hipóteses a pena será de 2 anos e 8 meses (patamar máximo).
OBS: Os cálculos deixo por conta de vocês.
-
Nesta questão deveríamos diminuir o máximo de (2/3). Tanto na pena mínima quanto na pena máxima para se chegar aos patamares mínimo possíveis da pena. Mas a banca errou. É o que acho. Porque 2/3 de 1 ano são 8 meses. Portanto , 4 meses seria a primeira possibilidade de patamar mínimo da pena; 2/3 de 4 anos são 2 anos e 8 meses. Então, teria que diminuir esses 2 anos e 8 meses dos 4 anos que ficaria 2 anos e 4 meses, sendo este o segundo patamar mínimo da pena.
Corrijam- me , se eu estiver errada.
-
Pena mínima, em tese, impõe redução máxima por sua menor reprovabilidade da conduta (-2/3 de 1 ano = 4 meses); pena máxima se reduz ao mínimo pelo maior transcurso do iter criminis, ou seja, maior proximidade da consumação. (-1/3 de 4 anos= 2 anos e 8 meses).
Portanto, a questão leva em conta aspectos gerais sobre a dosimetria.
Para facilitar as contas é sempre bom transformar anos em meses:
1 ano - 12 meses dividido por 3= 4 X 2= 8. 12 - 8 = 4 meses!
4 anos - 48 meses dividido por 3 = 16. 48 - 16= 32 orrespondente a 2 anos e 8 mese.
-
CUIDADO:
Companheiros, embora essa questão pareça uma simples aplicação lógica de cálculos matemáticos, é necessário ter muito cuidado, pois essa prova é direito penal, será levada em consideração os aspectos pertinentes aos conhecimentos jurídicos do assunto específico, qual seja DOSEMETRIA DA PENA e não a questão lógica de máquina. Vejamos:
Pena mínima, em tese, impõe redução máxima por sua menor reprovabilidade da conduta (-2/3 de 1 ano = 4 meses); penamáxima se reduz ao mínimo pelo maior transcurso do iter criminis, ou seja, maior proximidade da consumação. (-1/3 de 4 anos= 2 anos e 8 meses).
Portanto, a questão leva em conta aspectos gerais sobre a dosimetria.
Para facilitar as contas é sempre bom transformar anos em meses:
1 ano - 12 meses dividido por 3= 4 X 2= 8. 12 - 8 = 4 meses!
4 anos - 48 meses dividido por 3 = 16. 48 - 16= 32 orrespondente a 2 anos e 8 mese.
-
Caros amigos! Entendo que a questão aqui exigia, além do conhecimenho das frações mínima e máxima relativas à tentativa, interpretação e também cálculos. Vejam que no final da questão está assim: " terá pena fixada entre os patamares mínimo de ...". Já nas respostas vejam que começam com xx meses e, na segunda parte da resposta, era mencionado justamente o máximo da pena.
Assim, juntando o final da assertiva com a resposta, ficaria assim: "terá pena fixada entre os patamares mínimo de 04 (quatro) meses e máximo de 02 (dois) anos e 08 (oito) meses".
Penso ser a forma mais fácil de se entendet o que pedia a questão!!! Forte abraço a todos! Estamos no mesmo barco!!!
-
O calculo da tentativa em abstrato deve ser assim:
Para calcular a pena MÍNIMA em abstrato temos que aplicar a fração máxima na redução (2/3) => 4 meses
Para calcular a pena MÁXIMA em abstrato temos que aplicar a fração mínima no aumento (1/3) => 2 anos e 8 meses
-
Primeiro: Temos que identificar a maior e a menor fração.
No caso, respectivamente 1/3 ( menor) e 2/3 (maior).
Identificamos a menor pena= 1 ano ou 12 meses.
Aplicamos a maior fração(2\3) na menor pena = ( 12×2/3= 8)
Assim, subtraídos da menor pena o resultado da aplicação da fração = ( 12 - 8 = 4).
Ocorre que para encontrarmos a maior pena.
1 ) Identificamoa maior pena: 4 anos = 48 meses.
2) Aplicar a menor fração : 48×1/3=16.
3) 48 - 16 = 32
-
prova de matemática. rsrs
-
Ai pega aquele sapequinha que não estudou direito Matemática.
-
Questão horrível, induz o canditado ao erro de forma descarada. Quando ele fala patamares mínimos dá a entender que quer dizer o mínimo que ele pode pegar na pena em abstrato, então deveria usar a diminuição máxima nos dois casos, ou seja, 2/3 na pena mínima e máxima. Ou seja, mesmo que a pena base fosse o máximo, o patamar mínimo que ele pegaria seria com redução máxima.
Agora, se tivesse dito que: "cometendo crime tentado a pena em abstrato poderia girar em torno de:", aí sim seria correto usar esse mecanismo de reduzir a mínima no máximo, e a máxima no mínimo.
Mas vamos adiante, já entendi que Bancas de concursos utilizam-se dos piores subterfúgios para sacanear candidatos.
-
Desculpem, mas não entendi as explicações dessa questão. E entendi como o colega Abimael:
"Quando ele fala patamares mínimos dá a entender que quer dizer o mínimo que ele pode pegar na pena em abstrato... e usar a diminuição máxima nos dois casos, ou seja, 2/3 na pena mínima e máxima. Ou seja, mesmo que a pena base fosse o máximo, o patamar mínimo que ele pegaria seria com redução máxima".
Alguém poderia me explicar
-
Comentário do professor marca a letra certa mas sob o fundamento errado ... 4 anos - 1/3 pra dar letra E
-
Conforme disposto no artigo 14 do CP, se o juiz condenar a pena minima, que no caso seria 1 (um) ano, reduziria 1/3 = 4 meses.
Se condenar a pena máxima comininada, no caso 4 (quatro anos) aplicará a redução de 2/3 = 2 anos e 8 meses.
Alternativa (E)
-
A QEUTSAO CHAT QUER SABR QUAIS O LIMITES DA PENA DA TENTATIVA NO CASO , ENTAO VC DIMINUI O MAXIMO DA PENA MINIMA E O MINIMO DA PENA MAXIMA PRA VC ESTABELCER AS MARGENS. TRADUZINDO ATÉ ONDE A PENA DA TENTAIVA PODE CHEGAR NO CRIME EM QUESTAO
-
USE A FÓRMULA: "DA PENA MÁXIMA, ABATE A FRAÇÃO MÍNIMA, E DA PENA MÍNIMA, ABATE A FRAÇÃO MÁXIMA".
Tentativa: Reduz de 1/3 a 2/3.
Cálculo da Pena Mínima: da pena mínima abate a fração máxima. Para calcular a pena mínima vc pega a pena base mínima (1 ano), multiplica por 12 para transformar em meses. Agora abate 2/3 de 12 meses, que restará 4 meses (pena mínima abate a fração máxima). Esse é o resultado da pena mínima.
Cálculo da Pena Máxima: da pena máxima abate a fração mínima. Para calcular a pena máxima vc pega a pena base máxima (4 anos), multiplica por 12 para transformar em meses. Agora abate 1/3 de 48 meses, restando 32 meses ainda (pena máxima abate a fração mínima). 32 meses correspondem a 2,67 meses.
-
Flavio Moreira, você deve estar errando do mesmo jeito que errei, simplesmente dividindo 32 meses por 12, o que dá 2,6.
Pena mínima= 12 meses - 2/3= 4 meses
Pena máxima= 48 meses - 1/3= 32 meses
32 meses= 12 meses + 12 meses + 8 meses= 2 anos e 8 meses
Espero que tenha ajudado
-
porraa...Bianca..
q vacilo meu..kkkkkkk...
muito obrigado mesmo..
tenho q ter maissssssss atencaoooooo
kkkkkk
bjuammmm
valeu
-
Queridos colegas, errei a questão. Surpreso, a analisei por todos os ângulos, fazendo todo o tipo de contorcionismo interpretativo possível. Ato contínuo, examinei os comentários. A conclusão que eu obtive foi só uma: se essa infame questão estiver mesmo correta tudo o que eu aprendi de Português em toda a minha vida está errado.
-
A questão está bem clara! Ela pede a dosimetria mínima da pena que o réu pode sofrer e do outro lado, nas respostas, pede a máxima. Partindo do pressuposto que o cálculo da redução de Pena por crime tentado é no mínimo 2/3 e no máximo 1/3, se a pena prevista para o crime é de 1 a 4 anos, tranformando em meses fica de 12 a 48 meses, verifica-se que a PENA MÍNIMA que o réu pode sofrer é de 12 meses, aplicando-se a REDUÇÃO MÁXIMA, que é de 1/3,
>>>12 vezes 1, dividido por 3 igual a 4 (12x1/3 = 4); 4 meses! (MULTIPLICA PELO DE CIMA E DIVIDE PELO DE BAIXO)
NOTE: se você aplicar a outra redução de pena, 2/3, o resultado será 8 meses, não será a pena MÍNIMA aplicável!
Neste mesmo raciocínio está a PENA MÁXIMA que pode ser aplicada pelo juiz, sendo 48 meses (4 anos):
>>>48 vezes 2, dividido por 3 igual a 32 (12x2/3 = 32); (MULTIPLICA PELO DE CIMA E DIVIDE PELO DE BAIXO)
NOTE: se você aplicar a outra redução de pena, 1/3, o resultado será 16 meses, não será a pena MÁXIMA aplicável!
O que eu acho que está confundindo alguns colegas é que no ENUNCIADO pede "entre os PATAMARES mínimo de:" aí que está! Não há erro de Português! Mas concordo que foi mal elaborada! Ele pede o patamar mínimo no eunciado e o máximo na segunda parte da resposta! Caso ele falasse "os patamares MÍNIMOS" isso que iria fazer toda a diferença e a resposta seria letra "A", onde em ambas as respostas estão as reduções máximas aplicáveis a pena mínima e pena máxima.
-
A tentativa está prevista no artigo 14, inciso II, do Código Penal:
Art. 14 - Diz-se o crime: (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Crime consumado (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Tentativa (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Pena de tentativa (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.(Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Em um crime cuja reprimenda tenha a pena mínima de 1 ano e a pena máxima de 4 anos, a pena fixada em caso de tentativa estará entre os patamares mínimo de 4 (quatro) meses e máximo de 2 (dois) anos e 8 (oito) meses:
Patamar mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses
Patamar máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses
RESPOSTA: ALTERNATIVA E
-
Parlow Domingos e Caminha Jr.,
"Redução MÍNIMA" = 1/3.
"Redução MÁXIMA" = 2/3.
Porque 2/3 > 1/3.
Ora, a REDUÇÃO da pena é MAIOR se ela se der por 2/3!
SIMPLES!
O raciocínio de vcs está errado, e a redação da questão também.
-
Art. 14 II CP pune a tentativa com a pena do respectivo crime só que diminuída de 1/3 a 2/3. Ou seja, uma causa de diminuição variável.
Questão queria saber a pena mínima em abstrato do crime reduzida no mínimo da causa de diminuição (1/3 de 1 ano):
12 meses dividido para 3 = 4 meses
e pena máxima em abstrato reduzida no máximo possível (2/3 de 4 anos)
4x12 meses = 48 meses
48 meses dividido para 3 = 16
2x16 = 32 meses = 2 anos e 8 meses
R= pena mínima 4 meses
pena máxima 2 anos e 8 meses
-
Reduzir significa o quê? Art. 14, Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços. No cálculo da pena, vc pega a pena do crime consumado da pena prevista em abstrato e subtrai a da aplicação do fator de redução ( 1/3 a 2/3). Ex. 1 ano = 12 meses. 12 meses - 1/3 x 12 meses = 12 - 4 = 8 meses. Já 4 anos = 48 meses. 48 meses - 1/3 x 48 = 48 - 16 = 32 meses. ISSO SE A REDUÇÃO FOR A MÍNIMA, TEREMOS, OBVIAMENTE, UMA PENA A MAIOR A SER CUMPRIDA!
Enunciado da questão: terá pena fixada entre os patamares mínimo de: então, os patamares mínimos são aqueles em que a pena ser cumprida é a mínima possível. Portanto, aplica-se o fator de redução máximo do p.u do art. 14 do CP, qual seja, o valor de 2/3. ASSIM FICA: 1 ANO = 12 MESES. 2/3 X 12 MESES = 8 MESES DE REDUÇÃO. Logo, 12 - 8 = 4 meses o patamar mínimo e 2/3 x 4 anos = 2/3 x 48 meses = 32 meses de redução. Logo, 48 - 32 = 16 meses. Portanto, 16 meses = 1 ano e 4 meses. Os patamares mínimos seriam 4 meses e 1 ano e 4 meses. DATA VÊNIA BANCA VUNESP E COLEGAS! LETRA A. VOU PELA COERÊNCIA LÓGICA. Acertei a primeira vez que fiz essa questão! Errei na segunda vez! E entendo que o gabarito deveria ter sido a LETRA A.
-
kkkk matemática não é meu forte
-
Vamos lá, sem enrolação:
Colega, para que tu acertes essa questão precisas saber apenas de um conceito: TEORIA DA PIOR DAS HIPÓTESES PARA O RÉU.
Para essa teoria levamos sempre em conta a menor diminuição dentre as expostas e o maior aumento dentre os expostos.
Espero poder ter ajudado.
Bons estudos e mantenham o foco.
-
mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses
máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses
demorei pra fazer essa conta kkkk
-
galera no meu ponto de vista a opção correta seria a letra A, visto que se reduzir 2/3 de 48 sobra apenas 16 meses, ou seja um ano e 4 meses
-
MATEMATICA EM DIREITO EH SACANAGEM KKK
-
Direito Penal feat Matemática
-
Deveria ser lei, não cobrar tempo de pena em Concurso, uma vez que é assunto totalmente incerto.
-
GABARITO: E
Art. 14. Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
-
Questão para se resolver em duas etapas: como o examinador queria o patamar minimo de pena, o candidato teria que saber que no caso de tentativa, a diminuição máxima da pena é de 2/3. Feito isso, recomendável a conversão da pena em abstrato em meses. Assim: 2/3 de 12=8 e 12-8 = 4 meses; 2/3 de 48 meses= 32 meses= dois anos e 8 meses.
-
Redação horrível do enunciado. Credo!
-
Saber a gente sabe que aplica o patamar máximo de 2/3....mas fazer a conta...num consigu kkkkkkkkkkkk
-
1 a 4 anos -------- consumado !!
1/3 a 2/3 na forma tentada. OBS: reduzir sobre a forma consumada
Art. 14. Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
calcular!!!!
1/3 de 12 meses ( 1 ano ) = 12 : 3 = 4 meses - mínimo
2/3 de 48 meses ( 4 anos) = 2 anos 24 : 3 = 8 meses - máximo
RESPOSTA: 4 MESES - (MÍNIMO) E MÁXIMO DE 2 ANOS E 8 MESES.
-
Questão mal redigida. visto que o enunciado deveria informar se o sujeito que praticou o crime tentado chegou perto ou não de consumar o delito pra saber de fato qual fração usar, se 1/3 ou 2/3.
-
Questão de estatística.
-
2/3 (redução máx.) de 12 meses (tempo mínimo) = 8 meses p/ reduzir, portando restam 4 meses (12 - 8) de pena mínima.
1/3 (redução mín.) de 48 meses (tempo máximo) = 16 meses p/ reduzir, portando restam 32 meses (48 - 16) de pena máxima. [32 meses = 2 anos + 8 meses]
P.S.: errei tb, fiz tudo na calculadora pq não tenho paciência. kkk
-
Questãozinha bacana de Raciocínio Lógico.
-
A resposta do colega Mário Avancini, por exemplo, dentre outras, estaria perfeita se o examinador tivesse perguntado o intervalo possível entre o mínimo e o máximo possível. Porém ele perguntou o seguinte (aqui não importa a intenção do examinador, importa o que foi para o papel): "... terá pena fixada entre os patamares mínimo de)"
ou seja, não há que calcular o máxima, mas os patamares MINIMOS,
1 - se houver condenação de 1 ano, o MINIMO QUE SERÁ CUMPRIDO DE 1 ANO É 4 MESES; (APLICA-SE A REDUÇÃO DE 2/3)
2 - se houver uma condenação de 4 anos, o MINIMO DE 4 ANOS que será cumprido será 1 ANO E 4 MESES (TAMBÉM APLICA-SE A REDUÇÃO DE 2/3) veja que o examinador pediu OS PATAMARES MÍNIMOS, não sei para que servem tais parâmetros na cabeça do examinador, ou se ele é analfabeto, mas foi isso que ele perguntou. O problema é que todos, por não verem utilidade ou praticidade estão calculando como se ele tivesse perguntado pelo intervalo possível de aplicação da pena que aí sim seria o mínimo de 4 meses ao máximo de 2 anos e 8 meses.
Sei que sou voto vencido, mas deixo o registro apenas para abrir o debate!
-
mais uma de raciocínio lógico.
-
A tentativa está prevista no artigo 14, inciso II, do Código Penal:
Art. 14 - Diz-se o crime:
Crime consumado
I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal;
Tentativa
II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Pena de tentativa
Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
Em um crime cuja reprimenda tenha a pena mínima de 1 ano e a pena máxima de 4 anos, a pena fixada em caso de tentativa estará entre os patamares mínimo de 4 (quatro) meses e máximo de 2 (dois) anos e 8 (oito) meses:
Patamar mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses
Patamar máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses
RESPOSTA: ALTERNATIVA E
-
Boa sorte para os futuros DELEGADOS!
-
Eu estava 100% de acordo com o comentário do ROBSON R. Pois havia entendido que a banca tinha perguntado apenas o patamar mínimo tanto da pena mínima quando da pena máxima, só depois de errar o exercício que fui observar que o patamar máximo está sendo citado na própria alternativa, que por eu ler correndo, acabei não prestando atenção.
Infelizmente, mesmo sabendo do intervalo de redução do crime tentado e não vendo motivo p/ a banca perguntar o patamar mínimo da pena máxima, na pressa fui levado a escolher a letra E, caindo na pegadinha da banca. E pelo jeito eu não fui o único, pois teve mais muita gente que foi de letra A ao invés da letra E (gabarito).
-
Quando o examinador está com preguiça de fazer uma questão de caráter põe uma pérola dessas que não mede quem conhecimento e sim sorte.
-
O comentário do adenilson está equivocado em um item. Na verdade é 4 anos - 1/3 o patamar máximo. De resto está perfeito!
-
Envolveu conta, chuto o balde kkkkkkkkkkkk
-
GALERA
CRIME TENTADO= 1/3 a 2/3
GABARITO= E
AVANTE GUERREIROS.
-
Sabemos que delegado não aplica pena mas é necessário que ele faça o cálculo de pena máxima no caso de crime TENTADO para saber se há possibilidade de arbitramento de fiança.
Então vejamos:
PROCEDIMENTO NO CASO DE INFRAÇÃO PENAL TENTADA COM PENA MÁXIMA SUPERIOR A QUATRO ANOS
1º PASSO) Transformar a pena máxima cominada à infração em meses;
2º PASSO) Aplicar sempre o percentual de um terço à pena máxima cominada para a infração (já transformada em meses) para encontrar o quantum de redução da pena decorrente da tentativa;
3º PASSO) Transformar o quantum de redução da pena decorrente da tentativa em anos;
4º PASSO) Subtrair do valor da pena máxima o valor do quantum de redução da pena decorrente da tentativa para encontrar o valor da pena máxima final (ambos em anos);
5º PASSO) Se o valor da pena máxima final obtido for igual ou inferior a quatro anos, a infração se torna afiançável pelo delegado de polícia.
EXEMPLO: TENTATIVA DE INFANTICÍDIO
Infanticídio
Art. 123 - Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após:
Pena - detenção, de dois a seis anos.
1º PASSO) Transformar a pena máxima cominada à infração em meses: seis anos são setenta e dois meses.
2º PASSO) Aplicar sempre o percentual de um terço à pena máxima cominada para a infração (já transformada em meses) para encontrar o quantum de redução da pena decorrente da tentativa: um terço de setenta e dois meses é igual a vinte e quatro meses.
3º PASSO) Transformar o quantum de redução da pena decorrente da tentativa em anos: vinte e quatro meses são dois anos.
4º PASSO) Subtrair do valor da pena máxima do valor o quantum de redução da pena decorrente da tentativa para encontrar o valor da pena máxima final (AMBOS EM ANOS): seis anos menos dois anos é igual a quatro anos.
5º PASSO) Se o valor da pena máxima final obtido for igual ou inferior a quatro anos, a infração se torna afiançável pelo delegado de polícia: o resultado é igual a quatro anos, logo a infração é afiançável pelo delegado de polícia.
Fonte: https://jus.com.br/
-
Questão de raciocínio lógico no bolo das questões de penal, kkkkkkk. Bacana!
-
CP, Art.14, parágrafo único '' Salvo nas disposições em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços''.
Com relação à tentativa, o Código Penal adota, como regra, a teoria objetiva e aplica ao agente a pena correspondente ao crime consumado, reduzida de um a dois terços, conforme maior ou menor tenha sido a proximidade do resultado almejado. Portanto, quanto mais próximo da consumação, menor será a diminuição. .
Assim, crime que tem reprimenda privativa de liberdade cominada de 1 (um) ano a 4 (quatro) anos.
1(um) ano_______________________ 4(quatro anos)__ CONSUMAÇÃO
1 ano são: 12 meses - 2/3= 4 meses
4 anos são : 48 meses -1/3 = 32 meses = 2 (anos) e 8 (meses)
-
EU SOU DE HUMANASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
-
Como saber quando aplicar 1/3 ou 2/3 alguém consegue explicar?
-
Henrique Oliveira Bessa, a aplicação das frações será de acordo com o nível de proximidade para a consumação do crime. Nesse sentido:
(STJ - AgRg no REsp: 1789359 SP 2018/0345471-3, julgado em 14/05/2019): “AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. HOMICÍDIO. DOSIMETRIA. PENA-BASE. GRAVIDADE DAS LESÕES. TENTATIVA. ITER CRIMINIS PERCORRIDO. BIS IN IDEM. INOCORRÊNCIA. RECURSO DESPROVIDO. 1. A fixação da pena insere-se dentro de um juízo de discricionariedade do julgador, atrelada às particularidades fáticas do caso concreto e subjetivas do agente, somente passível de revisão por esta Corte no caso de inobservância dos parâmetros legais ou de flagrante desproporcionalidade. 2. No caso, a pena-base foi majorada em 1/3 (2 anos), pois a vítima sofreu lesão corporal de natureza grave - incapacidade para as funções habituais, perigo de vida causado pelas lesões internas e debilidade permanente -, não havendo que se falar em violação do art. 59 do Código Penal. 3. A redução da pena pela tentativa deve observar o estágio do iter criminis já percorrido pelo agente. Quanto mais perto da consumação, menor vai ser a fração redutora, pois maior reprovabilidade merece sua conduta. 4. Não há que se falar em bis in idem, em face da valoração negativa das consequências do delito, com o real grau de violação que o bem efetivamente sofreu, e o quantum escolhido devido a causa de diminuição relativa à modalidade tentada, aqui considerado o iter criminis percorrido. 5. Agravo regimental a que se nega provimento.(STJ - AgRg no REsp: 1789359 SP 2018/0345471-3, Relator: Ministro REYNALDO SOARES DA FONSECA, Data de Julgamento: 14/05/2019, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 23/05/2019).”
-
Eu sou de Humanas. Se eu fosse de exatas estaria fazendo concurso pra engenheiro, não pra delegado!
-
Questão mal redigida + péssima explicação = perda de tempo!
-
ERRO 404.
-
Pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
Pena do crime correspondente: de 1 (um) a 4 (quatro) anos
dosimetria da pena: de 4 (quatro) meses (1/3 de 1 ano) - pena mínima
a 2 (dois) anos e 8 (oito) meses (2/3 de 4 anos) - pena máxima
-
LEIA COM CALMA E ATENÇÃO
Neste caso, é preciso alcançar o patamar mais longe da pena mínima e o patamar mais longe da pena máxima também.
Assim, reduz o máximo possível da pena mínima, que é 2/3, e o mínimo possível da pena máxima, que é 1/3.
Patamar mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses
Patamar máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses
-
Me corrijam se eu estiver equivocado, mas os cálculos dos professores e o de muita gente aqui nos comentários me parecem errados, vejamos:
-> TOMANDO POR BASE O CÁLCULO DO PROFESSOR (comentário da questão) E CONSEQUENTEMENTE DA GRANDE MAIORIA DAQUI DOS COMENTÁRIOS:
Patamar mínimo = 1 ano - 2/3 = 4 meses ERRADO!!!! 1 ano = 12 meses x 2/3 (=0,6666) = 8 meses!!!!!! e não 4 meses como considerada na assertiva correta.
Patamar máximo = 4 anos - 2/3 = 2 anos e 8 meses CORRETO!!!! 4 anos = 48 meses x 2/3 (=0,6666) = 32 meses ou 2 anos e 8 meses
Logo, de acordo com o cálculo do professor a resposta seria 8 meses e máximo de 2 anos e 8 meses, resultado que não corresponde a nenhuma das alternativas da questão.
Para se chegar aos resultado da alternativa "E" o cálculo deveria ser realizado da seguinte forma:
Patamar mínimo = 1 ano = 12 meses x 1/3 = 4 meses
Patamar máximo = 4 anos = 48 meses x 2/3 = 2 anos e 8 meses
ou seja, multiplicando a pena mínima (1 ano) pelo percentual de 1/3 e a pena máxima (4 anos) pelo percentual de 2/3, o que para mim e para a redação da questão não faz muito sentido. No entanto, se for esse o real entendimento que se extrai da questão, espero que o "professor" remova o atual comentário, e comente novamente (de forma convincente) a fim de explicar melhor a questão.
Marquei a alternativa "A", pois no meu entender e tomando por base a redação da questão, deveria multiplicar tanto a pena mínima (1 ano) como a pena máxima (4 anos) pelo percentual mínimo de 1/3, que por sinal, é exatamente o resultado da alternativa "A".
OBS: SE OS MEUS CÁLCULOS E O MEU MODO DE PENSAR ESTIVEREM DE FATO CERTOS, GOSTARIA DE UMA POSIÇÃO EFETIVA POR PARTE DO QCONCURSOS QUANTO AO COMENTÁRIO DA QUESTÃO REALIZADO PELO PROFESSOR, POIS TAL COMENTÁRIO ME PARECE UM TANTO IRRESPONSÁVEL, TENDO EM VISTA QUE ASSIM COMO EU, MUITOS AQUI NÃO ESTÃO PARA BRINCADEIRA E QUEREM BUSCAR NOS ESTUDOS UMA MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA, E COMENTÁRIOS ERRADOS (PRINCIPALMENTE ADVINDOS DE UM "PROFESSOR"), PODEM INDUZIR O ALUNO A ERRO, ERRO ESTE QUE COMETIDO NUMA PROVA PODE CUSTAR UM ANO INTEIRO DE PREPARO E MUITO ESFORÇO. RESSALTO AINDA QUE PAGUEI CARO PELA ASSINATURA VITALÍCIA E ESPERO QUESTÕES E COMENTÁRIOS DE QUALIDADE DOS PROFESSORES.
-
Galera, por mais mal redigida que estão a questão ela nos cobra duas coisas:
1) Qual é o máximo (- 2/3) e o mínimo (-1/3) de diminuição da tentativa
2) O cálculo (o que é meio absurdo), mas ok.
Vamos ver se consigo ajudar:
a) 1 ano/12 meses = Pena mínima.
Pena mínima - maior redução da tentativa = 12 meses - 2/3 (8 meses)
12 meses - 8 meses = 4 meses
MENOR PENA MÍNIMA POSSÍVEL = 4 MESES
b) 4 anos/48 meses = pena máxima
Pena máxima - MENOR redução da tentativa = 48 meses - 1/3 (16 meses)
48 meses - 16 meses = 32 meses
MAIOR PENA POSSÍVEL = 32 meses = 2 anos e 8 meses
BASES:
Art. 10, CP: O artigo 10 do Código Penal prescreve a contagem de prazo no Direito Penal: “O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum”
Artigo sobre contagem:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/contagem-de-prazo-no-direito-penal/15959
-
E eu que fiz Direito pra fugir de matemática kkkk
-
"Faz direito, você não vai precisar fazer cálculo ".
É cilada, bino!!!
-
1 ANO A 4 ANOS - CRIME CONSUMADO
PENA MÍNIMA e PENA MÁXIMA - CRIME TENTADO
MÍNIMA:
1 ano (12 meses) - 2/3 (máxima redução possível para se chegar à menor pena possível)
12 dividido por 3 = 4 --> 2/3 de 12 =8 ---> 12-8= 4 meses
MÁXIMA:
4 anos (48 meses) - 1/3 (mínima redução possível para se chegar a máxima pena possível)
48 dividido por 3 = 16 --> 1/3 de 48 =16 ---> 48-16= 32 meses = 2 anos e 8 meses
-
QUEM ERROU ESSA, JÁ PODE IR DIRETO PARA NOMEAÇÃO.
-
Aquela questão que você erra e segue em frente! kkkkk
-
Art. 14 - Diz-se o crime:
Crime consumado
I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal;
Tentativa
II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.
Pena de tentativa
Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
É necessário o conhecimento do art. 14, paragrafo único e uma conta bem simples de fração para a resolução desta questão.
-
O cálculo meu pai kkkkkkkkk
-
É preciso ficar atento ao enunciado que inicialmente pede o patamar mínimo, entretanto, na própria alternativa, ele traz o patamar máximo.
Outro apontamento relevante é: quanto mais perto do máximo da pena (mais perto da consumação), menor será a fração de diminuição, insto é, 1/3. Por outro lado, quanto mais perto do mínimo da pena (mais longe da consumação), maior será a fração de diminuição, isto é, 2/3.
Feito tal esclarecimento, sigo a resolução da questão:
Pena mínima: 1 ano (12 meses) >> 2/3 de 12 = 8. Logo, 12 - 8 = 4 meses.
Pena máxima: 4 anos (48 meses) >> 1/3 de 48 = 16. Logo, 48 - 16 = 32 meses (2 anos e 8 meses).
Deste modo, dou a assertiva E como a correta.
-
tentativa: pena do crime consumado, diminuída de 1/3 a 2/3.
pena mínima = 1 ano, e 1/3 (aproximadamente 33%) = 4 meses
pena máxima = 4 anos, 2/3 (aproximadamente 66%) = 2 anos e 8 meses
Como diria vovó: Melzinho na chupeta. Vamos ver no dia da prova. Hehe
-
que calculo é esse
-
Errei no cálculo kkkkk
-
O cálculo mais simples é o seguinte:
1) Transforme 1 ano e 4 anos (pena mínima e máxima) em meses (12 meses e 48 meses);
2) Saiba que embaixo de todo número existe o 1, ou seja, transforme em uma fração de 12/1 e 48/1;
3) Faça o cálculo 12/1 * 2/3 = 24/3 (divide um pelo outro) = 8 meses (12 - 8 = 4 meses)
4) Por fim, faça 48/1 * 1/3 = 48/3 (divide um pelo outro) = 12 meses (48 - 16= 32 meses) que equivale a 2 anos e 8 meses).
Espero que tenha simplificado.
Transforme em meses, depois em fração, multiplique, divida o resultado e transforme a unidade de tempo .
-
Configurada a tentativa (causa de diminuição de 1/3 a 2/3), posso simular qual será a pena aplicada:
Para saber a pena mínima tenho que pegar a pena mínima do crime e diminuir o máximo possível = 1 ano menos 2/3 = 4 meses
Para saber a pena máxima tenho que pegar a pena máxima do crime e diminuir o mínimo possível = 4 anos menos 1/3 = 2a e 8m
-
1 ano = 12 meses. 12 X 1/3 = 12/3 = 4 meses
4 anos = 48 meses 48 x 2/3 = 96/3 = 32meses = 2anos e 8 meses
-
fiz direito pra não fazer cálculos
-
kkkkkkkkkkkkkkkkk matemática né
-
Essa questão deveria cair para o concurso de Juiz e não de Delta,
-
A pena mínima será retirar o máximo possível da mínima, isto é, retirar 2/3 da mínima de 1 ano (12 meses), o que resulta em 4 meses.
A pena máxima será retirar o mínimo possível da máxima, isto é, retirar 1/3 da máxima de 4 anos (48 meses), o que resulta em 36 meses (2 anos e 8 meses).
-
NÃO SEI MATEMÁTICA, POR ISSO FIZ DIREITO.
-
povo reclamando de matemática, é uma simples conta de divisão né divide por 3 e pega uma parte para o mínimo e depois divide por 3 e pega duas partes para o máximo, não sabe fazer essa conta não merece nem passar no concurso
-
Não está faltando um pedaço no final do comando não? Não deveria estar "entre os patamares mínimo e máximo de:"?
-
A QUESTÃO DA MATEMÁTICA TUDO BEM, MAS NAO ENTENDI PORQUE DA PENA MINIMA TINHA QUE DIMINUIR 1/3 E DA PENA MAXIMA 2/3 SE A QUESTÃO PEDIU OS PATAMARES "MINIMOS" AO MEU VER SERIA USANDO A FRAÇÃO DE 2/3 QUAL SERIA A PENA MINIMA E MAXIMA. A PERGUNTA DEVERIA PERGUNTAR QUAL A MENOR E A MAIOR PENA MAXIMA QUE O AGENTE PODERIA TER NO CASO DA TENTATIVA, DAI SIM LEVARIA O CANDIDATO E PENSAR EM USAR 1/3 PARA A PENA MINIMA E 2/3 PARA A PENA MAXIMA
-
to nem sabendo fazer calculo de frações kakaka
-
Até agora me perguntando como eu consegui, estou indo bem em Direito? Não sei
mas matemática tô no jeito kkkk
-
errei, mas errei rápido
-
Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.
a conta fica com vocês.
-
terá pena fixada entre os patamares mínimo de:
1 ano = 12 meses - 2/3 (redução de 66% da pena, que equivale a 7,92 meses...arredonda pra 8 meses rsrsrs)
ou seja 12 - 8 = 4 meses - por se tratar do valor mínimo.
pegadinha ...E MÁXIMA DE:
4 anos = 48 meses - 1/3 (redução de SOMENTE 33% que equivale a 15,88 meses...arredonda pra 16 meses)
ou seja 48 - 16 = 32 meses, que equivale a 2 anos e 8 meses
-
ao meu ver o item esta errado. a reduçao de 2/3 deve ser aplicado para os patamares, minimo e maximo. porem foi aplicado redução de 2/3 para a pena minima(1 ano=4 meses) e a redução de 1/3 para a pena maxima (4 anos= 2 anos e 8 meses). logo o item A esta correto pois aplica a redução de 2/3 para os dois, correspondendo assim de 4 meses a 1 ano e 4 meses.
-
Não sei fazer conta, mas o importante é q eu sabia da diminuição de 1/3 a 2/3 na tentativa.
-
GABRITO LETRA E;
A questão pede o CÁLCULO DA PENA - (assunto recai sobre a "Teoria Geral da Pena")
PPL: 1 (um) ano a 4 (quatro) anos na modalidade TENTADA (art. 14, II, CP ↓ 1/3 a 2/3)
• Fixação 1 ano de PPL o juiz ao utilizar as frações da tentativa diminuirá ao máximo, ou seja, 2/3
1 ano: 12 meses X 2/3 = (12 X 2 = 24); 24 : 3 = 8; 12 - 8 = 6 meses;
• Fixação 4 ano de PPL o juiz ao utilizar as frações da tentativa diminuirá ao mínimo, ou seja, 1/3
4 anos: 48 meses X 1/3 = (48 : 3 = 16 meses); 48 - 16 mese = 32 meses;
Resultado: 32 meses tem (12m + 12m = 2 anos); (32 - 24 = 8 meses) = 2 anos e 8 meses
-
Que palhaçada é esse Senhora Vunesp?
-
Demorei uns 15 minutos pra resolver essa questão, mas acertei kkkkk
Tava fazendo a conta com os números 1 e 4 sem converter pra meses kkkkkkkkkkk, depois me liguei que tinha que fazer a conversão.