- ID
- 731521
- Banca
- TRT 15R
- Órgão
- TRT - 15ª Região (SP)
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Direito do Trabalho
- Assuntos
Com fundamento na jurisprudência consolidada ao C. TST, aponte a alternaitiva correta a respeito de compensação de jornada.
Com fundamento na jurisprudência consolidada ao C. TST, aponte a alternaitiva correta a respeito de compensação de jornada.
O art.59 da CLT estabelece que a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplemetares, em  número não excedente de 2(duas), mediante acordo escrito entre empregador e empragado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. Sobre horas extraordinárias é correto afirmar que:
A  respeito da equiparação salarial, levando-se em conta as disposições da CLT, assim como o entendimento jurisprudencial sedimentado do C. TST, é incorreto afirmar que:
Assinale a alternativa correta, a respeito da aposentadoria espontânea,
Assinale a alternativa correta
Assinale a alternativa incorreta;
Assinale a alternativa incorreta. 
 
Considerando-se as disposições legais bem como a jurisprudência dorninante no E. TST, especialmente Súmula 380 e, tendo em vista que determinada pessoa física foi admitida como empregado  da empresa "X" em 16.10.2004, contrato este rescindido sem justa causa em 31.12.2011, analise as assertivas a seguir:
I. Na hipótese de rescisão a pedido, com dispensa de cumprimento do aviso prévio, as rescisórias deveriam ser pagas até 10.02.2012.
II. No caso de injusta dispensa, a homologação da rescisão deveria.ocorrer, no máximo, até 10.02.2012.
III. Na hipótése de dispensa sem justa causa, com cumprimento do aviso prévio, as rescisórias deveríam ser pagas até 10.02.2012.
IV. Em qualquer hipótese de motivação rescisória, o mero pagamento das a verbas devidas na ruptura, dez dias após o último dia trabalhado, sempre elide a possibilidade de incidência da multa do art. 477, § 8° , da CLT.
V. No caso de injusta dispensa, independente da data da homologação, as verbas rescisórias deveriam ser pagas até o dia 11.02.2012.
Agora, responda:
Analise as proposições abaixo. Considere, também, a liberdade das negociações coletivas, a teoria do conglobamento e o, princípio da proteção ao trabalhador. Após, responda:
I. Considere a, hipótese de uma empregadora, pessoa jurídica, inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT, instituído pela Lei n° 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto n° 5, de 14 de janeiro de 1991 : Esta empregadora pode, por força de norma coletiva, efetuar o pagamento do beneficio em pecúnia juntamente com o salário, ou na forma de adiantamento, de acordo com as normas do PAT.
II. O valor pago em dinheiro ao empregado, a título do benefício decorrente do PAT, tem caráter remuneratório para fins de integração à remuneração para todos os efeitos, inclusive base de cálculo da gratificação natalina e do FGTS.
III. A ajuda-alimentação prevista em norma coletiva em decorrência de prestação de horas extras tem natuteza indenizatória e, por isso, não integra o salário do empregado bancário.
IV. O vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
V. Independente do conteúdo da norma coletiva, o benefício poderá ter caráter meramente indenizatório, ainda que pago em pecúnia, caso a empregadora seja integrante do PAT.
Considerando o conceito de remuneração, analise as assertivas abaixo. Após, responda:
I. O entendimento jurisprudêncial dominante relativo às gorjetas é de que possuem caráter remuneratório, integrando a remuneração do trabalhador que as receba, integração esta que se dá para todos os efeitos, inclusive repercussão em todas as verbas também de cunho remunerafório devidas no pacto.
II. As stock options são consideradas remuneração, tendo em vista que sua concessão representa uma forma de o empregador dividir com o empregado o risco do negócio, estando, assim contrariado o disposto no art. 2° , da CLT.
III. As  gueltas não integram a basse de cálculo dos repousos semanais remunerados.
IV. A Jurisprudência do E. TST tem atribuido natureza jurídica indenizatória à parcela paga ao atleta decorrente do denominado direito de arena.
Assinale a alternativa incorreta
  
Relativamente às Comissões de Conciliação Prévia, analise as assertivas abaixo e, após, responda.
I. As Comissões de Conciliação Prévia não poderão ser constituídas por grupos de empresas ou ter caráter intersindical.
II. Aquelas comissões porventura instituídas no âmbito do sindicato terão sua constituição e norrnas de funcionamento definidas no seu estatuto social. O termo de conciliação é título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas.
III. Comissão instituída no âmbito da empresa será composta pelos números de dois a dez membros, respectivamente mínimo e máximo. Haverá tantos suplentes quantos forem os titulares.
IV. As empresas e os sindicatos podem constituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representantes dos empregados e dos empregadores, com a atribuição de tentar conciliar os conflitos iridividuais e coletivos do trabalho.
V. A duração do mandato dos membros das comissões de conciliação prévia é inferior à dos membros da CIPA.
Relativamente à figura da mãe social, figura institùida pela Lei 7.644/87, pode-se afirmar que:
I. Ela é empregada, porquanto presentes todos os requisitos exigidos no art.3°, da CLT, para a caracterização do empregado.
II. Serão sempre empregadas públicas, considerando a finalidade das instituições que as podem admitir.
III. Embora não sejam empregadas, têm direito ao recolhimento previdenciário e à contagem de seu tempo de prestação dos serviços para efeito de aposentadoria.
IV. Devem ter idade mínima de 25 anos para administrar uma casa lar.
V. Entende-se como casa lar a unidade residencial sob responsabilidade de mãe social, que abrigue até 10 (dez) menores.
As normas  reguladoras nacionais  tratam das diversas modalidades de  trasportes e, especialmente  em  relação aos  portos a lei 8.630/93  regula a  matéria. Em  relação  a  esta lei, analise as assertivas abaixo e, após, responda.
I.  Operação  Portuária  envolve  exclusivamente  a  movimentação  ou armazenagem  de mercadorias, destinados  ou  provenientes  de  transporte aquaviário, realizada no porto organizado por operadores portuários. 
II.  Operador  portuário:  a  pessoa  física  pré-qualificada  para  a  execução  de operação portuária na área  do porto organizado. 
III.  A contratação  de  trabalhadores portuários de  estiva, conferência de  carga, conserto  de  carga e vigilância de embarcações com vínculo empregatício a prazo  indeterminado  será   feita, exclusivamente, dentre  os  trabalhadores portuários avulsos registrados. 
IV. O  trabalho portuário de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, bloco  e  vigilânaia  de  embarcações, nos  portos  organizados, será realizado  por  trabalhadores portuários  com  vinculo  empregatício  a  prazo indeterminado e por  trabalhadores portuário  avulsos. 
V.  A contratação  de  trabalhadores  portuários  de estiva, conferência  de  carga, conserto de  carga e  vigilância de  embarcações  com vínculo empregatício a prazo  indeterminado  será  efetuada  segundo  livre  escolha  dos  operadores portuários.
  
Relativamente à  remuneração  analise as  afirmações e, após, responda:
I. O trabalhador readaptado em nova função, por motivo de deficiência fisica ou mental atestada pelo órgão  competente da Previdência Social, poderá servir, de paradigma para fíns de equiparação salarial. 
II. Na falta de estipulação do  salário ou não havendo prova sobre a  importância ajustada, o  empregado  terá direito a perceber salário  igual  ao  daquele  que, na mesma empresa, fizer serviço  equivalente, ou  do  que  for habitualmente pago para serviço semelhante. 
III. Percebida a gratificação de  função por dez ou mais anos pelo empregado, se o  empregador, sem justo  motivo, revertê-lo a seu  cargo  efetivo, não  podegá retirar-lhe  a  gratificação  tendo  em  vista  o  principio  da  estabilidade financeira. 
IV.  A atuação  do  empregado  com dolo  autoriza o  desconto  em  seu  salário  do dano  causado  ao  empregador.  Idern relativamente  à culpa.  Imprescindível, em ambos os casos, o ajuste prévio. 
V. É  ilícito o  desconto  salarial  referente  à  devolução  de  cheques  sem  fundos, quando o  frentista não  observar as recomendações previstas em  instrumento coletivo.
 
Relativamente  à  jornada  de  trabalho, analise  as  assertivas  que  seguem  e, após, responda:
I.  Ao  trabalhador  ruricola  menor, atuando  no  ramo  da    pecuária, é  vedado  o trabalho após as 20h00. 
II.  É  possível e  legalmente  admissível substituir-se  a  redução  da jornada  de trabalho no período do aviso prévio pelo pagamento, como extras, das horas correspondentes à redução. 
III.  Segundo  entendimento  jurisprudencial  do  E.  TST, os  casos  de  labor  em turnos  ininterruptos  de  revezamento  não  dão  ensejo  à  redução  da  hora noturna prevista no art.  73, da CLT. 
IV. Estabelecida jornada  superior a  seis horas  e  limitada a  oito horas  por meio de  regular  negociação  coletiva, os  empregados  submetidos  a  turnos ininterruptos de  revezamento não  têm direito ao  pagamento da 7a  e  8a  horas como extras.
V. A  contratação  do  serviço  suplementar, quando da  admissão  do  trabalhador bancário, é  nula.  Os  valores assim  ajustados  apenas  remuneram  a jornada normal, sendo devidas as  horas extras com  o  adicional de, no minimo, 50% (cinquenta  por  cento), as  quais  não  configuram  pré-contratação, se pactuadas após a admissão do bancário.
 
Considerando o instituto das férias, analise as assertívas abaixo e, Após, assinale a alternativa correta.
I. A concessão de férias coletivas não modificará o período aquisitivo,das férias dos trabalhadores que, à época da respectiva concessão, contem com menos de um ano no emprego. .
II. Na hipótese de empregado pago por percentagem, comissão ou viagem, será apurada a média percebida pelo mesmo no período aquisitivo respectivo.
III. A parcela "in natura" a título de moradia paga mês a mês ao trabalhador mensalista não gera incidências reflexas nos cálculos das férias, ainda que a natureza daquela seja judicialmente fixada.
IV. Quando o salário for pago por tarefa tomar-se-á por base a média da produção no período aquisitivo do direito a férias, aplicando-se o valor da remuneração da tarefa na data da concessão das férias.
V. O valor recebido pelo empregado a título de adicional de insalubridade em parte do período que antecede a concessão das férias gerará incidência nestas segundo a média duodecimal atualizada,
A respeito do trabalho indígena, considerando o disposto na Lei 6001/73, assinale a alternativa correta:
A reclamante, admitida em 20/08/09, recebeu auxílio doença previdencíario no período de 10/03/11 a 10/10/11. Ao retornar ao serviço, no dia 11/ 10/11, foi orientada pelo empregador a aguardar em casa. Foi dispensada sob alegação de abandono de emprego em 20/10/11. A reclamante requereu sua reintegração no emprego, alegando ser portadora de doença ocupacional, bem como a condenação da reclamada ao pagamento dos salários, férias + 1/3 e 13° salários do período de 10/03/11 até a reintegração. O laudo médico do Perito Judicial concluiu pela ausência do nexo causal entre a patologia havida pela reclamante e seu labor prestado à empresa reclamada. E correto afirmar que a reclamante:
Assinale a alternativa incorreta;
Sob a  ótica das Sumulas  do TST, aponte a alternativa iricorreta:
 
Com base era Súmulas de Jurisprudência do TST, não e  correto afirmar:
 
Aponte a altefnativa incorreta, com base,em Súmulas do TST:
 
Relativamente  à  insalubridade, é  incorreto afirmar:
 
Relativamente aos intervalos interjornadas é correto afirmar:
Relativamente ao professor, é correto afirmar:
Sobre o empregado doméstico não é correto afirmar:
Aponte  a  alternativa  incorreta, tomando-se  por  base  as  Orientações Jurisprudenciais do Colendo TST.
 
Aponte a  alternativa  incorreta, tomando-se por base  Jurisprudência  consolidada no C. TST:
 
Sobre Segurança e Higiene do trabalho, não é correto afirmar:
 
O art .189 da CLT dispõe que serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições on métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de, tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos. A respeito da insalubridade, e levando em conta os entendimentos jurisprudenciais pacificados do C. TST, assinale a alternativa incorreta:
O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato. Assim dispõe o art 11 da CLT, sendo que o disposto neste artigo não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social. Sobre a prescrição, assinale a assertiva correta, de acordo com a notória e atual jurisprudência do C. TST:
Reclamações trabalhistas envolvendo grandes empresas acabam por, trazer à Justiça do Trabalho a apreciação reiterada de certas matérias. Como instrumento de unificação da jurisprudência, o C. TST edita Súmulas e Orientações Jurisprudenciais sobre muitas dessas matériás. Considerando os verbetes jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho, indique a alternativa incorreta:
Aponte  a  alternativa  incorreta, considerando  o  entendimento  jurisprudencial consolidado do C. TST:
  
O art. 522 da CLT prevê que a administração do sindicato será exercida por uma diretoria.  constituída  no  máximo  de  sete  e  no  mínimo  de  três  membros  e  de  um Conselho  Fiscal  composto  de  três  membros,  eleitos  esses  órgãos  pela  Assembleia Geral. Já o  art. 543  consolidado prescreve garantias para o  dirigente sindical. Sobre o tema  analise  as  questões  que  seguem, e  responda  com  base  no  entendimento jurisprudencial sumulado do C. TST.
I.  O art.  522 da CLT não  foi recepcionado pela Constituiçao Federal  de  1988. Nao  fica limitada, assim, a estabilidade a que alude o art.  543, § 3°,  da CLT a sete dirigentes sindicais e  igual número de suplentes.  
II.   O  empregado  de  categoria  diferenciada  eleito  dirigente  sindical  goza  de esfabilidade, mesmo  se  exercer na  empresa  atividade  diversa  à  categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. 
III.  Havendo extincão  da atividade empresarial no âmbito da base  territorial do sindicato, não há razão para subsistir a estabilidade. 
IV.   O  registro  da  candidatura  do  empregado  a  cargo  de  dirigente  sindical durante  o  período  de  aviso  prévio, ainda  que   indenizado, assegura-lhe  a estabilidade, visto que aplicável a  regra do  § 3° do art. 543 da Consolidação das Leis do Trabalho.
 
A Constituição Federal consagra o princípio da liberdade de associação profissional ou sindical. Sobre este tema, levando em conta os textos legais e os entendimentos jurisprudenciais pacificados pelo C. TST e pelo E. STF, aponte a alternativa errada:
A Lei Complementar n.  123/2006 institui  o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa  de  Pequeno  Porte.  A  respeito  das  contribuições  sindicais  em  relação  a estas empresas é  correto afirmar que:
 
O  art.  613  da  CLT  traz  requisitos  obrigatórios  a  serem  observados  pelas convenções  e  acordos  coletivos  de  trabalho.  Sobre  referidas  normas, arialise  as proposições abaixo:
I.  É  aplicável multa  prevista  em  instrumento  normativo  (sentença  normativa, convenção  ou  acordo  coletivo)  em  caso  de  descumprimento  de  obrigação prévista  em  lei, mesmo que a  norma coletiva  seja mera  repetição  de  texto legal.
II.  O  descumprimento  de  qualquer  cláusula  constante  de  instrumentos normativos  diversos  não  submete  o  empregado  a  ajuizar  várias  ações, pleiteando  em  cada  uma  o  pagamento  da   multa  referente  ao descumprimento de ebrigações  previstas nas cláusulas respectivas.
III.  As  condições  de  trabalho  alcançadas  por  força  de  sentença  normativa convenção  ou acordos coletivos vigoram no prazo assinado, não  integrando, de forma definitiva,  os contratos  individuais de trabalho.
IV.  As  condições  de  trabalho  alcançadas  por  força de sentença  normativa, couvenção ou acordos coletivos vigoram no prazo  assinado, mas  integram  de  forma definitiva,  os  contratos  individuais  de  trabalho, em  se  tratando de cláusula social mais benéfica ao trabalhador.
Responda  considerando os entendimentos sumulados do C. TST  a  respeito.
 
Sobre normas coletivas trabalhistas  é  errado  afirmar:
 
Analise as seguintes assertivas, assinalando a alternativa incorreta:
Analise as, seguintes assertivas e em seguida responda:
I. Objeto material do crime de extorsão é a pessoa contra a qual recai o costrangimento e qualquer pessoa pode figurar como sujeito ativo desse delito.
II. O crime de extorsão só pode der praticado dolosamente, não havendo previsão para a modalidade culposa. Além do dolo, a doutrina majoritária aponta outro elemento subjetivo, que lhe e transcendente, chamado "especial fim de agir", caracterizado, '"in casu", pela finalidade do agente em obter, para si ou para outrem, indevida vantagem econômica.
III. Embora seja um crime formal, a extorsão mediante sequestro também possui a natureza de delito  plurissubsistente, ou seja, aquele que pode ser desdobrado em vários atos, fracionando-se, pois, o "iter criminis", razão pela qual será possível a tentativa.
IV. A fé públida é o bem juridicainente protegido pelo tipo penal que prevê o delito de falsificação de documento público. O objeto material é o documento público falsificado, no todo ou era parte, ou o documento público verdadeiro que fora alterado pelo agente. Admite-se a tentativa.
V. Segundo posição majoritária da STJ, admite-se a responsabilidade penal da pessoa. jurídica em crimes ambientais desde que  haja a imputação simultânea do ente moral e da pessoa física que atua em seu nome ou em seu benefício.
Aponte a alternativa correta.
Aponte a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta:
 
Sobre a improbidade administrativa é correto afirmar:
 
Assinale a assertiva incorreta, considerando o art. 173 da CF 88 que dispõe: "Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei".
Tratando-se de controle de legalidade do ato administrativo é correto afirmar: 
 
Analise as assertivas abaixo e, após,  responda:
I.  A  nulidade  do  ato  administrativo  pode  ser  reconhecida  pela  própria administração  e  pelo  Poder Judiciátio. 
II.   A revogação de ato pela administração produz efeito ex nunc. 
III.  Poder  hierárquico  é  a  faculdade  que  a  administração  possui  de  punir internamente as  infrações funcionais de servidores. 
IV.  Os  serviços públicos uti singuli  são  mantidos pelos impostos. 
V.   Ao servidor público não é assegurado o direito de greve.
 
Assinale a alternativa incorreta:
 
Compete  à  Justiça do Trabalho processar e  julgar:
I.  Ação  anulatória  de  multa  Administrativa  imposta por órgão  de fiscalização das relações de trabalho. 
II.  Ação  de  associação  de  fornecedores de  cana  de  açúcar de  uma  região que congrega 05  cidades, em  face  de  outra  associação  de  fornecedores  de  cana de açúcar de uma daquelas 5  cidades, em que a primeira postula a anulação da  assembleia  de  constituição da  requerida, com  o  cancelamento  de  seu registro  no  Cartório  de  Registro  Civil  de  Pessoas  Juirídicas,  diante  dos  princípios da unicidade sindica  e da territorialidade. 
III.  Ação  de  indenização  por danos morais  e  materiais  propostà  pelo  filho em face  do  ex-empregador  de  seu  pai, que  faleceu  em  acidente  de  trabalho  conforme  jurisprudência dominante do STF.  
IV.  Causas  envolvendo  descaracterização  de  contratação  temporária  ou  de  provimento  comissionado pelo poder público. 
V. Ação monitória entre  empregado  e  empregador, com base em prova escrita, consistente em declaração  firmada pelo empregado, obrigando-se a devolver ao  final do contrato de  trabalho ferramentas em seu poder.
 
Assinale a  alternativa correta:
 
A  respeito  do  litisconsórcio, da  representação  e  da  substituição  processual  no   processo   do  trabalho, é correto afirmar que:
 
Assinale a assertiva correta:
 
Analise as proposições abaixo e, em seguida, responda:
I. Intimado a manifestar-se quanto ao laudo pericial, primeira oportunidade em que o reclamante teve ciência da realização da perícia no estabelecimento em que trabalhava para averiguação da existência de agentes insalubres, requereu a nulidade da prova técnica, cujo resultado foi negativo, eis que não fora previamente intimado de sua realização. O Juiz deverá recolher o requerimento do reclamante, determinando realização de nova perícia com prévia intimação das partes.
II. A não intervenção do Ministério Público do Trabalho em reclamação trabalhista ajuizada por menor de 18 anos, assistido por seu genitor, não enseja, por si só, nulidade processual.
III. No procedimento sumaríssinio, eventual prova técnica, se deferida, somente será realizada após a oitíva das testemunhas.
IV. São isentos do pagamento de custas, além dos benéficiários de justiça gratuita:
a) a união, os Estados, o Distrito . Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas federais, estaduais ou municipais que não explorem atividade econômica;  
b) o Ministério Público do Trabalho;  
c) As entidades fiscalizadoras do exercício profissional.
V. Segundo o princípio da taxatividade, pode-se afirmar que, no processo do trabalho, são admissíveis apenas os seguintes recursos: recurso ordinário, embargos declaratórios, recurso de revista e agravo.
Analise as assertivas abaixo e  responda:
I.  É  necessário  que os sócios da reclamada figurem no polo passivo da demanda desde a  fase cognitiva  do  processo  sob  pena  de  nulidade  dos  atos executórios contra eles dirigidos.
II. Conforme entendimento  do C.  TST, nas  ações coletivas em que o Sindicato atua na  defesa  de  interesses  individuais  homogêneos  dos  trabalhadores  da categoria  que  representa  há  necessidade  de   apresentação  do  rol  de substituídos, sob pena de extinção do feito sem julgamento de merito.
III.  A  reclamação  trabalhista  do  menor  de 18  anos  será  ajuizada  por  seus representantes  legais  e,  na falta  destes,  pela Procuradoria  da Justiça  do Trabalho, pelo  sindicato, pelo  Ministério  Público  estadual  ou curador nomeado em  juízo.
IV.  Apenas  o  terceiro  economicamente  interessado, bem  como  o  Ministétio Público, têm legitimidade para propor ação  rescisória.
V. É  inepta a  inicial que  não  contém  requerimento de produção de provas e de citação do reclamado no processo trabalhista.
 
Aponte a alternativa correta:
 
Analise as assertivas abaixo e, após, responda:
I. De acordo com a CLT, distribuída a reclamação verbal, o reclamante deverá, salvo motivo de força maior, apresentar-se no prazo de 5 (cinco) dias ao cartório ou à secretaria, para reduzi-la a termo, sob pena de perda, pelo prazo de 6 meses, do direito de reclamar perante a Jústiça do Trabalho.
II. Nos dissídios individuais, em se tratando de procedêncía do pedido formulado em ação meramente declaratória, as custas processiais incidirão sobre o valor fixado pelo Juiz na sentença.
III. Exceções peremptórias são aquelas por meio das quais se perime a ação do autor.
IV. Da decisão de uma das Varas do Trabalho de Curitiba-PR que acolhe exceção de incompetência em razão do lugar, com a remessa do autos para a uma das Varas do Trabalho de Belo Horizonte-MG, não cabe recurso imediato porque se trata de decisão interlocutória.
V. O depósito recursal deve ser feito e comprovado juntamente com a interposição do recurso. A juntada posterior, ainda que no prazo alusivo ao recurso, acarretará a deserção.
Analise as  assertivas abaixo e, após, responda: 
I.  A cassação  de efeito  suspensivo concedido  a  recurso  interposto  de  sentença normativa retroage à data do despacho que o deferiu. 
II. Não cabe recurso adesivo na hipótese de interposição de embargos. 
III.  Inadmissível o  recurso de revista contra acordão da turma do TRT que  julga  agravo de petição na execução. 
IV.  No  procedimento  sumaríssimo, o  recurso  de  revista  só  será  admitido  se houver violação direta da CF. 
V.  No  processo  trabalhista  não  é  permitida, a  remição  dos  bens, apenas  a remição da execução.
 
Aponta a alternativa correta:
 
Sobre  honorários  periciais  e  advocatícios, assinale  a  alternativa  incorreta, nos termos da legislação vigente e jurisprudência majoritária:
  
Assinale a alternativa incorreta:
 
A respeito do sistema recursal trabalhista é incorreto afirmar:
Assinale a assertiva correta:
 
Sobre  Recurso  de  Revista, assinale  a  assertiva  incorreta, considerando-se  a jurisprudência majoritária:
 
Analise as assertivas abaixo e, em seguida, responda: 
I. As normas constitucionais decorrentes do Poder Constituinte Derivado estão  sujeitas  ao  controle da  constitucionalidade, sendo  possível a  declaração de normas constitucionais  inconstitucionais.   
II.  A Constituição brasileira de  1988 é  flexível.   
III.  O  Poder  Constituinte  atribuído  aos  Estados  Membros  é  denominado originário-revisor. 
IV.  O  Poder  Constituinte  Revolucionário  é  juridicamente  ilimitado, não encontra  limite em  princípios  de  direito  suprapositivos, pois  institui uma nova  ordem constitucional. 
V.  Não  será  objeto  de  deliberação  a proposta de  emenda  tendente  a  abolir:  a forma federativa de Estado ; o  voto direto, secreto, universal  e  periódico.
 
Segundo  a  Constituição Federal  vigente,  pode-se afirmar que:
I. A  justiça de paz é  composta  por  cidadãos eleitos  pelo  voto  direto, universal e secreto, com mandato de  quatro  anos, e  competência para, na forma da  lei, exercer atribuições conciliatórias, sem caráter  jurisdicional.
II.   A  entidade  de  classe  não  tem  legitimação  para  o  mandado  de  segurança quando  a  pretensão  veiculada  interesse  apenas  a  uma  parte  da  respectiva categoria. 
III.   O  Ministério  Público  que  atua  perante  o  Tribunal  de  Contas  da  União integra  o  Ministério Público da União. 
IV.   Compete  a  União,  aos  Estados  e   ao  Distrito  Federal  legislar concorrentemente  sobre  direito  tributário, financeiro  e  procedimentos em matéria processual.
 
Segundo a Constituição Federal é incorreto afirmar que:
 
Sobre a  inconstitucionalidade  das leis, É  incorreto afirmar:
  
De  acordo  com  a  Constituição  vigente, analise  as  assertivas  abaixo  e  depois, responda:
I.  A ação popular pode ser ajuizada para impugnar,  em tese, lei inconstitucional. 
II.  A  ordem  econômica  tem  como  princípios, dentre  outros, a  soberanía nacional e a propriedade privada. 
III. Entre as  funções essenciais à Justiça encontram-se a Advocacia Pública e  a Defensoria Pública. 
IV. O Distrito Federal com competência de Estado Membro, pode ser divido em  municípios.
 
Sobre os entes federados, dispõe a Constituição vigente que:
Sobre es direitos fundamentais é correto afirmar:
Analise as seguintes assertivas, assinalando, após, a alternativa correta:
I. Uma fundação só poderá ser criada, pelo seu instituidor, através de escritura pública, e este deverá especificar o fim a que se destina, declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.
II. Para que se possa alterar estatuto da fundação é mister que a reforma, além de outros requisitos, seja deliberada por metade, dos componentes para gerir e representar a fundação.
III. As associações públicas, à vista do direito civil, são consideradas pessoas jurídicas de direito privado e as autarquias pessoas jurídicas de direito público interno.
IV. À luz do Código Civil Brasileiro, o domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o no marítimo, onde o navio estiver matriculado; e do preso, o lugar em que cumprir a sentença.
V. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imoveis de valor superior a trinta vezes , o maior salário mínimo vigente no País.
Aponte a alternativa incorreta:
Analise as proposições abaixo e, após, responda:
I.  O  cônjuge  do  ausente, regularmente  casado  sob  o  regime  da  comunhão universal, separado  de  fato  por menos  de  dois anos  antes  da  declaração  da ausência, será o seu legítimo curador.
II.   As pessoas  jurídicas de  direito público  interno  são  civilmente  responsáveis por  atos  de  seus  agentes  que  nessa  qualidade  causem  danos  a  terceiros, ressalvado  direito  regressivo  contra  os  causadores  do  dano, somente  se houver,  por parte destes, dolo. 
III.  São  pessoas  jurídicas  de  direito  público  externo   os  Estados  estrangeiros  e todas  as pessoas, que  forem  regidas  pelo  direito  internacional  público  e privado. 
IV.  Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas  juridicas de direito privado,  por defeito do ato  respectivo, contado o  prazo  da  publicação de sua inscrição  no  registro.  
V.  Consideram-se imóveis para os efeitos legais o direito à sucessão aberta.
 
Assinale a alternativa incorreta:
Aponte a alternativa incorreta:
 
Aponte a alternativa incorreta:
 
Aponte a alternativa incorreta:
 
Aponte a alternativa incorreta.
 
Analise as  seguintes assertivas, e  assinale a alternativa correta:
 
Assinale a alternativa incorreta:
Analise as seguintes assertivas e responda:
I. O recurso adesivo será admissível somente na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial.
II. Ao recurso adesivo se aplicam mesmas regras do recurso independente, quanto às condições de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior.
III. O recurso extraordinário não poderá fundar-se em dissídio jurisprudencial
IV. A desistência da ação, ou a existência de qualquer causa que a extinga, importará na extinção da reconvenção.
V. Quando o litígio versar sobre direitos patrimoniais de caráter privado, o juiz, de oficio, determinará o comparecimento das partes ao início da audiência de instrução e julgamento; antes de iniciar a instrução o juiz tentará conciliar as artes; a ausência desta tentativa não gera a nulidade do processo.
Aponte  a  alternativa incorreta:
 
Aponte a alternativa correta:
 
Analise as assertivas abaixo e, após, responda.
I. Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á  a devedora para opor,embargos em vinte dias.  
II. Na execução  o  juiz Autorizará a  alienação  antecipada dos  bens  penhorados quando sujeitos a deterioração ou depreciação  ou quando houver manifesta vantagem. Quando uma das partes  requer a alienação antecipada dos bens penhorados, o juiz ouvirá sernpresa outra antes de decidir. 
III.  Podem  ser penhorados, à  falta de  outros bens, os  frutos e  rendimentos  dos bens  inalienáveis, salvo se destinados à satisfação de prestação alimentícia. 
IV.  Segundo  enumeração  taxativa  do  CPC  são  cabíveis  apenas  os  seguintes  recursos: apelação, agravo, embargos  infringentes, embargos  de declaração, recurso ordinário, recurso especial e  recurso, extraordinário. 
V.  Os  embargos  de  declaração  interrompem  o   prazo  para  a  interposição  de outros recursos, inclusive mandado de  segurança, por qualquer das partes. 
 
Aponte a alternativa incorreta:
 
Assinale a alternativa incorreta:
 
Sobre o titulo executivo é correto afirmar:
Sobre campetência é  incórreto afirmar:
 
Sobre  a  Declaração  da  OIT  sobre  os  Princípios  e  Direitos  Fundamentais  no Trabalho, aponte a alternativa incorreta:
 
Assinale a alternativa incorreta:
 
Sobre o  Mercosul  aponte a  alternativa incorreta:
 
Considerando os pricípios constitucionais específicos da Seguridade Social, analise as seguintes assertivas e, após, responda.
I. Beneficios e serviços da Seguridade Social podem ser criados por iniciativa tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo, com a respectiva fonte de custeio, ainda que esta venha a ser criada no momento de efetiva prestação aos beneficiários do sistema (Art. 195, p.5°, da CF).
II. O princípio da equidade na forma de participação e custeio da Seguridade Social atribui àqueles que se beneficiam do sistema a obrigação de participar do seu custeio. Serve para a Previdência Social e para a Assistência Social, pois as prestações de ambas são entregues aos beneficiários mediante retribuição.
III. De acordo com o princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, todas as pessoas têm direito aos beneficios a serviços da Seguridade Social. Porém, há requisitos para o gozo de beneficios e serviços da Previdência Sociai, da Assistência Social e da Saúde.
IV. A seletividade e a distributividade na prestação dos beneficios e serviços consubstanciam-se em princípio específico da Seguridade Social. A seletividade traduz-se como a escolha de um plano básico compativel com a força econômico-financeira do sistema e as reais necessidades dos protegidos. Já a distributividade diz respeito aos beriefícios (prestações de catáter pecuniário), não aos serviços. A distribuição pode ser feita aos mais necessitados, em detrimento dos menos necessitados.
Sobre a  aposentadoria especial, analise  as seguintes  assertivas  e,  após, responda:
I -  O art. 57 da Lei n. 8213/91  estabelece que a aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a  carência  exigida nesta  lei, ao  segurado  que  tiver  trabalhado  sujeito  a condições  especiais  que  prejudiquem  a  saúde  ou  a  integridade física, durante  15 (quinze),  20 (vinte)  ou  25 (vinte e cinco) anos, conforme  dispuser a lei.
II -   A concessão  da aposentadoria especial  dependerá de  comprovação  pelo  segurado, perante, o  Instituto  Nacional do  Seguro  Social, do  tempo  de  trabalho  permanente,  não ocasional  nem  intermitente, em  condições  especiais  que  prejudiquem  a  saúde  ou  a  integridade física,  durante  o período mínimo  fixado.
III - O beneficiário  que  estiver  no  gozo  de  aposentadoria  especial, mas  continuar  no exercício  de  atividade  ou operação   que  o  sujeite  aos  agentes  nocivos  constantes  da relação referida na Lei n. 8213/91, terá sua aposentadoria cancelada.
IV  -  O beneficiário  que  estiver no  gozo  de  aposentadoria  especial  pode  continuar  no exercício  de  atividade  ou  operação  que o  sujeite  aos  agentes  nocivos  constantes  da relação referida na Lei n.  8213/91, sem qualquer prejuízo.
V  -  Verificada  a   recuperação  da  capacidade  de  trabalho  do  benefíciário  que  goza  de aposentadoria  especial, será observado    o   seguinte procedimento: quando a  recuperação ocorrer  dentro  de  5 (cinco)  anos, contados  da  data  do  início  da  aposentadoria, o  benefício, cessará  de  imediato,  para  o segurado empregado que tiver direito  a  retornar  à  fundão  que  desempenhava  na  empresa quando  se  aposentou,  na  forma  da  legislação trabalhista, valendo  como  documento, para  tal   fim,  o  certificado  de  capacidade    fornecido pela Previdência Social.
O art. 12  da  Lei n. 8212/91  explicita quem são as  pessoas  físicas que figuram como segurados  abrigatórios  da  Previdência  Social.  
A  respeito  de  conceito  legal  de contribuinte  individual  é  correto afirmar:
 
Os  artigos  22   e  23  da  Lei   de  Custeio  da  Seguridade  Social  estipulam  a contribuição devida  ao  sistema  a  cargo da empresa.
Sobre esta contribuição, assinale a alternativa erradas.
 
A  respeito do salário-de-contribuição, para fins de  recolhimento  das  contribuições  devidas à Seguridade Social,  analise as seguintes assertivas e, após, responda.
I.  Considera-se salário-de-contribuição, para o empregdo  e  trabalhador avulso: a  remuneração  auferida  na  sua  principal  atividade  profissional,  assim  entendida  os  rendimentos  pagos, devidos  ou  creditados  a  qualquer  título, durante  o  mês, destinados  a  retribuir o  trabalho, qualquer que  seja  a  sua forma, inclusive  as  gorjetas, os ganhos  habituais  sob  a  forma de utilidades e os  adiantamentos  decorrentes  de  reajuste  salarial,   quer  pelos  serviços efetivamente  prestados, quer  pelo, tempo  à  disposição  do  empregador  ou tomador  de  serviços  nos  termos  da  lei  ou  do  contrato  ou  ainda   de convenção  ou  acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.
II.  Entende-se  por  salário-de-contribuição  para  o.  empregado  doméstico:  a remuneração  registrada  na  Carteira de   Trabalho  e  Previdência  Social, observadas  as  normas  a  serem  estabelecidas  em  regulamento  para comprovação  do  vínculo empregatício e  do  valor da  remuneração.  Assim, para, a  Seguridade  Social, se  o  empregado  doméstico  tiver  registrado um salário  míninío  legal  em  CTPS, este  será  o  seu  salário-de-contribuição, ainda que de  fato perceba salário maior que o mínimo legal.
III.  Considera-se  salário  de-contribuição, para  o  contribuinte  individual: a remuneração  auferida na principal  empresa para a  qual presta  serviços  ou  pelo exercício de  sua atividade por  conta própria, durante o mês, observado  o  limite máximo do salário-de-contribuição.
IV.  Para o segurado facultativo: o valor  de um salário mínimo legal.
 
A  Lei  n.  8212/91 estipula  quais  são  as  verbas  que  não  integram  o  salário-de-contribuição, para os  fins desta Lei. Analise as assertivas abaixo e, após, responda:
I.  Não  integram o  salário-de-contribuição: a parcela  recebida  a  título de  vale-transporte, na  forma  da  legislação  própria; a  ajuda  de  custo, em  parcela única, recebida  exclusivamente  em  decorrência  de  mudança  de  local  de trabalho  do   empregado, na  forma  do  art. 470  da  GLT;   as  diárias  para viagens, qualquer que seja o seu valor;
II.  Não  integram  o  salário-de-contribuição: a  importância  recebida a  título de bolsa  de  complementação  educacional  de  estagiário  quando  paga  nos  termos  da  Lei  n.  6.494/77;  a  remuneração  trezena  ou  13° salário; a participação nos  lucros ou resultados da empresa, quando paga ou creditada de  acordo  com  lei  específica; o  abono  do  Programa  de  Integração  Social-PIS  e  do Programa de Assistência  ao  Servidor Público-PASEP.
III.  Não  integram  o  salário-de-contríbuiçao: os  valores  correspondentes  a   trasporte, alimentação  e  habitação  fornecidos  pela empresa ao  empregado contratado  para  trabalhar  em  localidade  distante  da de  sua  residência, em  canteiro de obras  ou  local que, por força da atividade, exija deslocamento e estada, observadas  as  normas  de proteção estabelecidas pelo Ministério do Trabalho; a  importância  paga  à  segurada, pelo  INSS, a  título de  salário-maternidade.
IV.  Não  integra  o  salário-de-contribuição: a  importância paga ao  empregado a título de complementação ao valor do  auxílio-doença, desde que este direito,  seja extensivo  à  totalidade dos empregados  da  empresa.
 
Analise  as  proposições  abaixo  e,  após, responda:
I.  Até  dois  anos  depois de averbada a modificação do  contrato  social, responde o cedente solidaríamente com o  cessionário, perante a  sociedade e  terceiros, pelas obrigações, que tinha como sócio; 
II.  A  responsabilidade  civil  do  empresário  por  danos  causados  por  seus prepostos em relação a terceiros é objetiva; 
III.  Na sociedade  irregular os sócios respondem solidaria  e     ilimitadamente pelas obrigações sociais. 
IV.   Na  sociedade  por  comandita  simples  os  sócios  comanditados  e  os  sócios comanditários    possuem  responsabilidade  solidária  ilimitada  pelos  obrigações sociais.  
V.   A  sociedade em  conta de  participação  pode  adotar como nome empresarial tanto  firma como denominação social.